8 adaptações de livros para filmes que deram certo
IMAGEM: Freepik

Entre muitos erros recorrentes, é necessário reconhecer as adaptações de livros para filmes que deram certo. Afinal, nem sempre esse processo é fácil ou bem-sucedido, mas existem casos em que as adaptações se tornam clássicos do cinema, reconhecidos pela crítica e pelo público.

Sendo assim, se você está interessado em conhecer algumas delas, fique com a gente e leia até o final.

1. Harry Potter (2001-2011) – Uma das adaptações de livros para filmes mais bem sucedidas

A saga Harry Potter, escrita pela britânica J.K. Rowling, é uma das mais populares e bem-sucedidas da literatura fantástica. Os sete livros que narram as aventuras do jovem bruxo e seus amigos na escola de magia de Hogwarts foram um sucesso literário que se refletiu no cinema, com a adaptação dos livros para oito filmes.

Assim, os filmes de Harry Potter foram elogiados pela crítica e pelo público, que apreciaram a fidelidade aos livros, o elenco de atores e a trilha sonora.

Além disso, os filmes da série também receberam diversas indicações e prêmios como o Oscar, Globo de Ouro, BAFTA e MTV Movie Awards.

2. O Poderoso Chefão (1972-1990)

O Poderoso Chefão é uma trilogia de filmes dirigida por Francis Ford Coppola, baseada no romance homônimo de Mario Puzo, publicado em 1969. Assim, a saga conta a história da família Corleone, uma das mais poderosas e respeitadas organizações criminosas da América, liderada pelo patriarca Don Vito Corleone e depois pelo seu filho Michael Corleone.

Os filmes retratam as disputas, traições, violências e dilemas morais que envolvem o mundo da máfia, com uma narrativa envolvente e personagens complexos.

Dessa forma, O Poderoso Chefão é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, tendo recebido diversos prêmios, como o Oscar, o Globo de Ouro e o BAFTA. Além disso, os filmes são recebem elogios até hoje pela sua direção, fotografia, trilha sonora e edição. Portanto, um exemplo perfeito das adaptações de livros para filmes que deram certo.

3. O Senhor dos Anéis (2001-2003) – Uma das mais épicas adaptações de livros para filmes

O Senhor dos Anéis, escrito pelo britânico J.R.R. Tolkien, é um dos maiores clássicos da literatura de fantasia. A obra conta a saga de um grupo de heróis que tenta destruir o Um Anel, um artefato maligno que pode dar o poder ao Senhor do Escuro, Sauron.

O livro é ambientado na Terra-média, um mundo imaginário repleto de raças, línguas, culturas e mitologias. Dessa forma, a adaptação cinematográfica de O Senhor dos Anéis foi realizada pelo diretor Peter Jackson.

A trilogia custou cerca de 280 milhões de dólares, e arrecadou mais de 3,6 bilhões nas bilheterias, sendo uma das mais rentáveis da história. Os filmes de O Senhor dos Anéis também receberam inúmeras indicações e prêmios. Aliás, o terceiro, O Retorno do Rei, ganhou os 11 Oscars para os quais recebeu indicações.

4. Um Estranho no Ninho (1975)

Um Estranho no Ninho é dirigido por Milos Forman, baseado no romance homônimo de Ken Kesey, de 1962. O filme conta a história de Randle McMurphy, um criminoso que finge ser louco para escapar da prisão e é enviado para um hospital psiquiátrico.

Lá, ele se rebela contra as regras e o autoritarismo da enfermeira-chefe Ratched, ao mesmo tempo em que se torna amigo e líder dos outros pacientes, que sofrem com a opressão e a falta de liberdade.

Dessa forma, Um Estranho no Ninho é um filme que fala sobre loucura, rebeldia, humanidade e esperança, com uma mistura de drama e humor.

A saber, o filme foi um sucesso de bilheteria e de crítica, tendo ganhado os cinco principais Oscars: melhor filme, diretor, roteiro adaptado, ator e atriz.

5. Clube da Luta (1999) – poucos sabem mas esta é uma das adaptações de livros para filmes

Clube da Luta é um filme dirigido por David Fincher, baseado no romance homônimo de Chuck Palahniuk, publicado em 1996.

O filme acompanha a saga de um homem sem nome, que sofre de insônia e tédio, e que conhece Tyler Durden, um carismático e anarquista vendedor de sabonetes. Juntos, eles criam o Clube da Luta, um grupo secreto de homens que se reúnem para lutar entre si, como uma forma de libertação e resistência ao sistema.

Porém, o que começa como uma diversão se transforma em uma conspiração violenta e perigosa, que coloca em risco a vida e a sanidade dos envolvidos. Clube da Luta possui uma narrativa surpreendente e cheia de reviravoltas, e apesar de polêmico e controverso na época do seu lançamento, se tornou um clássico cult e uma referência para o cinema.

6. Adoráveis Mulheres (2019)

Uma das mais recentes adaptações de livros para filmes, Adoráveis Mulheres é um filme dirigido por Greta Gerwig, baseado no romance homônimo de Louisa May Alcott, publicado em 1868.

Assim, o filme acompanha a vida das quatro irmãs March: Meg, Jo , Beth (Eliza Scanlen) e Amy, desde a adolescência até a idade adulta, durante e após a Guerra Civil Americana.

Cada uma delas tem um sonho, talento e uma personalidade diferente, mas todas enfrentam as limitações impostas pela sociedade patriarcal da época. Dessa forma, o filme fala sobre o amor, família, independência e o feminismo, com uma narrativa não linear e uma estética delicada.

Adoráveis Mulheres foi um sucesso de crítica e de público, tendo sido indicado a seis Oscars, incluindo melhor filme, diretor, roteiro adaptado e atriz. O filme venceu na categoria de melhor figurino.

7. Extraordinário (2017) – Uma das mais emocionantes adaptações de livros para filmes

Dirigido por Stephen Chbosky, Extraordinário se baseia no romance homônimo de R.J. Palacio, publicado em 2012.

O longa conta a história de Auggie Pullman, um garoto de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética que causou uma deformidade facial. Pela primeira vez, ele vai frequentar uma escola regular, depois de ter sido educado em casa pela mãe.

Lá, ele terá que lidar com o preconceito, a curiosidade e a crueldade dos colegas, mas também encontrará amizade e coragem. A saber, o filme mostra a perspectiva de Auggie e também de outras pessoas que convivem com ele, como sua irmã Via e seu amigo Jack.

8. Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer (2015)

Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer é um filme inspirado no romance de mesmo nome de Jesse Andrews, publicado em 2012. O filme acompanha Greg Gaines, um adolescente que se considera socialmente invisível e que faz filmes caseiros com seu amigo Earl.

Um dia, sua mãe o obriga a visitar Rachel, uma colega de escola que foi diagnosticada com leucemia. Greg não sabe como se relacionar com ela, mas aos poucos eles se tornam amigos. Para animá-la, ele e Earl decidem fazer um filme em homenagem a ela, mas o que começa como uma diversão se transforma em uma experiência marcante.

O filme foi premiado no Festival de Sundance, nas categorias de público e crítica, e é sem dúvidas uma experiência profunda e bela.

E se você já assistiu essa ou alguma outra das adaptações de livros para filmes que deram certo, comente aqui e nos conte qual!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui