Obduction - Cyan Worlds
Imagem: Cyan Worlds / Divulgação

Se fosse para eu resumir minha experiência com o game Obduction seria algo como: “Uma Jornada Deslumbrante e Desafiadora”

Em um mercado repleto de jogos que muitas vezes seguem fórmulas comerciais previsíveis, existem verdadeiros tesouros pouco conhecidos como “Obduction”, uma das mais brilhantes criações da Cyan Worlds, os mesmos criadores da série Myst.

Obduction é capaz de transportar a mente dos jogadores para uma experiência verdadeiramente única e intrigante que foge totalmente do padrão “bater ou correr” dos títulos mais famosos.

Como um curioso explorador de mundos virtuais que sou, tive uma surpresa maravilhosa quando me permiti mergulhar nas profundezas do mundo criado pela Cyan Worlds. O jogo é focado em exploração, investigação e solução de enigmas, e minha experiência foi nada menos que impressionante.

Sinopse

Obduction leva o jogador a uma aventura fantástica e misteriosa quando é abruptamente abduzidos por uma “semente” e levado para um planeta alienígena chamado Hunrath.

Despertado em meio a um cenário surreal e aparentemente desconectado de qualquer lógica terrestre, o protagonista (jogador) se vê envolvidos em uma trama intrincada e repleta de enigmas, sem a menor noção de tempo ou lugar.

O jogador precisa ir explorando o ambiente e descobrindo os segredos sobre a interconexão de diferentes mundos e civilizações. A primeira coisa que se percebe é que, aparentemente, Hunrath é uma espécie de parada final para diversas abduções que ocorreram e ocorrem em todo o universo, o que é retratado com uma paisagem que mistura bioma terrestre com alienígena.

Cada abdução que aconteceu levou consigo uma porção esférica contendo o ser abduzido juntamente com um pedaço de seu bioma. Essas esferas têm tamanhos variados que podem ser pequenas, com apenas alguns metros, ou gigantes, transportando pedaços de ambiente do tamanho de uma cidade ou país.

A exploração dessas paisagens surreais convida o jogador a resolver os quebra-cabeças muito bem elaborados para desvendar o mistério por trás de sua chegada a Hunrath e a relação deste lugar alienígena com a Terra. E, na melhor das hipóteses, poder voltar para casa.

Analise das Paisagens de Obduction
Obduction propõe o contato entre mundos e civilizações extraterrestres

À medida que os protagonistas mergulham nas profundezas desse novo universo, confrontam dilemas éticos, descobrem civilizações extintas e desvendam tecnologias extraordinárias.

Obduction não é apenas uma exploração de ambientes alienígenas, mas uma jornada emocional e intelectual que desafia as percepções dos jogadores sobre realidade e existência. Cada solução desvendada leva a novas perguntas, criando uma narrativa envolvente que mantém os jogadores imerso até o último momento.

Narrativa e Mecânica de Obduction

O enredo, narrativa e mecânica de Obduction são uma obra-prima em si mesma. O jogo se inicia em uma área de acampamento na beira de um lago e, de fundo, é reproduzido uma gravação antiga onde uma mulher relata como sua vida e a de “todos os outros” foi afetada pelo evento misterioso.  Em seguida, um fenômeno extraterrestre acontece e o jogador é transportado numa cápsula pelo espaço tempo para um lugar fantástico e “impossível”.

A narrativa se desenrola de maneira gradual, mantendo o jogador curioso e ávido por desvendar os segredos de um lugar misterioso para onde foi transportado. Cada pista e fragmento de história são meticulosamente elaborados, incentivando a exploração e o pensamento crítico.

A sensação de descoberta constante mantém o interesse e proporciona uma experiência narrativa envolvente. Tudo é tão bem construído que o jogador sabe o que precisa ser feito, independente do uso de bussola, mapa ou painel de objetivos, que aliás, são recursos ausentes no jogo.

Exploração e Quebra-Cabeças

A exploração é o coração pulsante de “Obduction”. Os vastos ambientes abertos incentivam os jogadores a se perderem deliberadamente para encontrar pistas para desvendar os mistérios que cercam cada área. Os quebra-cabeças, enquanto desafiadores, nunca parecem impossíveis. Cada desafio é único e a sensação de repetição não existe.

A Cyan Worlds equilibra habilmente a complexidade dos quebra-cabeças, proporcionando uma sensação de conquista a cada solução encontrada.

Exploração de Obduction
Quanto mais se explora o mundo de Obduction, mais interessante a história fica.

Como mencionado, em Obduction não existem mapas ou bússolas. O trabalho level design é tão competente que o jogador acaba se familiariza com os ambientes, chegando a conhecer cada local tão bem quanto a palma da mão. E quanto mais se explora, mais da história é revelada e mais curioso o jogador se torna.

Gráficos e Direção de Arte

A câmera do jogo é em primeira pessoa e desde os primeiros momentos em Obduction, fui envolvido por um espetáculo visual. A bela direção de arte é executada na Unreal Engine 4, criando ambientes que transcendem a mera estética e mergulham o jogador em paisagens impossíveis.

A atenção aos detalhes, desde as texturas até a iluminação dinâmica, contribui para a imersão, criando um mundo que parece vivo e se torna talvez o verdadeiro protagonista de tudo. O corte esférico gerado pelas abduções e o efeito de partículas na transição de mundos são verdadeiros espetáculos à parte, vale destacar.

Apesar da jornada se desenrolar em um ambiente predominantemente solitário, o jogador se depara com hologramas de personagens apresentados em vídeos com atores reais, conhecidos como full-motion video.

Analise de Obduction jogo da Cyan Worlds
Obduction utiliza Full-motion video

Vale dizer que esses personagens foram interpretados pelos próprios membros da equipe de desenvolvimento. Eles decidiram fazer dessa forma porque, além de pequena, a Cyan Wolds contava com poucos recursos financeiros. Então, de forma criativa, precisaram “fazer mais com menos”, usando membros da equipe para atuar como personagens. Um time talentoso, digno de aplausos.

Trilha Sonora

A trilha sonora, composta por Robyn Miller (que interpreta o C.W. no jogo) é um complemento ideal para a atmosfera misteriosa. Os sons ambientes são bem imersivos e adicionam profundidade, dando aquela sensação de estar em um mundo alienígena.

Contudo, devo dizer que em alguns momentos, senti que a música poderia ter sido mais dinâmica para intensificar certas situações, mas isso é mais uma preferência pessoal do que uma crítica real, ainda mais se tratando de um jogo independente. Para quem quiser prestigiar o trabalho de Robyn Miller, a trilha sonora da Obduction está à venda como bônus DLC.

Problemas Técnicos

Joguei em PC equipado com uma placa de vídeo GTX 1060 (6GB), um processador AMD Ryzen 3800X, 16GB de RAM e com um SSD. Embora a maioria da jogabilidade tenha sido fluida, encontrei alguns pequenos problemas de performance ao longo do gameplay. Nada que tenha comprometido a experiência. Apenas queda de taxa de quadros quando há excesso de efeito de partículas e telas de carregamento um pouco demoradas mesmo com o uso de um SSD. Mas ao que parece são problemas do próprio Unreal Engine 4 e, fora alguns engasgos, eu não encontrei nenhum bug nas minhas mais de 18 horas de jogo.

Obduction Vale a pena?

Sendo bem direto: SIM! Uma Jóia Rara no Mundo dos Videogames, Obduction é mais do que um jogo; é uma experiência imersiva que desafia os limites da narrativa interativa e da exploração virtual.

A Cyan Worlds demonstrou mais uma vez sua maestria em criar mundos cativantes e desafios intelectuais. Se você está em busca de um game que transcenda as convenções dos jogos contemporâneos, Obduction é uma escolha obrigatória.

Apesar de iniciar o jogo com baixa expectativas, Obduction foi capaz de prender minha atenção, mesmo eu nunca tendo jogado nada do gênero antes. Vale a pena se aventurar em Hunrath e desvendar seus mistérios.

Obduction foi lançado para PC, Playstation 4 e X-One e possui legendas em Português.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui