Dora Milaje
Imagem: Dora Milaje/ Marvel Comics

As Dora Milaje são um exército muito poderoso, formado pelas maiores guerreiras do Reino de Wakanda. Mas além disso, elas são responsáveis diretas pela segurança do Pantera Negra e de toda a família Real.

Em essência, elas são defensoras leais, dispostas a sacrificar sua própria vida para proteger seu país. Sem contar que utilizam equipamentos com tecnologia de ponta, além de armaduras e suas incríveis lanças de Vibranium.

Seu treinamento é extremamente rigoroso e começa muito cedo, logo durante a infância, afim de que elas se tornem exímias combatentes, sendo praticamente invencíveis no campo de batalha.

Elas apareceram pela primeira vez na revista “Pantera Negra, vol.03 #01″ em novembro de 1998, sendo introduzidas na trama pelo roteirista Christopher Priest e desenhadas por Mark Texeira.

Nos primórdios de Wakanda o primeiro Pantera Negra uniu as forças de várias tribos diferentes para combater um mal em comum. Desde essa época eles se estabeleceram como uma grande nação liderada pelo Pantera Negra.

Dora Milaje
Imagem: Pantera Negra e as Dora Milaje/ Marvel Comics

Entretanto, foi necessário criar certos costumes e políticas entre as tribos para que a paz fosse mantida. O nascimento das Dora Milaje foi um modo que o Rei encontrou para manter a fidelidade de todos os líderes tribais.

Originalmente, se tratavam um grupo de mulheres guerreiras que atuavam como guarda-costas do Rei. Cada uma vinha de uma tribo diferente de Wakanda e segundo a tradição, também seriam as candidatas a se tornarem esposas do Pantera Negra.

Desse modo, mantinha-se a paz no reino, uma vez que todas as tribos teriam sua oportunidade de também chegar ao poder.

Durante uma determinada fase dos quadrinhos, o Pantera Negra decidiu abolir a tradição das Dora Milaje. Entretanto, o cancelamento do seu casamento com a estrangeira Monica Lynne acabou causando uma certa instabilidade entre as tribos de Wakanda.

Visando manter a tranquilidade no reino, ele reinstituiu o antigo costume, mas passou a não ver mais as mulheres com nenhum tipo de interesse para o matrimônio, mas sim como se fossem apenas suas filhas.

As principais Dora Milage das HQ’s

Todas as Dora Milaje são muito fortes, mas sempre existem as personagens que se destacam dentro do grupo, tanto por participarem mais intensivamente nas missões do Pantera Negra como por serem mais carismáticas ou mais habilidosas que as demais.

Nossa equipe montou uma lista com aquelas que participaram de arcos importantes. Conheça melhor cada uma delas:

Okoye

Okoye foi uma das duas primeiras mulheres a se tornar Dora Milaje após a retomada dos costumes antigos por T’Challa. Ela sabia que o título de esposa em treinamento era apenas uma formalidade e que o rei não alimentava nenhum sentimento.

Okoye
Imagem: Okoye/ Marvel Comics

Por conta disso, focou seus esforços nos treinamentos e se tronou uma das maiores guerreiras de Wakanda.

Nakia

Nakia foi a outra mulher escolhida junta de Okoye para compor a nova ordem das Dora Milaje. Entretanto, diferentemente de sua companheira, era apaixonada por T’Challa e tinha esperanças em se tornar sua rainha.

Seus ciúmes por T’Challa faria com que ela tivesse problemas com a ordem e abandonasse as Dora Milaje, se tornando mais tarde uma vilã.

M’yra

M’yra é uma fiel Dora Milaje que perdeu seu posto após sofrer um ferimento que lhe custou o braço. Tornou-se uma mercenária após ser destituída de seu título, vagando pelo continente africano.

Foi dessa forma que descobriu a existência de grupos extremistas que não concordavam com o governo de Wakanda. Ela transmitiu suas descobertas para Shuri, a irmã de T’Challa, se tornando sua guarda-costas.

Aneka

Aneka é uma guerreira indicada por T’Challa para treinar as outras Dora Milaje em como enfrentar os robôs do Doutor Destino. Ela foi condenada à morte pela rainha Ramonda por ter matado o líder de um vilarejo, apesar ser um molestador de mulheres.

Dora Milaje
Imagem: Aneka/ Marvel Comics

Com a ajuda de Ayo, sua companheira de equipe, fugiu da prisão antes de sua execução e juntas, as duas se tornaram vigilantes em Wakanda.

Ayo

Ayo foi a única Dora Milaje a defender Aneka após o assassinato do chefe de vilarejo que abusava de suas mulheres. Após a condenação de Aneka, Ayo roubou duas armaduras de Anjos da Meia-noite para resgatar sua companheira da prisão.

As duas se tornaram heroínas conhecidas em Wakanda, ajudando vilarejos que estavam sob domínio de malfeitores.

Anjos da Meia-Noite

A função das Dora Milaje sempre foi voltada para a defesa do Reino, porém, um subgrupo foi criado para especificamente para missões de ataque e ficou conhecido com Anjos da Meia-Noite.

Apenas as melhores guerreiras são escolhidas para compor essa equipe, que é liderada por Teela.

Anjos Da Meia Noite
Imagem: Anjos Da Meia Noite/ Marvel Comics

O grupo foi formado pela primeira vez, após Doutor Destino ter roubado todas as reservas de Vibranium de Wakanda. A mando de T’Challa e contando com a ajuda do mercenário Deadpool, as Anjos da Meia-Noite tinham a missão clara de matar vilão.

A inspiração para o exército das Dora Milaje

O universo de Pantera Negra e toda Wakanda no geral, faz muitas referências históricas à cultura africana, e por mais incrível que pareça, um grupo muito parecido com as Dora Milaje existiu na vida real.

A Guarda Real de T’Challa foi inspirada nas Ahosi, também chamadas de Mino que eram protetoras do Reino do Daomé, a atual República do Benin, até o final do século XIX. Seu nome significa “nossas mães” no dialeto do povo Fon.

Elas recebiam treinamento militar desde muito cedo para serem as guardiãs do reino e além das guerreiras, outras mulheres também ocupavam lugares de destaque na política e nos cargos burocráticos, algo que era comum na África Ocidental.

Porém, em nenhum lugar do mundo existiu uma tropa formada exclusivamente por mulheres. Em determinado período, seu exército somava algo entre 4 e 6 mil integrantes e elas ficaram conhecidas pelos franceses como as Amazonas do Daomé.

O treinamento de uma Mino era intenso e brutal, procurando transforma-las em guerreiras mortais e fazendo com que elas não sentissem medo e nem dor quando estivessem no campo de batalha.

O exército era armado com lanças, porretes ou facas, mas com a chegada dos europeus no continente, as mulheres aprenderam também a manusear as armas de fogo que eram trazidas por eles.

Durante o final do século XIX, Daomé detinha um grande território que foi conquistado através de suas invasões a países vizinhos e não demorou muito para entrarem em conflito com os franceses que almejavam aquelas terras.

Mesmo com sua tecnologia armamentista mais desenvolvida, os europeus tiveram muita dificuldade em enfrentar Daomé. Segundo fontes históricas, as Mino não hesitavam em avançar nos confrontos corpo a corpo com toda sua brutalidade, decapitando e dilacerando os seus adversários.

Dora Milaje
Imagem: Exército Ahosi/ Acervo histórico

Algumas delas tinham tanta raiva e ódio, que espancavam seus inimigos até a morte, algo que causava um pânico generalizado entre os soldados.

Isto fez com que os franceses precisassem reforçar suas tropas com a cavalaria e a infantaria da marinha, além da necessidade de utilizar armamentos mais pesados como as recém inventadas metralhadoras.

O Reino de Wakanda

Wakanda é o mais desenvolvido entre os vários países africanos inseridos no Universo Marvel, e fica localizado na África Subsaariana, sendo o lar do super-herói Pantera Negra.

O país foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, aparecendo pela primeira vez na revista Fantastic Four #52 em julho de 1966.

Se trata da nação mais avançada do mundo, tanto social quanto tecnologicamente, podendo ser descrita como uma utopia “afro-futurista”, onde a ciência avançada e as tradições antigas se unem em perfeita harmonia.

Pantera Negra é um título cerimonial e religioso dado ao chefe da Tribo Pantera e como parte da cerimônia, o escolhido tem direito ao uso de uma erva em forma de coração que aumenta seus atributos físicos em níveis super-humanos.

Wakanda está localizada na África Oriental, embora sua localização exata tenha variado nas com o passar dos anos. No UCM, o país se encontra ao norte do Lago Turkana fazendo fronteira com Quênia, Etiópia, Uganda e Sudão do Sul, localidade foi estabelecida no filme Capitão América: Guerra Civil.

Wakanda
Imagem: Wakanda/ Marvel Comics

Nas histórias mais recentes escritas por Ta-Nehisi Coates, estabeleceu-se o país fica próximo ao Lago Vitória fazendo divisa com países fictícios como Mohannda, Canaã, Azania e Niganda.

No filme “Pantera Negra” de 2018, é confirmado que se trata de um país sem litoral, com montanhas e selvas em torno de suas fronteiras, fatores estes que ajudaram a nação a isolar-se de possíveis ataques.

As tradições e o desenvolvimento de Wakanda

A linhagem real de Wakanda começa com Bashenga, que acredita-se ser o primeiro rei do país e o primeiro Pantera Negra, 10.000 anos antes de T’Challa. Existem cerca de dezoito tribos no país, sem contar as Dora Milaje.

No passado distante, um enorme meteorito maciço composto de Vibranium (um elemento capaz de absorver o som, dentre outras propriedades especiais) caiu em Wakanda e ficou conhecido entre os wakandanos como Mena Ngai.

A radiação do Vibranium se espalhou por grande parte da flora e da fauna do país, incluindo a erva em forma de coração comida pelos membros do Culto da Pantera.

Através deste culto, auxiliados pelas propriedades da erva, eles se tornaram a tribo dominante do país, com o seu líder sendo chamado de Pantera Negra.

Wakanda
Imagem: Wakanda/ Marvel Comics

T’Chaka vendia pequenas quantidades do valioso minério, enviando silenciosamente as maiores mentes do país para estudarem no exterior.

Estas articulações inteligentes, somadas ao desenvolvimento causado pelo conhecimento das propriedades do Vibranium, fez com que Wakanda se tornasse uma das nações mais avançadas.

O país também possui certamente o exército mais poderoso do mundo, porém, algumas medidas foram tomadas para esconder seu poderio militar, no intuito de evitar reações agressivas de outras nações.

Dora Milaje
Imagem: Dora Milaje/ Marvel Studios

E aí, o que achou do perfil que montamos sobre as poderosas guerreiras Dora Milaje? Deixe sua opinião pra gente nos comentários e continue acompanhando nossas notícias e análises.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui