Na emoção da primeira viagem aérea tudo conta – a espera no aeroporto, a velocidade percorrida ainda em terra para a máquina alçar voo, as turbulências e até a freada do pouso. Essas sensações, que levaremos para sempre, são simbolizadas pelo avião, que provoca fascínio ao ponto de ser utilizado com frequência para despertar o interesse por filmes e games.
No mundo do entretenimento, a tecnologia e os efeitos especiais transformam a diversão em momentos que podem ser comparados às emoções experimentadas durante a nossa primeira experiência de voo. Aqui listamos cinco dos jogos, antigos e atuais, que têm o avião como foco: Aviator, River Raid, Aero Fighters, After Burner e Barnstorming. Alguns são simples, outros complicados, mas todos envolvem desafios que estimulam nossas habilidades.
Simples, porém desafiador, é o Aviator, o jogo do aviãozinho disponível nas plataformas de entretenimento, verdadeira moda entre apreciadores do gênero. Ele consiste em decidir, através do acionamento de um botão, qual o momento de abandonar o voo e coletar ganhos. Quanto mais a aeronave voa, maior é o prêmio. Mas ele escapa da tela rápido e surpreendentemente. Portanto, o timing é fundamental.
Lançado em fevereiro de 2019, o Aviator é inspirado no filme O Aviador, que conta a história de Howard Hughes, bilionário norte-americano apaixonado por aviação. Logo, o título se tornou permanente sucesso nas plataformas online. A versão que roda atualmente é a 2.0. Por ser leve, permite reprodução satisfatória mesmo em conexões de internet lentas. Novidade comemorada nesta vertente é a chuva, recurso promocional que adiciona no chat apostas grátis, em horários aleatórios. Qualquer jogador pode solicitá-las, tocando no botão “reivindicar”.
Dentre os flying games de sucesso das antigas está o clássico River Raid, criado em 1982 para o console Atari 2600. Embora o vovô Atari tenha repaginado seus jogos para plataformas mais modernas, o River Raid mantém seguidores fiéis. Nele, o jogador deve controlar um aeroplano em voo rasante sobre um rio, destruir obstáculos sem colidir com as margens e não ficar sem combustível.
O River Raid inspirou vários games para os consoles das gerações seguintes à da década de 1980. Um deles é o Aero Fighters de 1996, criado para o Nintendo 64. Quinto e último da série, consiste em controlar um avião de caça para combater inimigos. Reúne quatro pilotos, cada qual com uma aeronave munida de armas e mísseis diferentes dos demais. Um dos desafios é escolher qual das quatro máquinas é a mais adequada para o combate iminente.
After Burner também é um game simulador de combate aéreo e não chega a ser complicado. O jogador deve controlar um caça supersônico F-14 Tomcat para destruir uma série de aeronaves inimigas, usando joystick específico. A missão é completada em 18 etapas.
De volta ao Atari, outro jogo interessante é o Barnstorming. Nele, você controla um avião biplano que deve atravessar celeiros e sobrevoar moinhos de vento, subindo e descendo sem parar. Não bastasse o sobe-desce, há intrusos para atrapalhar – bandos de pássaros fazem o avião perder velocidade, com risco de estourar o tempo do jogo.
Produção atual – Com igual mecânica do Barnstorming há o Flappy Bird, jogo recente, em formato arcade. Aqui, o “avião” é um pássaro minúsculo a se esgueirar pelos vãos de vários canos. O bater das asas é controlado com acionando um botão – intenso para subir, suave para descer. Parece fácil, mas nem tanto.
Inspirados ou não em filmes, esses jogos são populares por oferecer diversão rápida e acessível, muitas vezes sem a necessidade de aprender controles complicados ou complexas mecânicas de jogo. São ideais para jogadores casuais e podem ser apreciados por experientes em busca de uma pausa leve e divertida.