Cineasta John K.D. Graham
John K.D. Graham - Reprodução Twitter/x John K.D. Graham

John K.D. Graham é um cineasta de destaque dentro da indústria independente de cinema e, embora jovem (para a profissão), tem consolidado sua carreira através de seus filmes com temáticas mais profundas, onde a fé é a base principal.

Neste artigo, vamos mergulhar mais a fundo na história desse diretor, produtor e roteirista, conhecendo mais sobre sua biografia, trabalhos destacáveis, características, prêmios e etc. Acompanhe!

Fatos rápidos sobre John K.D. Graham

  • Nome completo – John DuBose Graham
  • Nacionalidade – Norte-americano
  • Data de nascimento – 21 de janeiro de 1982
  • Famoso como – Cineasta

Quem é John K.D. Graham?

John K.D. Graham é um diretor de cinema independente, famoso por dirigir, roteirizar e produzir filmes cristãos e familiares. Vale lembrar, é claro, que ele também já explorou outros segmentos.

Atualmente com 41 anos de idade, o cineasta tem uma longa carreira dentro da indústria, já tendo exercido as mais variadas funções dentro do processo de produção de filmes, de operador de câmera e eletricista a diretor.

Continue depois da publicidade

Dentre suas criações próprias, vale o destaque para filmes como Home Sweet Home, Catching Faith e Switched. Já em seus trabalhos paralelos, ele também colaborou em obras como o primeiro filme de Os Vingadores, da Marvel.

Por atuar de forma independente, seus filmes são lançados por marcas como a Universal Home Entertainment, PureFlix e a RLJ Entertainment, encontrando-se disponíveis em diversas plataformas.

Vale lembrar que, apesar da confusão dos nomes, John K.D. Graham não é o mesmo John Graham, co-fundador do Studio 8, ex-vice-presidente de produção da Paramount Pictures e produtor de Nosferatu, o novo filme de terror do diretor Robert Eggers, com estreia prevista para 2024. O “K.D.” é efetivamente um cineasta, e trabalha de forma mais ativa em suas obras.

Biografia de John K.D. Graham

Infância

Nascido como John DuBose Graham, John K.D. Graham é natural da região de La Luz, Novo México, nos Estados Unidos da América. Assim, cresceu dentre os desertos rurais dessa área, onde desenvolveu um grande amor pelo folclore.

Continue depois da publicidade

Foi sua curiosidade em contar histórias, bem como a paixão pelo campo das artes, que o levou a Savannah College of Art and Design, no estado norte-americano da Geórgia, onde efetivamente descobriu o cinema.

Início de carreira como assistente de produção

A carreira de John K.D. Graham começa no ano de 2009, ainda trabalhando como assistente de produção em algumas obras. Neste ano em específico, ele cooperou no setor de elétrica e fotografia em curtas e filmes para TV como The Audition, Easier with Practice, Doc West e Dark Country.

Nos anos seguintes, ele ainda continuou exercendo essa função em algumas outras obras. Aliás, com esse papel que ele participou do filme The Avengers – Os Vingadores (2012), um marco importante dentro de sua carreira, mostrando muito bem o profissional multifacetado que é.

Primeiros trabalhos na direção, produção e roteiro

Ainda distante de dirigir o seu primeiro longa-metragem, Graham iniciou também em 2009 seu trabalho como diretor, começando com os curtas I Am Him e Rhea. Já em 2010 ele esteve à frente dos curtas The Joy Thief e Tunnel.

Continue depois da publicidade

Na produção, sua estreia ocorreu justamente com Tunnel, seguida pela minissérie de televisão Alter-Ego, de 2011. E como roteirista, o cineasta co-escreveu as obras I Am Him, Tunnel e Alter-Ego, que foram dirigidas e/ou produzidas por ele, como foi possível observar.

Estreia como diretor em longa-metragem

Acumulando experiência desde 2009, John K.D. Graham finalmente fez sua estreia efetiva como diretor de um longa em 2012, quando dirigiu o filme Home Sweet Home, um suspense do qual também foi produtor e escritor.

A partir de então, foram mais 6 longas sob sua direção: Catching Faith (2015), Wish for Christmas (2016), At Your Own Risk (2018), Catching Faith 2 (2019), Switched (2020) e The Greatest Inheritance (2022), totalizando 7 filmes ao todo.

Projetos recentes

Além dos referidos longas, os projetos mais recentes do cineasta foram na produção, direção e roteirização do curta All That Remains (2022) e da minissérie de televisão Unstained (2023).

Continue depois da publicidade

Vida pessoal

Dono de uma vida pessoal discreta, John K.D. Graham foi casado com a também atriz e cineasta Alexandra Boylan entre janeiro de 2011 e janeiro de 2017, quando o casal se divorciou. Um ponto interessante é que ela colaborou em muitas de suas obras, mesmo após o fim do casamento, como é o caso de filmes e curtas como Catching Faith, Wish for Christmas, Switched e The Greatest Inheritance.

Atualmente, estando em um novo relacionamento, ele vive com sua parceira, a diretora Lava Graham Khonsuwon, em Crow Moon, no Novo México, seu estado norte-americano de origem.

Quais são os principais trabalhos de John K.D. Graham?

Como foi possível observar ao longo de sua biografia, John K.D. Graham conta com um extenso catálogo de produções, variando entre curtas, minisséries para TV e, claro, seus longas.

Neste tópico, vamos conferir com mais detalhes as criações de destaque do cineasta, que, nesse caso, são justamente os sete longas que ele atuou como diretor, além de cumprir outras funções, a depender de cada obra.

Continue depois da publicidade

Assim, será possível observar com mais clareza a forma de trabalho de Graham, e as temáticas que ele costuma abordar dentro de suas produções. Acompanhe!

Home Sweet Home (2012)

Em Home Sweet Home, somos apresentados à história de Gwen Stevens, uma mulher que, após enfrentar uma série de reviravoltas financeiras, se vê obrigada a retornar à casa de sua infância, que estava abandonada.

Nesse retorno ao passado, Gwen reacende suas memórias e relações com o local, porém, uma surpresa inquietante aguarda por ela. Ela descobre que sua antiga casa não está tão deserta quanto imaginava, pois alguém misterioso está vivendo lá e se recusa a partir.

Situado no deserto do Novo México, longe de qualquer ajuda imediata, o filme mergulha os espectadores em um tenso jogo de gato e rato, à medida que Gwen luta pela sobrevivência, confrontando seus medos, seus segredos do passado e o desconhecido que ameaça sua vida.

Continue depois da publicidade

Roteiro: Alexandra Boylan, Andrew Boylan e John K.D. Graham

Elenco principal: Alexandra Boylan, Raquel Cantu e Christopher Dempsey

Catching Faith (2015)

Catching Faith narra a história de Alexa, cuja vida parece perfeita aos olhos de todos. Seu filho brilha como a estrela do time de futebol do ensino médio, sua filha é uma estudante exemplar e seu marido é o diretor financeiro de uma próspera startup.

No entanto, a morte repentina de seu pai desencadeia uma reviravolta em sua cuidadosamente construída imagem social, forçando-a a embarcar em uma jornada de autodescoberta.

Continue depois da publicidade

O filme nos leva a refletir sobre a importância das aparências e as complexidades da vida por trás delas. À medida que Alexa enfrenta as mudanças em sua vida, ela descobre que há muito mais do que simplesmente manter uma fachada.

Roteiro: Alexandra Boylan, John K.D. Graham e Andrea Polnaszek

Elenco principal: Lorena Segura York, Garrett Westton e Bill Engvall

Wish for Christmas (2016)

Wish for Christmas trata sobre a vida de uma estudante do último ano do ensino médio que enfrenta um dilema: seus pais informam que ela deve abrir mão da dança de inverno da cidade para comparecer ao serviço da véspera de Natal na igreja. Em um momento de frustração, ela faz um desejo inusitado que traz consequências desastrosas para sua família e comunidade: ela deseja que a fé deles desapareça.

Continue depois da publicidade

Arrependida, ela embarca em uma missão para restaurar a fé de todos. Ao longo do caminho, seu próprio coração é transformado, e ela descobre o verdadeiro significado do espírito de Natal.

Roteiro: Alexandra Boylan, John K.D. Graham e Andrea Polnaszek

Elenco principal: Joey Lawrence, Leigh-Allyn Baker e Anna Fricks

At Your Own Risk (2018)

Em At Your Own Risk, somos levados a uma jornada protagonizada por duas mulheres determinadas. Elas embarcam em uma aventura audaciosa com o objetivo de resgatar suas carreiras em perigo, mas acabam se deparando com uma revelação surpreendente: para salvar o que mais importa, precisam, antes de tudo, salvar a si mesmas.

Continue depois da publicidade

Roteiro: Andrew Boylan

Elenco principal: Helenna Santos, Alexandra Boylan e Jeff Schroeder

Catching Faith 2 (2019)

Em 2019, John K.D. Graham dirigiu a continuação de Catching Faith: Catching Faith 2. A obra novamente trata da família Taylor, que enfrenta uma série de desafios no momento.

Alexa está começando a trabalhar em seu emprego dos sonhos, mas é sobrecarregada pelo cuidado de sua mãe, que sofre de Alzheimer. Beau, seu filho, acabou de perder sua carreira profissional no futebol, devido a uma lesão, e Ravyn, sua filha, precisa de ajuda para planejar, em cima da hora, o seu casamento.

Continue depois da publicidade

Agora, a solução é contar com o apoio dos amigos e permitir-se ser guiada pela fé, a fim de encontrar a força para enfrentar a onda de drama e tragédia que se abate sobre suas vidas.

Roteiro: Alexandra Boylan e Andrea Polnaszek

Elenco principal: Bill Engvall, Lorena Segura York e Alexandra Boylan

Switched (2020)

Switched narra uma história de superação e empatia. Cassandra Evans, cansada de ser vítima de bullying, decide tomar uma atitude extraordinária. Ela faz uma prece sincera para que sua rival, Katie Sharp, possa finalmente entender o que é viver um dia em seus próprios sapatos. Mas a resposta a essa prece é algo que ninguém poderia prever: elas são misteriosamente “trocadas”

Continue depois da publicidade

Dessa forma, a obra conduz quem acompanha a história por dentro de uma jornada de autodescoberta, onde Cassandra e Katie se encontram presas nas vidas uma da outra. Agora, precisam enfrentar os desafios e dilemas que nunca imaginaram vivenciar.

Roteiro: Alexandra Boylan, John K.D. Graham e Andrea Polnaszek

Elenco principal: Miya Horcher, Madeleine Byrne e Denise Richards

The Greatest Inheritance (2022)

Já o último longa dirigido por John K.D. Graham foi The Greatest Inheritance. O filme gira em torno de irmãos distantes. Eles se reúnem em sua cidade natal para enterrar a mãe falecida e reivindicar a herança que lhes foi deixada. No entanto, acabam descobrindo que a mãe escondeu o título de toda a propriedade em algum lugar.

Continue depois da publicidade

À medida que os irmãos se unem para encontrar o documento desaparecido, eles também se vêem confrontados com segredos de família há muito tempo enterrados e desenterram memórias do passado. A história não é apenas sobre a busca por uma herança material, mas também sobre a busca pela verdade, o perdão e a reconciliação em uma família fragmentada.

Roteiro: Alexandra Boylan, John K.D. Graham e Andrea Polnaszek

Elenco principal: Mena Suvari, Cameron Kelly e Jaleel White

Colaboradores frequentes

Um ponto bem interessante dentro da carreira de John K.D. Graham, e que foi possível ao observar no tópico acima, é que o cineasta conta com alguns colaboradores bastante frequentes em suas produções. Esse é o caso de nomes como:

Continue depois da publicidade
  • Alexandra Boylan – a ex-esposa de Graham co-escreveu 6 dos 7 longas do cineasta, além de ter atuado em 3 de suas obras;
  • Andrea Polnaszek – roteirista que co-escreveu 5 dos seus 7 longas;
  • Lorena Segura York – a atriz atuou em dois longas de Graham;
  • Andrew Boylan – o roteirista co-escreveu dois longas do cineasta;
  • Bill Engvall – a atriz atuou em dois longas de Graham.

Prêmios e indicações

Além de já ter uma carreira extensa, John K.D. Graham é um cineasta bastante premiado. Dentre seus prêmios, um destaque fica por conta do Kairos Pro Prize no Movie Guide Awards de 2019, dado pelo roteiro do filme Switched.

Outro ponto importante dentro desse contexto é quanto a busca do cineasta de incluir mulheres e indivíduos de outras identidades/expressões de gênero em suas obras. Isso faz com que muitos de seus filmes tenham o Selo ReFrame, onde esses grupos são sub-representados ao menos quatro dos oito dos papéis-chave.

Considerações finais

Como foi possível observar, John K.D. Graham vem construindo uma carreira de destaque dentro da indústria cinematográfica, mesmo de forma independente. Assim, já conta com um catálogo extenso de filmes sob seu comando.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui