O famoso canal de notícias, CNN, anunciou hoje que seu serviço de streaming, o de CNN Plus, lançado em 29 de março vai ser encerrado no dia 30 abril desse ano. O novo presidente e CEO da CNN Worldwide, Chris Licht, disse que a empresa havia decidido focar seus investimentos na construção da CNN Digital e também em seu trabalho, já consolidado, de apuração e distribuição de notícias. Ele também afirmou que a plataforma não estava sendo fechada por falta de qualidade, mas sim, porque a empresa acredita que seus clientes serão mais beneficiados “com uma escolha de streaming mais simples”.

A CNN Plus já começou sua história de forma turbulenta. Apesar de a empresa ter gasto pelo menos 300 milhões para a construção da plataforma e dizer que planejava investir mais alguns milhões nos próximos dois anos, a CNN Plus já enfrentava, desde o seu lançamento, problemas com falta de assinantes e outras dificuldades de operação. Além disso, um pouco antes do lançamento da CNN Plus, o ex-CEO da CNN, Jeff Zucker, deixou a empresa depois de quase 10 anos no cargo.

Para piorar ainda mais, logo após o lançamento da plataforma, a CNN passou para as mãos da Warner Bros. Discovery, resultado da fusão entre a WarnerMedia e da Discovery. Com isso, a CNN Plus ficou meio sem rumo. O fim da CNN Plus representa um recorde negativo na história dos serviços de streaming nos Estados Unidos. Já que ela passa, agora, a ser a plataforma de streaming que menos tempo ficou no ar. Superando a Quibi, que foi lançada em abril de 2020, no meio da pandemia de COVID-19, e ficou apenas sete meses no ar.

E agora? O que deve acontecer?

Agora, a CNN procura o que fazer com os clientes da plataforma e com os funcionários que trabalhavam nela. Segundo a empresa, os clientes que pagarão por planos de longa duração terão seu dinheiro reembolsado. Já com os funcionários da plataforma, a coisa é mais complicada. Andrew Morse, que estava a frente das operações da CNN Plus e era Chief Digital Officer da CNN Worldwide deve deixar a empresa. Já o executivo Alex MacCallum, que era Chefe de Produto/Gerente Geral da plataforma deve agora, ficar a frente da CNN Digital.

Além disso, a empresa deve decidir o que fazer com os 500 funcionários que trabalhavam na operação da CNN Plus. Muitos deles, não eram funcionários exclusivos da plataforma e trabalhavam também no próprio canal de notícias, CNN. Nesse caso, eles só retornarão aos seus postos anteriores. Existem, contudo, um enorme número de funcionários que eram contratados apenas para trabalhar na CNN Plus. Esses, segundo Chris Licht, serão incentivados a aplicar para posições dentro da própria CNN. Além disso, Licht garantiu que todos os funcionários da plataforma receberão mais três meses de salários e benefícios e aqueles que forem demitidos receberão, pelo menos, seis meses de aviso prévio.

Agora é ver os próximos passos da CNN, que sob a direção da Warner Bros. Discovery deverá receber gordos investimentos e não deverá desistir totalmente do mercado de streamings, já que essas plataformas parecem ser um caminho sem volta para todas as empresas do setor de comunicação mundo afora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui