Daniel Weyman como O Estranho em Os Anéis de Poder
Daniel Weyman como O Estranho em Os Anéis de Poder - Imagem: Prime Video

O episódio final da segunda temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder foi ao ar nesta quinta-feira (3) no Prime Video. Entre diversas revelações e encerramentos de ciclos, a série finalmente esclareceu uma dúvida importante. Afinal, a questão que vinha intrigando os fãs por tanto tempo foi respondida: qual é a verdadeira identidade do Estranho (Daniel Weyman)? Depois de várias teorias circulando, enfim, os espectadores agora têm uma resposta definitiva para essa questão.

A Revelação do Estranho

Nori (Markella Kavenagh) e o Estranho (Daniel Weyman) na segunda temporada de Os Anéis de Poder
Nori (Markella Kavenagh) e o Estranho (Daniel Weyman) na segunda temporada de Os Anéis de Poder – Imagem: Ben Rothstein/Prime Video)

Desde os primeiros episódios de Os Anéis de Poder, o personagem conhecido como O Estranho gerava grande curiosidade, deixando o público intrigado sobre sua verdadeira identidade. Diversas pistas surgiram ao longo da trama, mas apenas aumentaram o mistério. Muitas teorias começaram a circular nas redes sociais, tentando desvendar quem ele realmente era. Agora, finalmente foi revelado que O Estranho não é outro senão o querido mago Gandalf.

Conforme indicado por diversos diálogos ao longo da série, O Estranho realmente se revela como Gandalf. A confirmação acontece perto do final da temporada, quando ele reencontra Nori (Markella Kavenagh) e Poppy (Megan Richards), capturadas pelo Mago Sombrio (Ciarán Hinds). Nesse momento crucial, a verdadeira identidade do personagem começa a ficar mais clara para os espectadores.

Após defender Nori e Poppy da ameaça sombria, O Estranho é agradecido pelos Grados (Stoors, no original), que o chamam de “Grand’Elfo”, uma expressão que, ao ser pronunciada rapidamente, lembra bastante o nome Gandalf.

Além disso, o mago encontra seu cajado e retorna à casa de Tom Bombadil (Rory Kinnear), onde o nome Gandalf é mencionado diretamente. Nesse ponto, as dúvidas acabam, e o próprio personagem assume o nome de Gandalf, conforme já especulado pelos fãs da série.

Por fim, O Estranho diz: “Eles me chamarão de Gandalf e confirma sua identidade. Embora ainda não se saiba quando isso ocorrerá oficialmente, está claro que o personagem que acompanhamos é, sem dúvida, o mesmo Gandalf que conhecemos na trilogia original.

As Pistas estão ali

Estranho e Nori em Anéis de Poder
Estranho e Nori em Anéis de Poder – Imagem: Prime Video

Para quem prestou atenção aos detalhes, a revelação sobre a identidade do Estranho em Os Anéis de Poder não chega a ser uma grande surpresa. Afinal, desde a primeira temporada, a série já havia feito alusões icônicas e referências sutis ao personagem de Ian McKellen na trilogia O Senhor dos Anéis.

No final da primeira temporada, em uma de suas últimas conversas com Nori, o Estranho menciona que devem “seguir o nariz” para encontrar o caminho da aventura, após sentir um cheiro doce em determinada direção. Essa frase, usada por Gandalf em A Sociedade do Anel, já entregava seu papel. No entanto, novos indícios foram adicionados na segunda temporada, tornando a revelação ainda mais clara.

Um dos maiores indícios surgiu quando, no segundo ano, Tom Bombadil cita uma frase que Gandalf repete a Frodo em O Senhor dos Anéis: “Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida?”.

No último episódio da segunda temporada, o Estranho finalmente encontra seu cajado, idêntico ao de Gandalf. E por fim, é chamado pelos Grados, predecessores dos Hobbits, de “Grand’Elfo”. Isso já sugeria fortemente a conexão com o famoso mago. No entanto, foi sua última conversa com Tom Bombadil que eliminou qualquer dúvida, quando ele afirmou: “Eles me chamarão de Gandalf“.

Agora, a expectativa é que a terceira temporada explique como Gandalf está na Terra-Média durante a Segunda Era, uma vez que, segundo os escritos de J.R.R. Tolkien, o mago só deveria chegar na Terceira Era, para combater Sauron.

Futuro de Gandalf em Os Anéis de Poder

Daniel Weyman em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
Daniel Weyman em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder – Imagem: Prime Video

Nos livros de J.R.R. Tolkien, fica claro que Gandalf foi enviado à Terra-Média apenas na Terceira Era, com o propósito de auxiliar os povos livres na luta contra Sauron. Portanto, sua presença durante esse período é bem estabelecida na obra original.

Com a revelação de sua identidade ainda na Segunda Era, espera-se que a terceira temporada da série explore mais detalhadamente os poderes do mago. Por fim, justifique sua presença neste período, caso contrário, haveria problemas na narrativa.

Afinal, se Gandalf já está no mundo de Arda, seria possível vê-lo na última aliança entre elfos e homens, que se uniram para combater Sauron e o poder dos Anéis? Ou será que a série optará por uma explicação diferente, como retratar o mago ainda em processo de descoberta de suas habilidades, ao lado de Tom Bombadil, para se alinhar mais com a obra de Tolkien?

De qualquer forma, a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder encerra sua segunda temporada respondendo a algumas questões, mas também deixando várias outras abertas para que os fãs possam criar novas teorias.

Curiosamente, a confirmação de sua identidade na série surge apenas alguns dias após Ian McKellen, o intérprete de Gandalf nos filmes de Peter Jackson, declarar que não gostaria de ver outro ator assumindo o papel do icônico mago.

“Em uma época de paz, um grupo de guerreiros enfrenta o ressurgimento do mal na Terra-Média. Das profundezas escuras das Montanhas de Névoa, das majestosas florestas de Lindon, até os confins do mapa, o legado desses heróis é maior do que suas vidas”, diz a sinopse da série.

Por fim, vale lembrar que as duas temporadas de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder estão disponíveis no catálogo do Amazon Prime Video.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui