Martin Scorsese na estreia de Assassinos da Lua das Flores
Martin Scorsese na estreia de Assassinos da Lua das Flores - Imagem: Lusa/Caroline Brehman

O Festival de Cinema de Berlim prestará sua homenagem ao mestre do cinema Martin Scorsese, conhecido por obras como “Taxi Driver” (1976) e “Os Bons Companheiros” (1990). Durante a edição de 2024 do prestigiado festival, o cineasta será agraciado com um Urso de Ouro honorário pelo conjunto de sua obra.

A notícia veio a público por meio do The Hollywood Reporter, após a confirmação da organização do evento. Na nota, eles disseram: “Para qualquer um que considere o cinema como a arte de moldar uma história de maneira simultaneamente pessoal e universal, Martin Scorsese é um exemplo a ser seguido”, afirmaram os diretores do festival, Mariëtte Rissenbeek e Carlo Chatrian. “Seus filmes acompanharam nossa história como espectadores e seres humanos; seus personagens viveram e cresceram dentro de nós. Sua visão da história e da humanidade nos ajudou a entender e questionar quem somos e de onde viemos.”

Embora Scorsese já tenha exibido seus filmes em Berlim diversas vezes, nunca recebeu o maior prêmio do festival. Entre seus sucessos aplaudidos de pé estão “Touro Indomável” (1980), “Cabo do Medo” (1992), “Gangues de Nova York” (2002) e “Ilha do Medo” (2011).

Agora, Scorsese está colhendo os ótimos resultados de seu filme mais recente, “Assassinos da Lua das Flores”, com Leonardo DiCaprio (“O Lobo de Wall Street”) e Robert De Niro (“O Irlandês”). O longa-metragem é um dos favoritos da temporada de premiações e já rendeu prêmios ao diretor.

Continue depois da publicidade

“Assassinos da Lua das Flores” tem como base o livro best-seller de David Grann. A trama, ambientada em 1920, ocorre em Oklahoma e apresenta a tribo indígena Osage Nation, que, após descobrir petróleo em suas terras, se torna extremamente rica. Misteriosamente, um a um, os integrantes da tribo são assassinados. Por fim, o recém-criado FBI assume o caso e acaba descobrindo uma das maiores conspirações, originando um dos crimes mais monstruosos e perturbadores da história.

Martin Scorsese assume a direção com base no roteiro de Eric Roth (“Duna” e “Nasce uma Estrela”). Enquanto isso, outros nomes do elenco incluem Brendan Fraser (“A Baleia”) e Lily Gladstone (“Certas Mulheres”).

Vale lembrar que o Urso de Ouro honorário de Berlim existe desde 1982 e, até hoje, homenageou diversos nomes do cinema, como Steven Spielberg (“A Lista de Schindler”), Helen Mirren (“A Rainha”), Willem Dafoe (“Homem-Aranha”), Meryl Streep (“O Diabo Veste Prada”), Ian McKellen (“X-Men – O Filme”), Catherine Deneuve (“Bernadette”), Alain Delon (“Le Samouraï”), Sophia Loren (“Rosa e Momo”), Dustin Hoffman (“Todos os Homens do Presidente”) e muitos outros.

Por fim, o Festival de Berlim que homenageará Martin Scorsese acontece entre 15 e 25 de fevereiro de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui