Resident Evil: Requiem – Primeiras Impressões Reveladas

Compartilhe:

Poucos jogos conseguem gerar tanto Hype com tão pouco tempo de gameplay revelado quanto Resident Evil: Requiem.

Após uma apresentação fechada para a imprensa, os primeiros detalhes e impressões do nono capítulo da franquia da Capcom começaram a emergir — e o que se viu até agora foi um retorno brutal às raízes do survival horror, sem abrir mão de inovações técnicas e narrativas.

Portais como IGN, GameSpot, Eurogamer e VGC puderam colocaram as mãos em uma demo – por tempo limitado – e confirmaram: o horror aqui é legítimo. E você pode vivê-lo de duas formas diferentes — uma mais íntima e sufocante, outra mais tática e cinematográfica.

Um Terror Que Começa Com Vulnerabilidade

Na demo testada exclusiva, o jogador acorda na pele de Grace Ashcroft, presa a uma maca, desorientada e indefesa.

Continue depois da publicidade

Sem armas, sem respostas e em um ambiente que mais parece vivo do que construído, o jogo imediatamente prende pela sensação de impotência.

Resident Evil: Requiem
Corredores Estreitos

O som, a iluminação e os detalhes visuais são usados de forma magistral para amplificar a tensão. O medo não vem de sustos baratos — mas da sensação constante de estar sendo observado, perseguido, caçado.

Eurogamer“A luz desempenhou um papel importante naquele momento. Parece que a RE Engine passou por uma grande atualização de iluminação e RE9 é um exemplo de flexibilidade da Capcom – a enfermaria em que Grace se encontra parece que cada quarto está banhado por uma iluminação fluorescente estéril ou escuridão absoluta, acentuada apenas pelas luzes piscantes de equipamentos médicos e similares. A iluminação está ótima, assim como o resto. Além disso, as expressões faciais em pânico de Grace são as melhores expressões faciais que já vi na RE Engine até agora.”

A Capcom investiu pesado no realismo. Texturas de pele, respiração ofegante, gotas de suor, e um design de som que transforma cada rangido em ameaça, contribuem para criar o ambiente mais opressivo da franquia até hoje.

Continue depois da publicidade

Jogabilidade em 1ª ou 3ª Pessoa

Uma das maiores novidades de Requiem é a possibilidade de jogar em primeira ou terceira pessoa desde o início, podendo alternar entre elas a qualquer momento, algo que Resident Evil Village só implementou posteriormente.

IGN – “No entanto, esse medo que descrevo está presente principalmente se você jogar em primeira pessoa. E, como a Capcom revelou durante a prévia, você pode alternar entre perspectivas a qualquer momento. Quando joguei a demo, fiz testes extensivos em terceira pessoa, inclusive enquanto fugia do novo monstro da Requiem. Em terceira pessoa, percebi que a tensão de se esconder e correr ainda estava presente, mas o fator medo foi substituído por uma sensação mais próxima da ação. Em terceira pessoa, fugir do monstro parecia um pouco mais tático do que survival horror, embora, dado o arsenal limitado de Grace, não fosse menos estressante.”

Resident Evil: Requiem - Grace
Visão em 3ª pessoa

De acordo com veículos como IGN, GameSpot e Eurogamer, a primeira pessoa oferece uma imersão mais claustrofóbica e aterrorizante, enquanto a terceira pessoa remete diretamente à qualidade técnica dos remakes de Resident Evil 2, 3 e 4, com cutscenes cinematográficas e controles responsivos.

Resident Evil: Requiem - Visão em primeira pessoa
Visão em 1ª pessoa

Ambas as opções foram descritas como bem otimizadas e coerentes com a proposta do jogo.

Continue depois da publicidade

Um Novo Perseguidor

Grace é agente do FBI e possui treinamento institucional, mas não se encaixa no perfil do soldado treinado que enfrentou hordas de zumbis em outros jogos.

Sua vulnerabilidade foi enfatizada como parte central da experiência de terror em Requiem.

Video Games Chronicle“A criatura inicia a perseguição em uma sequência que lembra os encontros com o Mr. X e a Lady Dimitrescu, embora haja indícios de que este monstro de IA possa ser integrado de forma mais elegante e dinâmica do que nos dois últimos jogos RE numerados. O diretor do jogo diz que quer que Requiem ofereça mais “horror imprevisível”, e enquanto Grace retorna às luzes brilhantes de uma sala segura, ela consegue ouvir os movimentos do monstro do lado de fora e, eventualmente, acima de nossas cabeças.”

Isso torna sua jornada ainda mais angustiante, especialmente ao enfrentar uma criatura gigantesca, comparada em presença a Lady Dimitrescu, Mr. X ou até mesmo Nemesis, mas ainda mais imprevisível e ameaçadora.

Continue depois da publicidade
Resident Evil: Requiem - Fera com IA Predatória
Uma fera com IA Predatória

Na demo, o jogador não tem como enfrentá-la — apenas fugir, se esconder e não fazer barulho. O uso de seringas como item de cura substitui as tradicionais ervas da franquia, reforçando a ambientação mais clínica e sombria do jogo.

Um Segundo Protagonista?

Segundo vazamentos do portal XboxEra, haverá um segundo personagem jogável — ainda não confirmado oficialmente, mas com fortes indícios de ser Leon S. Kennedy, que apareceria com um arsenal robusto.

De volta a Raccoon City
De volta a Raccoon City

Além disso, Requiem se passará novamente em Raccoon City, local do desastre biológico original, resgatando o cenário mais icônico da franquia com o máximo de fidelidade e tensão.

Embora ainda não confirmado, é possível que Resident Evil: Requiem traga duas campanhas paralelas, mas distintas em tom e jogabilidade.

Continue depois da publicidade
  • A campanha de Grace pode ser mais próxima do horror psicológico e da fragilidade humana, como em Resident Evil 2 Remake com Claire.
  • Já o segundo protagonista (possivelmente Leon), pode entregar uma experiência mais voltada à ação estratégica, em linha com Resident Evil 4 Remake.

Se essa dualidade se confirmar, poderemos estar diante de jogo com potencial de GOTY. — mas, por enquanto, isso segue como uma interpretação baseada nos indícios.

Quando Chega?

Resident Evil Requiem será lançado em 27 de fevereiro de 2026 para PS5, Xbox Series X|S e PC (Steam) — e será o pontapé das comemorações do 30º aniversário da franquia .

Terror Psicologico
Terror Psicológico?

Se confirmado o recurso dual, teremos dois campeonatos dentro do mesmo jogo: tensão brutal na 1ª pessoa e ação tática com reverência aos remakes clássicos, tudo embalado em terror visceral por Grace — e possível adrenalina frontal do lado de Leon.

Pelo visto Resident Evil Requiem não quer apenas revisitar a devastada Raccoon City — ele quer traumatizar os jogadores em múltiplas perspectivas.

Ao mesclar uma heroína vulnerável, IA predadora agressiva e dualidade tática, a Capcom parece estar prestes a entregar o Resident Evil mais completo, intenso e perturbador da saga.

Será que iremos conseguir segurar o Hype até fevereiro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.