Segundo o site norte-americano Deadline, está em desenvolvimento o primeiro “documentário oficial” sobre a vida, obra e carreira de Andy Kaufman. A produção deve ser dirigida pelo premiado cineasta Clay Tweel e deve ser financiado pela empresa Fifth Season. O fato inédito é que esse é o primeiro documentário sobre a vida de Kaufman a contar com a autorização e o apoio de sua família.
Dessa forma, os produtores do documentário devem ter acesso a imagens, documentos e materiais inéditos e nunca antes vistos pelo público. Até mesmo os arquivos de George Shapiro, lendário empresário e produtor que geriu a toda a carreira do comediante devem ser abertos para os produtores do documentário, fato que deve deixar os fãs do comediante ainda mais ansiosos pela estreia da produção.
Andy Kaufman: Um comediante diferente
O lendário comediante Andy Kaufman ficou famoso por ser diferente da maioria dos comediantes “comuns”. Isso porque, ele geralmente não contava piadas, no sentido mais conhecido da palavra, e também não tentava levar a platéia ao riso, como a maioria dos comediantes faz. Com seus números e esquetes de comédia nonsense e surreal, seu estilo de comédia ficou conhecido como “anti-humor”. Ele, aliás, nem gostava de ser chamado de “comediante”.
Essa forma diferente de fazer rir fez com que Kaufman se tornasse um dos comediantes mais bem sucedidos do humor norte-americano, tendo participado do elenco de produções televisivas muito famosas, como o Saturday Night Live, principal programa humorístico dos Estados Unidos, e Taxi, série cômica que fez muito sucesso no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Isso sem falar no fato de ele ter feito diversas aparições em inúmeros programas televisivos de renome, como o Late Night with David Letterman.
Infelizmente, Kaufman faleceu muito jovem, aos 35 anos de idade, de um câncer de pulmão. Na época, muita gente nem sequer acreditou em sua morte, já que uma das “piadas” mais recorrentes do comediante era fingir sua própria morte. O sucesso meteórico de Kaufamn, sua morte prematura e também a originalidade de sua obra, fizeram com que ele se tornasse uma lenda da comédia norte-americana.
Não à toa, diversas obras baseadas em sua vida, já foram produzidas. Entre as mais famosas, estão a canção “Man on the Moon” da banda de rock alternativo R.E.M., lançada em 1992, a canção não apenas presta uma homenagem a Kaufman em sua letra, mas também em seu video clipe. Além do filme O Mundo de Andy, dirigido pelo premiado cineasta Miloš Forman e lançado em 1999. Aliás, nesse longa-metragem, Andy Kaufman é interpretado por Jim Carrey, em uma de suas melhores atuações no cinema até hoje.