Wakanda, ou como é conhecido oficialmente Reino de Wakanda, é um pequeno país localizado no coração do continente africano, que se destaca como uma das nações tecnologicamente, cientificamente e socialmente mais avançados do planeta, nas histórias da Marvel.

O território fictício foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, sendo citado pela primeira vez na revista Fantastic Four #52 em julho de 1966, publicada pela Marvel Comics, onde também fomos apresentados ao super-herói Pantera Negra.

Wakanda pode ser facilmente descrita como uma utopia “afro-futurista”, onde a tecnologia mega-avançada e as tradições antigas se conectam perfeitamente. Seu povo convive em perfeita harmonia e a sociedade prospera a cada que passa.

A nação fica localizada na África Subsaariana, sendo governada pelo líder da Tribo Pantera, o Pantera Negra, um título que é passado de geração em geração desde os primórdios da civilização.

Wakanda
Imagem: Wakanda/ Marvel Comics

A mais de 10.000 anos atrás, um enorme meteorito maciço composto basicamente por Vibranium, caiu em Wakanda. Este elemento é muito poderoso e os nativos daquela região batizaram a imensa rocha, que se assemelhava à uma montanha, como Mena Ngai.

O material é considerado como uma das matérias primas mais fantásticas do universo Marvel, tendo a capacidade de absorver e repelir todas as vibrações ao seu redor, bem como a energia cinética direcionada a ela.

Com o passar dos anos, os habitantes da região aprenderam a utilizar os benefícios e as propriedades específicas do misterioso material, e utilizaram-no para iniciar os moldes da sua nação.

Contudo, a exposição ao Vibranium também transformou alguns dos nativos em criaturas selvagens, que eram considerados como demônios. Nas HQ’s, até hoje em Wakanda, ainda existe uma taxa elevada de mutações, devido a radiação emitida pelo material.

Na época, Bashenga orou para a sua Deusa Pantera, pedindo a força necessária para conter aqueles monstros. Ao firmar uma aliança entre as tribos locais, ele conseguiu derrotar os monstros e fundou Wakanda, se tornando assim, o primeiro Pantera Negra.

Existem cerca de dezoito tribos no país, sem contar as “Dora Milaje”, que se trata de uma guarda real formada por mulheres de cada uma das tribos e “noivas em potencial” do rei, como forma de manter a paz entre as tribos.

Pantera Negra é na verdade, um título cerimonial e religioso dado para o líder da Tribo Pantera, que ao participar do Culto da Pantera, ganha o direito de consumir uma erva em formato de coração.

Wakanda
Imagem: Erva Coração/ Marvel Comics

A radiação do Vibranium se espalhou por grande parte da flora e da fauna do país, dando características especiais à esta planta específica, que ao ser consumida na cerimônia, é capaz de aumentar os atributos físicos da pessoa que o consome para níveis quase super-humanos.

T’Challa, é o atual Pantera Negra, sendo filho mais velho de T’Chaka, que foi morto pelo arquirrival Ulysses Klaw, e teve seu posto assumido pelo irmão S’yan, até que o jovem príncipe tivesse idade para governar Wakanda.

Durante seu reinado, T’Chaka decidiu manter o território completamente isolado do resto do mundo, para que a nação ficasse protegida dos ataques externos que certamente aconteceriam em busca do poder do Vibranium.

A localização do País

Birnin Zana é a capital e também a maior cidade do Reino de Wakanda, que se encontra localizado na África Oriental, embora sua posição exata no mapa tenha variado com o passar dos anos e no decorrer das histórias.

No Universo Cinematográfico da Marvel, o país se encontra ao norte do Lago Turkana fazendo fronteira com Quênia, Etiópia, Uganda e Sudão do Sul. Essa localidade foi estabelecida pela primeira vez no filme “Capitão América: Guerra Civil”.

Nas HQ’s mais recentes escritas por Ta-Nehisi Coates, ficou estabelecido que o reino fica próximo ao Lago Vitória e também faz divisa com países fictícios como Mohannda, Canaã, Azania e Niganda.

Wakanda
Imagem: Wakanda Marvel Comics

No filme “Pantera Negra” de 2019, confirmou-se que se trata de um país sem litoral, com montanhas e selvas em torno de suas fronteiras, fatores estes, que ajudaram a nação a manter-se isolada.

Internamente, Wakanda consiste em vales com rios exuberantes, cadeias montanhosas ricas em recursos naturais e uma capital fabulosa que integra a tecnologia futurista com desenhos tradicionais africanos.

Birnin Zana é considerada uma cidade inteligente, onde os pedestres caminham por ruas cheias de comércio que não possuem tráfego de carros, sendo que as pessoas se locomovem através de veículos parecidos com metrôs, chamados Maglev.

Os edifícios Wakandanos são extremamente modernos, mas ainda assim incorporam vários elementos tradicionais africanos, como telhados de palha e jardins suspensos em algumas das estruturas mais altas.

Bandeira
Imagem: Bandeira de Wakanda/ Marvel Comics

As tradições em Wakanda

Wakanda contém uma série de cultos religiosos, que são baseados em Deuses das culturas de vários lugares, e não só da África. O Panteão do povo wakandano é conhecido como Orixás, e o povo respeita suas raízes até os dias atuais.

Tot o Deus da Lua e da sabedoria e Ptá, o Formador, por exemplo, são divindades egípcias da época dos faraós, Kokou é um orixá guerreiro de Benin e Mujaji é uma Deusa da chuva cultuada pelo povo Lovedu da África do Sul.

Outras divindades são cultuadas em Wakanda, como Sacmis e Sobeque, além dos Deuses gorilas, adorados pela tribo Jabari. Bast, a Deusa Pantera, é inspirada pela figura de Bastet, uma Deusa egípcia representada por uma gata negra, que se tornou a principal divindade no país.

Com sua proteção, Bashenga foi capaz de fechar montanha de Vibranium para os estrangeiros, constituindo uma ordem religiosa para protege-lo, e lutou bravamente, impedindo que os “espíritos demoníacos” se espalhassem.

A tribo que viria a se tornar os Jabari, adorava Ngi (inspirado no Deus do povo Iaundé), que foi responsável pela criação do Homem Gorila. Atualmente, a tribo Jabari adora Ghekre, baseado na divindade do povo Baúle, da Costa do Marfim.

M’Baku ou Homem-Gorila, o líder da tribo Jabari, é um dos maiores guerreiros de toda a Wakanda, ficando atrás apenas de T’Challa, o próprio Pantera Negra.

M'Baku
Imagem: M’Baku/ Marvel Comics

Sacmis ou Sekhmet, a poderosa Deusa Leoa, é capaz de tomar a forma de qualquer adorador humano, ou mesmo dos corpos daqueles que forem santificados e sacrificados por seus seguidores, os transformando em avatares humanos.

Com o passar dos anos ela perdeu muitos fieis para o Culto da Deusa Pantera, apesar de Sacmis manifestar-se fisicamente diante de seus seguidores, enquanto Bast somente aparece aos sacerdotes.

No filme “Capitão América: Guerra Civil” de 2016, T’Challa chegou a citar Sekhmet e Bast, enquanto explicava sobre as tradições de seu povo:

“Na minha cultura, a morte não é o fim. É mais um ponto de partida. Você se aproxima com ambas as mãos, e Bast e Sekhmet o conduzem aos campos verdes onde você pode correr para sempre.”

Como Wakanda se tornou tão avançada?

Por ter se mantido isolado durante muito tempo, os avanços tecnológicos de Wakanda se desenvolveram de maneira independente ao resto do mundo. As filosofias e metodologias de design são diferentes, e muitas vezes, são incompatíveis com os equipamentos convencionais.

A tecnologia de informática no país é bem mais poderosa do que a de outras nações e completamente imune ao ataque de hackers, por não se basear em códigos binários. Entretanto, ela pode se adaptar para invadir outros computadores convencionais.

O Vibranium foi largamente usado no avanço da civilização wakandana, mas além da imensa fonte desse material específico, o território ainda possui grandes reservas de carvão, diamante e urânio, além de manter uma importante indústria aeroespacial.

Wakanda
Imagem: Wakanda/ Marvel Comics

Mas mesmo com tudo isso, ainda fica a dúvida sobre como o país conseguiu se tornar uma potência tecnológica, se mantendo isolado e não tendo acesso as novas descobertas do mundo exterior.

A resposta para esta pergunta, é que T’Chaka vendia pequenas quantidades de Vibranium para pesquisadores, enviando silenciosamente os alunos mais promissores de Wakanda para estudarem no exterior.

Esta iniciativa do Rei, unido ao desenvolvimento causado pelo estudo das propriedades desse precioso material, fez com que o país se tornasse uma das nações mais avançadas do mundo.

Wakanda detém certamente o exército mais poderoso do mundo, mas algumas medidas foram usadas para esconder o poderio militar real, no intuito de evitar reações agressivas de outras nações, porém toda sua força é demonstrada durante a invasão da Terra pelos Skrulls.

T’Challa desenvolve um plano de batalha e o coloca rapidamente em ação contra o comandante K’vvr, que lidera sua frota contra o Wakanda. Ele consegue invadir a nave, matando K’vvr e seus principais tenentes, enquanto os wakandanos destroem o restante dos Skrulls.

O Pantera Negra então, envia as naves alienígenas com os cadáveres dos Skrull como um aviso para todos aqueles que tentassem conquistar Wakanda novamente.

As Dora Milage

As Dora Milaje são as maiores guerreiras de Wakanda, e responsáveis pela segurança do Pantera Negra e da família real. Seu treinamento é muito rigoroso e começa logo durante a infância

Dora Milaje
Imagem: Dora Milaje/ Marvel Comics

Nos primórdios de Wakanda, foi necessário criar certos costumes entre as tribos para que a paz fosse mantida. A criação do exército das Dora Milaje foi uma maneira que o Rei encontrou de manter a fidelidade de todos os líderes tribais.

Originalmente, se tratava de um grupo de mulheres guerreiras, onde cada uma era nascida em uma tribo diferente de Wakanda. Seguindo a tradição, elas também seriam as candidatas a se tornarem futuras esposas do Rei.

Desse modo, o Pantera Negra mantinha a paz no reino, uma vez que todas as tribos teriam sua oportunidade de também chegar ao poder.

Durante uma determinada fase nos quadrinhos, o Pantera Negra decidiu abolir a tradição das Dora Milaje. Entretanto, o cancelamento do seu casamento com a estrangeira Monica Lynne, acabou causando uma certa instabilidade entre as tribos de Wakanda.

Visando manter a tranquilidade no reino, T’Challa reinstituiu o antigo costume, mas passou a não ver mais as mulheres com nenhum tipo de interesse para o matrimônio, mas apenas como suas filhas.

Wakanda
Imagem: Wakanda/ Marvel Comics

E aí nerds, o que acharam de todas as informações e curiosidades sobre o incrível Reino de Wakanda? Deixe sua opinião nos comentários pra nossa equipe continuar melhorando sempre!!!

Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários