Namor

O rei Namor, também conhecido como o Príncipe Submarino, apareceu pela primeira vez no início de 1939, como personagem fictício da Marvel Comics. Desse modo, quem foi o responsável por sua criação é o artista Bill Everett, através da revista Timely Comics, a antecessora da atual Marvel Comics, que foi existiu entre 1930 e 1940. Por sua vez, Namor fez parte da Era de Ouro dos Quadrinhos, sendo um dos três personagens principais da Timely. Junto a ele, estava o Capitão América e o Tocha Humana, ou seja, podemos considerar Namor um clássico personagem. Por fim, ele ainda é considerado o primeiro anti-herói dos quadrinhos.

Nos quadrinhos, Namor McKenzie é o governante da Atlântida, um ser mutante, fruto de uma relação entre um marinheiro humano e uma princesa atlante. Ao contrário dos povos atlantes, que têm pele azul, Namor nasceu com a pele pálida, quase branca. Enquanto isso, seus poderes incluem voar, superforça, habilidades aquáticas, entre outros poderes sobre-humanos.

Sua primeira aparição foi com um anti-herói, e muitas vezes, considerado até mesmo um vilão. Afinal, ele não não tinha respeito para com o povo da superfície, mantendo-se sempre leal ao povo de Atlântida. Mas com alguns anos de quadrinhos, o personagem que apesar de ter um temperamento explosivo, atingiu status de herói, com sua boa índole.

Ao longo dos anos, o primeiro anti-herói da Marvel Comics, já apareceu em diversas franquias de quadrinhos. Sendo elas, Vingadores, Quarteto Fantástico, Invasores, Os Defensores, X-Man e até mesmo os Illuminati. Isso, muitas vezes servindo de vilão, anti-herói como também aliado, das diversas equipes de super-heróis da editora.

Continue depois da publicidade

Mas com a estreia de Pantera Negra: Wakanda para Sempre é o ator Tenoch Huerta Mejía, que ficou responsável por interpretar Namor cinemas. No live-action do Universo Cinematográfico da Marvel toda sua origem, e até mesmo seu povo, foram alterados. Por fim, o personagem também ganhou um novo nome, com outro significado.

Por fim, acompanhe mais detalhes e toda a história de Namor, personagem que já participou de muitas aventuras, duelos lendários, além de ser tão forte quanto Thor, e até mesmo superior ao Hulk.

Namor nos Cinemas

Namor em Pantera Negra: Wakanda Forever
Namor em Pantera Negra: Wakanda Forever – Imagem: Marvel Studios

Apesar das diferenças significativas da origem, entre o filme e o personagem dos quadrinhos, inclusive o próprio nome, o vilão foi um dos pontos autos da trama. Afinal, os teasers e trailers, já prometiam um belo destaque para o anti-herói, e toda a espera por Pantera Negra 2 parece ter valido a pena. Além disso, o personagem que demorou 83 anos para aparecer nas telefonas, pode ser um dos grandes nomes no futuro do MCU.

Pantera Negra: Wakanda para Sempre começou a ser exibido nos cinemas, no final da semana passada, mais precisamente no dia 10 de novembro. E apesar de um pouco diferente dos quadrinhos, tivemos pela primeira vez a aparição do personagem Namor, vivido na trama por Tenoch Huerta (Narcos: México). Além disso, a produção também nos deu o primeiro vislumbre do reino de Talokan dentro do UCM / MCU – Universo Cinematográfico da Marvel.

Continue depois da publicidade

Ou seja, Namor, ou o Príncipe Submarino, é um dos personagens mais antigos da Marvel Comics. Sendo um mutante, de extremo poder, os fãs estavam sedentos por novidades. Mas só em 2016, é que a Marvel recuperou os diretos do personagem, e apesar de ter sugerido uma introdução em Vingadores: Ultimato (2019), sua estreia foi somente agora.

A primeira aparição do personagem

Namor em Motion Picture Funnies Weekly #1
Namor em Motion Picture Funnies Weekly #1 – Imagem: Marvel Comics

Namor apareceu pela primeira vez nos quadrinhos no ano de 1939, sendo criado por Bill Everett, como o anti-herói mais antigo da Marvel. Apesar de antigo, sua primeira aparição não foi na Marvel Comics #1, mas sim, na Motion Picture Funnies Weekly #1, em abril daquele ano. Na época, o almanaque não foi vendido, mas apenas distribuído nos cinemas, com a publicação feita através da Timely Comics.

Ou seja, o personagem apareceu na Era de Ouro dos quadrinhos, junto com a criação do SupermanBatmanCapitão AméricaFlash, procedendo criações da Marvel como, Homem-AranhaQuarteto Fantástico e os X-Men. Sendo o personagem, filho Fen, a princesa de Atlântida com um capitão humano. Em 1941, o personagem ganhou seu visual clássico, com sunga verde, asas nos calcanhares, sobrancelhas e orelhas pontudas, além do topete.

Por fim, outra curiosidade sobre sua origem nos quadrinhos, é que ele foi criado na mesma época que o Tocha Humana, em uma “brincadeira” de representar o fogo, e a água, que ficaria a cargo de Namor, com os dois elementos em contraste. Contudo, suas intenções foram além, afinal, o herói não é altruísta, mas sim um grande protetor de Atlântida, sendo completamente contra o povo da superfície.

Continue depois da publicidade

Os poderes de Namor e seu temperamento

Os Poderes de Namor
Os Poderes de Namor – Imagem: Marvel Comics

Devido ao cruzamento de DNAs, Namor é um mutante, ou seja, possui genes diferenciado, que possibilita seus poderes especiais. Assim, ele pode respirar embaixo d’água, e na superfície. Sendo um híbrido humano e atlante, seus poderes são únicos, possibilitando até que ele voe. Além disse, possui super força, durabilidade, agilidade, reflexos ampliados, entre outros. Com o tempo, suas habilidades se tornam ainda maiores conseguindo novas façanhas. Muitas vezes, é tido como muito mais forte que Thor, e equivalente ao Hulk.

Assim, ao longo dos anos, ele começou a demonstrar habilidade especiais, como se comunicar com animais marinhos e emitir descargas de energia, além de manipular água e roubar poderes de outros inimigos.

Contudo, a sua característica principal é seu temperamento, com um gênio forte, que causa destruição e caos por onde os humanos estão. Afinal, sua maior intenção é proteger seu reino submarino, então cria ódio por qualquer outro ser que não mora no seu reino. Além disso, por ter sido criado para ser um rei, é um homem arrogante e se vangloria sobre sua origem nobre.

Para explicar seu comportamento a Marvel tentou ao longo do anos dar algumas desculpas, como um possível desequilíbrio de DNA que causaria certa instabilidade. Ou até mesmo, comparações com outros heróis que já usaram das mesmas táticas que ele, como manipulação mental, caso de Charles Xavier. Contudo, o personagem sempre caminho entrou uma linha tênue entre anti-herói e vilão, muitas vezes se aliando com Magneto e o Doutor Destino, grandes vilões.

Continue depois da publicidade

O significado do nome Namor nos quadrinhos e no MCU

The Saga of the Submariner #1
The Saga of the Submariner #1 – Marvel Comics

Dentro dos quadrinhos, Namor significa “Filho Vingativo”, no original, “Avenging Son”. Afinal, sua mãe lhe dá esse nome, durante seu nascimento em The Saga of the Submariner #1. Ou seja, o bebê diferente do seu povo, não tinha a cor azul, sabendo que ele passaria por dificuldades, sua mãe deu um nome tipicamente atlante, para o guiar da maneira certa.

Contudo, seu nome ganhou outro significado dentro do Universo Cinematográfico da Marvel, em Pantera Negra: Wakanda para Sempre, Namor significa “sem amor”. Afinal, o personagem não possui nenhum sentimento pelas civilizações que ficam na superfície. A história é contada para Shuri, quando ela visita o Reino de Talokan. Sendo que ele mesmo, conta toda sua história e origem, que ocorreu durante o século XVI, na colonização mexicana. Quando sua mãe morre, ele já é o rei do povo submarino, e promete enterra-la onde tinha nascido. Contudo, o jovem se deparou com o genocídio do seu povo pelos espanhóis. Assim, ele disse ao final que era “El niño sin amor, ou em português, “a criança sem amor”, reduzido como Namor. Enquanto ordenou que seu povo colocasse fogo em um religioso espanhol.

Entretanto, esse nome só é conhecido por seus inimigos, ou seja, em Talokan, Namor é tido como K’uk’ulkan, a serpente emplumada. Fazendo referência a um deus maia, que ficou conhecido por seu nome asteca Quetzalcóatl.

Namor no Brasil

Príncipe Submarino
Príncipe Submarino – Marvel Comics

Em abril de 1940, o personagem apareceu pela primeira vez em uma revista no Brasil, mas precisamente nos almanaques Gibi Mensal, da editora Globo. Assim, sua primeira aparição foi em abril de 1940, no número 142 da edição, ao longo dos anos, a revista teve sua publicação entre 1950 e 1960.

Continue depois da publicidade

Mais tarde, quando os reboots começaram a ficar famosos no mundo, o personagem apareceu nos quadrinhos do Quarteto Fantástico. Isso, dividindo o título em Dois Super-Heróis: Príncipe Submarino e O Incrível Hulk através da editora EBAL. Ainda em 1972, seu título solo foi ao ar pela editora Gea, através do nome “Príncipe Submarino”. Por fim, em 1975, também teve o título alterado para Namor, publicado pela Bloch. Além disso, Namor também apareceu entre 1960 e 1970 na TV Tupi, na série animada Clube Marvel.

Citações dentro do MCU

Cena de Vingadores: Ultimato
Cena de Vingadores: Ultimato – Imagem: Marvel Comics

Em Vingadores: Ultimato (2019) tivemos a primeira citação não direta ao personagem dentro do Universo Cinematográfico da Marvel. Afinal, em uma das primeiras cenas do longa, onde Natasha (Scarlett Johansson) está liderando uma reunião com os Vingadores para saber das outras adversidades que aconteceram durante os cinco anos do Blip, é que temos uma frase que chama atenção. Até porque Okaye (Danai Gurira) diz ter ouvido atividades incomuns vindas das profundezas, perto de Wakanda. Apesar de causar pouco significado na época, algo já estava certo desde aquele momento.

Enquanto isso, vivemos no final de Eternos (2021), o Celestial gigante congelado, em alto-mar, algo que seria bem pouco provável de ter passado despercebido por Namor. Sendo assim, é bem claro que algo aconteceu e foi visto, além disso se uma consequência pode existir, só com o tempo vamos saber.

Mas agora, com um novo filme do Quarto Fantástico vindo em um futuro próximo, é provável que assim como nos quadrinhos, Namor se junte ao Doutor Destino. Isso, abrindo caminho para Quarteto Fantástico (2025) e Vingadores: Guerras Secretas (2026), mas ainda está muito cedo para saber.

Continue depois da publicidade

Namor em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

Namor em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
Namor em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre – Imagem: Marvel Studios

Já em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, quem interpreta Namor é Tenoch Huerta, ator que já apareceu em Narcos: México. Como dito anteriormente, no seu primeiro encontro com Shuri (Letitia Wright) na cidade submersa de Talocan, o mutante conta sobre sua origem. E só assim, soubemos que quando o vibranium caiu na Terra não só Wakanda teve acesso ao preciso material, ou seja, o meteoro se desprendeu na queda e o material também foi parar o fundo do mar.

Muito tempo depois da queda do meteorito, a comunidade que teve como origem a região mexicana sofreu um ataque por parte dos colonizadores espanhóis. Logo, eles também espalharam a varíola pela terra, o que leva uma mulher local, a mergulhar no oceano em busca de uma planta que curasse seu povo. Desse modo, a planta na verdade acaba possuindo as propriedades do vibranium, e quando a comunidade local toma o remédio, tudo muda. Por fim eles renascerem com a pele azul e com náuseas, e descobrem que precisam viver na água que agora é seu novo lar.

Nos próximos minutos da cena, descobrimos que a mulher que conseguiu a erva era na verdade a mãe de Namor, que tomou o remédio gravida. Assim, as consequências desse ato foram que Namor nasceu um mutante, como pele normal, mas orelhas pontudas e asas nos pés. Depois, ele também conta sobre a morte da sua mãe, e o ódio que criou pelo povo humano, no momento que ao tentar enterrar seu corpo dela, descobre que os colonizadores estavam escravizando seu povo, e por fim, se intitula de Namor, e assim vemos o nascimento de um grande vilão cujo ódio pelos humanos só cresce.

Vale lembrar que Pantera Negra: Wakanda Para Sempre está em cartaz nos cinemas do Brasil, desde o dia 10 de novembro. Por sua vez, o elenco conta com Letitia Wright (Morte no Nilo), Danai Gurira (The Walking Dead), Angela Bassett (Missão: Impossível – Fallout), Lupita Nyong’o (Nós), Winston Duke e Martin Freeman (Troco em Dobro). Já as novidades do elenco incluem, Michaela Coel (I May Destroy You) e Dominique Thorne (Se a Rua Beale Falasse).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui