Karatê Kid- A Hora da Verdade é um verdadeiro clássico da Cultura POP, e sem dúvidas uma das produções mais queridas e aclamadas da década de 1980, que pode ser considerado como um retrato do cinema da época.

O longa é o início do que viria a se tornar uma franquia de enorme sucesso, cheia de charme, e com uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo inteiro.

Uma história divertida, engraçada, e tensa de certa forma, que ainda carrega mensagens positivas sobre amizade, disciplina e autoconhecimento.

Karatê Kid- A Hora da Verdade é estrelado por Ralph Macchio e Noriyuki “Pat” Morita, nos papéis principais, como o garoto Daniel Larusso e seu mestre nas artes marciais, Sr. Miyagi.

Karatê Kid- A Hora da Verdade
Imagem: Karatê Kid- A Hora da Verdade/ Reprodução

O filme foi lançado em 1984 pela Columbia Pictures, com assinatura do diretor John G. Avildsen e roteiro escrito por Robert Mark Kamen.

Contando uma história de superação, o enredo narra a típica “Jornada do Herói”, com Daniel Larusso deslocado no início, e sua trilha para se adaptar a uma nova vida na Califórnia, superando seus desafios.

Desenvolvimento e produção

Em 1976 chegaria aos cinemas o longa Rocky- Um Lutador, escrito e estrelado por Sylvester Stallone, que contava a história de ascensão de um lutador de boxe desgastado pela vida.

O longa foi um grande sucesso, lucrando o suficiente para futuras continuações, se tornando uma obra prima dos filmes de esporte, e ainda rendendo três Oscars, inclusive nas categorias “Melhor Filme” e “Melhor Direção”.

Seguindo praticamente a mesma fórmula da produção de Stallone, surgiria o projeto The Karate Kid, chegando oito anos mais tarde, com o diferencial de ser mais voltado para o público jovem e adolescente.

Mesmo não sendo uma ideia tão original, Karatê Kid- A Hora da Verdade se tornou uma das maiores jóias de Hollywood, responsável por marcar uma geração inteira de fãs.

O longa tem um roteiro simples, mas muito bem ajustado com a sua proposta, se utilizando de diversos clichês dos anos 80, e de certa forma, apresentando pequenos problemas individuais dos coadjuvantes, que vão se resolvendo no decorrer da trama.

É verdade que tudo se resolve de forma superficial e simplista, mas ao mesmo tempo, temos um filme bem conduzido e uma história coesa, com espaço para elementos filosóficos e lições para formação do caráter.

Mas além de repetir a fórmula de sucesso de Rocky- Um Lutador, ambos os filmes detêm o mesmo diretor, John G, e fica muito fácil perceber a assinatura quando comparamos as duas produções.

A começar pela trilha sonora, que podemos dividir em duas partes, onde temos a parte instrumental composta por Bill Conti, autor de grandes trilhas sonoras do cinema, entre elas, “Gonna Fly Now”, o tema de Rocky Balboa.

Embora não consiga reproduzir sucessos tão marcantes como os de Rocky, o compositor repete seu excelente trabalho e faz com que a trilha principal seja intensa e se incorpore muito bem com a temática do longa.

De outro lado, temos as músicas oitentistas que o diretor começa a introduzir na segunda metade do filme. A trilha com uma pegada mais rock’n’roll acontece nos momentos de maior adrenalina, como quando Daniel foge de Johnny no baile de Halloween.

Elenco de Karatê Kid- A Hora da Verdade

Este não foi o primeiro trabalho de Ralph Macchio, que na época já havia participado de alguns filmes para TV, e em 1983 atuou em “Vidas Sem Rumo, um longa de Francis Ford Coppola, estrelado por Tom Cruise e Patrick Swayze.

Contudo, Daniel Larusso foi o grande papel da vida de Macchio, que compõe um personagem carismático, conseguindo captar a empatia do espectador com seu humor auto-depreciativo, que realça sua falta de confiança e valoriza a trajetória de superação.

O garoto também conquista o público alvo pela identificação com o tema, afinal de contas, quem viveu na década de 1980 e nunca precisou enfrentar um valentão da escola por uma paixão?

Pat Morita é um assunto à parte, o ator transforma o Sr. Miyagi em um personagem singular, cuja força intuitiva, sabedoria, gentileza, paciência, firmeza e carisma, são colocados em tela à medida que a relação entre mestre e aprendiz se desenvolve.

Suas lições promovem o respeito e valorizam a confiança, e falando com um sotaque divertido, Morita encarna brilhantemente o papel de tutor, conquistando sutilmente, não apenas o carinho de seu aluno, como também o de todo o público.

A relação quase paternal é construída aos poucos onde Miyagi tem belos diálogos com Daniel, trazendo várias frases impactantes sobre a sua visão peculiar do Karatê e da sua filosofia de vida.

Karatê Kid- A Hora da Verdade
Imagem: Karatê Kid- A Hora da Verdade/ Reprodução

Mas o momento em que o ator brilha, e na tocante sequência em que o Sr. Miyagi revela para Daniel, como perdeu a esposa e o filho. É neste momento que se reforça ainda mais a ligação entre os dois.

Pat Morita recebeu uma indicação de “Melhor Ator Coadjuvante” no Oscar de 1984 e também uma indicação na mesma categoria ao Globo de Ouro.

Karatê Kid- A Hora da Verdade se deu muito bem nas bilheterias, faturando cerca de US$ 91 milhões, partindo de um orçamento estimado em US$ 8 milhões.

O longa está classificado como número 31 na lista da Entertainment Weekly, entre os 50 melhores filmes com temática High School e mantém 90% de aprovação no agregador de resenhas Rotten Tomatoes.

Além de Ralph Macchio e Pat Morita, o elenco ainda conta com Elisabeth Shue como Ali Mills, William Zabka como Johnny Lawrence, Ron Thomas como Bobby Brown, Rob Garrison como Tommy, Chad McQueen como Dutch, Tony O’Dell como Jimmy, Martin Kove como John Kreese e Randee Heller como Lucille Larusso.

O enredo de Karate Kid- A Hora da Verdade

O jovem Daniel Larusso ou Daniel San (Ralph Macchio) e sua mãe (Randee Heller) recentemente se mudaram de Newark, Nova Jersey para a região do Vale de São Fernando, no sul da Califórnia.

Porém, apesar de Daniel ser um garoto simpático, não consegue se ambientar em seu novo lar e muito menos em sua escola.

Mas tudo isso começa a mudar, depois que ele conhece Ali Mills (Elisabeth Shue), uma garota bastante atraente que gosta dele.

O protagonista constrói rapidamente sua conexão com Ali, mas o que ele não imagina, é que a garota é ex-namorada de Johnny Lawrence (William Zabka), um valentão da escola, que ainda por cima, é faixa preta do maior Dojo da cidade, o Cobra Kai.

Karatê Kid- A Hora da Verdade
Imagem: Karatê Kid- A Hora da Verdade/ Reprodução

Cobra Kai é comandado pelo sensei inescrupuloso John Creeze (Martin Klove), cujo maior lema é “SEM COMPAIXÃO”. Ele incentiva seus alunos a utilizarem suas técnicas para intimidar e conquistar seus objetivos a qualquer custo.

Johnny não consegue admitir que Ali está se interessando por Daniel, e passa a perseguir o garoto, que não tem outra opção, a não ser fugir e se esconder da vista dos valentões.

No baile de Halloween da escola, Daniel vê uma oportunidade de se vingar de seu rival, mas seu plano não sai como esperado e ele acaba sendo encurralado, levando uma grande surra de Johnny e seus amigos.

No último minuto, quando estava prestes a ser finalizado, o garoto é salvo por Kesuke Miyagi (Pat Morita), um velho mestre de caratê, que derrota todos os meliantes.

Ele decide passar suas técnicas de artes marciais, para que Daniel possa se defender e lutar no grande torneio de Karatê da cidade, ganhando assim, o respeito de todos os seus adversários.

Durante o treinamento bastante peculiar, o Sr. Miyagi ensina sobre a filosofia por trás do karatê e também sobre os valores que o esporte representa. Utilizando métodos como, “Encerar Carro” e “Pintar Cerca”, ele transmite todo o seu conhecimento para Daniel.

Mais do que uma preparação para um torneio, o mestre dá várias lições de vida para seu aprendiz, mostrando que o combate em si não é o importante, mas pelo contrário, as artes marciais devem ser utilizadas para evitar o uso da violência.

Agora que está melhor preparado, Daniel vai ter que enfrentar o maior desafio de sua vida, onde precisará, não só vencer seus medos, como também as técnicas distorcidas ensinadas pelo sensei John Creeze, à Johnny Lawrence e aos outros alunos do Dojo Cobra Kai.

Os personagens principais de Karatê Kid- A Hora da Verdade

Daniel Larusso

Karatê Kid
Imagem: Daniel Larusso/ Karatê Kid

Daniel Larusso, interpretado por Ralph Macchio é o protagonista da história, um garoto franzino, que se muda para uma nova cidade, e logo passa a ser perseguido pelos valentões da escola.

Daniel conhece o Senhor Miyagi, um simpático oriental que o defende da covardia e concorda em ensinar-lhe caratê. No entanto, a luta é apenas uma pequena parte de tudo o que Miyagi tem a ensinar.

Apesar de ter 23 anos na época, incrivelmente Ralph Macchio foi escalado para viver o jovem tímido e sozinho Daniel LaRusso. O sucesso do filme foi absurdo, e rendeu trabalhos notáveis para ele, como por exemplo, atuar na Broadway ao lado de Robert de Niro.

O ator fez algumas participações em outros programas interpretando a si mesmo, tamanha a importância da obra na cultura pop. Um exemplo é sua participação em um episódio da sitcom How I Met Your Mother.

Kesuke Miyagi

Kesuke Miyagi
Imagem: Kesuke Miyagi/ Karatê Kid

Sr. Miyagi, interpretado por Noriyuki “Pat” Morita, o mentor de Daniel LaRusso, e funciona quase como uma figura paterna.

Inicialmente ele não quer ensinar Karatê para Daniel, mas depois de presenciar o garoto sendo atacado pelos valentões da escola, e perceber que John Kreese era o responsável por incitar a violência de seus alunos, ele muda de ideia.

Miyagi é muito sábio e decide que irá passar seu conhecimento para Daniel, criando com ele um forte laço de amizade. Além de artes marciais, sua filosofia de vida faz toda a diferença no amadurecimento do garoto.

No primeiro filme, não sabemos muito sobre o passado dele, apenas que perdeu a mulher e o filho por causa de uma complicação no parto.

Apesar do personagem falar com sotaque e dominar a arte do caratê, Pat Morita era fluente em inglês e não sabia nada sobre luta. O ator faleceu em 2005, aos 73 anos, por causas naturais.

Ali Mills

Ali Mills
Imagem: Ali Mills/ Karatê Kid

Ali Mills, interpretada por Elisabeth Shue, é o interesse romântico de Daniel Larusso, que se encanta por ela logo na primeira vez que eles se encontram.

Ali conhece Daniel em uma festa na praia, no verão antes do último ano do ensino médio. Eles inevitavelmente se encontram quando ele lhe ensina alguns movimentos de futebol.

Johnny fica furioso ao vê-la com Daniel, embora Ali tenha terminado o relacionamento algumas semanas antes. A partir daí o valentão não deixa Daniel viver sua vida em paz, sempre batendo nele quando tem oportunidade.

Além de todas as questões com o ex-namorado ciumento, Ali e Daniel enfrentam problemas em seu relacionamento por serem de classes sociais diferentes.

Na praia, os amigos de Daniel dizem a ele que a garota está “proibida”, porque ela é “Hills”, uma giria significando ela faz parte do grupo de estudantes ricos.

Depois de ter feito o papel, a carreira de Elisabeth despontou, entrando na produção de outros clássicos da cultura POP, como “De Volta Para o Futuro“.

Johnny Lawrence

Karatê Kid
Imagem: Johnny Lawrence /Karatê Kid

Johnny Lawrence, interpretado por William Zabka, é o grande rival de Daniel Larusso, e tudo por conta de não aguentar ver sua ex-namorada, Ali Mills, se interessar por ele.

Johnny é o melhor aluno do Cobra Kai dojo, e bicampeão do torneio All Valley Under-18 Karate Championships.

Uma noite, em uma festa na praia, Johnny confronta sua ex-namorada sobre o rompimento e começa a ficar violento. Daniel LaRusso, que se mudou recentemente, tenta defender Ali, mas é espancado por seu rival.

Mas as coisas saem do controle quando LaRusso prega uma peça em Lawrence no baile de Halloween da escola, com a gangue Cobra Kai quase matando Daniel, se não fosse pela intervenção do Sr. Miyagi.

Karate Kid foi o primeiro filme de William Zabka, e sem ter nenhum conhecimento prévio de caratê, ele precisou ser acompanhado por um mestre de artes marciais que fez com que ele se interessasse pela luta depois de ter feito o filme.

Assim como Ralph Macchio, ele também participou do icônico episódio de “How I Met Your Mother” e atualmente é um dos protagonistas da série “Cobra Kai“, que apresenta um lado mais sensível do valentão.

John Kreese

John Kreese
Imagem: John Kreese/ Karatê Kid

John Kreese, interpretado por Martin Kove, é o sensei do Dojo Cobra Kai, um tirano que espalha sua filosofia distorcida das artes marciais para seus alunos, incitando a violência e encorajando os valentões da escola.

Kreese é um ex-veterano de guerra, que ensina seus aprendizes com mãos de ferro e não aceita derrotas. Ele é a grande influência negativa na vida de Johnny Lawrence, que canaliza a revolta do garoto para a maldade.

No grande torneio ele exige que Johnny ataque a perna machucada de Daniel, mesmo sabendo que o garoto podia ter danos permanentes, e talvez nunca mais pudesse competir.

Martin Kove repetiu seu personagem nos outros filmes da franquia e continuou sua carreira, fazendo parte do elenco de filmes como, “Rambo 2: A Missão” de 1985, e mais recentemente em ” Era uma vez em Hollywood”, do diretor Quentin Tarantino, lançado em 2019.

Lucille Larusso

Karatê Kid
Imagem: Lucille Larusso/ Karatê Kid

Lucille Larusso, interpretada por Randee Heller, é a mãe de Daniel Larusso, uma mulher amável e batalhadora, que faz o possível para zelar pela qualidade de vida do seu filho.

Lucille conseguiu um novo emprego em Reseda, Los Angeles, na Califórnia e se mudou com Daniel para o outro lado do país. O garoto ficou muito amargurado com isso, porque nunca foi perguntado se queria sair de sua antiga casa.

Quando Daniel tinha 8 anos, seu pai faleceu, deixando Lucille viúva e sem perspectiva de vida. Mãe e filho passaram por muitas dificuldades financeiras, mas ela sempre procura uma maneira de se manter bem humorada e positiva.

Randee Heller continua na ativa e, além de participações em séries, como “Desperate Housewives“, “Modern Family” e “Grey’s Anatomy“, fez parte do elenco de filmes como “Politicamente Incorreto” de 1998 e “A Sogra” de 2005.

Filosofia por trás de Karatê Kid

Se pararmos para analisar, por trás de cada acontecimento de Karatê Kid- A Hora da Verdade existe um ensinamento, se considerarmos que Daniel precisa passar por todos os desafios para amadurecer e terminar sua jornada do herói.

O garoto saiu de sua zona de conforto, em uma cidade onde já estava ambientado, para chegar em um local diferente onde é hostilizado e sofre preconceito devido à sua classe social.

Inclusive, apesar do filme ter as artes marciais como tema central, este assunto é abordado em uma boa parte do enredo, principalmente quando Daniel começa a se relacionar com Ali, uma menina de classe alta, que mora na parte mais rica da cidade.

Desde o começo do filme, essa questão é sutilmente colocada em pauta, quando a garota é colocada no patamar de “inacessível” pelos colegas de Larusso na praia.

Ali Mills e Daniel Larusso
Imagem: Ali Mills e Daniel Larusso/ Reprodução

Na verdade, o enredo é todo trabalhado em cima do conceito do símbolo oriental yin e yang, que carrega o significado de união dos opostos em perfeita sintonia e praticamente todos os núcleos do filme se utilizam desse elemento.

A relação controversa de Daniel com Ali, a amizade do Sr. Miyagi com Larusso e até mesmo o clímax, na luta final entre o personagem de Macchio com o de Zabka.

Todas essas dualidades são trabalhadas ao longo do filme e finalmente são reafirmadas na cena em que Johnny entrega o troféu nas mãos de Daniel, admitindo que havia errado em suas atitudes e demonstrando o respeito por seu oponente.

Particularmente, esta é uma das mensagens mais importantes, quando pensamos no impacto do esporte na vida das pessoas, onde a convivência pacífica entre os adversários, é um exemplo de como a sociedade precisa se comportar diante das diferenças.

Além disso, Karatê Kid é cheio de belos diálogos conduzidos pelo Sr. Miyagi, que nos dá uma sábia fonte de conhecimento sobre a vida, algo que vai muito além do típico conceito utilizado pelos filmes do gênero.

O sábio sensei de Daniel Larusso, carrega um vasto conhecimento, não somente das artes marciais, como também de vários aspectos da vida como um todo.

Concentração, intuição, direcionamento moral são somente uma parte do que Miyagi tem a ensinar para Daniel, o que transformaria aquele garoto imaturo do início, em uma pessoa mais confiante e capaz de vencer seus medos.

Daniel Larusso
Imagem: Daniel Larusso/ Reprodução

Aliás, Ralph Macchio não foi aclamado por sua atuação na época do lançamento do filme, mas precisamos admitir que a mensagem de seu personagem foi transmitida, e a sua jornada é bastante inspiradora.

A continuação de Karatê Kid na série Cobra Kai

Cobra Kai é uma série ambientada no universo de Karatê Kid, que se passa três décadas depois do primeiro filme da franquia, sendo uma continuação direta dos eventos do longa original.

A série aborda a vida dos personagens clássicos, Johnny Lawrence e Daniel Larusso, abordando perspectivas diferentes, além de apresentar uma nova geração cheia de gás, que não abre mão de uma boa briga.

Lawrence, foi retratado como um valentão no filme de 1984, mas os anos se passaram, e ele acabou se tornando um homem frustrado e infeliz, enquanto Larusso se deu bem nos negócios e constituiu uma bela família.

Os eventos do longa original são contados a partir do ponto de vista de Daniel, e a série por outro lado, demonstra como as coisas se passavam pelo olhar de Johnny.

Conseguimos entender como ele foi impactado pelo resultado do torneio em que foi derrotado, fato que o fez deixar sua carreira nos tatames de lado, e se tornar uma pessoa sem objetivos e sem perspectivas.

A história de Cobra Kai foi criada por Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg e Josh Heald e produzida pela Sony Pictures Television. 

Cobra Kai
Imagem: Cobra Kai/ Reprodução

A série foi exibida primeiramente pelo YouTube e não chegou a fazer muito barulho por lá, mas a Netflix adquiriu os direitos da produção, e o sucesso alcançado com a estreia em uma das maiores plataformas de streaming da atualidade, foi além do que se esperava.

A série se tornou uma das maiores sensações na plataforma, graças ao extremo cuidado que os criadores tiveram em respeitar o legado deixado pelo filme original, além de trazer novos temas e uma leveza singular para a trama.

O projeto produzido nos estúdios da Sony Pictures Television foi fortemente influenciado por um episódio da famosa sitcom “How I Met Your Mother” em que William Zabka e Ralph Macchio ficavam frente a frente.

No clássico episódio, o personagem Barney Stinson insinuava que Johnny era um herói incompreendido, enquanto Larusso era o verdadeiro vilão de Karatê Kid, e que sua vitória no campeonato foi graças a um chute ilegal.

Cobra Kai está atualmente disponível no catálogo de séries da Netflix. Para conferir é só clicar aqui!

E aí cinéfilo, o que achou do nosso conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários e acompanhe as notícias e análises da nossa página, para que a equipe Proddigital POP não pare de crescer!

Seja avisado
Me avise sobre
guest
2 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários