Como já era esperado pela indústria, a Warner Bros. anunciou nessa terça-feira à noite que deu “luz verde” para que uma sequência de The Batman seja produzida. O anúncio foi feito durante a CinemaCon, a conferência anual de proprietários de cinema e grandes estúdios, que acontece em Las Vegas. A apresentação da Warner na conferência era bastante esperada exatamente porque muita gente desconfiava que uma continuação de The Batman seria anunciada. O chefe do estúdio, Toby Emmerich, prometeu que a continuação terá não apenas Robert Pattinson repetindo seu papel de Bruce Wayne/Batman, mas também todo o elenco principal do primeiro filme. Além disso, Matt Reeves que dirigiu o primeiro filme, também dirigirá a continuação.
O anúncio não é surpresa para ninguém, já que The Batman foi um enorme sucesso de crítica e público. Com uma arrecadação nas bilheterias superior a 750 milhões de dólares, a obra conseguiu recuperar, com folga, os quase 200 milhões que foram investidos em sua produção. E não apenas isso, The Batman arrecadou a maior bilheteria do ano até agora. Superando em mais de 100 milhões de dólares o segundo colocado.
Além disso, sua estreia na plataforma de streaming HBO Max (que pertence a Warner) foi, igualmente, um imenso sucesso. Calcula-se que o filme tenha sido visto em mais de 4 milhões de lares ao redor do mundo todo, só em sua primeira semana de exibição na plataforma. Fazendo com que The Batman seja o filme mais assistido do catálogo da HBO Max nesse ano. Superando, inclusive, outras superproduções como O Esquadrão Suicida, Duna, Mulher-Maravilha 1984 e Matrix Resurrections. Isso sem falar que a obra foi, também, bastante elogiada pela crítica especializada. No mais famoso agregador de críticas cinematográficas da internet, o Rotten Tomatoes, o filme mantém uma aprovação de 85% e coleciona elogios de vários críticos.
Em The Batman, nos é apresentada uma Gothan City obscura, corrupta e cheia de personagens peculiares. A produção escolheu mostrar um Bruce Wayne ainda jovem e no início de sua “carreira” como Batman. Aqui, Wayne é um milionário recluso que é obrigado a navegar pela sujeira e corrupção de Gotham para encontrar um serial-killer, o Charada (Paul Dano), que vem assassinando diversos políticos importantes da cidade. Além do Charada, também estão presentes no filme, o mordomo Alfred (Andy Serkis), a Mulher-Gato (Zoë Kravitz), James Gordon (Jeffrey Wright) e o Pinguim (Colin Farrell). Esse último, inclusive, deve ganhar uma mini-série própria, estrelada pelo próprio Farrel, a ser exibida na HBO Max e cuja produção já foi confirmada em março desse ano.
The Batman 2 deve estrear, ao que tudo indica, em 2024. Se o filme for tão bem nas bilheterias quando seu antecessor, é possível, inclusive, vislumbrar o início não apenas de uma franquia, mas também de um universo compartilhado com diversos personagens que giram em torno do Homem Morcego. Até porque, esse é o padrão da indústria atual e a Warner Bros. já deixou bastante claro que tem interesse em produzir outras obras (filmes e séries) baseadas em personagens desse universo.