Apesar de pouco conhecida pelo grande público, a Spider-Woman ou Mulher Aranha é uma personagem que conquistou muitos fãs em meio aos amantes de HQ’s, principalmente entre as leitoras durante a “Era de Bronze” dos quadrinhos.
A primeira Mulher Aranha foi Jessica Miriam Drew que teve sua estreia na revista Marvel Spotlight #32 em fevereiro de 1977, posteriormente ganhando uma série de 50 edições que durou de 1978 à 1983.
A super-heroína foi criada por Archie Goodwin, Sal Buscema, Marie Severin e Jim Mooney, chegando a ser muito popular no final da década de 1970.
Em uma entrevista concedida por Stan Lee em 1978, quando questionado sobre a criação da personagem, o diretor da Marvel Comics na época fez o seguinte relato:
De repente, percebi que alguma outra editora poderia publicar rapidamente uma revista como essa e reivindicar que tem o direito de usar o nome, e achei que seria melhor fazer o copyright com rapidez… Então, nós apenas batemos uma rapidamente, e foi exatamente isso que aconteceu… Eu queria proteger o nome, porque é o tipo de coisa que alguém poderia dizer: “ei, por que não colocamos uma Mulher- Aranha? eles não podem nos impedir”…. Você sabe, anos atrás nós trouxemos o Wonder Man, e a DC Comics nos processou porque eles tinham a Wonder Woman, e eu disse ok, eu vou descontinuar o Wonder Man. E de repente eles têm Power Girl (depois que a Marvel introduziu o Power Man). Rapaz, que injusto!!!.
Um fato interessante é que mesmo fazendo parte dos personagens inspirados pelo Homem Aranha, a super-heroína tem um visual muito próprio, diferentemente de outros heróis que compõem o Aranhaverso.
Algumas artes criadas por fãs e divulgadas na internet, mostram como poderia ser incrível o visual da Mulher Aranha em um filme do Universo Cinematográfico da Marvel. Confira abaixo algumas ideias:
Nesta imagem postada no Reddit por r/marvelstudios, o artista imagina como a atriz Daisy Ridley ficaria vestindo o imponente traje da Mulher Aranha:
História e origem da Mulher Aranha
Os pais de Jessica Drew eram dois cientistas a serviço da H.I.D.R.A. que estavam trabalhando em um projeto com aranhas geneticamente modificadas. Durante sua gravidez a Mãe da Jessica foi atingida por uma rajada de energia contendo elementos genéticos que fariam o bebê receber habilidades muito específicas.
Entre a lista de poderes da Mulher Aranha estão força, agilidade, velocidade, equilíbrio, reflexos, resistência e audição sobre-humanas, além de fator de cura e imunidade a todos os tipos de toxinas.
A personagem passou boa parte da vida aos cuidados da H.I.D.R.A. aprendendo vários tipos de artes marciais com ninguém menos do que Tony Masters ou Treinador para os íntimos.
Após o misterioso desaparecimento dos pais de Jessica, organização convenceu o a garota a fazer parte de seu exército, dizendo que queriam fazer o melhor pelo futuro da humanidade.
Mais tarde ela descobriria que a H.I.D.R.A havia na verdade assassinado seu pai brutalmente, fato este que a fez criar a identidade de Mulher Aranha para investigar o executor do crime.
Origem clássica
Em uma versão mais clássica sobre a origem da heroína, seu pai Jonathan Drew e um parceiro descobrem grandes jazidas de urânio e constroem um laboratório para conduzir estudos sobre evolução, genética e regeneração.
Jessica (com apenas 1 ano na época) no entanto é envenenada pela extensa exposição à radiação e recebe um soro composto pelo sangue de várias espécies de aranhas que havia sido desenvolvido por seu pai.
Na tentativa de salvar a vida da filha, Jonathan decide selar a menina em um acelerador genético para maior rapidez do efeito do soro experimental.
O processo funcionou, porém de uma forma lenta e por conta disso Jessica Drew passaria décadas em coma. Quando acordou estava curada, mas havia adquirido os poderes que já conhecemos.
A importância e a representatividade da Mulher Aranha na Marvel Comics
Jessica Drew já foi destaque em muitos títulos da Marvel e integrou diversas equipes como Vingadores Secretos, Os Novos Vingadores, Senhoras Libertadoras, S.H.I.E.L.D. e E.S.P.A.D.A.
Além disso a personagem também trabalhou ao lado do Homem Aranha, atuou no Aranhaverso dos quadrinhos e teve um papel de destaque nas Guerras Secretas.
Veja mais análises de personagens em:
- O potencial do vilão Treinador em Viúva Negra
- Shang-Chi o Mestre do Kung Fu
- Kamala Khan e o potencial da série Ms. Marvel no Disney+
- Sam Wilson e a representatividade do novo Capitão América
Em uma de suas histórias mais recentes, ela engravidou após uma inseminação artificial. Durante toda a gestação continuou atuando como heroína e no final, deu à luz a seu filho Gerry.
A Marvel novamente “aprontando das suas”, pois a história faz uma clara referência a força das mulheres que continuam trabalhando mesmo durante a gravidez e que tal condição não deve ser encarada como uma doença.
Além de Jessica Drew, outras personagens já assumiram o manto de Mulher Aranha, como Mattie Franklin, Julia Carpenter, Gwen Stacy e Mayday Parker (a filha de Peter Parker e Mary Jane em uma realidade alternativa).
O futuro da Mulher Aranha no cinema
Rumores apontavam Michelle MacLaren (Game Of Thrones) para dirigir o filme da Mulher Aranha, mas Olivia Wilde (Fora de Série) acaba de confirmar em uma postagem do Twitter que irá dirigir e co-roteirizar o longa que está em fase de desenvolvimento pela Sony Pictures.
— olivia wilde (@oliviawilde) August 19, 2020
EXCLUSIVO: @oliviawilde fechou acordo para dirigir e desenvolver um projeto de filme secreto da @Marvel sobre uma personagem feminina do universo
Segundo o site Deadline, Olivia Wilde escreverá o roteiro ao lado de Katie Silberman, com quem trabalhou na comédia “Fora de Série” de 2019. O filme será produzido por Amy Pascal e Rachel O’Connor será a produtora executiva.
O universo de personagens femininas do universo do Homem Aranha está em constante expansão com a Sony Pictures também desenvolvendo filmes da “Gata Negra” e “Sabre de Prata”. Além disso em maio deste ano S.J. Clarkson foi confirmada para dirigir o filme da “Madame Teia”.
Imagine um filme com todas essas personagens atuando em conjunto, seria realmente uma experiência incrível!
No começo do ano alguns rumores pela internet apontavam Alicia Vikander (Tomb Raider: A Origem) como favorita para protagonizar o filme da Mulher Aranha.
O longa abordaria a origem clássica da personagem que fica em coma por décadas sob o efeito de um soro criado a partir de várias espécies de aranhas. Mas essas informações não passam de especulações e devem ser encaradas como não oficiais.
A verdade é que todos esses fatos e rumores, servem para aumentar o “hype” da imensa legião de fãs que é apaixonada por tudo que está relacionado ao Aranhaverso e também ao Universo Cinematográfico da Marvel.
Não marque bobeira!!!!
Fique por dentro de todas as novidades sobre os filmes do Aranhaverso em nossa página Proddigital POP e também siga nossas redes sociais Instagram, Twitter e Facebook para não perder nenhuma novidade no universo da cultura POP!!