Team17
Team17 - Divulgação
Fundação: 7 de dezembro de 1990, Wakefield, Reino Unido
SedeWakefield, Inglaterra
FundadorAndreas Tadic, Debbie Bestwick, Martyn Brown, Michael Robinson, Peter Tuleby e Rico Holmes
Atuais donosDebbie Bestwick
Países que operaAtuação global
O que ofereceEntretenimento eletrônico

A Team17 tem uma longa trajetória no setor de jogos. Conhecida por séries famosas, a empresa vem trabalhando para aprimorar o seu portfólio a cada ano. Em virtude disso, a marca tem lançado jogos e atualizado seus títulos antigos com frequência.

O sucesso da marca tornou a Team17 uma grande referência no mercado editorial. Diante disso, vale a pena conferir alguns fatos importantes que marcaram o crescimento da companhia. Veja quando a Team17 foi fundada, seus criadores e o que ela oferece.

Quando a Team17 foi fundada?

A Team17 foi fundada em 7 de dezembro do ano de 1990 na Inglaterra.

Quem são os fundadores da Team17?

A Team17 foi idealizada por um time de criadores e desenvolvedores. São eles: Andreas Tadic, Debbie Bestwick, Martyn Brown, Michael Robinson, Peter Tuleby e Rico Holmes.

Quem são os atuais donos da Team17?

Debbie Bestwick: co-fundadora da empresa Team17
Debbie Bestwick: fundadora da empresa Team 17 no congresso Gamelab – Divulgação

Hoje, Debbie Bestwick continua como uma das proprietárias da Team17. Ela detém mais de 22% da empresa, mesmo após vender metade das suas ações. Além dela, a Capital de Desenvolvimento Lloyds obtém 16% da companhia.

O que a Team17 oferece?

A Team17 atua como editora e desenvolvedora de jogos. Sediada na Inglaterra, a empresa é resultado da junção da Team 7 com a 17-Bit Software. Embora tenha sido fundada por seis pessoas, hoje é gerenciada apenas por um dos fundadores.

O primeiro jogo da empresa foi o Miami Chase, lançado em 1990. Após esse lançamento, a companhia investiu em outros jogos. Com o sucesso do jogo “Worms”, a marca decidiu focar no desenvolvimento de uma série de sequências. Como consequência, a série “Worms” se tornou o principal produto da marca. Apesar disso, Martyn Brown e Michael Robinson saíram da empresa em 2010. Como resultado, Debbie Bestwick passou a ser a única pessoa no cargo de gerência.

Para ampliar o seu catálogo, a Team17 passou a investir em jogos independentes. Enquanto isso, a empresa inaugurou o escritório na cidade de Nottingham para se dedicar a esse empreendimento. O primeiro lançamento desse novo selo foi o jogo “Light” no ano de 2013.

A Team17 disponibilizou ações para garantir a sua expansão. Além disso, a empresa contou com o reforço da Lloyds Development e compra da Moldy Toof. Essas mudanças permitiram à Team17 contratar mais pessoal para reforçar suas equipes.

História da empresa

A história da Team17 começa em 1990 com Michael Robinson. Ele trabalhava para Microbyte e 17-Bit Software como gerente e buscava por desenvolvedores. O plano de Robinson era ter jogos que conversassem com o público mais jovem e fossem vendidos na Microbyte.

O Andreas Tadic foi um dos desenvolvedores contratados, na época um promissor programador. Além dele, Martyn Brown, colaborador da Microbyte, apresentou Rico Holmes a Robinson. Por último entrou Peter Tuleby, um programador sueco. Com o time formado, a Team17 lançou o Miami Chase, um jogo de corrida. Inspirado em Miami Vice, esse lançamento recebeu críticas positivas na época.

Martyn Brown sugeriu a Michael Robinson que além de publicar o jogo a empresa deveria desenvolvê-lo. Para tanto, a equipe da Team 7 trabalharia no desenvolvimento dos títulos sendo gerenciada por Brown. Após concordar com a ideia, Debbie Bestwick passou a atuar como suporte comercial. A Team 7 e 17-Bit Software decidiram se juntar para formar a Team17 em 1990.

A equipe da Microbyte foi essencial para indicar os gêneros de jogos que venderiam bem. Com indicação dela, a Team17 passou a se dedicar aos gêneros mais lucrativos. Um dos primeiros lançamentos foi o Full Contact de 1991. Esse jogo de luta foi muito bem recebido e vendeu bastante na época do lançamento. A partir daí, a empresa lançou diversos títulos que chegariam ao primeiro lugar das vendas.

Reformulação

Nos meses finais do ano de 2010, a Team17 decidiu não trabalhar mais com editores terceirizados. Segundo a empresa, a companhia desejava lançar seus títulos por meios digitais. Com a compra da porcentagem de Michael Robinson e Martyn Brown, Debbie Bestwick passou a atuar como única gerente da marca.

No ano seguinte, a Team17 conseguiu adquirir a Iguana Entertainment. A compra incluiu a transferência dos fundadores e colaboradores da Iguana para a Team17. Na mesma época, os gerentes da Team17 passaram a investir no mercado independente.

Com os selos e lançamentos aumentando, a Team17 decidiu inaugurar um novo escritório. O escritório de publicação tem o objetivo de ajudar no gerenciamento e divulgação dos novos projetos. Um dos maiores lançamentos foi o jogo The Escapists que alcançou 1 milhão de unidades vendidas em 1 ano.

Em 2016, a Lloyds Development Capital investiu quase £ 17 milhões na Team17. O investimento garantiu a empresa uma porcentagem de 33% nas ações da marca. Com esse investimento, a Team17 conseguiu comprar a Moldy Toof Studios e o jogo The Escapists.

A empresa continuou a investir na equipe e contratou diversos gerentes. Um deles foi Chris van der Kuyl, ex-funcionário da 4J Studios.

Lançamento de uma franquia

Andy Davidson trabalhava como programador e em 1994 apresentou seu jogo de artilharia “Artilley”. Depois de inscrevê-lo em um concurso sob o nome de “Wormage”, o programador não obteve o suporte que buscava. Então, ele apresentou o jogo para a equipe Team17 durante um evento em Londres e conseguiu apoio para desenvolvê-lo.

Mudando o título do jogo para “Worms”, a Team17 decidiu ampliar a compatibilidade com outros consoles. Afinal, a empresa percebeu que os consoles da marca Amiga estavam perdendo força no mercado. Para tanto, a Team17 contratou uma editora terceirizada, a Ocean Software, para ajudar nessa tarefa.

O jogo Worms foi um sucesso estrondoso após o lançamento. Embora a Ocean tenha estimado a venda de 60.000 cópias, o game conseguiu superar expectativas e vender milhões no primeiro ano. O sucesso comercial garantiu um retorno financeiro que, segundo Debbie Bestwick, salvou a empresa.

Por causa desse sucesso inicial, a Team17 investiu em diversas sequências. A empresa lançou quase 20 novos jogos da série entre 1995 e 2010. No entanto, esses lançamentos contínuos afetaram muitos desenvolvedores da marca. Afinal, eles sentiram que a franquia impedia que a equipe focasse em outros projetos.

Sucesso do Marauders

A Team17 junto a Small Impact publicaram um comunicado comemorando o jogo Marauders. Segundo elas, a atração alcançou a marca de 30 milhões de ataques somente no primeiro mês. O jogo desafiador tem levado milhões de pessoas a formarem estratégias para superar as suas ameaças diariamente.

Embora seja uma atração para jogar em equipe, muitas pessoas se arriscam sozinhas nas partidas. Os recursos de cura e sobrevivência têm sido muito requisitados para os jogadores continuarem nas partidas.

Algumas das atualizações trouxeram armas inspiradas na realeza britânica. Não o bastante, os jogadores terão mais facilidade para localizar adversários distantes. Além disso, a barra de vida será melhorada e o jogo receberá novos mapas para diversificar a rota de ataques. Com essas melhorias a empresa espera que a popularidade do jogo aumente ainda mais.

Compra da Hell Let Loose

A Team17 comprou a IP do famoso jogo Hell Let Loose. Estima-se que a empresa pagou quase US$ 42 milhões para adquirir a IP do multiplayer. Com os ganhos potenciais, o valor da compra pode ultrapassar a casa dos US$ 60 milhões.

Essa compra permitirá que a empresa possa expandir as propriedades do jogo. Além das expansões, agora a Team17 poderá incluir DLC’s e conteúdos adicionais. Não o bastante será possível trabalhar em sequências e parcerias. Embora tenha vendido o Hell Let Loose, a Black Matter continuará dando apoio para a Team17 no jogo.

Além do jogo, a Team17 também conseguiu comprar a The Label. A compra dessa editora custou em torno de US$ 24 milhões. Contando com os ganhos potenciais, estima-se que a Team17 chegue a pagar mais de US$ 100 milhões nessas compras até 2025.

A venda de NFT’s

A Team17 anunciou que passaria a vender NFT’s a partir de 2022. Essas artes digitais seriam disponibilizadas no Reality Gaming Group. A empresa afirmou que esse modelo de negócio seria mais sustentável para todos.

Outro ponto dessa iniciativa seria a doação de parte do dinheiro arrecado. Nesse caso, a doação iria para a Coin 4 Planet, empresa sustentável de NFT. O dinheiro doado seria investido em “refeed farms”, uma fazenda de minhocas. Essas fazendas utilizam esses animais para processar restos de alimentos sem gerar tantos danos ambientais.

A Team17 chegou a criar um site oficial com NFT’s do jogo Worms. Apesar da iniciativa, a Team17 afirmou que não pretende trazer a mecânica NFT para seus títulos. Entretanto, a iniciativa da empresa gerou respostas descontentes entre o público.

Para começar, algumas equipes da própria Team17 não sabiam do projeto com os NFT’s. Depois do anúncio, muitos parceiros da empresa demonstraram oposição à venda das artes. Por exemplo, a Aggro Crab Games que decidiu não continuar os seus projetos com a Team17.

Depois das críticas, a Team17 se pronunciou afirmando que entendeu as preocupações do público. Após receber um feedback da equipe, consumidores e parceiros, os NFT’s do Worms seriam descontinuados. Por fim, a empresa esclareceu que não pretende mais trabalhar no setor de NFT.

Abertura de ações

Durante o ano de 2018, a Team17 manifestou o desejo de se tornar empresa pública. Para tanto, ela anunciou a venda de 50% das suas ações na Bolsa de Valores inglesa. Na época, projetistas avaliaram que a flutuação poderia elevar o valor da empresa em £ 230 milhões.

Debbie Bestwick receberia até £ 50 milhões em lucros com a venda de metade das suas ações. Como resultado, ela passaria a deter mais de 22% da companhia. Para ajudar com a venda, o ex-presidente da Ladbrokes Coral, Chris Bell, ajudaria no processo.

Além de Debbie Bestwick, a Capital de Desenvolvimento Lloyds também teria metade das suas ações vendidas. Logo, a CDL permaneceria com 16,6% das ações da Team17. Ao todo, somente em lucro bruto, a Team17 chegou a ganhar mais de £ 107,5 milhões.

Crescimento

Em 2019 a Team17 viu sua receita anual aumentar bastante. O lucro da companhia foi gerado principalmente por causa dos seus jogos. Na época, My time at Portia e Hell Let Loose, ambos codesenvolvidos pela empresa, tiveram um desempenho excelente no mercado. Com o dinheiro, a empresa comprou novos estúdios. Os lucros também permitiram o aumento da equipe de 154 para 200 colaboradores até o fim daquele ano.

Uma das desenvolvedoras adquiridas pela empresa foi a Yippee Entertainment por £ 1,4 milhão. Além dela, a companhia também comprou o jogo Golf with yours friends. Tal como Hell Let Loose, a proposta seria lançar mais conteúdos para esse jogo. Não o bastante, ela também comprou a TouchPress e Astragon, pagando US$ 26,5 milhões e £ 83 milhões, respectivamente.

Principais jogos da Team17

A Team17 não poupou esforços para lançar e adquirir diversos títulos. Seus jogos são considerados divertidos e entretenimento de boa qualidade pelos usuários. Diante disso, confira a seguir alguns dos títulos mais conhecidos da empresa.

– Army Men: Major Malfunction

Army Men: Major Malfunction: jogo da empresa team17
Army Men: Major Malfunction – Divulgação

Neste jogo acompanhamos o soldado Anderson. Ele tem a missão de lutar contra o Major Malfunction e seu exército de brinquedos. O jogo traz um aspecto gráfico mais trabalhado e bem caprichado da série.

Apesar da temática de estratégia e luta, o jogo possui um tom mais cômico. Por fim, o game tem diversas referências a outros jogos e filmes, como Halo e Kill Bill.

– Beyond eyes

Beyond Eyes: jogo da empresa team17
Beyond eyes – Divulgação

A jovem Rae perdeu a visão quando era muito nova. Desde então, ela vive reclusa do mundo, recusando-se a sair da proteção familiar. No entanto, a sua gata acaba sumindo. Agora, a jovem deve superar as suas inseguranças e procurar sua amiga no mundo exterior.

A princípio, Rae percebe o mundo como um espaço em branco. Porém, alguns objetos ganham destaque quando ela os toca. O jogador deve perceber se o som dos carros está perto ou distante para atravessar a rua em segurança. Para quem não é cego esse simulador amplia o universo percebido por pessoas cegas ou com deficiência visual.

– Flockers

Flockers: jogo da empresa Team17
Flockers – Divulgação

O jogo retrata uma ovelha chamada Sheep que está cansada de participar de batalhas. Com o objetivo de salvar a si e seus amigos, a ovelha decide escapar do cativeiro. Para tanto, o jogador dele guiá-la e impedir que seja pego pelas armadilhas.

O usuário precisa desviar Sheep dos trituradores, serras gigantes, espinhos, poços e mais. Enquanto isso, seus captores continuam a colocar armadilhas por todo o lugar. O jogador deve passar por 60 níveis e escolher quais ovelhas usar nas partidas. Afinal, cada animal possui habilidades únicas como voo, salto ou explosão. É possível usar os itens recolhidos no caminho para trocar por prêmios.

– Kingpin: Arcade Sports Bowling

Kingpin: Arcade Sports Bowling - jogo da empresa Team17
Kingpin: Arcade Sports Bowling – Divulgação

Esse é um jogo de boliche para até seis jogadores. Seja contra amigos ou contra a CPU, o objetivo é marcar o maior número de pontos até o fim da disputa. Os controles são intuitivos, fáceis de memorizar e a jogabilidade é bastante divertida.

– Marauders

Marauders:jogo da empresa Team17
Marauders – Divulgação

Ambientado na década de 90, o jogo retrata uma terra onde a Grande Guerra jamais acabou. Hoje, o planeta está na sua capacidade máxima de industrialização. No entanto, nem todos possuem recursos. Por isso que muitos humanos saíram do planeta para se refugiar no espaço.

Para quem ficou é preciso sobreviver a uma zona de guerra hostil. Encontrar acessórios para criar armas e equipamentos será essencial para sobreviver no lugar.

– Marbles

A atração simula um ambiente competitivo de corridas. O jogador tem a possibilidade de utilizar cinco modos de jogo para se divertir. Além das corridas, os usuários podem disputar entre si e utilizar outros modos de jogo. Não o suficiente, é possível construir mapas e utilizar pistas para atirar bolinhas e conquistar pontos.

O jogo oferece a opção de simular corridas e transmiti-las no Twitch. Caso queira, o jogador poderá convidar espectadores para interagir com eles durante as transmissões.

– Miami Chase

Miami Chase: jogo da empresa Team17
Miami Chase – Divulgação

No jogo, o usuário assume o controle de Don Ferrari, um policial famoso. Por causa da sua reputação, Don recebe uma missão do prefeito da cidade. Ele deve combater os cinco maiores criminosos da cidade em até 2 dias. Dessa forma, o governante terá mais chances de ser reeleito e recompensará o agente.

Para tanto, Don Ferrari dirigirá por Miami a fim de localizar veículos vermelhos. Após localizar cada carro, o jogador deve atirar neles antes que o cronômetro termine. Depois de derrubar os carros vermelhos, aparecerá um carro amarelo com um chefe do crime. Então, o jogador precisa derrotá-lo para passar de nível.

O usuário deve evitar colisões com outros veículos e construções na cidade. Além disso, é importante não atirar em civis ou chamar a atenção da polícia. Um mapa ajudará a encontrar a localização dos inimigos.

– PinBall Madness

PinBall Madness: jogo da empresa Team17
PinBall Madness – Divulgação

O simulador de pinball transporta o usuário para os tempos medievais. A proposta é manter a bola a salvo após catapultá-la sobre rampas e torres de defesa. É possível desafiar amigos para disputas e conquistar um placar mais alto.

O jogo possui um visual belíssimo e muito bem trabalhado. Além disso, a perspectiva de câmera favorece a imersão do usuário no jogo.

– Superfrog

Superfrog: jogo da empresa Superfrog
Superfrog – Divulgação

Após ser enfeitiçado por uma bruxa, um jovem da realeza é transmutado em sapo. Não o bastante, ele observa a sua amada ser capturada pela vilã. Agora, ele deve superar os desafios do caminho para encontrar e acabar com a bruxa. Somente assim ele resgatará a princesa e retornará a sua forma humana.

O jogo lembra bastante a mecânica de Super Mario Kart. É importante que o usuário consiga finalizar cada fase antes do cronômetro acabar. Além disso, o personagem só possui três vidas e deve tomar cuidado para não ser atingido. É possível recuperar uma vida comendo maças encontradas pelo caminho.

– The Escapists

The Escapists: jogo da empresa Team17
The Escapists – Divulgação

O jogador controlará um personagem que retorna para a prisão. Pensando na fuga, o usuário deve arquitetar um plano para escapar do lugar. As possibilidades são variadas, assim como os desafios.

No jogo é possível combinar itens para criar objetos capazes de ajudar na fuga. Contudo, o preso não pode chamar a atenção dos guardas enquanto participa das atividades da prisão. Descubra as melhores rotas da penitenciária, elabore um plano de fuga infalível e vá atrás da liberdade.

– World Rally Fever

World Rally Fever
World Rally Fever – Divulgação

O jogo apresenta uma corrida divertida e desafiante em diversas atrações do mundo. Quem joga tem a opção de escolher 1 entre os 8 pilotos disponíveis. Cada piloto possui habilidades únicas que serão essenciais para vencer a disputa.

Após a partida começar é possível coletar itens que incrementarão seu desempenho. Conta com trilha sonora cativante e um visual nostálgico.

– Worms

Poster do jogo Worms
Worms – Divulgação

Esse é um game de tiro, sendo a franquia mais famosa da Team17. O jogador deve controlar um grupo de minhocas armadas. A tarefa é derrotar o time inimigo que fica a encargo de outro jogador ou do CPU. Para tanto, o usuário poderá utilizar diversos tipos de arma para garantir a sua sobrevivência.

O jogo é baseado em turnos e cada time ataca de uma vez. Cada turno tem um limite de tempo e o jogador deve derrotar o quarteto inimigo antes que o tempo acabe. Movendo uma minhoca por vez, o usuário terá até 100 segundos para garantir a sua vitória.

– Yooka-Laylee

Yooka-Laylee
Yooka-Laylee – Divulgação

A aventura do jogo apresenta o camaleão macho Yooka e sua amiga Laylee, um morcego brincalhão. Com visual 3D, a dupla deve cumprir tarefas para encontrar colecionáveis. Esses itens chamados “pagies” servem para desbloquear outras fases do jogo.

Durante a exploração, a dupla enfrentará um chefe e desvendará um quebra-cabeça em cada fase. Além disso, o jogo conta com enigmas para desafiar o raciocínio do usuário.

Cada personagem conta com habilidades únicas que serão úteis durante as lutas. Por exemplo, voar, usar a língua como chicote, sonar ou bolhas de mau cheiro. A Team17 incluiu um modo cooperativo para 2 usuários e uma disputa com até 4 jogadores.

Considerações finais sobre Team17

A Team17 é uma empresa compromissada em entregar projetos de qualidade. Com uma postura ousada, a marca tem tomado iniciativas para melhorar a experiência dos usuários. Em virtude disso, conquistou grande popularidade entre o público e valor comercial.

Mesmo com décadas de mercado, a empresa se mantém ativa e se reinventando. Para tanto, ela mantém projetos de novos lançamentos e aquisições que influenciarão seu crescimento. Como resultado, os jogadores fiéis e novos clientes serão os maiores beneficiados.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

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