Diretor Antoine Fuqua
Antoine Fuqua - Divulgação

Antoine Fuqua é um diretor de cinema norte americano conhecido por seus trabalhos em filmes do gênero ação e suspense como “Dia de Treinamento” e a trilogia “O Protetor”. Neste artigo você vai conhecer mais sobre sua biografia, infância, início de carreira, principais trabalhos e muito mais. Acompanhe!

Fatos rápidos sobre Antoine Fuqua

  • Nome completo – Antoine Fuqua
  • Nacionalidade – Norte-americano
  • Data de nascimento – 30 de maio de 1965
  • Pais – Carlos e Mary Fuqua
  • Famoso como – Diretor

Quem é Antoine Fuqua?

Antoine Fuqua é um diretor de cinema norte-americano atualmente com 59 anos e que conta com uma extensa carreira nos cinemas. No seu início, trabalhou principalmente com direção de videoclipes, mas agora com mais de 20 anos no mercado expandiu bastante sua carreira, hoje trabalhando somente na direção de filmes, séries e documentários. Um nome importante por trás de grandes títulos.

Alguns de seus trabalhos mais memoráveis incluem “Dia de Treinamento”, “Emancipation – Uma História de Liberdade”, “Rei Arthur”, a trilogia “O Protetor”, entre tantos outros.

Biografia de Antoine Fuqua

Infância

Antoine Fuqua nasceu em Pittsburgh, cidade localizada no sudoeste da Pensilvânia, EUA. É filho de Carlos e Mary Fuqua. Na cidade natal, permaneceu toda a fase de infância até a idade adulta, onde trilhou sua vida acadêmica em uma escola pública: a Taylor Allderdice High School.

Continue depois da publicidade

Um fato interessante é que antes de descobrir sua verdadeira vocação pelo cinema ele tinha o sonho de ser piloto de jatos das forças armadas, e isso até o levou a estudar engenharia elétrica. Outra paixão que também o movia era pelos esportes, fazendo parte principalmente de times de basquete.

Foi somente aos 15 anos que um evento trágico o fez despertar interesse pelo cinema, quando levou um tiro. Essa experiência o tirou da sua vida trivial e acabou levando a despertar o interesse pelas artes.

Durante essa época, conheceu obras de grandes nomes desse ramo, como do cineasta japonês Shinobu Hashimoto e do pintor italiano Caravaggio. A descoberta do mundo das artes encantou-o completamente, nascendo a vontade de se aprofundar no assunto e dedicar sua vida a isso.

Início da carreira

Diretor de videoclipes

Fuqua iniciou sua carreira dirigindo videoclipes musicais, e conseguiu um grande destaque dentro desse segmento. Para se ter uma ideia, dentre os artistas com quem trabalhou, estão artistas populares como Stevie Wonder, Toni Braxton, Prince, dentre outros.

Continue depois da publicidade

Um dos seus trabalhos mais famosos na direção de clipes foi o premiado “Gangsta ‘s Paradise”, de 1995, single do rapper americano Coolin. O clipe contava com a participação da estrela de “Dangerous Minds” (Mentes Perigosas, 1995), Michelle Pfeiffer, com o intuito de promover o lançamento do filme.

Toda a obra se tornou sucesso imediato, ganhando destaque em várias premiações do segmento e conquistando alguns, como o Grammy de Melhor Performance Solo de Rap, dois MTV Video Music Awards de Melhor Vídeo de Rap. Quem gosta do gênero sabe que Gangsta ‘s Paradise é um dos raps da história.

Diretor de cinema

Como diretor, Fuqua buscava espaço nos cinemas, e o lançamento bem sucedido do videoclipe foi exatamente a oportunidade que tanto buscava para engrenar sua carreira. A partir do reconhecimento que teve por esse trabalho, passou a ter mais visibilidade neste campo, iniciando assim sua vida não somente com clipes musicais, mas também passando a atuar como diretor de longas-metragens.

Sua estreia na direção no segmento aconteceu em 1998 com o filme de ação “The Replacement Killers”, produzido pelo veterano do cinema de ação John Woo. O seu segundo trabalho foi na comédia de ação “Bait” (Isca, 2000), que tem o aclamado ator de Django Livre, Jamie Foxx, no papel principal.

Continue depois da publicidade

Primeiro sucesso

O talento de Antoine Fuqua como diretor era incontestável, e pondo em prova isso, apenas em seu terceiro trabalho já conseguiu seu primeiro grande sucesso, “Training Day” (Dia de treinamento, 2001).

A produção trata-se de um romance policial e conta com Denzel Washington com o papel do detetive Alonzo Harris, e Ethan Hawke como Jake Hoyt, os dois interpretam policiais antidrogas do departamento de polícia de Los Angeles.

O filme foi um sucesso não só de crítica mas também financeiro, arrecadando US$ 104,9 milhões de bilheteria contra US$ 45 milhões de orçamento. Além de ter se destacado também em premiações, rendendo o Oscar de Melhor Ator para Washington e uma indicação para Ethan Hawke de Melhor Ator Coadjuvante no Oscar de  2002.

Rei Arthur, O Protetor e outros projetos

Depois de “Training Day”, Antoine Fuqua continuou produzindo sucessos como “Tears of the Sun” (2003) e “King Arthur” (Rei Arthur, 2004), uma história baseada na lenda do rei que tomou posse de Scalibu, mas de uma forma um pouco diferente do que já foi mostrada.

Continue depois da publicidade

Ele também dirigiu “Shooter” (Atirador, 2007), “Brooklyn’s Finest” (Atraídos pelo crime, 2009) e “Olympus Has Fallen” (Invasão à Casa Branca, 2013). Um dos seus trabalhos de maior destaque, porém, veio em 2014, novamente com Denzel Washington no papel principal: o primeiro filme da trilogia “The Equalizer” (O Protetor).

Eles também trabalharam juntos em “The Magnificent Seven” (Sete Homens e um Destino, 2016). Além da direção, em 2010, ele também dedicou-se a criação de uma série de quadrinhos pós apocalíptica intitulada “After Dark”, junto com Wesley Snape.

Projetos recentes e futuros

Quanto aos seus trabalhos recentes, ele tem se dividido bastante entre trabalhos como diretor e produtor. Na direção destacam-se os títulos “O Protetor: Capítulo Final” (2023), “Emancipation – Uma História de Liberdade” (2022) e “Infinite” (2021).

Quanto aos trabalhos recentes na produção, vale o destaque para “Trem-Bala” (2022) e algumas séries de tv como “A Lista Terminal” (2022) e o drama biográfico  “Rob Peace” (2024)

Continue depois da publicidade

Antoine Fuqua conta também como diversos trabalhos futuros, a exemplo do filme “Michael”, que contará a trajetória de vida do cantor Michael Jackson, desde seu humilde começo até se tornar o rei do pop. Ele assumiu o dever de dirigir o título para Lionsgate e tem previsão para lançamento em abril de 2025.

Vida pessoal

Antoine Fuqua é casado com a atriz americana Lela Rochon desde 1999. Juntos, eles tiveram um casal de filhos. A mais velha, Asia Rochon Fuqua, nasceu em 2002, enquanto o caçula, Brando, nasceu em maio de 2004. Além dos dois, o diretor também tem um filho anterior ao seu casamento, Zachary.

Principais trabalhos de Antoine fuqua

Depois de conhecer um pouco de sua biografia, vale a pena mergulhar mais profundamente nos principais trabalhos de Fuqua como diretor. Acompanhe!

Dia de Treinamento (2001)

Em Training Day, a trama gira em torno de Jake Hoyt, um jovem e promissor policial de Los Angeles. Graças às suas habilidades e desempenho, ele consegue receber uma promoção para a equipe de narcóticos.

Continue depois da publicidade

Recém nomeado, ele é escalado para fazer dupla com Alonzo Harris, que será o oficial responsável por seu treinamento. Dessa parceria, Jake não tem uma experiência nada boa, pois seu parceiro se revela corrupto. Presenciando todo tipo de crime, é obrigado a usar drogas e até mesmo acusado de assacinato.

O protetor (trilogia)

O Protetor é uma trilogia dirigida por Antoine Fuqua – ele também produziu o segundo e o terceiro filme – e estrelada por Denzel Washington. O enredo gira em torno de Robert McCall, um fuzileiro naval aposentado e oficial da DIQ.

Cansado da vida agitada em campo, ele resolve deixar tudo para trás e viver uma vida calma e monótona. No primeiro filme da franquia, inaugurada em 2014, o ex-agente é obrigado a abandonar a monotonia para proteger uma jovem traficada do meio da máfia russa.

Em sua continuação, “O Protetor 2”, lançado em 2018, McCall volta novamente à ação depois que um de seus amigos é morto e ele vai em busca de vingança. Já em “O Protetor 3”, o último filme da trilogia, lançado em 2023, o ex-fuzileiro está disposto a ajudar os menos afortunados, enfrentando assim a Camorra, uma organização criminosa da Itália, para livrar seus amigos da opressão dos criminosos.

Continue depois da publicidade

King Arthur (Rei Arthur)

Rei Arthur ou King Arthur é um filme de aventura histórica lançado em 2004, que mostra o personagem título de um modo um pouco diferente das lendas tradicionais. Na história, ele é um oficial romano, ao contrário da lenda onde ele é um cavalheiro medieval.

Tentando torná-la um pouco mais próxima da realidade, o roteiro baseou-se em novas descobertas arqueológicas. Assim, partes clássicas da história foram readaptadas ou retiradas completamente, como a conhecida lenda de como Arthur retirou a espada mágica excalibur de uma rocha, tornando-se rei.

Na readaptação do roteiro, a trama se passa no século V d.C, onde  o comandante romano/britânico Artorius Castus ou Artur, ao cumprir sua missão oficial retorna para Roma. Ao chegar em casa, recebe uma missão final de proteger uma família romana do norte da Muralha de Adriano, salvando-os de um exército de saxões invasores.

The Magnificent Seven (os sete magníficos)

The Magnificent Seven é um remake de um filme de 1960 de ação, no estilo faroeste, lançado em 2016. O elenco principal tem como nomes Denzel Washington, Chris Pratt, Haley Bennett,  Peter Sarsgaard, Byung-hun Lee, Manuel Garcia-Rulfo, Vincent D’onofrio e Martin Sossmeier.

Continue depois da publicidade

A história se passa no árido cenário do Velho Oeste, onde a poeira dança ao sabor dos ventos e a lei é muitas vezes ditada pelo cano de uma arma. A trama nos transporta para o ano de 1879, quando o vilarejo fronteiriço de Rose Creek se encontra sob as mãos implacáveis do barão industrialista Bartholomew Bogue.

Com a lei subjugada e a cidade na mão dos malfeitores, os moradores resolvem fazer uma tentativa de resistência. Em represália a isso, um grupo de moradores sofre assassinato e a igreja local passa por um incêndio.

Emma Cullen, que ficou viúva por conta do episódio, parte em busca de justiceiros, caçadores de recompensas que possam enfrentar Bogue e libertar a cidade. É então que entra em cena o enigmático Sam Chisolm, um U.S. Marshal negro com um passado sombrio e uma habilidade ímpar com revólveres.

Chisolm reúne um grupo heterogêneo de destemidos: o atirador de facas Billy Rocks, o caçador de recompensas Goodnight Robicheaux, o jogador de cartas Josh Faraday, o guerreiro Red Harvest, o pistoleiro Vasquez e o misterioso Jack Horne. Juntos, eles formam os Sete Magníficos, dispostos a enfrentar Bogue e seus capangas em uma batalha épica pela justiça e pela liberdade.

Continue depois da publicidade

O Culpado (The Guilty)

The Guilty (ou O Culpado, em português) é um filme americano de suspense policial lançado em 2021. Sendo um remake de um outro título dinamarquês de mesmo nome, este tem Antoine Fuqua na direção e produção. O elenco inclui talentos como Jake Gyllenhaal, Riley Keough, Peter Sarsgaard, Christina Vidal, Eli Goree, Da’Vine Joy Randolph, Paul Dano e Ethan Hawke.

O núcleo da história gira em torno de Joy Baylor, um oficial afastado do Departamento de Polícia de Los Angeles. Acusado de um crime ocorrido enquanto estava em serviço, foi remanejado para a central de atendimento 911. Ao atender uma chamada de uma mulher que diz ter sofrido um sequestro, ele tenta usar todos os recursos disponíveis para salvar a vítima.

Emancipation – Uma História de Liberdade

Emancipation – Uma História de Liberdade é um filme de suspense e ação histórico norte americano lançado em 2022. Além da história emocionante, a trama também chama a atenção pelo elenco composto por Will Smith, Ben Foster, Gilbert Owuor e Charmaine Bingwa.

Baseado em fatos reais, a história é ambientada nos anos de 1860 e narra a trajetória de Peter, um homem que foi separado de sua família e levado trabalhar como escravo em Louisiana. Após a captura, é enviado para trabalhar na construção de uma ferrovia em Clinton, mas consegue escapar.

Continue depois da publicidade

O filme se baseia na história verídica de um escravo fugitivo chamado Gordon, cujas costas flageladas pelas chicotadas foram documentadas em fotografias em 1863. O produtor americano Joey McFarland iniciou o projeto de pesquisa da história em 2018, e em 2020 anunciaram Fuqua na direção, Collage no roteiro e Will Smith estrelando o papel principal.

Considerações finais

Como foi possível observar, Antoine Fuqua é um nome bastante relevante no cenário de direção em Hollywood, já tendo dirigido filmes muito conhecidos no meio. Apesar de no começo de sua carreira ter sido originalidade no meio musical, conseguiu migrar para o cinema e agora com mais de 20 anos de carreira é dono de uma filmografia memorável.

Aqui em nosso site você encontrará diversos outros conteúdos relacionados ao universo cinematográfico, gamer, etc. Continue explorando!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui