Cineasta Ralph Bakshi
Ralph Bakshi - Reprdução Heather Leah Kennedy

Ao longo de décadas, Ralph Bakshi ajudou a reinventar o mercado da animação para adultos. Suas produções eram marcadas por críticas ao governo, modo de vida da sociedade e humor ácido. Seus trabalhos únicos ajudaram a pavimentar o caminho de séries como Family’s Guy e outras do gênero.

Neste texto conheceremos melhor a vida e obra de um dos cineastas e animadores mais criativos das últimas décadas. Confira!

Fatos rápidos sobre Ralph Bakshi

  • Nome completo – Ralph Bakshi
  • Nacionalidade – norte-americano
  • Data de nascimento – 19 de outubro de 1938
  • Pais – Não divulgados
  • Famoso como – cineasta, animador e pintor

Quem é Ralph Bakshi?

Ralph Bakshi é um reconhecido cineasta, animador e pintor. Ao longo dos anos 70, ajudou a popularizar a animação para adultos. Seus trabalhos eram bastante conhecidos no mercado independente, conquistando um ótimo currículo no setor.

Em pouco mais de 20 anos, ele conseguiu finalizar nove filmes como diretor. O cineasta é bastante conhecido por trabalhar com filmes do gênero fantasia e dramas. Por mais de uma vez, Bakshi também trabalhou como animador, roteirista, dublador e produtor.

Um dos seu trabalhos mais famosos é O Senhor dos Anéis, um filme de animação. Além dele, também trabalhou em Fritz the cat e O mundo proibido.

Biografia de Ralph Bakshi

Infância

Nascido em 29 de outubro de 1938, Ralph Bakshi é natural de Haifa, localizada na Palestina Britânica. No entanto, ele se mudou com a família para os EUA com menos de 1 ano de idade. Morando em Brownsville, localizado no Brooklyn, vivenciou uma infância mais humilde.

Contudo, o jovem Bakshi era um garoto com imaginação e criatividade grandiosas. Além das cores do seu bairro, ele prestava atenção ao meio urbano para inventar suas narrativas e ler histórias. Além disso, o garoto costumava construir jogos e brinquedos utilizando madeira, pregos e outros materiais descartados.

Bakshi e sua família se mudaram para Foggy Bottom, um bairro onde quase toda população era preta. A princípio, o garoto se deu bem e fez muitos amigos. Contudo, a presença do jovem branco e judeu em um ambiente frequentado por pretos causou temores para algumas autoridades locais. Somado aos problemas de ansiedade do pai, a família se viu obrigada a voltar para Brownsville.

Anos depois, o jovem Ralph Bakshi encontrou um guia para animadores numa biblioteca da cidade. Depois, começou a produzir suas primeiras animações inspiradas em sua vida, mas com tom fantasioso. Embora tenha se interessado por boxe, o jovem artista era mais dedicado aos seus desenhos que aos estudos.

Após conflitos no colégio por fumar escondido e brigas no refeitório, a escola transferiu o garoto para a escola de arte de Manhattan. A decisão partiu do diretor, já que ele acreditava que Bakshi não poderia se desenvolver academicamente no colégio local. Na nova escola de artes, Bakshi se formou aos 18 anos com um prêmio de reconhecimento.

Início da carreira

Após se formar na escola de arte, Ralph Bakshi recebeu um convite de Cosmo Anzilotti. Cosmo era amigo de Ralph e trabalhava no Terrytoons, um estúdio que trabalhava com animação. O trabalho dele era limpar os cels de animação da empresa.

Frank Schudde, gerente de produção, passou a admirar o trabalho de Bakshi após meses de dedicação. Por isso, promoveu ao cargo de pintor de cels. No entanto, ele pintou por engano alguns cels do lado contrário. Após longas conversas e reconciliações, o jovem passou a atuar como um animador do estúdio, apoiado pelos seus colegas.

Jornada antes de torna-se diretor

Por causa da constante melhora em seu trabalho, Ralph Bakshi passou a comandar mais projetos. Contudo, o diretor do estúdio considerava o trabalho do animador limitado. Então, ele resolveu desenhar quadrinhos humorísticos criticando o clima político do período.

Na mesma época, enfrentava problemas conjugais e estava preocupado com questões sociais no mundo. Por isso, decidiu se concentrar na produção de layouts para animações, apesar das ameaças do sindicato. Mesmo com as tensões, Bakshi encontrou em Rasinski um colega de trabalho, amigo, mentor e figura paternal.

Sucesso

Depois de completar 25 anos, Ralph Bakshi conseguiu uma promoção para o cargo de diretor. Na época ele estava divorciado, então passou a se dedicar à animação Sad Cat. Com a queda de popularidade das animações da empresa, ele , a pedido de Bill Weiss, viajou para apresentar aos executivos da empresa novas produções. Porém, todas as pranchas de animação não receberam aprovação.

Entretanto, passou a trabalhar em uma paródia animada retratando heróis. O projeto recebeu sinal verde dos executivos, bem como o apoio de Bill Weiss. Como consequência, Bakshi começou a atuar como diretor criativo da animação exibida pela CBS.

Apesar da conquista, ele não sentiu que estava satisfeito no trabalho. Depois de perder o amigo e mentor Rasinski, também perdeu seu controle criativo. Por causa disso, ele decidiu pedir demissão e começar seu próprio negócio. Com um protótipo de série de fantasia chamada Tee-Witt, ele conseguiu a aprovação da CBS. Esse mesmo protótipo serviu de referência para o longa Wizards. Após a saída de Shamus Culhane da Paramount Pictures, Bakshi conseguiu atuar como chefe de animação do estúdio.

Além de concluir os projetos inacabados de Shamus Culhane, ajudou a desenvolver projetos inéditos. Contudo, a Paramount não permitiu a continuação de alguns trabalhos. Segundo ele, alguns filmes teriam palavrões e cenas mais explícitas. Ralph Bakshi trabalhou como chefe do setor de animação durante oito meses, até a Paramount encerrar as atividades do setor.

Finalmente, ele conseguiu construir o Bakshi Productions, um estúdio de animação próprio. Uma das propostas de sua marca era oferecer condições de trabalho melhores aos funcionários. Por isso, a empresa pagava salários melhores e valorizava animadores pertencentes a minorias sociais.

Projetos recentes

No ano 2000, Ralph Bakshi se aposentou da carreira de animador. Na época, ele passou a dar aulas na escola de arte localizada em Nova York. Ao mesmo tempo, ele começou a se dedicar à pintura, algumas para filmes.

Bakshi e sua família se mudaram para o Novo México, onde ele continuou a pintar. Além de curtas-metragens, o cineasta também trabalhou na série Last Days e na continuação do filme Wizards. Bakshi também trabalhou como dublador na série Ren & Stimpy, dublando a si próprio.

Vida pessoal

Aos 21 anos, Ralph Bakshi se casou com sua primeira mulher, Elaine, e tiveram um filho 1 ano depois. Porém, Elaine reclamava a respeito do grande tempo que ele dedicava ao trabalho. Na época, o cineasta usou seus problemas no casamento como inspiração para o quadrinho Dum Dum e Dee Dee.

Ao passo que crescia na carreira, os problemas conjugais de Bakshi aumentavam. Então, após quatro anos de união, o casal se divorciou. A separação ajudou o cineasta a se dedicar ainda mais aos curtas-metragens.

Ironicamente, ele conheceu a sua segunda esposa enquanto se dirigia ao trabalho. Depois de sofrer um acidente no trânsito, precisou reparar os danos numa oficina. Lá, conheceu Liz, com quem se casaria tempos mais tarde e teria um segundo filho.

Quais são os principais trabalhos de Ralph Bakshi?

Bakshi foi um cineasta bastante produtivo ao longo das suas décadas de trabalho. Ele transitou entre gêneros variados, bem como formatos diferentes de produções. Diante disso, confira a seguir alguns dos trabalhos mais famosos do cineasta.

American Pop

O filme lançado em 1981 é um drama animado que revela como a música evoluiu durante o século 20. Na trama, o público acompanhará as mudanças que acontecem dentro de um contexto familiar de músicos durante quatro gerações.

American Pop utiliza a técnica de rotoscopia para fazer grande parte do filme. Essa técnica consiste em filmar atores e usar as imagens para fazer os desenhos e animações. Além das cenas com pessoas, o longa utiliza arquivos visuais e técnica de pintura em aquarela.

Cool World

Jack Deebs trabalha como desenhista de quadrinhos. Após descobrir uma traição da esposa, Jack planeja assassinar o amante dela, porém é detido pela polícia. Após ser preso, o desenhista passa a alucinar na prisão com um mundo paralelo e outra vida. Chamado de Mundo proibido, o lugar é habitado apenas por personagens de quadrinhos.

Essas ilusões eram projetadas por Holli Would, um personagem animado que deseja seduzir Jack. Depois de conseguir sua liberdade, Jack é transportado ao Mundo proibido por Holli e desaparece. Por isso, um investigador passa a perseguir pistas que levem à sua localização.

Aos poucos, Jack descobre que Holli é uma das suas criações artísticas. O objetivo da personagem é ter relações com Jack, pois assim conseguirá sair do Mundo proibido e se tornar uma mulher humana de verdade.

Coonskin

Na animação, Rabbit ganha a vida fazendo todos os tipos de trapaça. Com o tempo, ele se torna o líder de um grupo criminoso localizado no Harlem. Porém, ele deve lidar com a polícia corrupta do local e o racismo estruturado.

O drama faz uma sátira aos filmes do gênero blaxploitation. Esse gênero tem como característica o uso exagerado de estereótipos aplicados à população preta. No filme, a história também mostra o racismo representado por Hollywood em suas produções.

Fire and Ice

Lord Nekron é o soberano absoluto do reino gelado. A fim de aumentar a sua influência, ele planeja congelar a terra. Depois de sequestrar a filha do seu rival, Lord Nekron deverá lidar com a vingança nas mãos do Lobo Negro e Larn, dois lendários guerreiros.

A animação também possui técnica de rotoscopia, usando atores reais para desenhar os personagens. Os ambientes retratados no longa lembram bastante o universo do personagem Conan, o bárbaro.

Fritz the Cat

Neste filme acompanhamos Fritz, um gato com trejeitos humanos. Vivendo em Nova York dos anos 60, o protagonista tem uma vida cercada por fraudes e romances casuais. Após largar a faculdade, Fritz inicia uma sequência de eventos que resultam em uma revolução racial.

O longa aborda temas como amor livre, política, relacionamentos raciais e ativismo de forma satírica. Ao longo da história é possível reconhecer críticas disfarçadas a quem se aproveita do ativismo para lucrar.

Como resultado, Fritz the Cat conseguiu mais de US$ 90 milhões em bilheteria. A conquista garantiu ao longa um reconhecimento histórico entre os filmes independentes de animação. Tanto os críticos quanto o público em sua maioria ajudaram a consagrar a animação para adultos.

Heavy Traffic

Neste filme, Michael Corleone trabalha como cartunista em Nova York. Combinando técnicas artísticas diferenciadas, o longa mostra os devaneios e fantasias mais profundas de Michael. Apesar das imagens surreais, a animação traz reflexões para a vida real.

Hey Good Lookin’

Caminhando pelo Brooklyn ambientado nos anos 80, uma mulher acaba esbarrando em um desconhecido. O homem passa a interagir com ela, mostrando uma antiga jaqueta de couro. Reconhecendo a peça, a mulher emocionada ouve através do homem uma história sobre gangues dos anos 50, uma delas liderada pelo jovem Vinnie.

Last Days of Coney Island

Sendo a última animação de Ralph Bakshi, o curta animado se passa em Nova York dos anos 60. Na história, o detetive de polícia vivencia suas insatisfações pessoais e profissionais. Enquanto isso, ele interage com uma garota de programa que atua como sua amante e também como prisioneira conhecida da polícia. Além disso, o curta mostra personagens que representam o ambiente decadente da própria cidade.

Spicy City

A série apresenta um futuro cyberpunk com temática erótica. Pela perspectiva da personagem Raven que narra as histórias da série. Com seis episódios, a produção revela personagens diferenciados com dores, alegrias, frustrações e histórias sombrias.

The Lord of the Rings

A animação retrata os eventos narrados nos três primeiros livros da série. Logo, Frodo deve fugir da perseguição dos guardas de Mordor a fim de evitar que o vilão recupere o anel capaz de aniquilar o mundo. Para tanto, ele contará com a ajuda de Pippin, Sam e Gandalf. Representando bem o estilo de Bakshi, a animação tem um tom diferenciado e divertido em relação à obra original.

Wizards

Este é um dos trabalhos mais famosos de Ralph Bakshi. Na animação o público é apresentado a uma rivalidade entre magos. Enquanto um representa a magia pura, o outro simboliza a tecnologia. Os irmãos disputam entre si uma guerra ambientada em um mundo pós-apocalíptico.

Prêmios e indicações

Por causa do seu trabalho, Ralph Bakshi conquistou diversos prêmios ao longo da vida. O reconhecimento se deve ao sucesso de suas produções, mas também ao impacto do seu trabalho no mercado de animação. Alguns dos prêmios incluem:

Um dos seus primeiros prêmios foi o Avoriaz Fantastic Film Festival de 1977. Na ocasião, concorria com “Wizards” na categoria Grand Prize. Em 1983 recebeu outra indicação na mesma categoria pela animação “Fire e Ice”.

Recebeu uma indicação ao Hugo Awards em 1978 por “Wizards” na categoria “Best dramatic presentation”. No ano seguinte, o cineasta ganhou mais uma indicação por O Senhor dos Anéis na mesma categoria.

Venceu o Giffoni Film Festival de 1980 na categoria “Golden Gryphon” pela animação O Senhor dos Anéis. Já em 1988 no Annie Awards, recebeu o prêmio de honra “Distinguished Contribution to the Art of Animation”. Um ano depois, recebeu uma indicação ao Daytime Emmy Awards na categoria direção de música e composição.

Em 2003, Bakshi recebeu o prêmio Maverick Tribute Award no Cinequest San Jose Film Festival. Durante o ano de 2021, ganhou o Animafest Zagreb Lifetime Achievement Award, prêmio que reconhece sua impacto no mercado de animação e filmes. Por fim, também recebeu o um National Cartoonist Society na categoria “NCS Division Award”.

Considerações finais

Ralph Bakshi é um cineasta que desafiou as convenções do cinema e televisão de todas as formas possíveis. Seu humor ácido, provocativo e sarcástico ajudou a criar diversas obras animadas em estilos variados. Misturando fantasia e realidade, seu trabalho ajudou a fazer críticas à sociedade e garantir risadas.

Embora tenha se aposentado, Bakshi e sua obra continuam a impactar a cultura atual. Um grande exemplo disso é o seu estilo de animação adulta que ajudou a orientar outros programas de sucesso da atualidade. Sem dúvidas, seu nome será consagrado por sua identidade única e voz inquieta aos dilemas humanos.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui