Logo da empresa Sega
Sega - Divulgação
Fundação:3 de junho de 1960, no Japão
SedeShinagawa, Tóquio, Japão
FundadorMartin Bromley e Richard Stewart
Atuais donosSega Sammy Holdings
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvimento de Games

A Sega é uma das empresas mais importantes dentro da indústria de jogos, dona de alguns dos clássicos mais conhecidos da história, como o icônico Sonic. E neste artigo vamos mergulhar na história da empresa, conhecendo todo o seu processo de formação, principais áreas de atuação, criações, etc. Acompanhe!

Quando a Sega foi fundada?

A empresa foi fundada no dia 3 de junho de 1960, no Japão.

Quem são os fundadores da Sega?

Embora seja uma marca japonesa, a Sega tem como fundadores os empresários norte-americanos Martin Bromley e Richard Stewart.

Quem são os atuais proprietários da Sega?

Atualmente, a empresa pertence a Sega Sammy Holdings, que nasceu após a venda, e posterior fusão da empresa, para a Sammy Corporation, atuante no setor de pachinko.

O que a Sega oferece?

A Sega é uma das gigantes do mercado de jogos, já tendo operado nos mais diferentes setores dessa indústria:

  • Criação de consoles – entre os anos de 1993 e 2001 a Sega desenvolveu consoles domésticos, tendo criado clássicos de grande sucesso como SG-1000, Master System e o Mega Drive (Sega Genesis), e outros modelos como o Sega Saturn e o Dreamcast;
  • Caça-níqueis e máquinas operadas por moedas – no começo, a Sega atuava no setor de caça-níqueis e máquinas similares, voltadas para atender as bases militares norte-americanas;
  • Arcades – um setor que resume bem a Sega é o de arcades, onde a empresa sempre obteve grande sucesso e relevância. Aliás, ela continua sendo a principal marca dessa área atualmente;
  • Desenvolvimento e publicação de jogos – A Sega também é uma grande produtora e desenvolvedora de jogos, tendo criados alguns dos principais clássicos da história, a exemplo de Sonic;
  • Dentre outros.

Um pouco da história da empresa

A Sega passou por diversos formatos, propriedades e áreas de produção, dentro do setor gamer. Assim, conhecer melhor a história da empresa é fundamental para compreender sua relevância.

A fundação da Sega

Embora tenha sido criada apenas na década de 60, a história de formação da Sega começa 20 anos antes, ainda em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial. Nesse período, os empresários americanos Martin Bromley, James Humpert e Irving Bromberg criaram a Standard Games, situada em Honolulu, Havaí.

A empresa era voltada para a comercialização de máquinas caça-níqueis e similares para as bases militares. Assim, com o fim da guerra em 1945, os fundadores venderam o grupo, mas fundaram já em 1946 a Service Games, também focada nesse ramo.

A chegada ao território japonês aconteceu quando o governo dos Estados Unidos proibiu os caça-níqueis em seu território. Assim, Bromley, chefe do grupo, resolveu enviar dois de seus funcionários, Ray LeMaire e Richard Stewart, para Tóquio, onde ficaram encarregados de estabelecer a Service Games of Japan. No país, o foco era comercializar as máquinas para as bases americanas estabelecidas por lá.

Ainda como Service Games, a empresa conseguiu uma grande expansão nos anos seguintes, estabelecendo filiais em regiões como o Panamá, Coreia do Sul, Vietnã, dentre outros.

O nome Sega foi empregado pela primeira vez somente em 1954, constando no caça-níquel Diamond Star. E, como é possível perceber, trata-se de uma abreviação de Service Games.

Fortes investigações feitas pelo governo americano forçaram o grupo a dissolver a Service Games of Japan em 1960. Assim, em 3 de junho desse mesmo ano, Bromley estabeleceu duas novas empresas: a Nihon Kikai Seizō e a Nihon Goraku Bussan, para assumir os empreendimentos. A data marca a fundação da própria Sega. O nascimento como Sega Enterprises, Ltd., de todo modo, ocorreu somente em 1964, quando houve a aquisição da Rosen Enterprises, finalmente formando a marca. Vale lembrar que foi o fundador da companhia adquirida, David Rosen, que ficou como CEO da empresa.

Deixando o mercado de máquinas caça-níqueis

A Sega atuou no setor de máquinas caça-níqueis para bases militares até os anos finais da década de 1960, quando resolveu mudar seu foco para as máquinas de entretenimento operadas a fichas. Dentre as máquinas importadas, a empresa atuava com jukeboxes, jogos de fliperamas e jogos de armas.

As máquinas importadas pela Sega eram de segunda mão, exigindo por parte da empresa manutenções frequentes. O trabalho adicional, no entanto, foi o que abriu as portas e a meta de produzir os seus próprios jogos.

Desenvolvendo os próprios jogos

O primeiro jogo desenvolvido pela Sega foi Periscope, que tratava-se de um jogo eletromagnético simulador de submarino, lançado no fim da década de 60 para arcades. Periscope contava com efeitos de som e luz inovadores para a época e fez um grande sucesso não apenas no Japão, mas também nos Estados Unidos e Europa.

Os bons resultados fizeram a empresa desenvolver e exportar diversos títulos nos anos seguintes. No entanto, deixou de exportar suas obras em cerca de 1970, devido a pirataria desenfreada que existia no período.

Venda para a Gulf and Western Industries e lançamento do seu primeiro jogo eletrônico

A primeira venda da Sega ocorreu no ano de 1969, quando a Gulf and Western Industries, um conglomerado norte-americano, adquiriu a empresa. Rosen, de todo modo, continuou com o cargo de CEO.

Posteriormente, em 1974, o conglomerado transformou a marca em uma subsidiária de uma outra empresa americana, que foi renomeada para Sega Enterprises, Inc. No ano anterior, havia lançado o seu primeiro jogo eletrônico, o título Pong-Tron.

A era de ouro dos arcades

A Sega viveu um período de grande expansão durante a chamada era de ouro dos arcades, no fim da década de 1970. Nessa época, ela acabou adquirindo diversas outras empresas, como a Gremlin Industries e a Esco Boueki.

Para se ter uma ideia, chegando aos anos iniciais de 1980, a companhia já estava entre as 5 cinco maiores produtoras de arcade presentes nos Estados Unidos.

Outros pontos relevantes dessa era foram o lançamento de Head On, responsável por introduzir a jogabilidade “eat-the-dots”, que foi utilizada para a criação do icônico Pac-Man, da Namco; a chegada do jogo Frogger, que foi seu título de maior sucesso até a época; e o lançamento do jogo Zaxxon, que introduziu os gráficos isométricos.

Entrada da Sega no mercado de consoles

Após um período de grandes avanços no setor de jogos, houve uma época de recessão nesse mercado, entre 1983 e 1985. A saturação foi motivada pela enorme quantidade de marcas presentes, gerando quantidade mas faltando qualidade nas produções. Além disso, a ascensão dos computadores domésticos era nítida.

Nesse cenário, a Gulf and Western Industries resolveu vender para a Bally Manufacturing a sua produtora na América do Norte. No entanto, manteve a filial da Sega no Japão, bem como a operação de pesquisa e desenvolvimento dentro dos Estados Unidos.

Durante essa reformulação, Hayao Nakayama, fundador da Esco Boueki, foi quem assumiu o cargo de presidente da Sega Enterprises, Ltd (Rosen permaneceu como CEO da Sega Enterprises, Inc.). Foi dele, aliás, a ideia de investir no mercado de computadores domésticos, com a empresa lançando o SC-3000, o seu primeiro computador.

Em meio a isso, a Sega acabou descobrindo que a Nintendo estava criando um console doméstico, o Nintendo Entertainment System (NES), também conhecido como Famicom. Assim, em paralelo a criação do SC-3000, resolveu também criar o seu próprio console, o SG-1000, o primeiro da empresa, sendo lançado ainda em 1983.

O NES, como todos sabem, foi o grande destaque do período, sendo um dos consoles mais emblemáticos da história gamer. De todo modo, o SG-1000 também superou as expectativas da Sega, vendendo muito bem.

Aquisição de gestão (MBO) da Sega

Depois do lançamento do SG-1000, Charles Bluhdorn, fundador e presidente da Gulf and Western acabou falecendo, o que levou a empresa a vender diversos dos seus empreendimentos secundários.

Foi nesse cenário que os dois executivos principais da Sega, David Rosen e Hayao Nakayama, resolveram liderar uma aquisição de gestão da subsidiária japonesa. Para isso, contaram com o apoio da CSK Corporation, uma empresa japonesa de tecnologia da informação, adquirindo a desenvolvedora em 1984.

O lançamento do Mark III (Master System) e retorno ao mercado arcade

Sob um novo comando, a Sega passou a desenvolver o Mark III, ou Master System, que era uma versão redesenhada do SG-1000, voltado para o mercado ocidental. Concorrendo com os consoles NES, da Nintendo, e o Atari 2600, da Atari, o modelo não conseguiu bons números nos Estados Unidos, mas superou a concorrência no mercado Europeu, com grande destaque também no Brasil.

Passada a crise do jogos, a empresa retornou também para o mercado arcade norte-americano. Ainda em 1985, lançou o jogo Hang-On, que fez um sucesso estrondoso na região, e o mesmo vale para o título UFO Catcher.

O sucesso de Sonic

Com o novo crescimento do mercado arcade, a Sega reergueu-se e transformou-se em uma das marcas mais renomadas presentes na indústria de jogos. Mesmo assim, continuou a investir no setor de consoles, lançando o Mega Drive (Sega Genesis) em 1988 para suceder o Master System.

O projeto, infelizmente, acabou sendo ofuscado devido ao lançamento do título  Super Mario Bros. 3 da Nintendo. Além disso, a forte concorrência também atrapalhou as vendas.

No período, a Nintendo era quem reinava no setor, sendo proprietária exclusiva de muitos dos principais jogos para console, o que ajudava a consolidar sua posição. Assim, a saída para a Sega foi criar uma biblioteca de títulos atrativa, e algo para concorrer com a franquia Super Mario Bros.

Após algumas tentativas não muito assertivas, como dos jogos Joe Montana Football e Michael Jackson’s Moonwalker, finalmente a Sega criou o seu personagem ideal: o Sonic the Hedgehog, que foi lançado em 1991.

Assim como o Mario, o Sonic também é uma das franquias mais importantes e vendidas de toda a história dos jogos, tanto que tornou-se o mascote da marca. A partir de sua criação, o Mega Drive conseguiu ampliar suas vendas, superando o Super Nintendo Entertainment System com grande margem em solo norte-americano, conquistando mais de 60% desse mercado em 1992, e ficando na frente da rival até 1994.

Sega Saturn e fracassos

O ano de 1994 ficou marcado pelo lançamento do Sega Saturn, que entrou para suceder o Mega Drive, e também do 32X, um modelo complementar. No período, o Saturn teve como grande concorrente a primeira versão do Playstation, o console de estreia da Sony. Apesar disso, conseguiu números melhores que os do rival dentro do Japão.

No mercado ocidental, no entanto, o console não conseguiu repetir os números surpreendentes do seu antecessor, e viu o Playstation cair no gosto do público. O período foi marcado por mudanças na direção da empresa, e os novos executivos não gostavam do projeto do Sega Saturn, o que levou a algumas restrições ao equipamento.

O console obteve um ano especialmente ruim em 1997, também pela ascensão do Nintendo 64 e do próprio Playstation. Nesse cenário, a Sega ainda teve uma tentativa fracassada de fundir-se com a Bandai, fabricante de brinquedos japonesa, o que impactou bastante a marca.

Vale lembrar que, apesar do fracasso com no mercado de consoles, no cenário de arcades a empresa seguia obtendo ótimos números. Além dos jogos, a Sega havia lançado em 1995, juntamente com a Atlus, o chamado Print Club (purikura), uma cabine de fotos arcade de grande sucesso.

Lançamento do Dreamcast

Buscando superar os números negativos do Saturn e retomar seus lucros, a Sega lançou outro console para sucedê-lo: o Dreamcast. O equipamento chegou ao mercado em 1998 mas, devido a falhas em sua produção, acabou fracassando no mercado japonês.

Felizmente, ao chegar na América do Norte, o Dreamcast obteve uma estreia fenomenal, faturando mais de US$ 98,4 milhões nas primeiras 24 horas. No ocidente, de toda forma, as falhas na produção do equipamento também foram sentidas.

Saída do mercado de fabricação de consoles

Os anos finais da década de 1990 e o início dos anos 2000 foi marcado pela efetivação das grandes marcas atuais no setor de consoles. Afinal, a Nintendo estava em busca de recuperar o seu reinado; a Sony estava a beira de lançar aquele que seria o console mais vendido da história, o Playstation 2; e a gigante Microsoft entrava no mercado com o Xbox.

Somado a isso, a Sega viu seus três últimos dispositivos fracassarem, e sua receita diminuir ano a ano. A saída encontrada pela empresa foi deixar efetivamente o mercado de fabricação de consoles, e focar toda a sua atenção como uma desenvolvedora e editora de jogos, isso a partir de 2001.

Venda para a Sammy Corporation e situação atual

Outro ponto marcante na história da Sega foi a venda da empresa para a Sammy Corporation em 2003. A desenvolvedora e setorista japonesa adquiriu cerca de 22% das ações da empresa que pertencia a CSK Corporation, tornando-se assim a sua maior acionista. Nos anos seguintes, os lucros da empresa retornaram.

Posteriormente, ambas as marcas se fundiram, criando assim a Sega Sammy Holdings, sob a qual atuam como subsidiárias integrais e continuam existindo independentemente. Desde 2020, a desenvolvedora utiliza o nome Sega Corporation.

Quais são os principais jogos da Sega?

Depois de conhecer a história da empresa, confira também algumas das principais séries de jogos de propriedade da Sega. São elas:

Sonic the Hedgehog

Como mencionado, Sonic the Hedgehog é a principal série de jogos da Sega, sendo criada ainda em 1991. O famoso ouriço azul antropomórfico, mascote da empresa, tem uma franquia consolidada de título, tendo como seu principal inimigo o malvado Doutor Eggman, que é um cientista louco. Veja alguns dos jogos do personagem:

  • Sonic the Hedgehog 2 (1992)
  • Sonic the Hedgehog 3 (1994)
  • Sonic Adventure (1998)
  • Sonic the Hedgehog Pocket Adventure (1999)
  • Sonic Adventure 2 (2001)
  • Sonic Advance (2001)
  • Sonic Advance 2 (2002)
  • Sonic Heroes (2003)
  • Sonic Advance 3 (2004)
  • Sonic Rivals (2006)
  • Sonic Rivals 2 (2007)
  • Sonic the Hedgehog 4 (2010)
  • Sonic Forces (2017)
  • Team Sonic Racing (2019)
  • Sonic Frontiers (2022)
  • Dentre outros

Total War

Total War trata-se de uma série de jogos de estratégia que foi desenvolvida pela Creative Assembly, inicialmente voltada para computadores pessoais. Os títulos combinam estratégia baseada em turnos com o gerenciamento de recursos com o controle tático em tempo real durante as batalhas.

Um ponto interessante é que Total War já foi publicado por outras gigantes do setor, como a Electronic Arts (de 2000 a 2001) e Activision (2002 a 2004), mas faz parte do catálogo de jogos da Sega desde 2005. Veja alguns dos seus títulos:

  • Shogun: Total War (2000)
  • Medieval: Total War (2002)
  • Rome: Total War (2004)
  • Medieval II: Total War (2006)
  • Empire: Total War (2009)
  • Napoleon: Total War (2010)
  • Total War: Rome II (2013)
  • Total War: Warhammer (2016)
  • Total War: Three Kingdoms (2019)
  • Total War: Warhammer III (2022)
  • Dentre outros

Virtua Fighter

Yakuza é uma série de jogos de luta da Sega criada em 1993. O título de estreia, que leva o nome da franquia, teve grande influência no mercado, sendo considerado o primeiro jogo de luta 3D lançado. Veja alguns dos títulos:

  • Virtua Fighter (1993)
  • Virtua Fighter 2 (1994)
  • Virtua Fighter 3 (1996)
  • Virtua Fighter 3tb (1997)
  • Virtua Fighter 4 (2001)
  • Virtua Fighter 5 (2005)
  • Virtua Fighter 5 Final Showdown (2010)
  • Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown (2021)
  • Dentre outros

Persona

Persona, ou Shin Megami Tensei: Persona, é uma série de jogos de RPG de propriedade da Sega, sendo desenvolvida e publicada pela Atlus, um dos seus estúdios subsidiários.

A franquia, lançada em 1996, trata-se de um spin-off de Megami Tensei, outra obra bastante conhecida da Atlus, sendo baseado no ambiente escolar da saga original. Veja alguns dos seus jogos de destaque:

  • Revelations: Persona (1996)
  • Persona 2: Innocent Sin (1999)
  • Persona 2: Eternal Punishment (2000)
  • Shin Megami Tensei: Persona 3 (2006)
  • Shin Megami Tensei: Persona 4 (2008)
  • Persona 5 (2016)
  • Dentre outros

Considerações finais

Como foi possível observar, a Sega faz jus a todo o sucesso que conquistou ao longo dos anos. Afinal, trouxe contribuições significativas para o desenvolvimento e popularidade da indústria de jogos.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

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