Gilbert Gottfried como Igor Peabody em O Pestinha (1990)

Qualquer um que estava vivo e assistia filmes nos anos 90, certamente, se recordará de Igor Peabody, o irritante agente de adoção que tenta a qualquer custo “empurrar o pestinha” Júnior para adoção em O Pestinha, de 1990. O personagem é bastante lembrado especialmente pelos brasileiros, já que o filme passou incessantemente na televisão durante os anos 90 e início dos anos 2000. Peabody era o “nêmesis” de Júnior e , por isso também, vítima constante de sua estripulias. O personagem em questão foi interpretado, nos três filmes da série, pelo comediante norte-americano Gilbert Gottfried, que faleceu hoje em Nova York, aos 67 anos de idade.

Gilbert Gottfried como Igor Peabody em O Pestinha (1990)

Gottfried, começou sua carreira na comédia stand-up ainda muito jovem, aos 15 anos de idade, e durante os anos 70 se tornou bastante conhecido no circuito de comediantes nova-iorquinos. Sua grande chance veio em 1980 quando, em meio a uma grande reformulação, o comediante conseguiu um lugar no elenco principal do Saturday Night Live, o principal programa de comédia da televisão norte-americana. Apesar de ter sido muito pouco aproveitado durante sua passagem pelo programa e de ter sido (como quase todo o elenco da época) ofuscado pela “estrela” de Eddie Murphy (que acabaria “dominando” o programa e se projetando para a fama mundial), Gottfried conseguiu transformar a oportunidade em uma carreira profissional, como ator e comediante.

Durante os anos 80 e 90, ele faria inúmeras participações em diversos filmes e programas de televisão e desenvolveria uma “persona” que se tornaria sua marca registrada: aquele cara chatíssimo, com uma voz extremamente irritante e que não parava de falar nem por um segundo. Em quase todos os filmes em que fez, ele sempre se “dava mal”. Até porque, seu personagem, quase sempre, estava alí para canalizar a raiva do público. Além de Igor Peabody, outro personagem que também tinha essas mesmas características era o contador Sidney Bernstein, de Um Tira da Pesada 2 (1987).

O papagaio Iago, de Aladdin. O personagem mais famoso interpretado por Gilbert Gottfried

Em 1992, Gottfried interpretaria o que talvez seja o seu personagem mais conhecido, o papagaio Iago de Aladdin. O pássaro, que servia como capacho do vilão principal Jafar, era de longe o personagem mais irritante do filme e servia como válvula de escape cômica da história. O enorme sucesso da animação, que foi o filme mais visto de 1992, projetou mundialmente o nome de Gottfried e fez do comediante uma das vozes mais famosas do planeta. A partir daí, ele passaria a trabalhar frequentemente como dublador, além de seguir com sua carreira como ator e com seus shows de comédia stand-up.

Gottfried tinha uma condição genética chamada Distrofia Miotônica, o que lhe trouxe diversos problemas de saúde, entre eles, uma Taquicardia Ventricular recorrente, o que causou sua morte hoje, em Nova York, aos 67 anos de idade. O comediante deixa uma esposa (Dara), um filho (Max), uma filha (Lily) e um enorme legado que será sempre celebrado por colegas e fãs da boa comédia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui