Imagem de Dune: Parte Dois (2023).
Imagem de Duna: Parte Dois (2023). O filme pode ter sua estreia adiada para o ano que vem.

Foi anunciado essa semana que a estreia de Duna: Parte 2 foi adiada para o ano que vem. O anúncio não pegou ninguém de surpresa já que, ainda em julho, a respeitada revista norte-americana Variety já havia divulgado com exclusividade, que a Warner Bros. Pictures, estúdio que distribui o filme, já discutia a ideia de adiar a sua estreia para 2024. Na época, segundo a Variety, só faltava a aprovação da Legendary Pictures, produtora da obra, para que o adiamento ocorresse.

Timothée Chalamet e Zendaya em Duna: Parte 2 
Timothée Chalamet e Zendaya em Duna: Parte 2  – Imagem: Vanity Fair

O adiamento, é mais uma consequência da greve do Sindicato de Atores de Hollywood (SAG-AFTRA). A paralisação que já dura 44 dias, juntamente com a greve do Sindicato de Roteiristas (que já dura quase quatro meses), parou Holywood. No caso de Duna: Parte 2, a produção depende muito de seus atores no trabalho de divulgação da obra. Já que o filme conta com um elenco jovem e com uma enorme presença nas redes sociais.

Adiamento esperado

Contudo, com a greve do Sindicato dos Atores, todos os seus membros estão proibidos de participar de qualquer atividade envolvendo a produção ou divulgação de filmes e séries de televisão. Dessa forma, os atores não podem participar do trabalho de divulgação feito nas estreias de produções que eles tenham participado (explicamos tudo nesse texto). Por isso, desde o início da greve, existia uma chance enorme de que a estreia de Duna: Parte 2 fosse adiada.

Florence Pugh como a Princesa Irulan em imagens Duna: Parte Dois
Florence Pugh como a Princesa Irulan em Duna: Parte Dois. Foto de Niko Tavernise.

Isso porque, os produtores esperam poder contar com o enorme “star power” de seu elenco estelar, que inclui astros, como Zendaya, Timothée Chalamet, Florence Pugh, Austin Butler, entre outros nomes do primeiro escalão hollywoodiano, na divulgação do filme. Assim, a Warner Bros. Pictures e a Legendary Pictures esperam que o elenco ajude a produção a, não apenas atrair o público, mas também, aumentar as suas chances de ser indicado ao Oscar e outras premiações importantes.

Estrear o filme durante a greve significaria não contar com esse atores na divulgação da obra. O adiamento da estreia de Duna: Parte 2 muda todo o cenário da indústria cinematográfica norte-americana tanto nesse ano, quanto no ano que vem. Isso porque, o filme era um dos mais esperados do ano. Assim, muita gente dentro da indústria, esperava que a obra fosse uma das 10 mais vistas de 2023.

O adiamento de Duna: Parte 2 muda tudo

Agora, com o adiamento, essa expectativa fica para 2024. Abrindo assim, espaço para que outro filme ocupe essa “vaga” que, possivelmente, seria de Duna: Parte 2. No quesito premiação, o adiamento também muda muita coisa. Já que a produção era uma das principais favoritas ao Oscar do ano que vem. Muita gente, inclusive, acreditava que a obra seria uma das principais concorrentes ao prêmio de Melhor Filme do ano.

Zendaya como Chani em imagens de Duna: Parte Dois
Zendaya como Chani em imagens de Duna: Parte Dois. Foto de Niko Tavernise.

Com o adiamento, obviamente, isso não vai mais ocorrer, já que Duna: Parte 2 eventualmente concorrerá apenas ao Oscar de 2025. Para Zendaya, o adiamento da obra é uma “tragédia” (levando em conta as devidas proporções). Isso porque, o filme era um dos seus principais veículos para esse ano, junto com Rivais, que também teve sua estreia adiada para 2024.

Assim, muita gente que acreditava que a atriz tinha chances reais de ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 2024, vão ter que esperar por uma possível indicação em 2025. Dessa forma, a jovem e popular atriz, não terá nenhum filme seu estreando esse ano. Deixando, dessa forma, seus fãs, “na mão”.

Zendaya, Josh O'Connor e Mike Faist em cena do trailer de Rivais (2023).
Zendaya, Josh O’Connor e Mike Faist em cena do trailer de Rivais (2024). Outro “filme veículo” da atriz, cuja estreia também foi adiada para o ano que vem.

Com o adiamento, Duna: Parte 2, que estrearia em 3 de novembro desse ano, deve agora estrear em 15 de março do ano que vem. Muito gente, inclusive, fala, que o filme pode ser exibido antes, ou no Festival de Berlim, ou no Festival South by Southwest de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui