Valorant Champions
Valorant Champions - Divulgação

O Valorant Champions é o ápice de todo o campeonato Valorant Champions Tour (VCT), que acontece de forma anual, e reúne as melhores equipes de Valorant do planeta, consagrando uma delas como a grande campeã da competição e coroando-a, consequentemente, como a melhor equipe de toda a temporada.

Valorant, vale lembrar, é um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) multijogador gratuito, onde duas equipes de cinco jogadores duelam uma contra a outra, representando agentes com habilidades únicas.

O título foi lançado em 2020 e conta com o desenvolvimento e publicação da Riot Games (de League of Legends), que é a grande responsável pela organização dos eventos VCT.

Neste artigo, você irá conferir tudo sobre as edições do Valorant Champions até aqui, como acontece o campeonato e muito mais. Acompanhe!

Quando o Valorant Champions surgiu?

Assim como todos os eventos que marcam o Valorant Champions Tour, o Valorant Champions teve o seu anúncio no ano de 2020, sendo lançado oficialmente em 2021, quando aconteceu a temporada inaugural.

Quem criou o Valorant Champions?

O grande responsável pela criação e organização do Valorant Champions e dos demais eventos relacionados a competição é a Riot Games. Essa uma desenvolvedora e editora norte-americana de jogos de videogames, sediada na Califórnia, e que foi fundada em 2006 por Brandon Beck e Marc Merrill.

A Riot é famosa por sua administração de eventos esportivos, e está à frente do Valorant Champions justamente por ser a desenvolvedora do jogo Valorant em si, que é a base do campeonato.

Seu reconhecimento internacional, no entanto, veio desde os anos iniciais de sua fundação, uma vez que a empresa é famosa por criar o jogo League of Legends –  um dos gigantes do mercado.

O que é o Valorant Champions?

O Valorant Champions é o evento de coroação do Valorant Champions Tour, que por sua vez é uma série internacional de torneios que envolvem o jogo. São diversos eventos ao longo das temporadas anuais, que culminam no Champions. Inaugurada em 2021, a competição está em sua terceira edição em 2023, ampliando cada vez mais sua base de fãs.

Para entender melhor sobre essa fase, é interessante observar como ocorrem as etapas do Valorant Champions Tour em si, que nesse caso é dividido em três: Challengers, Masters e Champions.

Challengers

Valorant Champions
Valorant Champions – Divulgação

Os Challengers são os eventos regionais, geralmente organizados em três etapas durante o ano. Nesse caso, qualquer equipe consegue se classificar para essa fase, desde que passe pelas qualificatórias abertas. Assim, as que obtiverem os melhores desempenhos avançam inicialmente para os playoffs regionais e posteriormente para os eventos Masters.

Masters

Valorant Masters
Valorant Masters – Divulgação

A segunda etapa são os Masters, eventos globais caracterizados por reunir apenas as melhores equipes de cada região. Aqui, elas disputam dentro do circuito, acumulando pontos, para alcançar uma vaga direta na Champions.

Champions

Valorant Champions
Valorant Champions – Divulgação

Esse é finalmente o Valorant Champions, que reúne apenas os melhores dos melhores de cada região, fazendo a grande final do campeonato. Tradicionalmente, são 16 equipes que chegam a essa fase, e apenas uma delas é sagrada campeã, passando a carregar o título de melhor equipe de Valorant do planeta nesse período.

O jogo por trás do Valorant Champions

Para compreender mais profundamente sobre o Valorant Champions, é indispensável também conhecer o jogo que move todo esse evento. Nesse caso, Valorant é um jogo de tiro em primeira pessoa, que foi lançado em 2020, originalmente para o Windows, após um período de testes beta fechado, e que não demorou muito para chegar em outras plataformas.

Sendo um jogo multijogador gratuito, Valorant foi o primeiro título do gênero a ser desenvolvido pela Riot Games, sendo anunciado no fim de 2019, quando recebeu o codinome de Project A. A época marcou a comemoração dos 10 anos de League of Legends.

O título tem uma certa inspiração na série Counter-Strike, uma vez que mistura elementos de tiro tático com habilidades especiais dos personagens. Ou seja, a origem do jogo está intimamente ligada à própria competição, uma vez que eles chegaram praticamente em um mesmo período.

Enredo

O jogo se passa em um futuro não muito distante, onde os jogadores assumem o papel de agentes. Esses são personagens baseados em diferentes países e culturas do mundo.

Cada agente tem habilidades únicas e um estilo próprio, cumprindo papéis específicos dentro do time. Nesse caso, é preciso usar essas habilidades para superar os inimigos, criar novas oportunidades dentro do jogo, etc.

Jogabilidade

No jogo, duas equipes de cinco jogadores duelam uma contra a outra, representando esses agentes. Cada jogador inicia as rodadas com uma pistola “clássica” e outras habilidades exclusivas. De toda forma, no decorrer dos duelos, é possível adquirir mais ferramentas.

Ao todo, Valorant apresenta uma imensa variedade de armas, que incluem os modelos secundários, como as pistolas, e as primárias, que são as espingardas, submetralhadoras, fuzis, etc.

No seu modo principal, a equipe atacante possui uma bomba, a “Spike”, que deve ser plantada em um local. Assim, a equipe defensora tem o papel de desarmá-la antes que o tempo acabe. Dentro desse modo não ranqueado, tudo acontece em um melhor de 25 rodadas. Ou seja, quem ganhar 13 é o grande vencedor.

Edições do Valorant Champions

Após sua edição inaugural em 2021, o Valorant Champions Tour seguiu com seu padrão anual, chegando a sua terceira Valorant Champions em 2023.

Edição 2021

A primeira edição do Valorant Champions aconteceu entre os dias 1 e 12 de dezembro, na cidade de Berlim, Alemanha. Ao todo, 16 equipes conseguiram a classificação para essa final, baseado em suas pontuações nas fases anteriores do campeonato, em suas respectivas regiões:

  • América do Norte – Team Envy, Sentinels e Cloud9 Blue;
  • Brasil – Team Vikings, FURIA e Vivo Keyd;
  • América Latina – KRÜ Esports;
  • Europa, Oriente Médio e África (EMEA) – Acend, Gambit Esports, Fnatic e Team Liquid;
  • Coreia do Sul – Vision Strikers;
  • Sudeste Asiático – X10 CRIT, FULL SENSE e Team Secret;
  • Japão – Crazy Raccoon.

A grande campeã, nesse caso, foi a equipe europeia Acend, que ganhou o título após derrotar a russa Gambit Esports. Um ponto interessante é que ambos são representantes da EMEA, e chegaram a final por a Acend ser a primeira colocada no regional e a Gambit vencer a etapa 3 Masters do VCT.

Edição 2022

A segunda edição do Valorant Champions e do VCT em si, seguindo esse formato anual, aconteceu já em 2022. Nesse caso, a final ocorreu entre os dias 31 de agosto e 18 de setembro, em Istambul, na Turquia. Assim como no ano anterior, 16 equipes foram para a Champions:

  • América do Norte – OpTic Gaming, 100 Thieves e XSET;
  • Brasil – FURIA e LOUD;
  • América Latina – KRÜ Esports e Leviatán;
  • China – Edward Gaming;
  • Europa, Oriente Médio e África (EMEA) – FunPlus Phoenix, Fnatic e Team Liquid;
  • Coreia do Sul – DRX;
  • Ásia-Pacífico – Paper Rex, BOOM Esports e XERXIA;
  • Japão – ZETA DIVISION.

Só que agora, a grande campeã foi a equipe brasileira LOUD, derrotando a norte-americana OpTic Gaming no duelo final. Ambas as equipes chegaram com bastante confiança para a competição, uma vez que foram as primeiras colocadas em suas regionais.

Edição 2023

Anunciada em setembro de 2022, a terceira edição do Valorant Champions, tem seus eventos finais marcados para os dias 6 e 26 de agosto, acontecendo na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos da América.

Seguindo um formato similar aos dos anos anteriores, o Champions reúne as 16 melhores equipes ao longo de toda a competição, que se classificam através dos seus respectivos regionais.

O Brasil no Valorant Champions

O Brasil é uma das regiões que possui um sistema de classificação para a final do VTC. E é exatamente por isso que todas as edições da competição até aqui contaram com representantes brasileiros.

Além da regional nacional, as equipes do país conseguem participar também pela América do Sul, o que abre mais as portas de acesso à finalíssima do evento.

Dentro do Valorant Champions, vale lembrar, os brasileiros já conseguiram alcançar um merecido destaque. Uma mostra disso é a própria LOUD, que é a grande campeã da segunda edição. Outra que sempre marca presença é a FURIA, que esteve presente tanto em 2021 quanto em 2022.

LOUD

Equipe de e-sports LOUD
LOUD – Divulgação

Dentro do cenário nacional, a LOUD é uma das gigantes do universo de e-sports, e que atua não somente em Valorant. Fundada em 2019 pelo influenciador e youtuber  Bruno “PlayHard” Bittencourt, e pelos empresários Matthew Ho e Jean Ortega, a marca não demorou muito a se destacar.

Estando sediada em São Paulo, o foco inicial da empresa foi realmente o Free Fire, bem como a produção de conteúdos para o Youtube. Já o início das parcerias com a Riot Games começariam já em 2020, quando ela foi anunciada para o Campeonato Brasileiro de League of Legends.

No Valorant, a LOUD venceu o título já em sua primeira passagem, uma vez que não participou da primeira edição. Nesse período, a equipe era composta por:

  • Sacy (Gustavo Rossi);
  • Saadhak (Matias Delipetro);
  • Aspas (Erick Santos);
  • Pancada (Bryan Luna); e
  • Less (Felipe Basso).

Nessa formação, o Sacy e o Saadhak eram os grandes líderes do grupo. Aliás, o Delipetro continua sendo o capitão da equipe atualmente.

FURIA

A Furia Esports, ou simplesmente FURIA, também tem um destaque merecido dentro do Valorant Champions. A marca foi criada ainda no ano de 2017, sendo uma idealização dos empresários Jaime Pádua, André Akkari e Cris Guedes, que continuam à frente da empresa.

Assim como a LOUD, essa é uma das gigantes do país, e tem enorme reconhecimento em todas as frentes em que atuam. Isso porque além da equipe de Valorant, ela participa de competições de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), Rocket League, Rainbow Six: Siege, League of Legends e Free Fire.

Como participar do Valorant Champions?

Como o Valorant Champions já é a fase final de todo o campeonato, para participar dessa etapa é preciso primeiro passar por todas as anteriores. Ou seja, é necessário se classificar nos Challengers e nos Masters.

Assim, o primeiro passo é justamente realizar a inscrição da equipe quando a Riot Games abrir as vagas para uma nova edição. Ao contrário do que se possa imaginar, não há uma obrigação de ser um profissional de e-sports para conseguir se registrar. Basta apenas cumprir os requisitos básicos de idade, residência e possuir uma equipe de 5 jogadores.

As inscrições acontecem através do site oficial da Valorant Champions Tour, que é o “valorantesports.com”. Nesse caso, ela refere-se à primeira etapa da competição, onde já há a seleção das equipes mais capacitadas, através dos duelos. As próximas fases acontecem por meio de um processo de classificação, onde apenas as melhores avançam.

Como assistir o Valorant Champions?

As formas mais simples de acompanhar os duelos do Valorant Champions e das demais fases do VCT em si é através das contas oficiais do Valorant Champions Tour dentro das plataformas de vídeo.

Sendo assim, destacam-se a Twitch e o próprio Youtube, que são os meios padrões para quem quer conferir cada detalhe desses duelos. Vale lembrar que nessas plataformas outros streamings também realizam transmissões relacionadas a suas partidas.

Além disso, em todas as fases a VTC compartilha um cronograma atualizado dos confrontos em seu site. Então, para saber quando haverá uma nova rodada ou qual equipe vai batalhar contra quem em cada nova edição, basta ficar de olho nas páginas oficiais do evento.

Considerações finais sobre o Valorant Champions

Como foi possível observar, o Valorant Champions é um momento único dentro do VCT, e que põe fim a uma temporada inteira da competição. É justamente nessa etapa que é possível conhecer a melhor equipe de Valorant do planeta em um respectivo ano, sendo então o momento pelo qual todas elas trabalham.

Apesar dos poucos anos de criação do jogo e do campeonato em si, esse já é um dos eventos mais relevantes de e-sports, e conta com a participação de equipes de peso, a exemplo do cenário nacional, como as referidas LOUD e FURIA, o que demonstra a relevância do Valorant Champions Tour e do Valorant Champions em si.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui