Ator Johnny Deep
Johnny Depp no Jerry Bruckheimer Star na cerimônia Hollywood Walk of Fame - IMAGEM de s_bukley/Depositphotos

Sendo um ator de renome mundial, Johnny Depp carrega em seu currículo indicações ao Oscar, e inclusive um prêmio Globo de Ouro. A sua fama internacional ocorreu principalmente depois dos filmes “Piratas do Caribe”, onde o ator interpreta Jack Sparrow, personagem principal da franquia.

A obra chegou aos cinemas mundiais no ano de 2003, e consolidou a já iniciada carreira do ator, que era bem conhecido por sua atuação em “Edward Mãos de Tesouro”, e outros títulos na década de 90.

Biografia de Johnny Depp

Tendo nascido no dia 9 de junho de 1963, John Christopher Depp II é natural de Owensboro, Kentucky, nos Estados Unidos da América, sendo o mais novo de quatro irmãos. Um ponto interessante sobre sua história, aliás, é que ele é descendente diretamente de índios, irlandeses e também de alemães.

Como seu nome de batismo deixa a entender, leva a mesma nomenclatura de seu pai, que era engenheiro, sendo filho também de Betty Palme. O nome, aliás, também foi passado para o filho do ator, Depp III, apelidado de Jack.

Infância e Adolescência

Os pais de Johnny Depp deram fim ao casamento quando ele ainda tinha 13 anos. Foi aí que escolheu se mudar para a Flórida, junto com a primeira guitarra, presente da mãe e do pai.

Nesse período, ele decidiu realmente que queria ser um guitarrista e admitiu em entrevistas atuais, já famoso como ator, que passava mais tempo ensaiando com a sua banda na adolescência do que estudando na escola.

Foi aos 16 anos que formou o seu primeiro grupo atuando como guitarrista. A banda mudou de nome duas vezes: primeiro The Flames, depois The Kids, e então Six Gun Method. Infelizmente não conseguiu sucesso como músico naquela época, embora hoje faça parte de uma banda. Mesmo assim, participou da abertura de shows de grandes nomes do meio musical, como Iggy Pop e Duran Duran.

O caminho de Johnny Depp para a fama

A caminhada para o estrelato começou a se abrir para Johnny Depp quando a sua ex-mulher, Lori Allison, o apresentou para Nicolas Cage, ator já conhecido no ramo cinematográfico. Foi Cage quem conseguiu um teste para Depp, onde teve a oportunidade de fazer sua estreia no cinema, participando do filme de terror “A Hora do Pesadelo”, lançado em 1984.

No ano de 1985, atuou em “Férias do Barulho”. Ganhou destaque novamente em “Platoon” e, de 1987 até 1990, atuou na série “Anjos da Lei”, onde fez ainda mais sucesso.

Principalmente nos anos noventa, quando ainda jovem, Johnny Depp se destacou em “Cry Baby”, uma comédia de John Water. Johnny Depp fez o papel de um bad-boy que era líder de um grupo nos anos cinquenta.

Contudo, o que o deixou famoso de verdade, foi o seu papel em “Edward, Mãos de Tesoura”, já em 1990. Nesse filme, trabalhou com Tim Burton, recebendo ainda o prêmio de Melhor Ator da Associação dos Críticos de Londres, também tendo a sorte de receber a 1ª indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator.

Consolidação da carreira

Ator Johnny Depp
Johnny Depp chega no tapete vermelho para a estreia de seu novo filme Piratas do Caribe – IMAGEM: Depositphotos

Em 1991, Johnny viveu novamente Glen Lantz, seu primeiro personagem, atuando no filme “Pesadelo Final: A Morte de Freddy”. Em 1997, O Bravo foi dirigido pelo próprio ator, tendo o roteiro escrito pelo seu irmão. Já em 1998, Depp protagonizou a obra “Medo e Delírio”, onde recebeu elogios e boas críticas.

Ainda junto de Tim Burton, o ator participou de “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (2005), “A Noiva Cadáver” (2005) e “Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” (2007), o que o fez ganhar dois prêmios: o Globo de Ouro de Melhor Ator de Comédia/Musical, o MTV Movie Award de Melhor Vilão. A obra lhe rendeu ainda sua indicação de Melhor Ator pelo Oscar.

Em 1999, Depp voltou a trabalhar com Tim Burton, atuando no filme “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça”. Já em 2001, atuou em “Profissão de Risco”. Dois anos depois, ele deu vida ao seu personagem mais importante e marcante: Jack Sparrow, em Piratas do Caribe, 2003.

Com o sucesso do título, Depp continuou com o papel nas sequências da franquia: “Piratas do Caribe: O Baú da Morte” (2006), “Piratas do Caribe: No Fim do Mundo” (2007), “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas” (2011) e “Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar” (2017).

Símbolo dos anos 90 e casamentos

Depois do seu primeiro sucesso, o mundo se abriu ainda mais para ele, tornando-se um símbolo masculino. A prova disso é que a revista People o elegeu por duas vezes o homem mais sexy do planeta: 2003 e 2009.

Casou-se pela primeira vez aos 20 anos, com Lori Alison, mas o casamento durou só dois anos. Ao passar do tempo, se relacionou de forma mais séria com outras mulheres, como Sherilyn Fenn e Vanessa Paradis – mãe de seus dois filhos: Rose e Jack.

Seu relacionamento mais conhecido, porém, é justamente o mais recente, com a também atriz Amber Heard, com a qual teve um convívio conturbado, que culminou no divórsio, disputas judiciais e processos criminais.

Relação conturbada com Amber Heard

Amber Heard e Johnny Deep
Amber Heard e Johnny Depp na Art Of Elysium – PopularImages/Depositphotos

Depp e Amber conheceram-se enquanto gravavam o filme “The Rum Diary”, no ano de 2011. Se casaram em 2015, apenas. No ano seguinte, em 2016, Amber Heard pediu o divórcio e, além disso, conseguiu uma ordem restritiva contra o ator, afirmando para o juiz que Johnny Depp foi um marido abusivo de todas as formas durante todo o relacionamento do casal.

Todo o processo foi apresentado para a justiça junto com evidências e, por fim, acabou que ainda em 2016, um acordo foi firmado entre o ex-casal e a equipe de advogados. O divórcio saiu no começo do ano de 2017 e Amber Heard tirou enfim a ordem restritiva.

Processo contra Amber

Amber Heard fazendo um comunicado na imprensa
Amber Heard na saída do tribunal – Depositphotos

Em 2019, aconteceu outra polêmica. Dessa vez Johnny Depp processou em 50 mi de dólares a ex-esposa, alegando difamação após uma entrevista concedida pela mesma ao The Washington Post, onde Amber afirmou com todas as letras que Johnny Depp foi abusivo e violento.

Foi apenas em 2022, que o juiz decidiu que Amber teria que pagar 15 mi de dólares para o ator, que se saiu vitorioso no caso. Mesmo assim, ele também teve que pagar 2 mi de dólares para a ex-exposa.

O vício em drogas e álcool

Durante muito tempo Johnny Depp sofreu com os efeitos do vício em drogas e álcool, com muitos problemas vindo à tona entre 2013 e 2016. Em um dos seus julgamentos em 2020, o ator admitiu seus vícios, e que eles o acompanhavam desde criança. Atualmente, ele está em recuperação.

Sucesso também na dublagem

Além das interpretações como ator, Johnny Depp também conseguiu dar vida a outros personagens através da dublagem. Seu papel mais famoso nessa carreira é justamente “Rango”, uma animação de 2011, onde ele é a voz do personagem homônimo principal.

A animação foi um enorme sucesso de crítica e bilheteria, e levou o Oscar de Melhor Filme/Animação do ano. Depp, é claro, também tem sua parcela pelos bons números do título, sendo reconhecido também por seu trabalho. Além de Rango, o ator pôde ainda trabalhar em outros títulos como dublador, tais como:

  • Filme do Bob Esponja – dando voz a Jack Kahuna
  • A Noiva Cadáver – como Victor Van Dort
  • Sherlock Gnomes – dando voz ao próprio Sherlock Gnomes

3 filmes que marcaram a carreira de Johnny Depp

Depois de conhecer sua história e observar sua filmografia, vale a pena dar um destaque especial para os 3 principais filmes que protagonizou em sua carreira.

Piratas do Caribe – sua principal obra

Sem dúvidas, o papel principal da carreira de Johnny Depp é Jack Sparrow, que protagoniza a série de filmes Piratas do Caribe. Vale lembrar que a obra tem como base uma das atrações do parque temático Walt Disney, que leva o mesmo nome.

Inicialmente, a história narra as aventuras do pirata, em um período do século XVII. Jack Sparrow acaba perdendo o seu navio para outro capitão, Barbossa, que aproveita a passagem pela região para saquear também o município de Port Royal, sequestrando a filha do governante, Elizabeth. Sparrow se decide a recuperar o que lhe foi roubado, e para isso conta com o apoio de Will, amigo de Elizabeth.

A ideia de criar uma franquia cinematográfica baseada na atração deu muito certo, tanto que Piratas do Caribe é simplesmente uma das maiores franquias do cinema mundial, tanto em bilheteria quanto em crítica. Ao todo, são 5 filmes produzidos até o momento:

  • Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003);
  • Piratas do Caribe: O Baú da Morte (2006);
  • Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (2007);
  • Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (2011); e
  • Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017)

Devido aos seus problemas na vida pessoal, a franquia foi interrompida após a 5ª produção, sem dar um final digno aos personagens. Felizmente, após tratativas recentes, quando Depp venceu seu processo contra Amber, a Disney reabriu o projeto, que ganhará um sexto título.

Edward, Mãos de Tesoura – o filme que o levou a fama

Johnny Deep em edward mãos de tesoura
Johnny Depp interpretando Edward mãos de tesoura – Divulgação

Depois de Piratas do Caribe, vale o destaque também para a obra que o levou ao sucesso. Afinal, apesar de todos o conhecerem mundialmente com o Jack Sparrow, foi o Edward que possibilitou tudo isso.

Lançado em 1990, esse é um filme que une romance e fantasia, responsável por dar a fama inicial para Depp. A obra conta a história de uma criatura estranha e inocente, com mãos de tesoura.

Edward, como é chamado, foi criado por um cientista, que o estava desenvolvendo, mas como faleceu antes de terminar o projeto, ela acabou ficando sem mãos, ou melhor um tipo de tesoura em seu lugar.

Isolada do resto do mundo, a criatura foi encontrada por Peg Boggs, uma revendedora de cosméticos, que subiu até o castelo onde ele vivia, no topo da montanha.

No fim das contas, Edward encontra em sua “maldição”, o dom de criar belíssimos cortes de cabelo. Mas seus anseios tornam-se realidade quando ele passa a ser perseguido por ser quem é.

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet – o filme que o deu reconhecimento

Sweeney Todd
Johnny Deep interpretando Sweeney Todd – Divulgação

Por fim, o terceiro destaque da lista vai para Sweeney Todd. Sem dúvidas, não é uma das obras mais conhecidas da carreira do ator, mas tem um peso todo especial pelo reconhecimento que ela trouxe. Foi com Sweeney Todd que Johnny Depp conquistou seu Globo de Ouro, consolidando “criticamente” suas atuações.

O filme foi lançado em 2008, e conta a história de Benjamin Barker, um barbeiro que foi obrigado a fugir de Londres, deixando para trás sua esposa e filha. 15 anos depois, ele retorna para a cidade, agora com o nome de Sweeney Todd, e consegue reativar sua barbearia, agora com a meta de se vingar do homem que forjou as acusações que o obrigaram a fugir, Turpin, um juiz que queria ficar sua família.

Assim como Edward, esse também é um filme dirigido por Tim Burton, com o qual Johnny Depp tem uma forte relação profissional e de amizade fora das telas.

Mais da filmografia do ator

Em quase 40 anos de carreira, Johnny Depp conseguiu desempenhar papéis importantes no cinema mundial, como os mencionados acima. No entanto, há muito mais na filmografia do ator do que se possa imaginar:

  • Primeiramente, A Hora do Pesadelo – onde interpreta o personagem Glen Lantz
  • Platoon – com o papel de Gator Lerner
  • Ed Wood – com o personagem que dá nome ao título
  • Tempo Esgotado – interpretando Gene Watson
  • Dead Man – dando vida a William Blake
  • Cannes Man – interpretado Johnny Depp
  • O Bravo – aparecendo como Raphael
  • A Fonte – com o papel de Jack Kerouac
  • Chocolate – interpretando Roux
  • O Libertino – surgindo como John Wilmot
  • Alma Cigana – dando vida a si mesmo novamente
  • Inimigos Públicos – como John Dillinger
  • O Turista – dando vida a Frank Tupelo
  • Tusk – surgindo como G. Lapointe
  • Minamata – interpretando Smith
  • London Fields – como Richard, e muitos outros

O próximo projeto do ator, a sair ainda em 2023, é o filme “La Favorite”, da Netflix, que dará continuidade ao legado de Johnny Depp ao mundo dos cinemas.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui