Chris Evans - Disney Plus
Chris Evans - Disney Plus

Chris Evans é um dos atores mais famosos de Hollywood, principalmente por interpretar o Capitão América, da franquia Vingadores, da Marvel, mas também por outros papéis e alguns assuntos não relacionados com a arte cênica. Desse modo, a história desse artista cheio de personalidade é muito interessante e merece atenção.

E hoje, nós trouxemos para você conhecer toda a trajetória desse astro. Vamos desde sua infância, onde já demonstrava amor e aptidão para a atuação, até os dias de hoje, quando encanta uma legião de fãs ao redor do mundo, pelo seu carisma, pelo talento e por suas convicções.

Então, não deixe de ler até o final para saber tudo sobre Chris Evans.

Infância de Chris Evans

Chris Evans, cujo nome completo é Christopher Robert Evans, nasceu em 13 de junho de 1981, em Boston, Massachussets, EUA. Filho de Lisa Marie Evans (seu nome de solteira era Capuano), e G. Robert Evans III, ele tem ascendência italiana e irlandesa, por parte da mãe, e britânica e alemã, por parte do pai.

A mãe de Chris Evans é diretora de arte e o pai, dentista. Eles se divorciaram em 1999, depois de ter mais 3 filhos além de Chris. Carly, que é professora de teatro em uma escola do ensino médio; Scott, que também é ator; e Shanna, que chegou a trabalhar no departamento artístico de dois filmes.

Quando criança, Chris Evans sonhava em ser artista plástico e até demonstrava levar bastante jeito para isso. Tanto que ele ajudava a mãe a produzir os cenários das peças escolares do colégio onde ela trabalhava na época. Entretanto, na primeira vez em que ele pisou no palco para atuar em uma peça, caiu de amores pela atuação e decidiu que era isso que queria fazer para sempre.

Então, quando Chris estava com 16 anos e tinha acabado de se formar no colégio, se mudou para Nova York para fazer aulas de teatro no Lee Strasberg Theatre and Film Institute.

Chris Evans: início de carreira e primeiros trabalhos

Biodiversity Wild About Life - Chris Evans IMDb
Biodiversity Wild About Life – Chris Evans IMDb

Logo que começou a se dedicar à carreira de ator, Chris Evans fez alguns pequenos trabalhos, como um vídeo educacional, chamado Biodiversity: Wild About Life!. Ele também aparecia nos tabuleiros do jogo Mystery Date, da Hasbro, como o personagem “Tyler”.

Sua estreia nas telonas aconteceu no filme “Não é mais um besteirol americano”, quando interpretou o popular Jake Wyler. Na trama, era desafiado a deixar a garota mais “desengonçada” da escola popular e fazer dela a rainha do baile. O filme era uma sátira de várias comédias românticas, como Ela é demais, dentre outras.

Depois de protagonizar esse filme, Evans trabalhou em Nota máxima. E também Celular: um grito de socorro, onde Ryan, seu personagem, acaba sendo levado a ajudar uma mulher que havia sido sequestrada.

Outros trabalhos

O galã ainda atuou em produções independentes de Chicago, como London e Fierce People. Depois, Chris Evans deu vida a Johnny Storm, o Tocha Humana, em Quarteto Fantástico e à sua sequência, Quarteto Fantástico e o surfista prateado.

Apesar dessa franquia ter sido considerada um fracasso comercial, a atuação de Evans no segundo filme foi muito elogiada pela crítica. Inclusive, lhe rendeu até indicações a prêmios.

Atuando ao lado de Keanu Reeves, ele ainda estrelou Os reis da rua, em 2008. Em 2009, o astro fez um filme de ficção científica, Heróis, junto com Camilla Belle e Dakota Fanning. Nesse longa Chris dispensou o uso de dublês e fez todas as cenas eletrizantes de lutas, que eram longas e difíceis de gravar. Inclusive, chegando a se machucar durante as filmagens. 

Já em 2010, ele fez mais um filme independente, Código de Honra, dirigido por Adam e Mark Kassen. Filmado no Texas, em 2011 esse longa foi selecionado para ser estreado no Festival de Cinema de Tribeca, no décimo aniversário do evento, como um projeto de destaque.

E por falar em atuação elogiada, Chris Evans foi Lucas Lee, no aclamado Scott Pilgrim contra o mundo. E Jake Jensen, em Os perdedores, ambos adaptações de histórias em quadrinhos.

Chris Evans e a ascensão da carreira

Avengers/Capitão América - Divulgação
Avengers/Capitão América – Divulgação

Chris Evans já estava ficando bem conhecido no meio artístico e tinha um grande número de fãs, quando em 2010, ganhou seu papel de maior destaque: Steve Rogers, o Sentinela da Liberdade, o eterno Capitão América.

Nesse mesmo tempo, ele também havia recebido escalação para protagonizar a comédia romântica Qual seu número?, ao lado de Anna Faris. Com medo de não conseguir conciliar os dois projetos, ele cogitou declinar de algum deles, mas acabou ficando com os dois.

Inicialmente, a Marvel ofereceu um contrato para que ele fizesse 9 filmes como Capitão América, mas Evans rejeitou, por medo de ter sua imagem desgastada por ficar tanto tempo com um único personagem. Então, o estúdio reduziu o contrato para 6 filmes e ele assinou.

Depois de interpretar Steve Rogers em Capitão América: o primeiro vingador, ele voltou a encarnar o personagem, em 2012, no filme Vingadores. E antes de gravar o terceiro filme, Capitão América: Soldado Invernal, ao lado de Sebastian Stan, Samuel L. Jackson, Scarlett Johansson e Robert Redford, Evans ainda substituiu James Franco em O homem de gelo, aparecendo totalmente diferente, de peruca longa e barba.

Outros filmes

Expresso do amanhã - Divulgação
Expresso do amanhã – Divulgação

Nessa mesma época, ele também estrelou Expresso do Amanhã, um filme do diretor coreano Joon-Ho Bong. Então, no mesmo ano em que Capitão América: Soldado Invernal estreou, 2014, Chris Evans protagonizou, junto com Michelle Monaghan, a comédia romântica Deixa Rolar. E ainda iniciou sua carreira como diretor, ao atuar e dirigir o longa Antes do adeus que, aliás, teve sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Toronto.

Já em 2015 e 2016, Chris continuou com a sequência de filmes de seu contrato com os estúdios Marvel, em Vingadores: Era de Ultron, e Capitão América: Guerra Civil, respectivamente.

Em 2018 e 2019, o Capitão América voltou à telona interpretado por Chris, em Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato. Em entrevista, Chris Evans havia levantado a possibilidade de renovar o contrato com a Marvel, mas depois do último filme, ele afirmou categoricamente que havia sido sua última atuação como o Sentinela da Liberdade.

Chris Evans depois da era Marvel

Missão no mar vermelho - Divulgação
Missão no mar vermelho – Divulgação

Chris Evans já havia expressado publicamente a intenção de trabalhar mais como diretor em seus trabalhos depois do fim de seu contrato com os estúdios Marvel. Entretanto, ele já atuou bastante depois disso, tendo protagonizado o thriller original da Netflix Missão no Mar Vermelho, como um agente israelense do Mossad, além do suspense Entre facas e segredos, e que foi muito elogiado.

Chris Evans, inclusive, estava cotado para aparecer em Os Eternos, mas não pôde aceitar devido a conflitos de agenda. Ele também atuou como Andy Barber, na série Defendendo Jacob, da Apple TV+.

Saindo totalmente do que lhe é usual, Evans dublou o amado personagem Buzz Lightyear, na animação da Disney Lightyear. Aliás, ele afirmou em entrevista que, embora tenha feito tantos personagens adaptados de histórias em quadrinhos, na verdade ele nunca foi muito fã do gênero, preferindo desenhos infantis, principalmente os da Disney.

Inclusive, ele afirma ter decorado e saber até hoje as canções de A Pequena Sereia.

Relacionamentos e vida pessoal

Chris Evans e sua mãe - divulgação
Chris Evans e sua mãe – divulgação

Chris Evans sempre deixou claro sua proximidade com a família, em especial com a mãe. Tanto que ele conta que, logo após ter perdido a virgindade, a primeira coisa que fez foi ir para casa e contar à mãe!

Ele também conta que ela é sempre a primeira pessoa a saber quando ele conhece uma mulher e que ela o aconselha em tudo. E, por falar em mulher, apesar do que era de se esperar de um galã bonito e um dos mais bem pagos de Hollywood, Chris Evans não é um “mulherengo” inveterado e nem se envolve em escândalos amorosos.

Seus relacionamentos costumam ser discretos, durar um certo tempo e depois terminar de maneira amigável. Afinal, ele é visto com certa frequência em companhia de suas ex-namoradas, com as quais mantém amizade.

Evans namorou muitas beldades da indústria cinematográfica, como Jessica Biel. Com a qual teve um relacionamento de cerca de 5 anos, entre rumores, flagras de paparazzi e muita especulação, já que nenhum dos dois gostava muito de expor a relação. Depois de finalmente haver uma confirmação do namoro, os dois até comparecerem juntos e de mãos dadas em alguns eventos e Jessica afirmar em uma entrevista à Cosmopolitan que eles desejavam se casar e ter filhos em breve, o romance acabou abruptamente e sem explicações ao público.

Outros relacionamentos

Depois disso, Jessica seguiu com a vida, se casou com Justin Timberlake e teve um filho com ele. Já Chris continuou solteiro, apenas havendo rumores sobre relacionamentos com algumas estrelas. Alguns exemplos são Gisele Bundchen, Vida Guerra, Kristin Cavallari, Sandra Bullock, Elizabeth Olsen e muitas outras. Contudo, nenhum desses boatos passou disso.  

Christina Ricci e o galã até chegaram a engatar um romance, tendo ido a eventos sociais juntos e posado para fotos, mas eles nunca revelaram quando o affair teria começado e nem quando ou como terminou, o que só fez aguçar ainda mais a curiosidade dos fãs.

O relacionamento mais longevo de Chris Evans de que se tem conhecimento, foi com a também atriz e estrela de Charlie ‘s Angels, Minka Kelly. Afinal, eles ficaram juntos por mais de 6 anos, sem terminar nenhuma vez. E, depois de terem oficialmente rompido, eles ainda foram vistos juntos passeando com seus cães, mas, ao que tudo indica, era apenas a amizade característica dos antigos amores de Chris Evans.

Outros relacionamentos

Lily Colins - Divulgação Netflix
Lily Colins – Divulgação Netflix

Em 2015, Chris e a modelo e atriz Lily Collins foram várias vezes flagrados saindo juntos, mas o relacionamento não avançou. Ele também foi visto, depois disso, na companhia de outras belas mulheres, como a atriz de Crepúsculo, Ashley Greene e a também atriz Amy Smart, dentre outras.

De 2016 até o fim de 2018, Chris Evans namorou a companheira de profissão, Jenny Slate. Eles se conheceram durante as gravações de Um laço de amor. O casal parecia estar muito apaixonado e diziam frases melosas como”ela é minha humana preferida” e “ele tem um coração de ouro”, o que fazia os fãs suspirarem e a internet surtar!

Mas, depois, o relacionamento acabou sem nenhuma explicação oficial. Entretanto, em uma entrevista, Chris afirmou que ele “não era o homem que ela esperava que fosse”.

No momento, o galã de 41 anos não está oficialmente namorando com ninguém. Mas disse em uma entrevista que ainda sonha em se casar e ser pai, pois, segundo ele “as coisas simples da vida, como enfeitar a árvore de natal e esculpir abóboras” são as coisas que ele mais ama e espera fazer.

Enquanto isso não acontece, Chris dedica todo o seu amor ao seu cachorrinho, o Dodger, que foi adotado pelo ator em um abrigo para cães em 2015, durante as filmagens de Um Laço de Amor.

As crenças de Chris Evans

Chris Evans e seus irmãos foram criados na Igreja Católica, porém, quando mais velho, ele passou a mostrar tendência ao panteísmo, que é uma ideologia baseada na crença de que o Universo tem uma alma e de que a sua totalidade é um deus.

Ele também demonstrou grande interesse nos ensinos do budismo, principalmente no que diz respeito ao amor ao próximo e à caridade.

Por falar em caridade, Chris Evans tem fama por ajudar crianças em situação de vulnerabilidade social e em recuperação de doenças. Ele visita regularmente o Hospital Infantil de Boston e é participante ativo das instituições sem fins lucrativos Got Your 6 e Breast Cancer Care.

Inclusive, em 2015, ele se fantasiou de Capitão América e foi visitar, ao lado do companheiro de elenco Chris Pratt, o Hospital Infantil de Seattle para a alegria da garotada internada.

A visita foi fruto de uma aposta entre os dois em cima do Super Bowl daquele ano, pois Chris Evans é um torcedor apaixonado do New England Patriots. Aliás, o time de Evans ganhou naquele ano e mesmo assim ele foi fazer a visita ao lado de Pratt.

Chris Evans e a política

Além de ser adepto às obras de caridade, Chris Evans também é muito ativo na política. Ele nunca fica em cima do muro a respeito de suas opiniões e usa a internet e as redes sociais para expressá-las publicamente.

Durante as campanhas eleitorais de 2016, ele foi “cabo eleitoral” de Hillary Clinton. Depois, criticou duramente as ações do então presidente Donald Trump em diversas ocasiões.

Evans também fez críticas severas depois que o estado do Alabama instituiu a “Lei de Proteção à Vida Humana”, em maio de 2019. Usando os meios de comunicação, ele disse “Se você não se preocupa com Roe contra Wade, você não está prestando atenção”, além de ter chamado o ato do governo do Alabama de “absolutamente inacreditável”.

Essa lei estabeleceu várias regras e praticamente proibiu o aborto naquele estado.

Em meados de 2020, Chris Evans lançou, em parceria com a empresária Joe Kiani e o também ator e diretor Mark Kassen, um endereço eletrônico, intitulado “A Starting point”, que tem o intuito de, segundo eles “apresentar os pontos de vista republicanos e democratas em dezenas de questões do quadro político atual”.

Ainda segundo eles, “a intenção é envolver pessoas comuns na política dos Estados Unidos e formar cidadãos empáticos, informados e responsáveis”.

Chris Evans: curiosidades

Chris Evans, tem uma certa aura de mistério e mito, não só em seus relacionamentos, dos quais ele não costuma dar detalhes e nem mesmo falar sobre, mas também em outros pontos.

Por exemplo, suas tatuagens. Ele tem várias delas, e todas tem algum significado especial. Porém, ele nunca revela quais são, pois, segundo ele, é um assunto íntimo já que as tattoos são homenagens para entes queridos e amigos.

Outra curiosidade sobre o ator, e que não é nada tão dramático como as tatuagens, é que ele tem um apelido curioso: “Dorito”! Isso por causa do formato de seu corpo, que lembra o do salgadinho. Essa alcunha foi dada por alguns fãs, o que virou meme na internet.

Então, quando seus companheiros de elenco de Vingadores souberam, passaram a chamá-lo assim nos sets de filmagem. Com o passar do tempo, a maioria do pessoal parou de chamá-lo de Dorito. Mas Robert Downey Jr. não, e até hoje continua com o apelido!

Conclusão

Chris Evans, apesar de ser considerado muito atraente, tem muitas inseguranças. Ele tem timidez e fez terapia por muito tempo para tratar transtornos como a depressão e a ansiedade. Ele diz que quase recusou o papel de sua vida, como Capitão América. Tudo isso exatamente por se sentir muito inseguro devido à pressão que sabia que iria sofrer para estar sempre em sua melhor forma para interpretar o herói.

Contudo, com tratamento profissional e livros de autoajuda, o ator conseguiu superar seus medos. E, como sabemos, arrasou no papel que dificilmente será desassociado de sua imagem.

E aí, curtiu saber mais sobre a personalidade do ator por trás do “Cap”? Sendo ele tão talentoso e jovem, certamente podemos esperar muita coisa ainda por vir de Chris Evans. Afinal, sua trajetória até aqui nos mostra como ele é notável, não só como o astro bonito de Hollywood, mas também como um ser humano decente e socialmente responsável. O que certamente deixaria o Capitão América orgulhoso!

Compartilhe conosco nos comentários o que você acha do Chris Evans e não deixe de voltar aqui para conhecer a história de outras celebridades interessantes como ele!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui