Conhecer as subsidiárias da Marvel é uma forma única de entender mais profundamente o todo da empresa. Sendo inegavelmente um dos grandes nomes do setor de entretenimento, e que soube muito bem expandir seu mercado além das histórias em quadrinhos, a Marvel tem presença e relevância, por exemplo, nos cinemas, com super franquias como Vingadores; streaming, com séries como Demolidor e Justiceiro; animações, com X-men, etc.
Formada por divisões de peso, como a Marvel Comics e a Marvel Studios, a empresa conta ainda com diversos outros braços destacáveis, que fazem o todo da organização.
Por isso, neste artigo, você irá conferir um pouco mais sobre as mais importantes subsidiárias da Marvel. Acompanhe!
As subsidiárias da Marvel
A origem da Marvel data de 1939, que é o ano de fundação da editora de quadrinhos, primeiro ramo explorado pela empresa. Nesse caso, o grande fundador da marca foi Martin Goodman, que na época de sua criação era um escritor de revistas pulp.
Contanto com altos e baixos ao longo desses mais de 80 anos de existência, um ponto fundamental em sua história foi a aquisição por parte do grupo The Walt Disney Company, do qual é subsidiária desde 2009.
Sendo uma empresa do ramo de entretenimento, dona de diversos personagens emblemáticos, como o Homem Aranha, e que atua justamente na entrega de produções que envolvem esses personagens, como filmes, HQs, animações, séries, etc. a Marvel se expandiu bastante durante sua trajetória, processo esse muito bem observado considerado as divisões históricas da empresa. Acompanhe!
Marvel Comics
Historicamente falando, a Marvel Comics é justamente a divisão mais importante da empresa. Afinal, sendo a primeira revista em quadrinhos da Marvel, é a base para todas as produções realizadas ao longo desses mais de 80 anos de existência.
A divisão, nesse caso, é uma editora, considerada a principal do planeta, superando inclusive a própria rival, DC Comics. Foi através dela que surgiram personagens memoráveis das animações, filmes, desenhos, HQs, séries, etc. totalizando mais de 8 mil ao todo, com destaque para:
- Homem-Aranha
- Capitão América
- Homem de Ferro
- Thor
- Hulk
- X-Men
- Wolverine
- Loki
- Arqueiro
- Blade
- Pantera Negra
- Quarteto Fantástico
- Demolidor
- Senhor Fantástico
- Vingadores
- Vampira
- Mulher invisível
- Coisa
- Noturno
- Ciclope
- Thanos
- Professor Xavier
- Visão
- Magneto
- Surfista Prateado
- Justiceiro
- Motoqueiro Fantasma
- Deadpool
- Falcão
- Homem Formiga
- Doutor Destino
- Viúva Negra
- Doutor Estranho
- Capitã Marvel
- E muito mais
Marvel Studios
Atualmente integrado ao Walt Disney Studios, o Marvel Studios é um estúdio próprio da empresa, voltado para a produção de filmes para cinema e televisão. Originalmente chamado de Marvel Filmes, a divisão teve sua origem lá em 1993, mas já utiliza essa nomenclatura desde 1996.
Em sua fase inicial, a divisão trabalhava com o licenciamento dos seus personagens e colaboração para a criação das obras. Foi assim que chegaram ao cinema filmes como Blade (produzido em 1998 pela New Line Cinema); Homem-Aranha (produzido em 1999 pela Sony Pictures Entertainment) e X-Man (produzido em 2000 pela 20th Century Fox).
No entanto, foi a partir de 2008 que a Marvel Studios deu início a seu projeto para a criação independente dos seus filmes. No período, o estúdio lançou Homem de Ferro, que foi justamente o filme inaugural da franquia do Universo Cinematográfico da Marvel, o MCU, focado na saga dos Vingadores em sua batalha contra Thanos.
Com o apoio da The Walt Disney Company, a Marvel fez da franquia a mais bem sucedida da história do cinema mundial, em bilheteria, a exemplo do filme Vingadores: Ultimato, que é o segundo mais assistido no mundo, atrás somente de Avatar. Veja algumas produções ligadas a Marvel Studios, dentro do MCU:
- Iron Man (2008)
- The Incredible Hulk (2008)
- Thor (2011)
- Captain America: The First Avenger (2011)
- The Avengers (2013)
- Guardians of the Galaxy (2014)
- Ant-Man (2015)
- Spider-Man: Homecoming (2017)
- Black Panther (2018)
- Avengers: Infinity War (2018)
- Avengers: Ultimato (2019)
Marvel Television
A Marvel Television deu início a suas operações somente no ano de 2010, buscando criar produções para TV, e posteriormente para o universo dos streamings. Atualmente, a divisão é completamente integrada à Marvel Studios – e consequentemente a Walt Disney Studios – que cuida de todas essas produções atuais.
Ao tratar sobre a Marvel Television, vale lembrar, que a empresa já possui diversas obras ligadas a TV, bem anteriores a criação dessa divisão. Esse é o caso de séries como “O Incrível Hulk”, que foi lançado ainda em 1977, e trazia o fisiculturista Lou Ferrigno como intérprete do monstro verde.
Na era moderna, o destaque vai para algumas parcerias de sucesso, como com a Netflix, que criou diversas séries com os personagens da Marvel, a partir de 2013. E atualmente, é claro, com os esforços concentrados na Disney Plus, que é o streaming da Disney. Veja algumas produções de destaque:
- Agente Carter
- Agentes da SHIELD
- Demolidor
- Agents of SHIELD: Slingshot
- Fugitivos
- Hit-Monkey
- M.O.D.O.K.
- Luke Cage
- Jessica Jones
- Manto e Adaga
- O justiceiro
- Os defensores
- Punho de ferro
- Dentre outros
Marvel Music
A Marvel Music surgiu como um projeto para unir o universo dos quadrinhos e o mundo das músicas. Nesse caso, a divisão foi criada no ano de 1994, e embora não tenha ficado ativa por muito tempo, o selo retornou como a gravadora da Marvel Studios, criando as músicas para os filmes da empresa.
Marvel (outras divisões)
Por fim, além dos destaques mencionados acima, há muitas outras divisões da Marvel que vale a pena referenciar também. Confira!
Marvel Custom Solutions
A Marvel Custom Solutions é a divisão voltada para a criação de quadrinhos personalizados da empresa. Nesse caso, o objetivo é atender a alguns clientes corporativos, a exemplo da ESPN, Audi, etc. Os quadrinhos são utilizados geralmente para a promoção de serviços, produtos, causas, eventos, etc. que sejam ligados à marca contratante.
Além disso, a divisão também é a responsável por trabalhar em conjunto com outras organizações e criar quadrinhos aproveitando alguns projetos especiais e a propriedade intelectual desses parceiros.
Vale lembrar que o núcleo foi criado ainda na década de 70, mas teve um crescimento exponencial apenas a partir de 2012, com o sucesso do filme “Os Vingadores”.
Para manter a qualidade nesses processos, é claro, a Marvel Custom Solutions conta com a colaboração de quadrinistas, escritores, editores e outros profissionais da própria Marvel Comics, bem como de outros consultores e representantes externos.
Ao todo, já foram algumas centenas de quadrinhos personalizados criados ao longo desses anos, a exemplo de:
- Black Panther: Soul of A Machine – essa é uma série com 8 edições onde o Pantera Negra e o Homem de Ferro lutam contra robôs da Lexus;
- Avengers Presented By Gillette – a edição mostra os personagens dos Vingadores se preparando para uma missão, utilizando os produtos da Gillette;
- Avengers Featuring Hulk & Nova – criada para a Post Cereals, são 4 séries que mostram uma aventura entre os Vingadores e o herói espacial Nova;
- Avengers: No More Bullying – criada em parceria com Disney Publishing Worldwide, GLAAD e STOMP Out Bullying, a edição trata sobre a temática do bullying.
Marvel Brands, LLC
A Marvel Brands, LLC é uma das divisões mais importantes da Marvel Entertainment, e subsidiária direta da The Walt Disney Company. O nome pouco conhecido, porém, deve-se ao fato da empresa operar nos bastidores, sendo responsável por administrar as licenças e marcas da sua empresa-mãe.
Ou seja, a Marvel Brands é justamente quem gerencia os direitos de propriedade intelectual de todos personagens, mídias e histórias da Marvel, além de outras parcerias. O núcleo ganhou o atual corpo em 2005, quando passou a supervisionar também o desenvolvimento dos produtos da empresa, suas vendas, marketing e distribuição.
Marvel Games
Um importante nome entre as outras divisões da Marvel é a própria Marvel Games, núcleo utilizado para a promoção de videogames e também para o licenciamento de propriedades intelectuais da empresa para os editores de videogame.
Ou seja, em termos práticos, essa é a divisão de jogos eletrônicos da Marvel Entertainment, criada no ano de 2009. Como mencionado, esse foi o período de compra da empresa pela Disney, e por isso o núcleo é uma parte integrante da Disney Interactive.
A necessidade do setor deve-se justamente a grande busca pela utilização dos personagens Marvel no universo dos jogos. Aliás, eles são bastante utilizados, muito antes mesmo da criação da divisão. O que acontece é que anteriormente, quem cuidava dessas questões era a própria Marvel Comics Group e a Marvel Enterprises. Esses são alguns dos títulos publicados ao longo da história da empresa:
- Spider-Man (1982) – publicado pela Parker Brothers
- Questprobe: Featuring Human Torch and the Thing (1985) – publicado pela Adventure International
- X-Men II: The Fall of the Mutants (1990) – publicado pela Paragon Software
- Spider-Man: The Video Game (1991) – publicado pela Sega
- Marvel Super Heroes In War of the Gems (1996) – publicado pela Capcom
- X-Men: Mutant Academy (2000) – publicado pela Activision
- Marvel Nemesis: Rise of the Imperfects (2005) – publicado pela Electronic Arts
- Spider-Man: Toxic City (2009) – publicado pela Marvel Comics
- Iron Man 2 (2010) – publicado pela Sega/Gameloft
- Thor: Son of Asgard (2011) – publicado pela Marvel Games
- Uncanny X-Men: Days of Future Past (2014) – publicado pela GlitchSoft
- The Marvel’s Spider-Man (2018) – publicado pela Sony Interactive Entertainment
- Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order (2019) – publicado pela Nintendo
- Marvel Super War (2019) – publicado pela NetEase
Marvel Worldwide, Inc.
Também pouco divulgada, a Marvel Worldwide, Inc. é a divisão da Marvel Entertainment responsável por publicar as revistas em quadrinhos da Marvel Comics, que é a parte mais conhecida.
Como mencionado, a Marvel Comics é justamente a editora dos HQs, e possui diversos personagens icônicos, a exemplo do Homem-Aranha e Capitão América. Assim, o núcleo cria essa propriedade intelectual, na forma de personagens, fazendo com que as histórias cheguem diretamente aos consumidores, como através de uma interface digital.
Além de publicar essas revistas, a Marvel Worldwide, Inc. também tem a função de licenciar alguns personagens da empresa para outras mídias, como filmes, séries, etc.
Marvel New Media
A Marvel New Media ou Marvel Digital é uma unidade direta da The Walt Disney Company e consiste no site da empresa, podcast e websérie. Essa divisão da Marvel Entertainment foi criada no ano de 2017, justamente com o objetivo de explorar formas inovadoras de contar histórias interativas do universo Marvel. Veja algumas produções:
- Podcasts – The History of Marvel Comics: Black Panther, Marvel’s Declassified, Marvel’s Voices, Marvel/Method, Women of Marvel, dentre outros;
- Webcasts – Marvel LIVE!, Eat the Universe, The Marvel Minute, Marvel’s Storyboards, Marvel Top 10, THWIP! The Big Marvel Show, This Week in Marvel, Women of Marvel, dentre outros;
- Drama – Wolverine: The Lost Trail, Marvel’s Wastelanders: Hawkeye, Marvel’s Wastelanders: Star-Lord, Wolverine: The Lost Trail, Marvel’s Squirrel Girl: The Unbeatable Radio Show!, Marvel’s Wastelanders: Black Widow, Wolverine: La Larga Noche, Marvel’s Wastelanders: Doom, dentre outros.
Marvel Animation
A Marvel Animation, como o próprio nome deixa entender, é uma divisão de animações da empresa. A produtora foi criada em 2008, e ficou em atividade até 2020, quando foi incorporada, assim como a Marvel Television, a Marvel Studios.
O desenvolvimento dessas animações contava com uma parceria direta com a com a Lionsgate e a Nickelodeon, duas grandes empresas do setor. Assim, nesses 12 anos de atividade, conseguiu produzir filmes e séries animadas de grande sucesso.
- Séries animadas – Iron Man: Armored Adventures, The Avengers: Earth’s Mightiest Heroes, Wolverine and the X-Men, The Super Hero Squad Show, Blade, Iron Man, Ultimate Spider-Man, Guardians of the Galaxy, Marvel Super Hero Adventures shorts, dentre outros;
- Filmes Direct-to-video – Ultimate Avengers: The Movie, The Invincible Iron Man, Ultimate Avengers 2: Rise of the Panther, Doctor Strange: The Sorcerer Supreme, Planet Hulk, Iron Man: Rise of Technovore (Marvel Anime), Marvel Super Hero Adventures: Frost Fight!, dentre outros;
- Filmes para TV – Marvel Rising: Secret Warriors, Marvel Rising: Heart of Iron, The Marvel Rising: Operation Shuri, Marvel Rising: Playing with Fire, dentre outros.
Considerações finais sobre as outras divisões da Marvel
Como foi possível observar, há muitas outras divisões da Marvel importantíssimas, além dos já renomados selos Marvel Studios e Marvel Comics. São justamente essas partes que formam o todo da empresa.