Twitch
Twitch - Divulgação
Fundação:6 de junho do ano de 2011
SedeSão Francisco, Califórnia
FundadorJustin Kan e Emmett Shear
Atuais donosAmazon
Países que operaAtuação Global
O que ofereceServiço de Streaming

A Twitch é um canal muito amado por quem adora transmissão de jogos online. De certa forma, os telespectadores acabam participando das transmissões. Afinal, eles têm a oportunidade de acompanhar longas jogatinas emocionantes. Como resultado, conseguem se conectar emocionalmente ao streamer e se colocar no lugar do jogador.

Essa plataforma de transmissão tem uma longa trajetória na internet. Por isso, vale a pena conferir as ações e os impactos que ajudaram a consolidar essa marca no mercado.

Veja a seguir quando a Twitch foi fundada, quem são seus criadores, atuais donos e o serviço que ela oferece.

Quando a Twitch foi fundada?

A Twitch foi fundada em 6 de junho do ano de 2011. Ela se originou de um canal conhecido como Justin.tv criado em 2005.

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Quem fundou a Twitch?

Justin Kan e Emmett Shear foram os fundadores da Twitch. Eles eram os fundadores e gerenciadores da antiga empresa Justin.tv. Na época, a empresa tinha o propósito de oferecer aos consumidores espaços de transmissão ao vivo. Em suma, era como se os usuários pudessem criar os seus próprios realitys shows.

Quem são os atuais donos da Twitch?

Logo Amazon
Amazon – Divulgação

Hoje, a Amazon é a atual proprietária da Twitch. A companhia adquiriu a empresa de streaming em 2014 após pagar quase US$ 1 bilhão.

O que a Twitch oferece?

A Twitch oferece ao público o serviço de transmissão de vídeo ao vivo ou por demanda. Não só streaming de jogos, mas também campeonatos e e-sports. Além disso, a empresa disponibiliza transmissões do cotidiano das pessoas, música e material criativo. Essa companhia surgiu como uma marca derivada do canal Justin.tv. Os assinantes podem assistir conteúdos ao vivo ou sob demanda.

Por causa do seu sucesso, a Twitch se tornou a marca principal à frente da sua empresa-mãe. A empresa se transformou em um sucesso gigantesco poucos anos após a sua fundação. No último trimestre de 2013, a Twitch já mantinha mais de 45 milhões de visualizadores. Como consequência, ocupou o quarto lugar entre os sites de maior tráfego dos EUA.

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O sucesso da Twitch influenciou a mudança do selo “Justin.tv” para “Twitch Interactive”. Além de sinalizar a mudança de foco nos conteúdos, a renomeação antecedeu a venda da companhia. Em decorrência disso, a Amazon criou um serviço de assinatura entre a empresa e o serviço Amazon Prime.

Após 4 anos de mercado, a Twitch atingiu a marca de 100 milhões de visualizadores. Como consequência, se tornou a líder de streaming ao vivo de games nos EUA. Além do número crescente de usuários, a marca também mantém milhares de emissoras e canais parceiros cadastrados.

Começo da empresa

A dupla de fundadores da marca-mãe gerenciava a plataforma dividindo o seu conteúdo em diversas categorias. No entanto, a categoria de jogos cresceu rapidamente, tornando- se a mais acessada do site. Por isso, a empresa decidiu criar o selo “Twitch TV” para dar mais atenção a esse segmento.

Desde o lançamento da versão beta, o site conseguiu atrair quase 35 milhões de assinantes mensais. O crescimento exigiu aumento no número de funcionários e garantiu a abertura de novas vagas de trabalho. A empresa passou de 80 para 100 colaboradores até o fim de 2013.

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Além dos US$ 7 milhões usados para criar a Justin.tv, a Twitch recebeu mais US 15 milhões como investimento. Em 2013, a empresa recebeu mais US$ 20 milhões para a sua expansão.

Twitch já era lucrativa não só pelo influxo financeiro recebido, mas pela vantagem sobre a concorrência. Afinal, a Own3d.tv, principal concorrente, fechou no começo de 2013. Como resultado, a Twitch se tornou líder na transmissão de e-sports. Mesmo com o investimento do Dailymotion e Youtube, essas empresas não conseguiram superá-la.

Com o aumento do tráfego, a Twitch passou a enfrentar problemas na transmissão europeia. Para lidar com a situação, a empresa instalou novos servidores na Europa. Além disso, ela também modernizou seu sistema de vídeo para evitar ou diminuir os atrasos nas transmissões.

Expansão

O selo “Twitch” ganhou mais autonomia e relevância em relação ao Justin.tv. A empresa realizou a transmissão do “Twitch Plays Pokémon” em 2014. Esse evento utilizou um sistema que traduzia comandos dados via chat para controles de jogo. Dias depois, o canal conseguiu atrair quase 7 milhões de visualizações simultâneas.

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Para Matthew DiPietro, vice-presidente da companhia, essa transmissão consolidou a nova forma de jogar. Agora, os jogadores tinham uma mistura de jogos, transmissão e experiência interativa. Como resultado, o público teria uma forma de entretenimento perfeita para qualquer usuário.

Próximo ao fim do ano de 2014, o site Justin.tv encerrou as suas atividades. De agora em diante, a atenção da empresa seria para o canal Twitch. Além disso, a marca implementaria um sistema para melhorar a experiência do usuário. Logo, o assinante passaria a assistir vídeos com qualidade melhor, usar nova interface, backups de servidores expandidos e mais.

No entanto, o novo sistema da Twitch possuía limitações. Por exemplo, a empresa removeu a função “salvar para sempre”, impedindo que transmissões completas pudessem ser salvas. Agora, as transmissões só ficavam salvas por até duas semanas. Não o bastante, era possível salvar uma quantidade ilimitada de destaques, contanto que não ultrapassem 2 horas de duração.

Propósito

A Twitch surgiu com a proposta de ser uma plataforma de transmissão de conteúdo. Nesse sentido, o usuário poderia acessar transmissões de partidas ou entrevistas sobre jogos. Cada transmissão tem um nível de relevância correspondente ao número de visualizações. Ou seja, quanto mais visualizações tiver, mais relevante o jogo será na plataforma.

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O site possui transmissões de jogos mundialmente famosos, como LOL e Fortnite. Esses e outros jogos somaram mais de 350 milhões de horas visualizadas durante o mês de junho de 2018.

Além de jogos, a empresa também transmite entrevistas, eventos e shows. Essa proposta deu tão certo que a companhia adicionou uma seção para streams de música. Dessa forma, a plataforma passou a oferecer produção musical e rádio. A proposta permitiu que a empresa assinasse um acordo com o festival de música Ultra Music Festival.

Pensando em diversificar seus produtos, a Twitch lançou o “Criative”. Trata-se de uma seção para streams sobre trabalhos de arte. Como parte da promoção desse setor, a empresa transmitiu a maratona “The joy of painting”, de Bob Ross. Em paralelo, a companhia lançou o “Social eating”.

Além disso, a empresa lançou o “IRL”. Essa categoria engloba conteúdos que não se encaixam em outras categorias da plataforma. Contudo, só são permitidos conteúdos que respeitem as regras da Twitch. Por exemplo, blogs sobre o cotidiano das pessoas.

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Combate ao uso de deepfakes

Deepfake é uma tecnologia capaz de criar conteúdos enganosos e muito convincentes. Para tanto, utiliza inteligência artificial que cria imagens realistas de qualquer tipo. Um dos problemas é o uso dessa tecnologia para criar materiais obscenos sem permissão das vítimas.

Nesse sentido, a Twitch declarou que é contra o uso dessa ferramenta. Caso um usuário da plataforma utilize essa tecnologia, a Twitch promete banimento instantâneo. Além da advertência, a plataforma removerá o vídeo no qual o deepfake apareceu.

A Twitch já proibiu conteúdos com qualquer tipo de conotação pornográfica. Porém, a plataforma não mencionou o uso de material que exibia rosto sem consentimento. Os criadores do site entendem que o conteúdo pornográfico envolve pessoas que sabem o que estão fazendo para o público. Por outro lado, o deepfake envolve a criação de material íntimo sem a permissão das pessoas retratadas nele.

O site passou por problemas após um caso envolvendo o uso de deepfakes. Tratava-se de uma transmissão onde o streamer Atroic exibiu um vídeo em sites adultos. O material em questão exibia deepfake de duas streamers de grande relevância na Twitch. Atroic afirmou que se tratava de um acidente e se desculpou.

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Sucesso no e-sports

A Twitch começou a transmitir torneios e-sports em 2009 quando ainda se chamava Justin.tv. O site garantiu que além de transmitir ESL a empresa também transmitiria o Evolution Championship Series.

O campeonato mundial de LOL passou a ser exibido na plataforma em 2012. Além disso, a empresa também ficou responsável pela transmissão de outros eventos do LOL. A lista de acordos da empresa só aumentou a partir de 2013. Twitch não só transmite torneios do Dota 2, como também exibe o Eleague e Rocket League.

Devido ao seu crescente sucesso, a Twitch firmou uma parceria com a Blizzard Entertainment. A Twitch passou a ser o único canal a transmitir os eventos da Blizzard durante 3 anos. Os assinantes do Twitch Prime ganharam prêmios exclusivos em muitos jogos da desenvolvedora. Esse acordo durou de 2017 a 2019.

Na mesma época a Twitch se tornou parceira da Overwatch League. Esse acordo oferecia um passe com benefícios para assinantes. Quem adquirisse esse passe teria direito a brindes, emojis exclusivos e conteúdo diferenciado. Além disso, a plataforma passou a transmitir competições do jogo Fortnite.

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Transmissão esportiva e profissional

As parcerias da Twitch não pararam de acontecer. Uma delas aconteceu com a National Basketball Association. A Twitch transmitiu os jogos da NBA e entrevistas com comentários sobre os jogos. Quem assinava o Amazon Prime tinha acesso exclusivo a streams. O acordo previu a transmissão de 11 jogos a partir de 2018. Além da NBA, a Twitch transmitiu o Impact!, campeonato de luta livre. Essa transmissão aconteceria ao mesmo tempo que a transmissão para TV a cabo.

Em parceria com a NWHL, a Twitch exibiu jogos da National Women’s Hockey League de 2019 a 2022. A plataforma também fez a transmissão para o National Women’s Soccer de 2020 a 2023. Esse acordo garantiu a transmissão de 24 partidas de jogos que acontecem no Canadá e EUA. Ademais, esse acordo garante a NWS participação na criação de conteúdo e a garantia de direito dos jogos.

Ao mesmo tempo, a plataforma garantiu um contrato com a Premier League do Reino Unido. Esse acordo serviu para a transmissão de quatro jogos do campeonato inglês. O Prime Vídeo detinha direitos locais sobre os jogos de futebol. Esse plano tinha autorização para transmitir as rodadas restantes dos jogos entre 2019 e 2020. Não só alguns jogos realizados a portas fechadas, como também transmitidos ao ar livre.

Durante a pandemia, a rádio Entercom fechou um acordo com a Twitch para transmitir vídeos. As transmissões diziam respeito aos programas de entrevistas de e-sports. Por causa dessas crescentes negociações de e-sports, a Twitch lançou uma categoria dedicada ao tema. Essa seção ficaria responsável por hospedar conteúdos de times esportivos e ligas.

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O impacto do distanciamento social afetou a realização de torneios esportivos de carros. Para contornar a situação, a plataforma transmitiu disputas de corridas simuladas. A proposta incluiu campeonatos com pilotos conhecidos da IMSA e F1.

Mudanças e modernizações

Twitch
Logotipo Twitch em um smartphone – IMAGEM: InkDropCreative/Depositphotos

A Twitch se mantém proativa na execução das atividades da empresa. Nesse sentido, a marca decidiu atualizar o formato dos seus chats. Trata-se de um recurso de histórico de conversas. Dessa forma, o streamer conseguirá ver o que os visualizadores estão comentando.

Essa proposta tem o objetivo de melhorar o contato e a experiência dos usuários com a Twitch. Como resultado, o visualizador poderá ver a última hora ou as últimas 50 mensagens do bate-papo. Prevalecerá a opção que tiver a menor quantidade de mensagens.

Uma das maiores vantagens desse recurso será a atualização de informações. Às vezes, um usuário entra após o começo de uma transmissão. Torna-se comum participar de uma conversa que já está no seu fim ou ouvir uma interação pela metade. Como consequência, o usuário se sente perdido e deslocado em meio as informações não absorvidas.

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Com esse recurso, o visualizador conseguirá se atualizar dentro do chat. Não só ver o que os outros já comentaram, mas também participar da transmissão com confiança. O lançamento desse recurso de histórico aconteceu de forma gradual. Em outras palavras, os usuários receberam as atualizações gradativamente em um teste.

Anulação ao discurso de ódio

A Twitch decidiu investir em novas políticas para evitar a disseminação de discurso de ódio. Então, a plataforma suspenderá qualquer conteúdo que considere contrário as regras dela. A iniciativa foi muito bem-vinda, visto que muitas mulheres denunciaram o assédio de streamers do site. Elas não só denunciaram comportamentos de assédio, mas também agressão sexual.

Durante um pronunciamento, a Twitch defendeu a revisão de cada caso denunciado. Contudo, streamers influentes na plataforma afirmaram que a empresa deveria se esforçar mais para investigar os acusados. Além disso, eles defenderam a criação de uma política de prevenção a esses ataques. Como resultado, muitos streamers da plataforma não transmitiram nenhum conteúdo em 24 de junho do ano de 2020.

Nesse mesmo dia, o Twitch bloqueou as contas dos acusados nas denúncias. A empresa investigou e concluiu que a postura dos denunciados ia contra as diretrizes da companhia. Ademais, a Twitch informou que enviaria mais detalhes para os órgãos competentes.

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Uma das contas suspensas pertencia ao comitê de campanha do ex-presidente Trump. A plataforma informou que a conta recebeu suspensão por causa da postura odiosa das mensagens da conta.

A implementação dessas novas políticas começou em 22 de janeiro do ano de 2021. Os protocolos mais rígidos visam a proteção dos usuários vítimas das agressões. Além disso, a plataforma criou uma escala de punições para os acusados. Ao invés de banir o acusado para sempre, a empresa pode aplicar bloqueio temporário.

O site proibiu algumas palavras que pudessem ser utilizadas como insultos sexuais. Além disso, a plataforma proibiu imagens da bandeira e emojis racistas. Não o bastante, a empresa excluiu a etiqueta “blind playthrough”. Segundo a marca, o termo poderia sensibilizar e ofender pessoas com deficiência visual.

Relação da empresa com cassinos

A Twitch decidiu que banirá streamers que fazem lives em cassinos de criptomoedas. Essa discussão começou após uma investigação da Bloomberg. Segundo essa empresa, sites de criptomoedas pagavam milhões de dólares para que streamers famosos promovessem esses cassinos. Após isso, a Twitch decidiu banir qualquer pessoa que transmitisse esse conteúdo na plataforma.

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Estão inclusos os jogos de dados, caça-níqueis, roletas e outras atividades consideradas não legalizadas no país. No entanto, a plataforma ainda permitirá a transmissão de apostas esportivas para jogos. Essa proibição começou em 18 de outubro do ano de 2022.

Sites de apostas correram um grande risco durante esse período. Afinal, o uso de criptomoedas em cassinos é considerado ilegal nos Estados Unidos. Mesmo assim, empresas gastaram bastante para serem divulgadas nessas plataformas. A fim de impedir complicações, usuários que aceitam esse tipo de patrocínio utilizam recursos piratas para esconder a sua localização.

Considerações finais sobre a Twitch

A Twitch ajudou a revolucionar a forma de consumir entretenimento na última década. O negócio de transmissão de vídeos cresceu de forma espontânea e se tornou muito lucrativo. Mesmo alguns streamers conseguem gerar uma boa fonte de renda com a plataforma. Ainda assim, o usuário sempre ganha com a transmissão de conteúdo variado e de qualidade.

Hoje, a Twitch mantém planos para a sua expansão no mercado. Adaptando-se às tendências, a plataforma tem se mostrado cada vez mais responsável com o seu propósito. Por esse motivo, a marca propôs a criação de um ambiente mais seguro e inclusivo para os seus usuários. Dessa forma, todos podem aproveitar de um conteúdo seguro, divertido e interativo.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

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