Os Fantasmas Ainda se Divertem – Beetlejuice Beetlejuice, esperada continuação de Os Fantasmas se Divertem (1988), estreia comercialmente no mundo todo no próximo final de semana. No entanto, uma coisa que vem chamando atenção do público e de todos aqueles que acompanham cinema desde que o filme foi anunciado é a ausência no elenco de dois atores que desempenharam um papel importante no primeiro filme, os atores Geena Davis e Alec Baldwin que são os protagonistas da produção de 1988.
Diversas teorias e especulações foram levantadas sobre o possível motivo da ausência dos atores. A própria Geena Davis, falou sobre isso em abril desse ano. No entanto, agora, as vésperas da estreia comercial do filme nos cinemas do mundo todo, o próprio Tim Burton, diretor do filme, resolveu oferecer sua explicação sobre os motivos que levaram a ausência no enredo dos personagens interpretados no primeiro filme por Baldwin e Davis.
“Acho que a questão era que, para mim, eu não queria apenas ‘marcar qualquer caixa’. Então, embora eles fossem uma parte integral incrível do primeiro, eu estava focando em outra coisa”, disse Burton em entrevista a revista People. O diretor disse ainda que Os Fantasmas Ainda se Divertem é sobre o tempo e que não poderia ser feito como foi feito se já não houvesse se passado muito tempo desde o lançamento do primeiro filme.
“Uma sequência como essa, realmente tinha a ver com o tempo. Esse foi meu gancho, as três gerações de mãe, filha, neta. E esse [seria] o núcleo disso [do filme]. Eu não poderia ter feito isso pessoalmente em 1989 ou em outra época”, completou Burton. Em Os Fantasmas Ainda se Divertem Delia Deetz (Catherine O’Hara) e Lydia Deetz (Winona Ryder) voltam ao local onde se passa o primeiro filme, acompanhadas de Astrid Deetz (Jenna Ortega), filha de Lydia e neta de Delia, e novamente são obrigadas a invocar Beetlejuice (Michael Keaton).
Outras possíveis explicações para a ausência de Michael Keaton e Geena Davis em Os Fantasmas Ainda se Divertem
Em abril desse ano, a atriz Geena Davis, já havia sido perguntada sobre sua possível presença em Os Fantasmas Ainda se Divertem. Ela disse que não estava no elenco da produção e ofereceu uma possível explicação para sua ausência. “Não, eu não estou. Não estou no remake…Minha teoria é a de que fantasmas não envelhecem… Não que eu tenha envelhecido”, disse ela na época em entrevista dada ao programa de televisão Entertainment Tonight, do canal norte-americano CBC.
Davis ainda completou seu raciocínio: “Nossos personagens (dela e de Baldwin) ficaram presos para sempre à maneira como pareciam quando morreram, então já faz um tempo (desde o primeiro filme)”. Na época, a teoria da atriz pareceu fazer sentido. É claro que também não podemos ignorar que durante a produção de Os Fantasmas Ainda se Divertem, Alec Baldwin estava atolado até o pescoço nos problemas judiciais relacionados a morte acidental da diretora de fotografia, Halyna Hutchins, durante as filmagens do faroeste Rust, do qual Baldwin é o protagonista e um dos produtores.
Em julho desse ano, o caso foi arquivado pelo poder judiciário do estado do Novo México, nos Estados Unidos, onde o caso estava sendo julgado. Mesmo assim, a reputação do ator está manchada desde então e é bem possível que tanto Tim Burton quanto a Warner Bros., estúdio que bancou a produção de Os Fantasmas Ainda se Divertem, quiseram evitar problemas deixando o ator de fora do filme.
Além de Baldwin e Davis, o único outro ator principal ainda vivo de Os Fantasmas se Divertem (1988) que não aparecerá nessa continuação é Jeffrey Jones, que no filme original interpreta Charles Deetz, pai de Lydia e marido Delia. Em Os Fantasmas Ainda se Divertem é justamente sua morte repentina que faz com que mãe e filha retornem a Winter River, cidade onde se passa o enredo do primeiro filme.
A ausência de Jones já era esperada, já que desde 2003, o ator tem tido problemas com a justiça americana e chegou, inclusive, a ser preso duas vezes, devido ao seu envolvimento com pornografia infantil. Por isso, sua carreira praticamente acabou e seria um risco muito grande incluí-lo em uma superprodução do tamanho de Os Fantasmas Ainda se Divertem.
Assim, essa continuação acabou por se tornar um filme quase matriarcal, em que três gerações de mulheres de uma mesma família se unem para enfrentar um problema e um “inimigo” em comum. Lembrando que Os Fantasmas Ainda se Divertem abriu o Festival de Veneza desse ano e, como dito antes, estreia comercialmente na maioria dos países do mundo no final de semana que vem.