Santa Mônica Studios - Divulgação
Santa Mônica Studios - Divulgação
Fundação:1999
SedeSanta Mônica, Califórnia, EUA
FundadorAllan Becker
Atuais donosSony Interactive Entertainment
Países que operaAtuação Global
O que ofereceJogos eletrônicos

A Santa Mônica Studios é uma das principais desenvolvedoras de jogos eletrônicos do planeta. Uma prova disso é a franquia “God of War”, um dos mais renomados games de toda a história, criado pelo estúdio.

A empresa é uma divisão da Sony, dona da Playstation, o que norteia bastante as características e rumos do estúdio. Então, se você quer saber mais sobre a marca, como o ano de sua fundação, história, seu fundador, quem são seus proprietários, e o que ela oferece, basta continuar a leitura até o final.

Quando a Santa Mônica Studios foi fundada? História da empresa

A Santa Mônica Studios é uma desenvolvedora de jogos eletrônicos norte-americana, localizada na cidade de Los Angeles, Califórnia. Ele surgiu no ano de 1999, sendo uma criação de Allan Becker, funcionário da Sony Interactive Entertainment.

A empresa, aliás, é uma divisão da Sony, sendo totalmente integrada à própria PlayStation Studios. Não à toa, os jogos criados pelo estúdio voltam-se de forma exclusiva para o PlayStation, console pertencente à Sony.

Como mencionado, tudo começou com Allan Becker, que já trabalhava a muitos anos dentro da empresa, e ficou responsável pelo desenvolvimento do estúdio. Inicialmente, a sede da nova divisão ficou em Santa Mônica, sendo justamente daí que vem o nome da marca. Em 2014, no entanto, houve uma mudança para Playa Vista, também na Califórnia, onde a empresa está até hoje.

O primeiro jogo lançado pela Santa Mônica Studios foi Kinetica, que chegou ao mercado em 2001, de forma exclusiva para o Playstation. Esse é um game de corrida futurista, que pensou a frente do seu tempo e focou sua atenção para o PS2, saltando a geração que estava em atividade.

O game teve uma grande importância para a empresa, uma vez que o seu motor foi a base do próximo projeto: God of War, principal franquia do estúdio, e um dos principais jogos eletrônicos da história, que surgiu em 2005.

A tecnologia foi usada nos dois primeiros títulos de God of War, contribuindo bastante para a jogabilidade e qualidade gráfica dos mesmos.

Quem são os fundadores da Santa Mônica Studios?

Allan Becker - Reprodução Linkedin
Allan Becker – Reprodução Linkedin

O principal nome por trás da Santa Mônica Studios é Allan Becker, um funcionário de longos anos da Sony Interactive Entertainment, que ficou responsável pelo desenvolvimento da nova divisão da empresa. Em 2011, Becker deixou a empresa, mas migrou para outro estúdio da Sony, em Tóquio.

Quem são os atuais donos da Santa Mônica Studios?

Atualmente, a Santa Mônica Studios ainda é uma divisão da Sony Interactive Entertainment (Sony), empresa criadora do Playstation, que é uma das principais marcas de consoles do planeta.

É justamente por isso que os jogos desenvolvidos pelo estúdio são exclusivos para os playstations, o que ajuda a garantir uma melhor jogabilidade através do console.

O que a Santa Mônica Studios oferece? Principais jogos do estúdio

A Santa Mônica Studios é justamente uma desenvolvedora de jogos eletrônicos, sendo a grande responsável pela criação da franquia “God of War”. Quem já teve um playstation, sem dúvidas, conhece bem a série, uma vez que trata-se do principal jogo do console, feito sob medida, e de forma exclusiva para o mesmo.

Aliás, quem publica os jogos desenvolvidos pela empresa é a própria Sony. Ou seja, há uma divisão desse trabalho, o que permite que o estúdio foque completamente para a parte da criação dos games.

Isso é bem diferente de outras concorrentes, como a Blizzard ou a Rockstar Games. Essas são produtoras e publicadoras de jogos, e por isso possuem um número maior de games em seu catálogo.

A Blizzard Entertainment, por exemplo, é a grande responsável por sucessos como o WarCraft, Diablo e StarCraft. Já a Rockstar Games está por trás de nomes como Grand Theft Auto (GTA), Red Dead Redemption e Max Payne.

Por outro lado, a Santa Mônica Studios tem um foco gigantesco em God of War. No geral, a empresa preza bastante pela qualidade de sua franquia, sendo essa uma característica marcante do estúdio.

Em sua história, é claro, ela já desenvolveu ou ao menos participou de outros projetos.

God of War

Principais jogos do estúdio - God of War Divulgação
Principais jogos do estúdio – God of War Divulgação

God of War surgiu em 2005, e é uma série de jogos eletrônicos, de ação e aventura, cuja criação deve-se a David Jaffe, principal nome por trás do projeto. É o carro-chefe da Santa Mônica Studios, que produziu o game, sendo publicado pela Sony Interactive Entertainment, exclusivamente para o Playstation, marca de console que pertence à própria Sony.

O primeiro jogo da série saiu para o PlayStation 2, e os posteriores também acompanharam a tecnologia de cada geração desses consoles, como o PS3, PS4 e o PS5.

God of War, de uma forma geral, conta com um enredo inserido dentro das mitologias gregas e nórdicas, tendo uma enorme influência dessa temática na construção da obra.

O personagem principal da série, por exemplo, é Kratos, um poderoso guerreiro de Esparta, discípulo do deus da guerra, Ares. E a trama inicial parte justamente por uma busca por vingança, quando Ares força Kratos a matar sua família.

God of War II

God of War 2 - God of War Divulgação
God of War 2 – God of War Divulgação

2 anos após lançar o primeiro jogo, a Santa Mônica Studios resolveu publicar God of War II, que chegou em 2007, também de forma exclusiva para o Playstation 2, na época.

O jogo inicial conseguiu alcançar um enorme sucesso, mas God of War II foi realmente um marco para o estúdio, que elevou bastante seu reconhecimento. Afinal, trata-se de uma perfeita continuação da primeira versão, dando sequência aos fatos.

O enredo mostra Kratos como o novo deus da guerra, uma vez que ele conseguiu derrotar Ares e roubar a sua posição. Assim, o protagonista inicia uma série de batalhas épicas, liderando o exército espartano por diversas regiões, e destruindo cidades inteiras no caminho, até ser traído por Zeus.

Sem dúvidas, considerando apenas os jogos inseridos dentro da mitologia grega, God of War II é o principal título da franquia. Ele conta com um enredo incrível, novos cenários e apresenta melhorias significativas quanto a fatores gráficos.

God of War III

God of War 3 - Divulgação
God of War 3 – Divulgação

GOW III chegou ao mercado em 2010, voltado para o Playstation 3, seguindo assim a própria evolução tecnológica dos consoles da Sony. O jogo encerra a linha principal da franquia, e também é um dos mais lembrados da série.

Em termos de enredo, trata-se de uma continuação direta de God of War II, onde Kratos escala o Monte Olimpo, morada dos deuses gregos, para acabar com o reinado dos mesmos.

God of War: Ascension

God of War Ancension - Divulgação
God of War Ancension – Divulgação

Ascension surgiu em 2013, depois da finalização de toda a história principal da franquia. O objetivo do estúdio, nesse caso, era retomar a narrativa, mostrando pontos relevantes para a própria construção do personagem.

Por isso, cronologicamente, Ascension é o primeiro jogo da série, e narra os passos de Kratos pouco depois de ter assassinado sua família. Sua busca é por redenção, a fim de livrar-se do mal que cometeu para si e para seus entes amados.

Como demonstrado, dentro da franquia principal, o personagem vai atrás de Ares, que foi o grande responsável por tudo. Nessa parte da história, no entanto, ele ainda busca outras formas de esquecer tudo isso, a fim de libertar-se da sua ligação com o deus da guerra.

Além do enredo, outra novidade de Ascension é que trata-se do primeiro jogo da franquia a utilizar a modalidade multijogador online. No geral, o título até foi bem recebido pelo público e críticas, mas nem de longe foi um tiro certeiro do estúdio.

O enredo em si não agradou, ganhando mais destaque realmente apenas os próprios gráficos e jogabilidade, que melhoraram um pouco. Por isso, depois do lançamento do título, o Estúdio Santa Mônica teve que reformular a franquia.

God of War (2018)

God of War 2018 - Divulgação
God of War 2018 – Divulgação

Como observado, após finalizarem a trilogia principal de God of War, a Santa Mônica Studios lançou ainda God of War: Ascension, para o PS3, mas não conseguiu tanto sucesso. Por isso, a empresa resolveu se reinventar e trazer novos ares para a franquia.

Foi nesse contexto que surgiu God of War, de 2018, agora embasado com predominância dentro da mitologia nórdica. A virada de chave foi muito bem aceita pela crítica, bem como pelos fãs, tornando-se o maior sucesso da história do jogo. Além disso, ganhou o título de jogo do ano, na época.

Na nova saga, Kratos segue em busca por redenção e autoperdão, com o desejo de viver em paz, junto ao seu filho, Atreus. No entanto, essa é uma tarefa bem mais complicada do que ele poderia imaginar.

Em seu caminho, deuses nórdicos realizam um poderoso ataque, que altera totalmente os seus planos, o forçando a seguir mais um desafio. O mais interessante dessa nova era é justamente a exploração da relação entre Kratos e Atreus, que marca o enredo da série.

Outros diferenciais é que God of War (2018) traz uma jogabilidade diferente, com renovações tecnológicas, e um mundo semi aberto para explorar.

God of War Ragnarok

God of War Ragnarok - Divulgação
God of War Ragnarok – Divulgação

Em 2022, 4 anos depois de lançar o primeiro jogo dentro da mitologia nórdica, a Santa Mônica Studios finalmente trouxe a continuação da obra. Os fãs criaram uma enorme expectativa quanto ao resultado, e mesmo assim se surpreenderam com a qualidade da nova versão.

Sem dúvidas, God of War Ragnarok é um marco dentro da franquia, e se passa 2 anos após os ocorridos de God of War (2018). Kratos conseguiu derrotar o deus Baldur, mas agora sofre com a busca por vingança de Freya, sua mãe.

Além disso, o enredo se passa durante o início da destruição de todos os nove reinos, Ragnarok. Atreus, agora mais velho, é um personagem de destaque do novo jogo, participando ativamente das batalhas.

Kratos ainda tem o desejo de paz, e o que mais quer é ficar com seu filho. No entanto, Atreus é mais impaciente, e quer ajudar nos conflitos, impedindo assim o fim dos mundos.

Kinetica

Kinetica - Reprodução Playstation Store
Kinetica – Reprodução Playstation Store

Esse é um jogo de corrida futurista, desenvolvido, em 2001, pela Santa Mônica Studios, e publicado pela própria Sony para o Playstation 2. O mais interessante do player é que ele foi o primeiro a utilizar o motor de jogo Kinetica, tecnologia usada também na produção posterior de God of War e God of War II.

Quanto à jogabilidade, Kinetica acontece em versões futuras de algumas das principais cidades do mundo, bem como no próprio espaço sideral. Ao invés de carros ou motos, os pilotos comandam “Kinetic Suits”, veículos similares às motocicletas, com rodas nos pés e nas mãos, que permitem correr a altas velocidades e inclusive escalar.

O objetivo do jogo, nesse caso, é chegar primeiro ao fim do percurso estabelecido. Vale lembrar que, em 2016, o jogo foi novamente relançado no mercado, agora para o PlayStation 4, por meio de emulação.

The Order: 1886

The Order 1886 - Reprodução Playstation Store
The Order 1886 – Reprodução Playstation Store

Esse jogo chegou em 2015, tratando-se de uma produção do estúdio Ready at Dawn, com a colaboração da Santa Mônica Studios. Assim como Kinetica e God of War, o game também teve a publicação da Sony, sendo exclusivo para o PS4.

A história do jogo narra as aventuras de um grupo de cavaleiros, chamados de “A Ordem”, fundada pelo próprio Rei Artur, com o objetivo de combater criaturas hostis. Apesar de séculos de criação, toda a ação acontece no ano de 1886, com Sir Galahad como personagem principal.

Galahad se destaca por ser um dos cavaleiros mais respeitados da Ordem. E junto com 3 de seus parceiros mais leais, buscam ajuda para combater rebeldes e também outras criaturas que ameaçam Londres, na era neo-vitoriana.

Considerações finais

A Santa Mônica Studios é realmente um dos grandes nomes do mercado de jogos, e se destaca pela qualidade de suas obras. Como observado, o carro-chefe do estúdio é God of War, o que permite um foco gigantesco no projeto.

Desde 2005, a empresa lançou 6 títulos dentro dessa história principal, além de outras remasterizações, todas com bom destaque. Além disso, ao longo do tempo, a Santa Mônica Studios conseguiu revitalizar com enorme destreza seu principal jogo, tornando o que já era sucesso em uma das franquias mais aclamadas do planeta, principalmente quando o assunto são jogos para playstations.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui