Imagem do filme missão impossível
Missão impossível - Divulgação

Se você adora filmes de ação, ou mesmo se é um pouco antenado na cultura pop, provavelmente já ouviu falar de Ethan Hunt. O personagem ficcional vivido por Tom Cruise há mais de 25 já enfrentou diversos inimigos e situações difíceis e não parece estar perto de parar.

Hoje, vamos explorar um pouco mais o universo dos filmes da série Missão Impossível e compreender um pouco a respeito do seu protagonista, por mais misterioso que ele possa ser.

Preparados para embarcar na missão? Então continue a leitura e fique por dentro de tudo a respeito de Ethan Hunt.

Quem é Ethan Hunt?

Ethan Matthew Hunt é o personagem principal da série de filmes Missão Impossível, que teve seu início em 2023. Apesar do filme ser inspirado na antiga série de TV homônima, o personagem principal da franquia cinematográfica não existia nela.

Continue depois da publicidade

O personagem é um agente altamente treinado e com diversas habilidades diferentes que trabalha para a agência fictícia IMF (Impossible Mission Force) e que aceita diversas e perigosas missões ao redor do mundo.

Pouco se sabe sobre seu passado. Segundo teorias não oficiais retiradas e inferidas da obra, seus pais, Margareth e Nathan Hunt, criaram o filho Ethan numa fazenda em Middleton, em Nova York. Ele se formou em Engenharia e Relações Internacionais e depois de um tempo se alistou para servir no exército, inclusive participando de conflitos na Guerra do Golfo, no início dos anos 90.

Após ser dispensado do serviço, Ethan se alistou para a CIA e, pouco tempo depois, encontrou seu lugar dentro da IMF, sob o comando de Jim Phelps, no que conhecemos como o primeiro filme de toda a franquia, Missão Impossível (1996).

Como é a personalidade de Ethan Hunt?

Ethan Hunt é destemido, leal, extremamente inteligente e capaz de desvendar teorias mesmo tendo acesso a poucas provas ou informações. Sua memória é praticamente fotográfica. Ele consegue além de tudo lidar bem com suas emoções e reações e, portanto, consegue se sair muito bem em situações críticas importantes.

Continue depois da publicidade

Além disso, Ethan é muito observador e prefere evitar o confronto até que seja necessário. Ele não gosta de colocar em risco a vida de inocentes e muito menos dos seus amigos

No entanto, quando é necessário confrontar inimigos, Ethan não tem nenhuma dificuldade em se colocar em perigo para garantir o sucesso de suas missões.

Desenvolvimento do personagem em cada um dos filmes

Ethan Hunt é um personagem memorável e muito se deve a sua evolução no decorrer de todos os anos da franquia. Para isso, observar como ele muda ou como a dinâmica de seus relacionamentos se alteram no decorrer do tempo é algo fundamental. Confira em seguida com mais detalhes.

Missão Impossível

No primeiro filme da franquia, Ethan é escalado para ser o braço direito de Jim Phelps, um veterano da IMF que designa uma equipe para recuperar uma lista de nomes de agente roubada por terroristas.

Continue depois da publicidade

Assim, o personagem se mostra ainda pouco experiente, como citado no filme, e em uma de suas primeiras missões. Inclusive, é visível como ele ainda mantém uma pose mais otimista e jovial no inicio do filme, o que vai se perdendo continuamente à medida que enfrenta traições e perdas na equipe.

Missão Impossível 2

No segundo filme da série, Ethan Hunt está mais maduro e agora liderando sua própria equipe pela primeira vez desde que se junta a IMF. Nessa incursão vemos um personagem mais amadurecido em suas relações, apesar de já notarmos o traço forte de sempre colocar a vida e o bem estar dos outros acima de tudo enquanto soluciona as missões.

Missão Impossível 3

Nesse filme temos a surpresa de encontrar o personagem devidamente aposentado, e vivendo uma vida comum casado com Julia, uma moça civil por quem ele se apaixonara. Ethan demonstra ainda sentir certa falta do trabalho de campo, mas parece estar certo de que as coisas para ele chegaram ao fim. No entanto, acaba se envolvendo novamente num caso complicado pela IMF para salvar o mundo. Mais uma vez, observa as pessoas que mais ama sofrerem.

Esse é um importante filme, que fecha o primeiro arco da série de filmes Missão Impossível, marcando a configuração atual da equipe de Ethan, com Benji e Luther. Aqui, o personagem deixa de lado a ação solo como nos moldes de 007 e começa a ter um enfoque mais em equipe, em que cada aliado contribui para o sucesso da missão.

Continue depois da publicidade

Missão Impossível 4

No filme que abre a segunda parte da franquia, temos novidades interessantes. Com o já estabelecido foco em trabalho em equipe, vemos Ethan Hunt ainda mais experiente, com novas acrobacias e cada vez mais focado em seu trabalho.

Além disso, o personagem tem partes cômicas interessantes, e alguns detalhes importantes de seu passado com sua ex-esposa Júlia foram revelados.

Missão Impossível Nação Secreta

Ethan Hunt conhece Ilsa Faulst, agente britânica com quem ele irá trabalhar junto e viver um romance intrigante. Aqui, suas relações interpessoais com os membros da equipe estão ainda mais fortes. O agente secreto dessa vez coloca sua vida em risco para ajudar a agente em perigo, mais uma vez testando ao máximo suas habilidades em campo.

Missão Impossível Efeito Fallout

Em Efeito Fallout, sexto filme da franquia, Ethan Hunt procura encontrar Solomon Lane, vilão comum ao último filme Nação Secreta, e simplesmente se vê preso numa perigosa trama que une passado e presente quando sua ex-esposa Júlia acaba envolvida.

Continue depois da publicidade

Aqui, o agente secreto se une ainda mais aos amigos. É possível perceber claramente uma grande evolução em relação a suas decisões em campo e na vida pessoal também.

Missão Impossível Acerto de Contas Parte 1

No mais recente filme da franquia, Acerto de Contas Parte 1, conseguimos finalmente vislumbrar mais da vida de Ethan Hunt antes de sua entrada na IMF, e os motivos que o levaram a ser recrutado para a agência.

Gabriel, o grande vilão do filme, parece ter algo a ver com isso e eles se conhecem há muito tempo. Não dá para saber muito, mas é visível que Ethan tem grandes ressentimentos e preocupações em relação ao homem.

Além disso, notamos um Ethan mais sério, ainda mais focado e preocupado acima de tudo com o bem estar do mundo e de seus amigos.

Continue depois da publicidade

Quem são os aliados de Ethan Hunt?

Os maiores aliados de Ethan Hunt durante a série de filmes são Benji, Luther, Ilsa, William Brandt e Grace. Todos têm sua importância dentro dos filmes em que participaram, mas devemos destacar Luther, já que é o único além de Ethan a estar em todos os 7 filmes lançados até o momento. Vale citar sua ex-esposa Julia, que tem grande importância na franquia.

Existem outros aliados menores que surgiram durante a série de filmes, mas o time acima representa os personagens mais expressivos.

Quais são os maiores vilões que Ethan Hunt já enfrentou?

Dentre os vilões mais marcantes da série de filmes podemos mencionar principalmente O Sindicato, uma organização terrorista liderada por Solomon Lane, que esteve em dois filmes, além de Gabriel, pela sua ligação com o passado de Ethan e que também terá pelo menos dois filmes.

Além disso, vale a menção honrosa para Jim Phelps, do primeiro filme. Por mais que os filmes da franquia Missão Impossível sejam bem repletos de ação e reviravoltas, não são marcados por vilões expressivos ou mesmo memoráveis.

Continue depois da publicidade

Para quem Ethan Hunt trabalha?

Ethan Hunt trabalha para a IMF, ou Força Missão Impossível. Essa organização secreta é uma subdivisão da CIA, onde atende a casos específicos que nenhum outro time do Governo Americano conseguiria lidar com sucesso operacional.

Sendo assim, é uma organização de suma importância para a segurança nacional.

Curiosidades sobre o personagem

Há diversas curiosidades interessantes a respeito do personagem no decorrer dos quase 30 anos da franquia Missão impossível. Confira os principais:

  • O único filme em que Ethan Hunt não usa uma máscara é em Missão Impossível: Efeito Fallout;
  • Luther e Ethan são os únicos personagens a aparecer em todos os filmes da franquia até o momento;
  • Algumas cenas de Missão Impossível 7 relembram muito o filme original de 1996, como o encontro de Eugene Kittridge e Ethan, ou mesmo alguns cortes da cena no trem;
  • Os pais de Ethan estão em dificuldades financeiras durante o primeiro filme e ele busca auxiliá-los.

Impacto cultural

É inegável perceber o quanto a franquia de filmes Missão Impossível tem seu impacto dentro do cinema de ação. Os filmes são repletos de aventura, reviravoltas, mistérios e várias acrobacias de Ethan Hunt, interpretado por Tom Cruise.

Além dos filmes, a franquia propiciou a criação de 3 games inspirados:

  • Mission Impossible (1998), para Nintendo 64 e Playstation One;
  • Mission Impossible (2000), com sua versão para Gameboy Color;
  • E enfim Mission Impossible: Operation Surma (2003), lançado para PS2, Xbox, GameCube e Gameboy Advance.

Como vimos, o personagem Ethan Hunt tem enorme carisma, história ainda cheia de mistérios e muito para se desvendar. Vamos aguardar o que ainda nos resta descobrir nos próximos filmes da franquia Missão Impossível.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui