Logo do aplicativo Google Play Filmes
Google Play Filmes - Divulgação
Fundação:2012
SedeMountain View, Califórnia, EUA
FundadorGoogle
Atuais donosGoogle
Países que operaAtuação global
O que ofereceStreaming e filmes (SERVIÇO DESCONTINUADO)

Com a febre dos streamings atualmente, o Google Play Filmes teve que se reinventar ao longo dos anos, e acabou dando espaço ao seu sucessor, o Google TV.  De todo modo, foi um serviço importantíssimo durante o período em que esteve ativo, possibilitando aos usuários o acesso a filmes dos mais variados gêneros e categorias.

Como não é segredo para ninguém, o Google Play Filmes foi justamente uma plataforma ligada ao Play Store, descontinuada em 2022. Uma de suas principais características, nesse caso, era que não havia a necessidade do pagamento de mensalidades, como outros dos seus concorrentes.

Isso porque ele funcionava como um serviço on demand, onde o usuário pagava apenas pelo conteúdo que gostaria de consumir. E em seu catálogo, havia uma enorme variedade de conteúdos, que podia ser baixado ou alugado.

Neste artigo, você irá conferir um pouco sobre a história e desenvolvimento da plataforma, em sua chegada ao atual Google TV. Acompanhe!

Quando o Google Play Filmes foi lançado?

Em termos práticos, é possível afirmar que o Google Play Filmes foi lançado no ano de 2012, adquirindo um legado gigante durante a década em que funcionou.

Quem é o criador do Google Play Filmes?

Como o próprio nome deixa entender, a plataforma tem como fundador e principal nome por trás da ferramenta o próprio Google, a gigante norte-americana do setor da internet (fundada por Larry Page e Sergey Brin em 1998), sendo um braço de extensão da empresa.

Quem são os atuais donos do Google Play Filmes?

Como mencionado, em 2022, após um pouco mais de 10 anos no mercado, o Google Play Filmes acabou saindo do funcionamento, mas dando bases para o Google TV, uma outra versão repaginada e mais atual da plataforma. Assim, o Google continua comandando o rumo da marca.

O que o Google Play Filmes oferece?

O Google Play Filmes teve como propósito ofertar conteúdos da TV, séries e filmes do cinema. Para isso, o serviço funcionava de forma muito semelhante a uma locadora, só que de modo online.

Ou seja, quando o usuário entrava na plataforma, se via diante de uma enorme galeria de opções para escolher e selecionar o que procurava, ainda com a possibilidade de alugar ou comprar o conteúdo.

Devido a suas características, a plataforma oferecia a praticidade de um streaming, mas sem a obrigação de pagar por conteúdos que não se iria usar. Além disso, havia toda a questão do conforto de poder assistir aos conteúdos quando e de onde estivesse, sem se preocupar com acesso à internet, já que eles poderiam ser baixados depois de adquiridos.

Um pouco da história do serviço

Como é possível perceber, o Google Play Filmes é uma extensão do próprio Google Play, um dos serviços mais importantes da gigante da internet. Por isso, para entender o seu desenvolvimento, é necessário compreender inicialmente a criação da sua base mãe, que é o atual Play Store do Google.

O Google Play Store

Sendo a loja de aplicativos oficial dos smartphones, tablets e Chromebooks que utilizam o sistema operacional Android, o Google Play é o resultado da fusão de outros três serviços anteriores: Google eBookstore, Android Market e Google Music. Nesse caso, ele chegou ao mercado ainda no ano de 2008, inicialmente com o nome de Android Market.

Ao longo do tempo, a loja de apps foi se expandindo e se adaptando aos novos serviços e necessidade. Assim, passou por muitas mudanças nesse período, inclusive no nome.

Ainda ativo nos dias atuais, o serviço funciona sob a tutela do próprio Google, sendo a ferramenta mais importante para os usuários do Android. Afinal, é por ela onde é possível adquirir todas as ferramentas necessárias para o funcionamento dos dispositivos com esse sistema operacional.

O Google Play funciona como uma loja virtual, sendo possível baixar aplicativos, livros, jogos e filmes. Assim, por meio dele, dá para adquirir tanto conteúdos gratuitos quanto pagos. Além disso, a plataforma também incorpora outros programas da empresa, como Google eBookstore, Google Music e por muito tempo o Google Play Filmes.

Sobre o Google Play Filmes

Após cumprir um papel relevante na entrega de materiais de qualidade ao público, a plataforma deu espaço para o Google TV, que é um serviço responsável por unificar, em um só lugar, os materiais de diversas outras plataformas, a exemplo da Netflix, Youtube e outros.

Nesse caso, ele busca criar um perfil de preferência de cada pessoa, de acordo com os conteúdos mais consumidos por ele. Assim, gera um catálogo de acordo com o gosto de cada um.

O acesso a ferramenta

O acesso ao Google Play Filmes não era difícil. Principalmente para os usuários de Android e smart TVs, já que na maioria das vezes o aplicativo já vinha nativamente no aparelho.

Caso essa não fosse uma instalação de fábrica, quem quisesse ter acesso ao serviço, bastava entrar na Play Store, procurar pela ferramenta e realizar o download. Assim, já estava pronto para ser utilizado. 

Um ponto interessante é que o serviço não possuia uso exclusivo apenas do Android, uma vez que também podia ter acesso no ipad ou iphone. Bastava procurar no navegador através do link, e pronto, era só escolher o filme favorito e realizar a compra ou aluguel.

Os planos de assinatura

A questão do plano de assinatura do Google Play Filmes era um dos seus maiores diferenciais. Isso pois, apesar de ser um streaming, ele funcionava como um serviço on demon.

Ou seja, para os consumidores, o serviço não tinha uma assinatura como outros do mercado. A plataforma tinha vários conteúdos e os usuários pagavam apenas pelo que tinham interesse em consumir.

Esse acabou sendo um dos maiores marketings em relação a outros concorrentes. Pois enquanto outras plataformas acabavam virando um boleto a mais a pagar todo mês, o Google Play Filmes era “grátis”.

O catálogo disponibilizava uma gigantesca variedade de conteúdos, dos mais variados nichos. De filmes e programas antigos, até conteúdos que acabaram de sair das telas dos cinemas, gerando também valores distintos para cada um dos materiais.

Google Opinion Rewards

Para quem queria assistir aos conteúdos de graça, também havia o Google Opinion Rewards, uma ferramenta onde o usuário podia responder pesquisar sobre empresas e outros assuntos. A participação era recompensada, e a premiação podia ser trocada por alguns benefícios.

No entanto, esses prêmios só valiam dentro das plataformas do Google, como é o caso do Google Play Filmes, podendo ser usado para adquirir conteúdos grátis do serviço.

Considerações finais sobre o Google Play Filmes

Como pode-se perceber, o Google Play Filmes, quando estava em pleno funcionamento, foi uma ferramenta interessante para se usar no dia a dia. Afinal, a maioria das suas funções e características visavam descomplicar e tornar mais prática o uso do streaming para o cliente.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui