Angela Bassett em Pantera Negra 2
Angela Bassett em Pantera Negra 2 - Imagem: Marvel Studios

Apesar de perder o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2023 para Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo), Angela Bassett finalmente conquistará a tão cobiçada estatueta dourada.

Afinal, nesta segunda-feira, dia 26 de junho, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) anunciou a lista com os nomes que devem ser homenageados com um Oscar honorário. Esse prêmio é entregue para aqueles que contribuíram para a sétima arte ao longo dos anos de sua carreira de maneira grandiosa.

Além de Angela Bassett, outros nomes homenageados no Oscar honorário em 2023 serão o ator Mel Brooks (A Mais Louca Odisseia no Espaço) e a editora Carol Littleton (E.T. o Extraterrestre). Por fim, Michelle Satter (Desert Bloom), diretora e fundadora do Instituto de Sundance, também será celebrada, mas com o Prêmio Humanitário Jean Hersholt, no evento.

Janet Yang, presidente da Academia, fez um comunicado oficial dizendo: “O Conselho de Governadores da Academia está emocionado em homenagear quatro pioneiros que transformaram a indústria cinematográfica e inspiraram gerações de cineastas e fãs de cinema”.

Por fim, Yang ainda discursa um pouco sobre Bassett e os outros novos envolvidos:

Ao longo de sua carreira de décadas, Angela Bassett continuou a mostrar performances extraordinárias que estabelecem novos padrões na atuação. Mel Brooks ilumina nossos corações com seu humor, e seu legado teve um impacto contínuo em todos os aspectos do entretenimento. A carreira de Carol Littleton na edição de filmes serve como um modelo para aqueles que a seguem. Michelle Satter, é a base da comunidade de filmes independentes, desempenhou um papel vital nas carreiras de inúmeros cineastas ao redor do mundo.

Vale lembrar que Angela Bassett é uma atriz amada e consagrada em Hollywood com mais de 40 anos de carreira no cinema e televisão. Sua primeira indicação ao Oscar ocorreu em 1994, ao interpretar Tina Turner no filme “Tina – A Verdadeira História de Tina Turner” (1993).

Enquanto isso, sua segunda indicação foi este ano, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel como Rainha Ramonda em “Pantera Negra: Wakanda para Sempre” (2022). Mesmo não ganhando, fez história na Marvel Studios e no mundo. Afinal, foi a primeira mulher a receber uma indicação ao Oscar em um filme de super-herói.

Por fim, a cerimônia de premiação do Oscar honorário acontece no dia 18 de novembro em uma cerimônia fechada, sem transmissão ao vivo. Mais tarde, os discursos feitos pelos homenageados estarão disponíveis no canal oficial da Academia no YouTube.

Por sua vez, a 96ª entrega do Oscar (2024) acontecerá no dia 10 de março de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui