A Capcom Cup é um torneio que acontece de forma anual, focado em duelos da série Street Fighter. Sendo um dos principais jogos de luta do planeta, a franquia reserva duelos memoráveis entre alguns dos melhores jogadores do mundo.
Aliás, esse é o maior evento dentro do cenário do jogo, com grande parte dos jogadores se classificando através da Capcom Pro Tour, que são torneios internacionais.
Ao todo, já são 10 anos de organização do evento, que já produziu momentos memoráveis para o cenário de e-sports, e continua ainda bastante ativo na atualidade.
Quer saber tudo sobre a Capcom Cup e todas as suas edições até aqui? Então continue a leitura até o final!
Quando a Capcom Cup surgiu?
O primeiro evento da Capcom Cup aconteceu no ano de 2013, mais especificamente no Hyatt Regency San Francisco Airport, que fica em Burlingame, Califórnia, Estados Unidos. O estado, aliás, foi a base da grande maioria dos eventos desde então.
Quem criou a Capcom Cup?
O grande nome por trás do evento, como o próprio nome deixa entender, é a própria Capcom. Essa é uma gigantesca companhia de jogos de videogame japonesa, fundada ainda em 1979 por Kenzo Tsujimoto.
A marca tem um grande apelo internacional, sendo responsável por títulos de destaque no setor, como Resident Evil, Street Fighter, Monster Hunter, Mega Man, Devil May Cry, Dead Rising, dentre outros.
Apesar da origem da empresa, a Capcom Cup em si acontece sempre em solo norte-americano, o que facilita bastante a organização dos eventos.
O que é a Capcom Cup?
Como mencionado, a Capcom Cup é um torneio anual e oficial de Street Fighter e que reúne alguns dos melhores lutadores do jogo, para decidir a temporada de e-sports da franquia.
Dentro do calendário esportivo, o evento é o ápice da chamada Capcom Pro Tour, que é uma série de torneios internacionais, também organizada pela Capcom. Assim, uma grande parte dos jogadores se qualificam para a Capcom Cup através desses torneios.
Um ponto interessante é que a organização do evento também convida alguns jogadores destacáveis, bem como oferta uma das vagas para o campeão do ano anterior, elevando ainda mais o nível das partidas.
O jogo por trás do evento
Tão importante quanto conhecer a Capcom Cup, é compreender o jogo que tornou o evento possível. Nesse caso, trata-se de um dos principais nomes do seu gênero, contando com milhares de fãs espalhados pelo mundo, e que já faz parte da história gamer desde a época dos arcades.
Street Fighter
Quando o assunto são jogos de luta, Street Fighter é uma das franquias mais influentes e conhecidas do cenário. A série foi iniciada ainda no ano de 1987, quando a Capcom lançou o primeiro título, e desde então vem recebendo atualizações e alcançando novas plataformas.
Em síntese, ela acompanha diversos lutadores, oriundos de diferentes países e utilizando estilos variados de luta. Eles se enfrentam em torneios mundiais, ou às vezes por motivos pessoais, a depender do enredo utilizado.
Além da jogabilidade, Street Fighter é muito conhecida por contar com personagens carismáticos, muitos golpes especiais e também pela boa dose de desafio que proporciona.
Originalmente, o jogo chegou para os arcades, já contando com Ryu como personagem principal. Outros nomes importantes, como Ken, também já estavam presentes desde esse período de estreia da franquia.
Apesar da boa introdução, o sucesso efetivo veio somente com Street Fighter II: The World Warrior, que foi lançado em 1991. O título trouxe expansões importantes, como mais personagens jogáveis (8), cada um deles com histórias e personalidades próprias. Mas foi o modo versus, onde dois jogadores conseguiam duelar um contra o outro, que realmente fez o jogo alcançar tamanho público.
Ao longo dos anos, e com o sucesso atingido, a franquia chegou também a outros formatos de mídia, ganhando filmes, séries, quadrinhos, mangás, etc. E com seus 25 anos de história (na época) tornou-se a base da Capcom Cup, aproveitando os títulos mais recentes.
Super Street Fighter IV
Lançado em 2010, Super Street Fighter IV foi um dos títulos utilizados na primeira edição da Capcom Cup. Trata-se de uma versão mais atualizada de Street Fighter IV, e que trouxe alguns dos clássicos personagens, agora em 3D (gráficos) e 2D (jogabilidade).
O título deu melhorias para o modo online, apresentando novas opções para partidas e torneios, e recebeu ainda versões voltadas para outras plataformas, como o Nintendo 3DS.
Para os fãs principalmente, esse é um dos melhores jogos de luta da história, e recebeu muitas avaliações positivas por parte do público especialista.
Street Fighter V
Utilizado na Capcom Cup a partir de 2016, Street Fighter V foi lançado nesse respectivo ano, e ficou como versão base do torneio até 2022. Criado em parceria com a Dimps, o título é justamente o quinto dentro da franquia principal, mas se passa entre os eventos ocorridos entre Fighter IV e Street Fighter III.
Inicialmente, ele chegou para o Windows e para o Playstation 4, com a incrível capacidade de permitir batalhas online entre as duas plataformas. Assim como o IV, o jogo manteve seu estilo 3D e 2D, mas introduziu o sistema V-Gauge.
Ao todo, foram 16 personagens disponíveis em seu lançamento, sendo que quatro deles eram estreantes: Necalli, Laura, Rashid e F.A.N.G. Atualmente, essa lista já chega a 45. No torneio, vale lembrar, a versão Street Fighter V: Arcade Edition e Street Fighter V: Champion Edition também foram utilizadas.
Edições da Capcom Cup
A história da Capcom Cup é contada a partir de todas as suas edições, desde a de estreia até a mais atual. Por isso, acompanhe um pouco mais sobre essa trajetória.
Edição 2013
Como mencionado, a primeira edição do torneio aconteceu no Hyatt Regency San Francisco Airport, em Burlingame, Califórnia, Estados Unidos. O vencedor, nesse caso, foi o jogador Naoto Sako, do Japão, que batalhou utilizando o personagem Evil Ryu. Na final, derrotou o Xian, de Singapura, por 3 a 0.
Para esse ano em específico, a Capcom Cup utilizou como jogos principais as versões Super Street Fighter IV: Arcade Edition (2012), Street Fighter X Tekken (2013) e Ultimate Marvel vs. Capcom 3.
Tudo ocorreu logo depois da EVO 2013, e contou apenas com 8 jogadores ao todo, sendo esse o menor número de participantes de todas as edições. O prêmio desse ano também foi o mais baixo, de apenas US $10.000.
Edição 2014
No ano de 2014, a organização mudou o seu formato. Isso porque a Capcom e a Twitch firmaram uma parceria para a criação do chamado Capcom Pro Tour, ampliando o torneio. Assim, a partir dessa edição, a Capcom Cup passou a ser o evento de conclusão dessa temporada.
O torneio aconteceu no The Warfield, São Francisco, Califórnia, e utilizou o título Ultra Street Fighter IV. Nesse caso, o grande campeão do ano foi o japonês Yusuke Momochi, derrotando novamente o Xian, por 3 a 1.
Agora, 16 jogadores participaram do evento, disputando uma premiação total de US $56.700, um valor bem mais alto que o do primeiro ano, mas ainda longe dos padrões atuais.
Edição 2015
A terceira edição da Capcom Cup aconteceu no Moscone Center, São Francisco, Califórnia, e ampliou o evento para 32 qualificatórias (anteriormente eram 16).
Nesse ano em específico, o Japão conseguiu o seu terceiro prêmio consecutivo, com o jogador Kazunoko levando a melhor por 3 a 2 contra o também japonês Daigo Umehara. Vale lembrar que em 2015, a versão utilizada foi ainda o Ultra Street Fighter IV.
Além do número de jogadores, a premiação também foi aumentada de forma expressiva, chegando a US $250.000, um valor bem mais próximo dos padrão que se repetiu nas edições seguintes.
Edição 2016
A edição de 2016 continuou com 32 jogadores participantes, sendo que a final aconteceu na e-Sports Arena, Santa Ana, Califórnia. Para esse ano, a organização utilizou o título Street Fighter V, que foi lançado nesse mesmo período.
Além da alteração da versão do jogo, os finalistas, coincidentemente, também não foram mais os japoneses. Agora os norte-americanos dominaram o torneio, com o jogador NuckleDu sendo o grande campeão, derrotando o Ricki Ortiz na final.
O ano marcou ainda pelo valor de US $360.000 dado como premiação, um aumento considerável em relação a 2015, e que fixou a média de prêmios da Capcom Cup por um bom período.
Edição 2017
Mantendo o título Street Fighter V como base, a quinta edição da Capcom Cup trouxe alterações quanto às classificações pela Capcom Pro Tour. E nesse ano, a final aconteceu em Anaheim, na Califórnia.
O título da temporada ficou com o estreante Saul Leonardo Mena “MenaRD” Segundo, da República Dominicana. Ele derrotou o japonês Hajime “Tokido” Taniguchi por 3 a 2 na finalíssima e conquistou seu primeiro prêmio.
Vale lembrar que ao todo 32 jogadores participaram dessa etapa final, disputando a premiação de US $380.000.
Edição 2018
Para 2018, o Street Fighter V continuou sendo o título utilizado dentro da Capcom Cup. Mas dessa vez as coincidências não evitaram o sucesso japonês, que levou novamente dois jogadores para o embate final.
Pela primeira vez fora da Califórnia, o embate aconteceu no Esports Arena, Las Vegas, Nevada, e deu o título para Kanamori “Gachikun” Tsunehiro, também estreante. A vitória veio sobre o desafiante Hiromiki “Itabashi Zangief” Kumada por 3 a 1.
O padrão de 32 jogadores se manteve novamente, assim como a premiação total de US $380.000 , mesmo valor entregue em 2017.
Edição 2019
Pelo quarto ano consecutivo, o Street Fighter V foi a versão utilizada na temporada da Capcom Cup. O torneio foi o último a contar apenas com 32 jogadores, número bem menor que os atuais.
A final foi realizada em Los Angeles, Califórnia, novamente, e deu o prêmio de campeão para Derek “iDom” Ruffin. O título foi conquistado após uma acirrada disputa contra o também norte-americano Victor “Punk” Woodley.
Da mesma forma que nos dois anos anteriores, a premiação final entregue foi de US $380.000.
Edição 2020 e 2021
Marcadas pela pandemia da Covid-19, as edições dos anos 2020 e 2021 da Capcom Cup não aconteceram regularmente. Os eventos foram cancelados nesses dois respectivos anos, tendo apenas algumas disputas on-line, com campeões e jogadores anteriores.
De toda forma, oficialmente, o torneio retornou somente em 2022, quando contou com uma nova disputa presencial, utilizando um upgrade do formato padrão da temporada.
Edição 2022
Em 2022, a Capcom Cup ficou marcada por retomar os eventos competitivos, mas trouxeram algumas novidades importantes. A mais destacável foi a ampliação do número de jogadores, que saiu de 32 para 47. E como o sexto título ainda não havia sido lançado, o torneio utilizou uma versão mais recente de Street Fighter V.
Nacionalmente falando, o evento ficou marcado por contar com a presença do jogador brasileiro Ronaldo “RonaldinhoBR”, que chegou lá por meio do qualificatório nacional. De toda forma, o título ficou com o dominicano Leonardo Mena “MenaRD”, que garantiu o seu segundo prêmio. Na final, ele derrotou o chinês Zhen “Rou” por 3 a 1.
Como ainda foi um retorno pós pandemia, o que acabou interferindo no mercado de jogos, a premiação foi reduzida para US $300.000, um valor ainda interessante.
Edição 2023
Para 2023, a competição toma ares ainda mais ambiciosos, trazendo algumas novidades expressivas. A principal é justamente a chegada do título Street Fighter VI, que será utilizado no torneio.
Além disso, a premiação final chegará a marca impressionante de US $1 milhão, o que equivale atualmente a cerca de R$ 5 milhões. O valor equivale a um aumento 3 vezes maior que em 2022.
Considerações finais sobre a Capcom Cup
Como foi possível observar, a Capcom Cup não é considerada o maior evento de Street Fighter do mundo à toa. Todos os anos, o torneio reúne alguns dos melhores jogadores profissionais da franquia, e coroa o melhor da temporada.