Com o grande hype em torno de um novo filme, Missão: Impossível 7 Acerto de Contas Parte um chega para colocar fim na espera do público. Trazendo Tom Cruise, o grande astro do cinema mundial, novamente ao papel do agente secreto Ethan Hunt, a franquia volta em grande estilo.
Mas será mesmo que o novo filme da franquia vale a pena um ingresso de cinema? Hoje vamos conhecer um pouco mais a respeito da franquia Missão: Impossível e entender como este novo longa se encaixa dentro do todo.
Se você está ansioso ou ansiosa para saber se Tom Cruise acertou a mão mais uma vez em uma produção, continue lendo para saber absolutamente tudo a respeito do novo título da já clássica série de ação e espionagem.
Um breve histórico de Missão: Impossível
A série de filmes Missão: Impossível começou em 1996 – há quase 30 anos atrás – e já se estabeleceu como uma franquia definitiva em termos de ação, espionagem e suspense.
E muito se deve a total dedicação de Tom Cruise enquanto ator e também produtor dos filmes seguintes, trazendo cada vez mais e mais personalidade para toda a série.
Sendo assim, quem já assistiu aos filmes anteriores, sabe que a qualidade somente aumente. Isso fez com que, durante os anos que se passaram, a expectativa para um novo filme sempre era grande.
Para facilitar um pouco e entender toda essa evolução, vamos relembrar um pouco mais a respeito dos últimos seis filmes e tentar compreender como esta nova incursão estão classificados e divididos.
Primeira trilogia
A primeira trilogia tem como base os seguintes títulos:
- Missão: Impossível (1996);
- Missão: Impossível (2000);
- Missão: Impossível 3 (2006).
A ideia central do primeiro filme, que iniciou tudo, vai bem para o lado da pura espionagem e também do suspense. Aqui, uma cena clássica ficou na história do cinema quando Ethan Hunt (Tom Cruise), desce pelo teto de uma sala de alta segurança no Pentágono.
O primeiro título, dirigido por Brian de Palma, é um verdadeiro clássico e traz uma história bem amarrada, mas muito diferente do que somos acostumados a ver nos filmes mais recentes.
O segundo título da série, Missão: Impossível 2, traz uma aventura ao redor do mundo com uma pitada de romance, trazendo Ethan Hunt em uma missão para livrar o mundo de Chimera, uma arma química capaz de destruir a humanidade.
Vale mencionar que, de toda a franquia, este segundo título teve muito sucesso comercial, porém avaliações não tão boas assim. O segundo longa nem de longe consegue superar a boa história do primeiro. De todo modo, vale muito a pena ver para acompanhar a emocionante perseguição de moto e algumas acrobacias de Tom Cruise no papel do espião.
Quando chegamos ao terceiro filme, temos uma nova modelagem se instaurando na série. Com um ritmo de ação muito mais frenético do que os outros dois e trazendo mais adições para a equipe da IMF, Missão: Impossível 3 trabalha bem tudo que os anteriores já traziam, mas de uma forma muito mais dinâmica.
De longe, o terceiro longa é o melhor da trilogia, mas seu sucesso comercial foi bem mais baixo, talvez se devendo ao quase fracasso de crítica do segundo.
Segunda trilogia
A segunda trilogia traz 3 excelentes títulos, os quais são:
- Missão: Impossível 4 Protocolo Fantasma (2011);
- Missão: Impossível 5 Nação Secreta (2015);
- Missão: Impossível 6 Efeito Fallout (2018).
O excelente Protocolo Fantasma inicia a segunda trilogia com uma pegada inspirada no ritmo do terceiro filme, mas muito mais aprimorada. Aqui, vemos o retorno de velhos amigos e uma pegada cômica que renova muito bem a franquia.
Com cenas incríveis no Burj Kalifa e mais acrobacias loucas de Tom Cruise, este é um filme imperdível que dita o ritmo desta segunda trilogia da franquia.
Nação Secreta, de 2015, inicia um arco de dois filmes em que Ethan Hunt enfrenta o Sindicato. Vale muito a pena menciona que Solomon Lane, vilão deste e do próximo filme, é de longe o melhor inimigo da IMF até então, com muita personalidade e presença.
O filme de 2015 ainda traz uma excelente cena em que Ethan Hunt precisa prender a respiração por longos três minutos embaixo d’água. Vale muito a pena acompanhar.
Por fim, Efeito Fallout, de 2018, é o fechamento perfeito para a segunda trilogia e traz o desfecho do arco “Sindicato”, com o retorno do vilão Solomon Lane ao encalço de Ethan e da IMF.
De longe, esse último longa é o melhor de toda a franquia até então e encontra seu lugar com saltos incríveis, excelentes personagens coadjuvantes, ação sem parar e claro, muitas reviravoltas sensacionais. O destaque fica para a excelente perseguição de helicópteros que ocorre no filme.
Parte final da franquia
A parte final da franquia, que se inicia agora com Missão: Impossível 7 Acerto de Contas parte um, engloba diversos aspectos dos filmes das duas trilogias anteriores, trazendo à tona personagens de 1996.
Assim, vale muito a pena acompanhar como Tom Cruise pretende dar o tom da nova parte da franquia, com um ritmo ainda mais frenético e potencializando o vilão.
Mudanças primordiais na série
Na nova parte da série, a mudança de ritmo ocorre como em qualquer brecha de trilogias da franquia em questão. Aqui, neste filme de 2023, temos o filme mais longo de todos e cenas de ação extremamente intensas.
Além disso, as sequências se ligam uma a outra de forma inteligente, fazendo com que o filme se desenrole de forma integral com ação do início ao fim – literalmente.
Aqui, é nítida a grandiosidade de toda a obra em relação às anteriores, bem como o maior cuidado com o vilão enfrentado.
Personagens principais de Missão: Impossível 7
Apesar de muitos já conhecerem os personagens da série, vale a pena revisitar velhos conhecidos e apresentar os novos que surgem nesse novo filme da série.
Em seguida, vamos saber um pouco mais a respeito de cada um deles e entender como eles se agregam em mais uma missão da IMF.
Ethan Hunt
O personagem é o protagonista de toda a franquia e é uma personagem que evolui muito em cada filme. Cada vez mais mantendo o senso de equipe, é um espião preparado, frio, destemido, mas que faz tudo para proteger seus amigos e ser ético em suas decisões.
Apesar de ser muito preparado e habilidoso, fica claro que Ethan funciona muito melhor quando amparado por seus amigos, e isso é fundamental para o sucesso de todas as suas missões.
Luther Stickell
O personagem é velho conhecido de Ethan Hunt. Sua primeira aparição foi no primeiro longa, em 1996, o que indica que eles possuem anos de confiança no trabalho um do outro.
Sendo um especialista em hackear sistemas dos mais variados, Luther é peça principal dentro de qualquer operação e um grande amigo pessoal de Ethan. É possível perceber que ele tem pelo amigo um carinho quase que paternal, diversas vezes se preocupando com ele dentro de matérias pessoais.
Benji Dunn
O personagem é um ex agente de tecnologia que se torna agente de campo após auxiliar Ethan em uma perigosa missão no terceiro filme da franquia, de 2006. Após todos esses anos, Benji acabou aprimorando um pouco suas habilidades de campo, apesar de não ter a mesma frieza de seus amigos.
Muito preocupado com todos e sempre disposto a ajudar, Benji pode relutar por vezes a aceitar certas ações, mas acaba sempre seguindo o que deve ser feito. Além disso, ele se preocupa muito com seus amigos e não reluta em se colocar em perigo para defende-los quando é necessário.
Ilsa Faust
Ilsa é uma ex agente do MI6 que auxilia Ethan em Missão: Impossível 6 Nação Secreta. Se tornando uma aliada importante, apesar de ainda ser misteriosa, um grande laço surge entre ele.
Ilsa reaparece em Efeito Fallout e fica nítido o quando ela se importa com Ethan e com os outros amigos dele e ela acaba se unindo ao time em momento propício.
Apesar disso, diversos aspectos de sua vida permanecem obscuros.
Grace
Grace é uma nova personagem incluída em Missão: Impossível 7. Ela é uma ladra com habilidades além do comum, que acaba sendo contratada por alguém para roubar um item muito importante para o desenrolar do novo longa,
Com isso, ela acaba se envolvendo nesta complicada trama internacional e fica sem escolha precisando acompanhar Ethan Hunt e sua equipe em mais uma missão perigosa.
Apesar de não se saber muito sobre Grace, fica perceptível que ela se adapta bem ao time e que suas habilidades são muito importantes para o sucesso de toda a empreitada.
Gabriel
Gabriel é vilão do longa e uma figura misteriosa dentro da temática da série como um todo. Ao que se sabe, ele tem muita importância no passado de Ethan, desde antes da IMF.
Sendo assim, isso provoca um grande problema dentro de toda a dinâmica de Ethan com a missão. Além disso, Gabriel parece ter um conhecimento importante que pode por em risco toda a humanidade.
A Entidade
Pouco se sabe a respeito da Entidade, mas entende-se que é uma inteligência artificial que tem auto consciência e que pode manipular praticamente tudo que usa sistemas modernos.
Seu poder não é totalmente conhecido, mas pode se perceber que a inteligência guarda consigo habilidades que podem por em risco o mundo como nós o conhecemos.
Enredo principal de Missão: Impossível 7
Em Missão: Impossível 7, Ethan Hunt precisa recuperar uma chave perdida em algum lugar do mundo, sem nem mesmo saber para que ela serve. Ao mesmo tempo, uma poderosa inteligência artificial chamada de A Entidade, está ameaçando o mundo como a conhecemos, e um velho conhecido do espião está a postos para dominá-la e assim dominar todo o mundo.
Acrobacias marcantes de Tom Cruise no longa
Cada filme da série Missão: Impossível traz consigo acrobacias marcantes que fazem o longa ser lembrado. Com este título não seria diferente, já que Tom Cruise faz um salto de uma montanha, utilizando uma moto.
Além disso, o ator ainda saltou utilizando um mini parapente fazendo um segundo salto de speedflying, um esporte radical de alta dificuldade de realização, pela sua velocidade elevada no voo.
Christopher McQuarrie e Tom Cruise são uma dupla de excelência
Christopher McQuarrie e Tom Cruise já são velhos conhecidos. Isso pois a dupla trabalhou junta em Missão: Impossível 5 e 6. Além disso, já tiveram outros trabalhos fora da franquia como:
- No limite do Amanhã;
- Operação Valquíria;
- Jack Reacher;
- A Múmia.
Sendo assim, os dois profissionais já estão em entrosados e conseguem, portanto, entregar um produto de qualidade dentro do que o público espera.
O que esperar da parte dois de Missão: Impossível 7?
Por se tratar de uma “parte um”, este filme de 2023 não fecha o arco da história de forma completa, e isso fica nítido. Afinal, teremos mais uma continuação no próximo ano, com a parte dois do filme.
Com o vilão – A Entidade e Gabriel – ainda por aí, é claro que teremos a revelação de certos aspectos que ficaram obscuros nesse título. E ainda poderemos entender melhor o passado de Ethan, pelo que tudo indica.
Por fim, é bem provável que Tom Cruise tenha preparado novas aventuras e acrobacias ainda mais impactantes do que vistas agora. Então certamente será necessário assistir para entender como essa trama vai finalizar.
Curiosidades de Missão: Impossível
Abaixo separamos algumas curiosidades interessantes deste e de outros filmes da franquia que valem a pena conhecer:
- Os únicos atores a estarem presentes em todos os 7 filmes da franquia são Tom Cruise e Ving Rhames. Eles estão juntos desde o primeiro longa;
- O primeiro longa foi justamente o primeiro trabalho da empresa criada por Tom, a Cruise-Wagner Productions;
- Tom Cruise chegou a quebrar o tornozelo na produção de Missão: Impossível 6 na realização de uma cena de ação;
- Para Missão: Impossível 7, Tom precisou realizar 13 mil saltos de moto e fazer aulas específicas para conseguir acertar a acrobacia com perfeição.
Vale a pena assistir Missão: Impossível 7?
Como o começo do fim, Missão: Impossível 7 Acerto de Contas Parte Um é um excelente filme de ação. Com cenas eletrizantes e que se entrelaçam muito bem uma na outra, você nem ao menos percebe que ficou duas horas e quarenta e três minutos no cinema.
Além disso, o filme tem pontos fortes, como a adição de personagens interessantes, um excelente vilão e também a volta de velhos conhecidos da equipe de Ethan Hunt e a visita de personagens do primeiro filme de 1996.
Apesar disso, devemos citar algumas falhas, como o clichê da tecnologia como vilã de fundo e também a falta de alguns elementos focados na espionagem em si.
De todo modo, Missão: Impossível 7 empolga, prende o espectador na poltrona e faz o seu trabalho como uma ótima forma de diversão. Você com certeza deve assistir e vai sair do cinema com os batimentos acelerados ao acompanhar Tom Cruise e companhia em mais uma aventura que já atravessa décadas.