Christopher Nolan (Oppenheimer) está prestes a dar início à produção de seu mais recente projeto cinematográfico, A Odisseia, e a primeira imagem oficial do filme já foi divulgada.
Leia também:
Considerado um dos projetos mais grandiosos de sua carreira, A Odisseia teve suas filmagens iniciadas e, nesta segunda-feira (17), ganhou uma imagem oficial. A foto apresenta Matt Damon (Perdido em Marte) no papel de Odisseu (também conhecido como Ulisses), o lendário herói grego. Na imagem, o personagem aparece pronto para a batalha. Confira os detalhes abaixo.
Recentemente, possíveis imagens do set de A Odisseia, novo filme de Christopher Nolan, surgiram nas redes sociais, destacando a construção do Cavalo de Tróia. Além disso, está sendo erguida uma cidade cenográfica no Marrocos para representar Tróia, um dos principais cenários da trama. Desse modo, veja as imagens abaixo.
New photos of the horse. It could just be a statue and not the Trojan Horse.
(via Ace on @NolanFans) https://t.co/VlentrrnT9 pic.twitter.com/i4GsnAzv5P— Christopher Nolan Art & Updates (@NolanAnalyst) February 13, 2025
According to a tourist in Aït-ben-Haddou, Morocco, the city will represent Troy in Christopher Nolan’s ‘THE ODYSSEY’.
Filming is set to begin on location in a week. pic.twitter.com/AZCDz6pKNU— Christopher Nolan Art & Updates (@NolanAnalyst) February 9, 2025
Na história original de Homero, o Cavalo de Tróia aparece na Ilíada, que antecede os eventos de A Odisseia. Contudo, no poema, Odisseu menciona o estratagema como parte de sua viagem de regresso. Caso o filme apresente o Cavalo dentro da linha temporal de A Odisseia, é possível que a invasão grega a Tróia não seja mostrada em detalhes.
Além disso, fontes indicam que algumas cenas serão filmadas nas Ilhas Eólias, na Sicília. No entanto, a maior parte das gravações ocorrerá na ilha principal, sendo que outras locações anunciadas incluem o Reino Unido e o Marrocos.
Na Sicília, as filmagens devem começar em cerca de dois meses, especificamente na ilha de Favignana, chamada de “ilha das cabras”. Na história, é dito que esse local tenha servido de inspiração para Homero descrever um dos pontos de parada de Odisseu e sua tripulação, onde buscavam provisões. Localizada no arquipélago de Egadi, na costa noroeste da Sicília, a região é um verdadeiro paraíso natural.
O elenco de A Odisseia conta com nomes de peso. Afinal, Matt Damon assume o papel de Odisseu, enquanto Tom Holland também deve protagonizar a trama, mas seu personagem ainda não foi revelado. Mas algumas fontes especulam que ele possa interpretar Telêmaco, filho de Odisseu, ou uma versão mais jovem do próprio protagonista.
Além disso, o longa-metragem também conta com um time de grandes estrelas, incluindo Anne Hathaway (Interestelar), Zendaya (Rivais), Lupita Nyong’o (Um Lugar Silencioso: Dia Um) e Robert Pattinson (The Batman). Recentemente, outros nomes recém-divulgados incluem Charlize Theron (Mad Max: Estrada da Fúria), Jon Bernthal (O Justiceiro), Mia Goth (Pearl), John Leguizamo (O Menu) e Benny Safdie (Diamante Bruto). Ainda não foram divulgadas informações sobre os personagens de cada ator.
Além disso, alguns colaboradores frequentes de Nolan retornam para este projeto. Afinal, o compositor Ludwig Göransson, responsável pelas trilhas de TENET e Oppenheimer, assinará a trilha sonora. Enquanto isso, a direção de fotografia ficará por conta de Hoyte Van Hoytema, parceiro de Nolan desde Interestelar.
Baseado no clássico da literatura de Homero, A Odisseia acompanha a longa jornada de Odisseu em seu retorno para casa após a Guerra de Tróia. A trama narra sua viagem até Ítaca, onde ele chega dez anos depois do fim da guerra. Vale lembrar que essa história continua sendo uma das mais influentes da mitologia grega.
Ao longo dos séculos, A Odisseia foi adaptada, traduzida e interpretada de diversas formas. Além de ser transformada em conversa por diferentes escritores, sua narrativa influenciou filmes e séries ambientados na Grécia Antiga, assim como obras contemporâneas, como E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?, dos Irmãos Coen, que transpõe a jornada do herói para um novo contexto.
Lembrando que a primeira adaptação ocorreu em 1911, com um filme mudo dirigido por Giuseppe de Liguoro. Anos depois, em 1954, Kirk Douglas estrelou Ulisses, uma das versões mais conhecidas da história.
Com A Odisseia, Christopher Nolan recebe seu maior orçamento até hoje, impulsionado pelo sucesso de Oppenheimer. Lançado pela Universal, o longa arrecadou mais de US$ 900 milhões e conquistou diversos Oscars, incluindo Melhor Direção e Melhor Filme.
Por fim, a estreia de A Odisseia está marcada para 17 de julho de 2026, com exibições em IMAX.