Dan Lin. Créditos: Jerod Harris/Getty Images.
Dan Lin. Novo chefe de divisão de filmes da Netflix. Créditos: Jerod Harris/Getty Images.

Segundo a imprensa norte-americana, Dan Lin será o novo chefe da divisão de filmes da Netflix. O produtor de 50 anos de idade, substitui Scott Stuber que estava no cargo desde 2017 e que deixa a gigante do mercado de streamings para formar sua própria produtora. Como novo chefe da divisão de filmes da Netflix, Lin deve ser responsável por supervisionar todas as produções de filmes originais para a plataforma de streaming e estará subordinado a Bela Bajaria, chefe de conteúdo da empresa.

A escolha de Lin para o cargo foi relativamente rápida, já que Stuber anunciou sua saída em janeiro e, obviamente, havia muita concorrência pela posição. Contudo, o fato de o produtor já ter trabalhado com a Netflix e com diversos nomes que estão em cargos de chefia na Netflix ajudaram Lin a conseguir o cargo. Além disso, sua larga experiência com a produção de blockbuster e com filmes premiados também pesou. Ademais, o fato de Lin possuir sua própria produtora, chamada de Rideback, contou pontos a seu favor.

“A experiência de Dan como executivo e produtor é marcada por uma capacidade consistente de atrair cineastas excepcionais. Mas o que realmente chamou minha atenção foi a criação do Rideback, uma comunidade dinâmica para cineastas, que promove ambientes colaborativos e criativos. A sua abordagem visionária levou ao estabelecimento de incubadoras e residências, impulsionando carreiras de talentos extraordinários, bem como uma lista constante de filmes de grande sucesso. Mal posso esperar para Dan infundir na Netflix sua inovação e talento”, disse Bela Bajaria, ao anunciar a contratação de Lin nessa quarta-feira.

Mena Massoud e Will Smith em cena de Aladdin (2019). Distribuição: Walt Disney Studios
Motion Pictures.
Mena Massoud e Will Smith em cena de Aladdin (2019). Um dos maiores blockbuster produzidos por Dan Lin. Distribuição: Walt Disney Studios Motion Pictures.

“Embora eu tenha sido abordado muitas vezes durante meus últimos 15 anos na Rideback, eu realmente nunca poderia imaginar deixá-la até Bela me oferecer esta oportunidade incrível. A visão de Bela para a divisão de filmes da Netflix me interessou imediatamente, pois estava fortemente alinhada com meus valores pessoais e profissionais e com o que estamos construindo na Rideback”, disse Lin ao ser apresentado como novo diretor da divisão de filmes da Netflix. Ele também salientou seu interesse em criar filmes com “apelo mundial e temas universais” e que não haveria melhor lugar para isso do que a “empresa com o maior público global”.

Continue depois da publicidade

Dan Lin: produtor com experiência em filmes grandiosos

Dan Lin nasceu em Taiwan, mas ainda criança, com cinco anos de idade, se mudou com a família para os Estados Unidos. O futuro produtor estudou em Harvard e na Universidade da Pensilvânia. Contudo, ele não se formou em nenhuma área relacionada a cinema ou a produção audiovisual. Por coincidência, no entanto, durante seu tempo de faculdade, Lin participou de um programa de estágios com Lorenzo di Bonaventura, um produtor bem-sucedido de Hollywood e que nos anos 1990 se tornaria um dos chefões da Warner Bros. Pictures.

Assim que Lin se formou em Harvard em 1999, di Bonaventura lhe ofereceu um emprego na Warner Bros. Ele trabalhou no estúdio por oito anos, chegando até a posição de Vice-Presidente Sênior de Produção. Em 2007, Lin deixou o estúdio para fundar sua própria produtora, a Lin Pictures, que depois passaria a se chamar Rideback. Durante seu período, tanto na Warner Bros. quanto na Rideback, ele esteve a frente da produção de diversos filmes importantes, incluindo obras indicadas ao Oscar, como Os Infiltrados (2006) e Dois Papas (2019).

Lin também supervisionou e produziu diversos blockbusters, como Sherlock Holmes (2009), Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras (2011), Uma Aventura LEGO (2014), LEGO Batman: O Filme (2017), Aladdin (2019), Godzilla II: Rei dos Monstros (2019), It — Capítulo Dois (2019) e Godzilla vs. Kong. Na Netflix, Lin terá que, de alguma forma, reorganizar a divisão de filmes, já que Scott Stuber, chefe anterior da divisão, estava em conflito com os chefões da empresa, que é líder mundial no setor de streaming.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui