Steven Ogg em The Walking Dead
Steven Ogg - Divulgação

Steven Ogg é um ator canadense famoso por dar vida ao personagem Trevor Philips em “Grand Theft Auto V”, um dos jogos mais icônicos da história. Além disso, é reconhecido também por seu papel como Simon em “The Walking Dead”.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre a infância, início de carreira, vida pessoal, principais trabalho e diversos outros pontos sobre Steven Ogg. Acompanhe!

Fatos rápidos sobre Steven Ogg

  • Nome completo – Steven Ogg
  • Nacionalidade – Canadense
  • Data de nascimento – 4 de novembro de 1973
  • Pais – Brian Ogg
  • Famoso como – Ator

Quem é Steven Ogg?

Steven Ogg é um famoso ator canadense, atualmente com 50 anos de idade, conhecido por seus trabalhos em obras como “Grand Theft Auto V”, “The Walking Dead” e “Emancipation – Uma História de Liberdade”, e com uma filmografia bastante variada. Afinal, durante sua carreira, ele participou de jogos, séries de TV, filmes (sejam longas ou curtas), etc.

Biografia de Steven Ogg

Infância

Steven Ogg nasceu na cidade de Edmonton, capital de Alberta, Canadá, mas cresceu em Calgary, na mesma província. Filho de pai canadense e de mãe inglesa, ele queria inicialmente ser um jogador profissional de vôlei. Não fosse uma grave lesão que sofreu ainda quando jovem, essa, muito provavelmente, fosse sua área de atuação atualmente.

Sem condições de seguir uma carreira profissional no esporte, ele se apaixonou pelas artes de atuação, passando a frequentar aulas de teatro. Steven se formou em sua escola secundária Dr. EP Scarlett High School.

Início de carreira

O início da carreira de Steven Ogg começou nos anos finais da década de 1990, como um membro da National Film Board of Canada e também em peças teatrais. Seu primeiro filme foi a comédia “Giving It Up” (1999), dirigido por Christopher Kublan e estrelado por Mark Feuerstein, Amy Redford e Dabney Coleman. Ele fez o papel do André, um fotógrafo de moda.

No mesmo ano, participou da comédia curta-metragem “The Romantic Comedy with an Edge” do diretor Niels Bolle, que também protagonizou a obra, juntamente com Robin Haney e Andy McCutcheon. Steven deu vida ao personagem Donny Don Don e, embora não tenha mais se arriscado no setor posteriormente, também ajudou a construir o roteiro do curta.

Sua estreia na TV ocorreu depois de sua mudança para Nova York, nos Estados Unidos, na série “Lei & Ordem” (2000), quando participou do episódio 20 da temporada 10, como Mark Vee. Em 2001 participou de mais um episódio da série “Parceiros da Vida”, fazendo o papel de atirador.

Nos dois anos seguintes, fez mais três trabalhos em filmes: o curta “Thousand Dollar Shoes” (2002), como Michel Gilligan; o vídeo “The Lovers” (2002) e o filme “Mail Order Bride” (2003), como Pavel.

Pausa na carreira

Ao observar a filmografia de Steven Ogg, é possível perceber um espaço de praticamente 10 anos sem produções, entre 2003 e 2013. Embora não se saiba com clareza os motivos que o levaram a “sair de cena” nesse período, é fato que ele aproveitou para construir sua casa na região de Connecticut, nos Estados Unidos.

Um ponto importante é que, apesar de realmente pouco produtivo nessa época, ele voltou a fazer pequenos trabalhos já em 2008, aparecendo como narrador no jogo de videogame “Alone in the Dark” – como Vinnie -, e em 2009, narrando o personagem Alex no jogo “Cursed Mountain”. Além disso, já em 2010 a Rockstar Games o contratou para iniciar os trabalhos no jogo Grand Theft Auto V.

Retorno e sucesso

Seu retorno efetivo ocorreu realmente em 2013, quando “Grand Theft Auto V” estreou de vez no mercado, e desde lá não parou mais. No jogo, ele deu vida ao personagem Trevor Philips, com um papel muito além de um simples narrador.

No mesmo ano, esteve presente em outras quatro produções: nos curtas “Disgrace”, como O Pai / Jack, e “Out There”, como Carl; e nas séries “Pessoa de Interesse”, como Chuck, e “Unforgettable”, como Larry Yablonski.

Em 2014, participou de 6 outros trabalhos, embora pequenos: nas séries “Broad City: A Cidade das Minas”, como o serralheiro assustador, e “Mistérios do Detetive Murdoch”, como Bat Masterson/ nos curtas “Kingdom Coming”, como James; “Capítulo 7”, como Pai; e “The Sandman”, como Biff/ e no vídeo “Space Dogs”, como o médico homicida.

No ano de 2015, fez sua estreia na série “Better Call Saul”, como Sobchak, reaparecendo na obra em 2020; e trabalhou em outras 6 produções: nos filmes “Ele Nunca Morre”, como Alex; “A Acompanhante”, como Warren; e “Black Dog, Red Dog”, como Joe Sr./ e nos curtas “Blackwell”, como Walton Briggs; “Moondog Airwaves”, como Wolfman; e “The Book of Ned”, como Kenny.

Foi em 2016 que Steven Ogg começou a integrar o elenco da série de TV “The Walking Dead”, como Simon, permanecendo até 2018. Entre 2016 e 2022, também apareceu em 7 episódios da série “Westworld”, como Rebus. E no mesmo ano participou da minissérie “Rush: Inspired by Battlefield”, como James Braddock; e dos curtas “Rematar”, como Uley, e “GTA VR”, como o treinador. Posteriormente, deu continuidade aos seus trabalhos na TV e no cinema.

Projetos recentes e futuros

Recentemente, Steven Ogg estrelou o filme “Missão Solar” (2018), como Troy Holloway, e participou do filme “The Short History of the Long Road” (2019), como Clint; esteve nas séries de TV “The Tick” (2019), como Flexon, “Expresso do Amanhã” (2020-2022), como Pike; além de ter reaparecido em como Simon na série “The Walking Dead: Dead City” em 2023.

Seu trabalho mais relevante, porém, foi no filme estrelado por Will Smith “Emancipation – Uma História de Liberdade”, de 2022, aparecendo como Howard. Esteve ainda em outros projetos, como em “V/H/S/99” (2022), “O Chef” (2023) e “Divinity” (2023).

Quanto aos seus projetos futuros, o ator conta com uma expansão significativa de sua filmografia, integrando o elenco de 8 longas em fase de produção: “Hazard”, como Carl; “Concessions”, como Luke Plimpton; “Blind River”, como Walker Donley; “The Dresden Sun”, como Crilenger; “All the Lost Ones”, como Mikael; “Dark Match”; “Orgami”, como Stranger;  e “The Ghost Trap”, como James Eugley Sr.

Vida pessoal

Depois de 20 anos morando em Nova York, Steven Ogg mudou-se para South Pasadena, no estado da Califórnia, Estados Unidos, onde vive atualmente. Entre os anos de 1999 e 2020 esteve casado com Doriane Elliott, com quem teve seu único filho. Bodhi Ogg nasceu em 2005 e já tem 18 anos de idade.

Ele engatou um namoro com a estilista Katie Eary, mas não se sabe se eles ainda estão juntos atualmente. Em suas redes sociais (com destaque para o Instagram, onde tem mais de 1,2 milhão de seguidores) o ator costuma postar bastante sobre seu dia a dia, trabalhos, etc.

Quais são os principais trabalhos de Steven Ogg?

Como foi possível observar, durante sua carreira, Ogg participou de diversas obras. Veja alguns destaques!

Grand Theft Auto V (2013)

Sem dúvidas, um dos papéis pelo qual Steven Ogg é mais reconhecido é o de Trevor Philips, personagem ficcional e um dos protagonistas do jogo Grand Theft Auto V (GTA V). Como mencionado, nesse trabalho o ator foi muito além da narração, uma vez que realmente foi a base para a construção do Trevor.

A Rockstar Games se baseou na aparência de Ogg para criar o personagem (tanto que ambos são muito similares fisicamente). E as interpretações tiveram gravação utilizando, principalmente, uma tecnologia para a captura de movimentos.

Todo o trio de protagonistas do jogo seguiu essa mesma linha de produção, o que levou longos três anos para ser concluído. Michael De Santa foi interpretado por Ned Luke, enquanto Shawn “Solo” Fonteno deu vida a Franklin Clinton.

Trevor Philips, vale lembrar, é um dos personagens mais icônicos da história dos jogos, e se destaca por se encaixar perfeitamente dentro do universo GTA. Ele é a personificação da insanidade, um verdadeiro maníaco, tanto que teve sua personalidade inspirada diretamente em Charles Bronson, criminoso inglês conhecido como o prisioneiro mais violento de toda a Grã-Bretanha. Mas, apesar de suas ações psicopatas, se importa com as pessoas próximas.

Steven Ogg recebeu bastante elogios por seu papel, recebendo diversas indicações a prêmios, vencendo o Nova York Videogame Critics Circle Award (2014) na categoria de Melhor Atuação em um Jogo.

Quanto ao jogo em si, GTA V é o sétimo título principal da franquia e se passa em um mundo aberto em San Andreas. Trata-se simplesmente do jogo mais vendido da série e o terceiro jogo mais vendido da história, com 195 milhões de cópias comercializadas. É superado somente por Minecraft e Tetris.

The Walking Dead (2016-2018)

Outro papel marcante na carreira de Steven Ogg foi o de Simon, na série The Walking Dead. Ele participou da sexta, sétima e oitava temporada, sendo parte do elenco convidado, recorrente e principal, respectivamente.

Simon trata-se do segundo em comando dos Salvadores, uma organização de sobreviventes hostis, introduzidos justamente na temporada 6. Ele é o braço direito de Negan, líder do grupo.

The Walking Dead, vale lembrar, é uma série de TV norte-americana extremamente conhecida (a principal, dentro do cenário de zumbis), explorando os gêneros de drama e pós-apocalipse. Ela foi desenvolvida pelo cineasta Frank Darabont e se baseia diretamente nos quadrinhos homônimos de Robert Kirkman, Charlie Adlard e Tony Moore.

A obra original da AMC, que estreou em 2010, conta com Rick Grimes (Andrew Lincoln) como protagonista nas 9 primeiras temporadas (quando Ogg participou, ele ainda era o personagem central). Tudo gira em torno de um pequeno grupo de sobreviventes, dentro de um mundo pós-apocalíptico repleto de mortos-vivos.

Como mencionado, Ogg teve a oportunidade de reprisar seu papel de Simon em 2023, em The Walking Dead: Dead City. A série é o 4º spin-off e também a 5ª série a integrar a franquia The Walking Dead, sendo a primeira a dar sequência a obra original. Ela se baseia nos personagens Maggie e Negan.

Emancipation – Uma História de Liberdade (2022)

Emancipation é um filme norte-americano do gênero thriller (suspense) e também de drama histórico. Produzido por Joey McFarland (famoso por obras como O Lobo de Wall Street, onde foi nomeado ao Oscar de Melhor Filme em 2014), o longa teve Antonie Fuqua como diretor e Bill Collage no roteiro. Outro destaque, é claro, é pela presença de Will Smith no papel principal.

O filme original da Apple possui fatos reais e narra a história de Peter. Ele é um homem negro que foi escravizado na Louisiana em meados de 1860. Ele foi capturado e retirado de sua família em uma área de plantação nessa parte dos Estados Unidos. Dessa forma, foi levado para Clinton, onde teve que trabalhar construindo uma ferrovia.

Assim como na vida real, o personagem consegue fugir do local, sendo posteriormente fotografado na icônica imagem “Peter Chicoteado”, amplamente utilizada no movimento anti-escravista do país em 1963.

McFarland iniciou sua pesquisa ainda no ano de 2018, com a Apple investindo cerca de US$ 130 milhões para comprar os direitos da obra e lançar via streaming. Além de Will Smith, Emancipation é co-estrelado por Ben Foster e Charmaine Bingwa, tendo ainda nomes como Imani Pullum e Steven Ogg no elenco. Ogg aparece como o Sargento Howard.

Missão Solar (2018)

Vale a pena referenciar também o filme Missão Solar, ou Solis no seu título original, que teve Steven Ogg como protagonista. O longa de ficção científica mostra os eventos posteriores a uma operação de mineração espacial que acaba não dando certo.

Assim, Troy Holloway (papel de Ogg), um engenheiro da empresa de mineração de asteroides, deve enfrentar todos os limites para conseguir sobreviver. Mesmo tendo escapado do acidente inicial, seu veículo de fuga está em uma rota direta para o Sol. É preciso encontrar uma saída para driblar a situação.

Com lançamento em 2018, o filme teve roteiro e direção por Carl Strathie (de Dark Encounter) e co-estrelado por Alice Lowe e Sid Phoenix. O elenco conta ainda com nomes como Henry Douthwaite, Kate Coogan e Charlette Kilby.

Considerações finais

Por fim, como foi possível observar, Steven Ogg é um ator que se destaca por suas variações de obras. Ele também é conhecido por sua presença em obras icônicas do cenário do entretenimento.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui