Imagem do serviço Google Stadia
Google Stadia - Divulgação
Fundação:19 de novembro de 2019
SedeMountain View, Califórnia, EUA
FundadorGoogle
Atuais donosGoogle
Países que operaAtuação Global
O que ofereceStreaming de jogos – Serviço descontinuado

O Google Stadia chegou como uma aposta ousada do Google de entrar com o pé direito dentro da indústria de jogos. No entanto, a plataforma acabou não convencendo suficientemente o público e deu adeus ao setor pouco mais de três anos depois de ser lançado.

Assim, atualmente, o Stadia é um serviço descontinuado, com a plataforma tendo sido encerrada no dia 18 de janeiro de 2023. Neste artigo, vamos relembrar o que era, como funcionava, história e por que ele não deu certo. Acompanhe!

O que é era o Google Stadia e como funcionava?

O Stadia, como mencionado, foi um serviço de streaming do Google que permitia os usuários jogarem títulos de última geração diretamente através do Google Chrome. Assim, não havia, de forma mais geral, a necessidade de um dispositivo, controle, PC gamer, console e nem mesmo da instalação de nenhum jogo.

Bastava somente um computador, laptop, smartphone, tablet ou TV com Chromecast que estivesse conectado a uma internet de qualidade. Tudo ocorria por meio de nuvem, nos próprios servidores da empresa, e os progressos ficavam gravados online, para serem continuados posteriormente.

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Lembrando que, para jogar na TV, era preciso utilizar o Chromecast juntamente com um controle da própria Stadia. Apesar da semelhança estética com um controle padrão de um console, ele se conectava diretamente à internet.

Quando o Google Stadia foi lançado?

O serviço foi lançado no dia 19 de novembro de 2019.

Quem criou o Google Stadia?

Por trás do projeto, obviamente, esteve o próprio Google.

Um pouco da história do serviço

O Project Stream, como era chamado, acabou sendo o passo inicial para que o Google entrasse no universo gamer. No entanto, mesmo alguns anos antes, mais precisamente desde 2016, algo similar já era especulado, principalmente devido a contratação de Phil Harrison, um experiente executivo dessa indústria, e o recrutamento de diversos desenvolvedores.

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Uma vez finalizado, a empresa realizou o anúncio do Google Stadia no mês de outubro de 2018, abrindo convites para testes beta – o jogo selecionado foi o Assassin’s Creed Odyssey. O lançamento oficial ocorreu somente um ano depois, em novembro de 2019.

Já em 2020, durante o evento Google for Games Developer Summit e com a plataforma a todo vapor, a empresa iniciou uma parceria com algumas desenvolvedoras, buscando apoiar diretamente o mercado independente. Nessa época, ela já contava com estúdios próprios, focados no desenvolvimento de jogos exclusivos.

A recepção inicial do Stadia por parte dos revisores, vale lembrar, foi mista, com críticas relacionadas, principalmente, a biblioteca de jogos muito limitada e também a falta dos recursos que haviam sido prometidos.

Encerrando o Stadia Games and Entertainment

Infelizmente, a empresa não encontrou o mercado favorável que imaginava e, pouco a pouco, novas estratégias tiveram que ser traçadas. Sua ideia inicial era hospedar jogos criados por terceiros e também desenvolver alguns títulos internamente, mas teve que abandonar essa segunda parte do plano.

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Em fevereiro de 2021 ela anunciou que fecharia seu estúdio de desenvolvimento de jogos, o que levou ao cancelamento da produção de diversos títulos e a diminuição da quantidade de lançamentos dentro da plataforma. Como mencionado, a biblioteca já não era das mais extensas.

Antes de ser encerrado, o Google Stadia experimentou uma certa expansão, principalmente com o anúncio da chegada de outro grande jogo dentro de seus domínios, FIFA 23. A EA chegou a detalhar oficialmente como o projeto ocorreria, com os jogadores podendo utilizar a plataforma para competir com outras pessoas fora de lá, como no Playstation, Xbox, etc.

O fim definitivo da plataforma

O Google demorou bastante para tratar oficialmente sobre o tema, mas já desde 2021, principalmente, o mercado já sentia que a investida da empresa no setor de jogos não estava ocorrendo como planejado. Uma mostra disso foi a debandada, um a um, de nomes importantes do campo executivo da divisão.

Personagens como Jade Raymond, um dos grandes nomes por trás do projeto; Sebastien Puel, então diretor geral do serviço; Corey May, diretor de publicação; e John Justice, que atuava como chefe de produto, foram apenas alguns deles.

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O encerramento definitivo do Google Stadia ocorreu no dia 18 de janeiro de 2023, 3 anos e 2 meses depois de lançado, com uma mensagem oficial no site: “Obrigado por jogar conosco. O Stadia foi fechado”. Os motivos? mais abaixo abordaremos alguns pontos principais!

Por que o Google Stadia foi fechado?

O Google anunciou em setembro de 2022 que iria fechar a plataforma. E a resposta mais direta de um porquê é justamente o fato de, em 3 anos de atividade, o serviço não ter conseguido atrair público o suficiente para justificar novos investimentos e sua manutenção.

Ou seja, para entender por que o serviço foi encerrado, é necessário olhar para os motivos que fizeram o Stadia não deslanchar, como o Google premeditou que ocorresse. São alguns motivos:

Um novo tipo de console

Como Phil Harrison, então vice-presidente e diretor de games do Google, deixou claro em diversas ocasiões, os executivos da empresa apresentavam o Stadia também como um novo console, uma evolução dos demais modelos já existentes no mercado. Isso pode ser observado, por exemplo, em relação ao controle que foi desenvolvido.

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Como algo novo, é claro, surgiram as estratégias para convencer o público de que a plataforma era uma boa opção. Mas, infelizmente, elas não conseguiram surtir o efeito desejado.

Mesmo aqueles que despertavam interesse em adquirir o serviço acabavam enxergando nos aparelhos já muito bem estabelecidos uma alternativa mais simples. Estamos falando de um mercado onde marcas como a Sony (Playstation), Nintendo (linhas de consoles Nintendo) e Microsoft (Xbox) já disputam espaço a décadas.

Há de se observar também a própria diferença de visões também entre Harrison, já acostumado com os altos e baixos do setor, e dos executivos do Google, acostumados em lançar projetos bem sucedidos. Somente depois de investir bastante foi que a empresa percebeu que a indústria de jogos, embora também se encaixa no campo das tecnologias, é muito diferente das demais.

Novidade, mas nem tanto

Embora buscasse revolucionar o mundo dos jogos, e realmente tenha chegado com uma plataforma bem diferente, o Google Stadia tinha ainda muito do mercado tradicional.

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A utilização de um sistema de nuvens, a ausência de um console ou a não obrigação de um dispositivo potente, não excluíram a necessidade de adquirir os jogos, comprados como em qualquer outra plataforma. Claro, mudanças posteriores até alteraram um pouco essa questão, mas não o bastante.

O avanço da concorrência no setor também acabou retirando o ar de novidade do Stadia. Sony e Xbox cada vez mais caminhavam para estabelecer plataformas em streaming eficientes, mantendo seus consoles.

Expansão demorada

Apesar de tentar a todo custo encontrar seu público, o Google demorou muito a expandir o Stadia para outros mercados. No Brasil, por exemplo, o serviço nem mesmo chegou de forma oficial.

Para se ter uma ideia, em 2021, ele estava presente somente em 22 países, todos eles distribuídos pela Europa e América do Norte. América do Sul e a Ásia, fortes consumidores, não faziam parte dessa lista.

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Quando a empresa pensou em esboçar uma estratégia de expansão, já era muito tarde e a ascensão de concorrentes acabou tornando isso inviável, ou melhor, ineficiente.

Jogos do Stadia

Quando teve seu fechamento, a plataforma contava já com um número interessante de títulos disponíveis para compra: aproximadamente 300. Desses, apenas 5 eram exclusivos (Gylt, Hello Engineer, Outcasters, Pac-Man Mega Tunnel Battle e PixelJunk Raiders). Os demais podiam estar também em outros serviços. Veja alguns dos destaques:

Assassin’s Creed Odyssey

Assassin’s Creed Odyssey é um jogo de ação da Ubisoft lançado em 2018. Ele apresenta um mundo aberto gigantesco e adota diversos elementos do gênero RPG. O enredo gira em torno da guerra mitológica do Peloponeso, ocorrida entre Esparta e Atenas. Assim, os jogadores têm o papel de controlar um mercenário espartano e lutar em ambos os lados do conflito, enquanto busca encontrar sua família novamente e eliminar o Culto de Kosmos.

Um ponto importante é que outros títulos da franquia também integram a lista, como Assassin’s Creed III Remastered, Assassin’s Creed IV: Black Flag, Assassin’s Creed Origins, Assassin’s Creed Syndicate, Assassin’s Creed Rogue, Assassin’s Creed Unity e Assassin’s Creed Valhalla.

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PlayerUnknown’s Battlegrounds

PlayerUnknown’s Battlegrounds é um battle royale da PUBG Studios lançado em 2017. Jogado a partir de uma perspectiva de 3ª ou 1ª pessoa, 100 jogadores caem de paraquedas dentro de uma ilha. A missão é buscar armas e equipamentos e atacar os demais competidores até que reste somente um (ou uma equipe, a depender do caso.

The Elder Scrolls Online

Lançado em 2014 em outras plataformas, mas migrando para o Google Stadia posteriormente, The Elder Scrolls Online é um MMORPG da Zenimax Online Studios de grande sucesso.

Do mesmo modo que nos demais jogos da franquia The Elder Scrolls, essa saga online é ambientada dentro do continente fictício de Tamriel, com um enredo indiretamente relacionado com os títulos anteriores.

Tomb Raider

Tomb Raider é um jogo de ação e aventura da Crystal Dynamics/Square Enix que saiu no ano de 2013. Trata-se do décimo título da franquia homônima, e leva esse nome mais limpo justamente por ser um reboot, marcando a estreia da trilogia Survivor, que reconstrói as origens da protagonista Lara Croft.

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Aliás, toda a referida trilogia estava disponível no Stadia: Tomb Raider, Rise of the Tomb Raider e Shadow of the Tomb Raider.

Red Dead Redemption 2

Red Dead Redemption 2 é outro destaque positivo dessa lista. O jogo criado pela Rockstar Games surgiu em 2018 e é a terceira parte da franquia, mas uma prequela de Red Dead Redemption.

O enredo se passa dentro de uma representação fictícia do território norte-americano de 1899. Segue a história do personagem Arthur Morgan, um fora da lei que integra a gangue Van der Linde, lidando com o declínio em que o Velho Oeste se encontra.

Doom

Doom é um jogo de tiro em primeira pessoa da id Software/Bethesda Softworks que chegou no ano de 2016. Assim como Tomb Raider, ele também é um reboot de sua franquia homônima, o que explica o nome seco.

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Na obra, os jogadores devem assumir o papel de um fuzileiro espacial sem nome, o Doom Slayer, iniciando uma luta contra as forças demoníacas que acabaram se desencadeando dentro de uma instalação em Marte. Da franquia, também integram a lista de jogos do Google Stadia, Doom 64 e Doom Eternal.

Far Cry 3: Blood Dragon Classic Edition

Far Cry 3: Blood Dragon é um jogo de tiro em primeira pessoa lançado em 2013, de criação da Ubisoft. Trata-se de uma expansão independente de Far Cry 3, mas marca o 8º título geral da saga. Ele parodia os filmes de ação, jogos e desenhos dos anos 80, sendo ambientado em uma ilha de mundo aberto. Os jogadores ficam no comando do sargento ciborgue militar Rex “Power” Colt, que acaba viajando para a ilha.

Lembrando que outros títulos da franquia também fazem parte das seleções da plataforma, a exemplo de Far Cry 5, Far Cry 6, Far Cry New Dawn e Far Cry Primal.

FIFA 21

FIFA 21 é um jogo de simulação de futebol da Electronic Arts e que saiu em 2020 como o 28º título da franquia. O Google Stadia dispunha, além desse, do FIFA 22, ambos com um catálogo completo das maiores competições de futebol do planeta.

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Final Fantasy XV

Final Fantasy XV também é um exemplo importante da lista. Esse RPG de ação da Square Enix chegou em 2016 como o 15º título principal da franquia e chegou a Stadia no mesmo ano que a plataforma foi criada.

Ele apresenta um ambiente de mundo aberto, com um sistema de lutas baseado em ação (armas, magia, viagens no tempo e outros recursos existentes) e se passa na região fictícia de Eos. O mundo está dominado pelo império de Niflheim, que quer controlar o cristal da família real Lucian.

Em uma ação às vésperas de uma negociação de paz, ele acaba conseguindo roubar o item. Cabe agora a Noctis Lucis Caelum, o herdeiro do trono, iniciar sua missão para recuperar o cristal.

Considerações finais

Como foi possível observar, o Google Stadia chegou com uma proposta interessante de revolucionar o mercado de jogos. Mas, infelizmente, acabou não conseguindo o espaço desejado dentro do setor, já bastante concorrido, e com novos serviços cada vez mais se consolidando.

A forte concorrência, estratégias equivocadas e a dificuldade em encontrar seu público ideal foram alguns dos fatores que contribuíram para o fim da plataforma, mesmo pouco tempo depois de ser criada.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

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