Montagem com personagens dos filmes de Harry Potter.

Depois de muita especulação, parece que deve finalmente sair do papel a tão esperada série de televisão baseada nos livros de Harry Potter. Segundo o que reporta a imprensa americana, a Warner Bros. Pictures estaria perto de fechar um acordo com a autora (e dona dos direitos) da série de livros, J.K. Rowling, para que a série seja produzida e exibida na plataforma de streaming HBO Max, que pertence ao estúdio. De acordo com o que se vem reportando, Rowling atuaria como uma das produtoras da série.

J.K. Rowling
J.K. Rowling, autora de Harry Potter.

Há pelo menos dois anos, a Warner Bros. vem tentando, sem sucesso, fechar um acordo para a produção da série e exibição na HBO Max. Contudo, o acordo nunca conseguiu ir para frente para a tristeza dos fãs do “bruxinho”. Segundo o projeto inicial, cada um dos sete livros da franquia seria transformado em uma temporada da série. Portanto, seriam pelo menos sete temporadas. Contudo, ainda não se sabe quantos episódios cada temporada teria. Com o iminente fechamento do acordo, a Warner e a HBO Max já estariam atrás de roteiristas para iniciar os trabalhos.

Franquia de sucesso

Iniciada em 1997 com o lançamento do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, a série de livros baseada na vida e nas aventuras do “bruxinho” é a mais bem-sucedida de toda a história da literatura mundial. Seus livros já venderam mais de 600 milhões de cópias em todo o mundo e estão disponíveis em 85 idiomas diferentes. Além disso, os últimos quatro livros da série bateram o recorde de livro vendido mais rapidamente na história. O último livro da série, Harry Potter e as Relíquias da Morte, lançado em 2007, vendeu 11 milhões de cópias em 24 horas, só nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Daniel Radcliffe como Harry Potter e Ralph Fiennes como Lorde Voldemort em cena de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (2011). Divulgação.
Daniel Radcliffe como Harry Potter e Ralph Fiennes como Lorde Voldemort em cena de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (2011). Divulgação.

Além dos livros, a saga de Harry Potter se tornou uma franquia bilionária. Os sete livros da série foram adaptados para o cinema na forma de oito filmes lançados entre 2001 e 2011. Distribuídos pela Warner Bros., o mesmo estúdio que agora tenta produzir a série baseada nos livros, as obras arrecadaram juntos cerca de 7,7 bilhões de dólares americanos. Isso sem contar a franquia Animais Estranhos, que é uma spin-off da saga Harry Potter, e só no cinema arrecadou 1,8 bilhão de dólares, se somados os três filmes produzidos até aqui.

Continue depois da publicidade

Mas o sucesso da franquia não para por aí. O musical Harry Potter and the Cursed Child (ou Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, em português), que estreou no West End, em Londres, em 2016, foi um enorme sucesso de público e crítica, vencendo nove categorias do Laurence Olivier Awards (o prêmio mais importante do teatro inglês) de 2017, um recorde para a época, e sendo exportado para diversos países do mundo.

Imagem da montagem de Harry Potter and the Cursed Child, em Londres.
Imagem da montagem de Harry Potter and the Cursed Child, em Londres.

Harry Potter invadiu até mesmo o mundo dos games. Os jogos para console e computador baseados nos personagens de Harry Potter já venderam mais de 50 milhões de unidades no mundo todo e arrecadaram cerca de 1,5 bilhão de dólares em vendas. Já os jogos para aparelhos móveis (celulares e tablets), arrecadaram sozinhos cerca de 1 bilhão de dólares em vendas. Ou seja, cerca de 2,5 de dólares em vendas se somarmos ambos. Não à toa, a Warner Bros. Games, que licencia os jogos, resolveu criar uma linha, a Portkey Games, dedicada só aos games do “bruxinho”.

Isso porque nem falamos dos produtos do chamado “Wizarding World”, a franquia que envolve além dos personagens do universo Harry Potter, também personagens e histórias que se passam antes mesmo do nascimento do bruxinho. A série de filmes Animais Estranhos, que citamos brevemente acima, faz parte dessa franquia mais estendida. Só para nos atermos a um exemplo, em fevereiro desse ano foi lançado o game Hogwarts Legacy, baseado nos personagens do “Wizarding World”. Apesar de todas as polêmicas envolvendo a escritora J.K. Rowling, o game bateu diversos recordes da indústria de games, vendendo 12 milhões de cópias e arrecadando 850 milhões de dólares apenas nas duas primeiras semanas após seu lançamento.

Imagem de Hogwarts Legacy.
Imagem de Hogwarts Legacy.

Por tudo isso que foi dito, não é de se surpreender que a Warner Bros. esteja tão ansiosa para fechar esse acordo com Rowling e produzir essa série para a HBO Max. A franquia parece ser uma enorme mina de ouro e o estúdio seguramente aposta que uma série baseada em Harry Potter será um enorme sucesso e ajudará a alavancar ainda mais a HBO Max, na briga ferrenha que se transformou o mercado de plataformas de streaming.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui