Fundação: | 1999 |
Sede | Oakville, Ontário, Canadá |
Fundador | Kevin Hoare |
Atuais donos | Rockstar Games (Take-Two Interactive) |
Países que opera | Atuação Global |
O que oferece | Desenvolvimento de jogos eletrônicos |
A Rockstar Toronto é um importante estúdio de desenvolvimento da Rockstar Games e que, embora tenha surgido ainda na década de 80, faz parte do grupo desde 1999.
Neste artigo, você vai mergulhar na história do estúdio canadense, representante da Rockstar no país, conhecer suas principais obras, evolução, etc. Acompanhe!
Quando a Rockstar Toronto foi fundada?
A Rockstar Toronto nasceu como Imagexcel, no início da década de 1980, no Canadá. O ano considerado de sua fundação é 1988, que marca o lançamento dos seus primeiros jogos, mas o estúdio já estava ativo algum tempo antes disso.
Quem são os fundadores da Rockstar Toronto?
Todos os fundadores da então Imagexcel não são publicamente conhecidos. Kevin Hoare, porém, era o seu sócio-gerente quando o estúdio foi adquirido pela GameTek em 1995.
Quem são os atuais proprietários da Rockstar Toronto?
Já tendo passado pelas mãos de outras proprietárias no passado, o estúdio faz parte da Rockstar Games desde 1999, sendo adquirida pela Take-Two Interactive (empresa-mãe da Rockstar) ainda em 1997.
O que a Rockstar Toronto oferece?
Como mencionado, a Rockstar Toronto é um estúdio de desenvolvimento de jogos. Nesse caso, ela desenvolveu diversos títulos originais enquanto uma marca independente (seu estágio enquanto Imagexcel), a exemplo de “Techno Cop”; e também durante sua passagem sob a propriedade da GameTek, como “Quarantine II”.
Ao integrar o grupo Take-Two/Rockstar, o estúdio também desenvolveu títulos principais, como o jogo “The Warriors”, mas passou a atuar principalmente criando portabilidades de outros trabalhos da empresa, como versões Windows de títulos da saga Grand Theft Auto, ou como integrante da parte de desenvolvimento da Rockstar Games.
Um pouco da história do estúdio
Anos iniciais: nascimento como Imagexcel
A base da Rockstar Toronto surgiu como Imagexcel no início dos anos 80, no Canadá, e logo conseguiu um bom destaque no mercado. Seu primeiro jogo conhecido é o “Techno Cop”, co-desenvolvido com a Gray Matter e publicado pela Gremlin Graphics, U.S. Gold e RazorSoft em 1988.
Até 1995, o estúdio já contava com 15 títulos publicados, incluindo “The Ultimate Ride” (1990) e “Quarantine” (1994). Outros jogos conhecidos dessa época são “The Adventures of B.O.B”, “Dirty Harry” e “Fiendish Freddie’s Big Top O’ Fun”. Ainda em 1993, a empresa iniciou a criação de um motor de jogo proprietário.
Aquisição pela GameTek: transformação na GameTek Canada
O jogo “Quarantine” já contou com uma parceria entre a Imagexcel e a GameTek, que foi a responsável por publicar o título. A editora era localizada em território estadunidense, mais precisamente em North Miami Beach, Flórida, e iniciou conversas para adquirir o estúdio canadense.
O negócio foi realizado através de uma subsidiária do grupo, a Alternative Reality Technologies (ela tornou-se sua empresa-mãe direta), levando a transformação da Imagexcel na GameTek Canada, em 1995. Nesse período, surgiram títulos como “Quarantine II: Road Warrior” (1996) e “Dark Colony” (1997).
Até então, vale lembrar, o estúdio era pequeno. Além de Kevin Hoare, que era programador e sócio-gerente, a Imagexcel contava com os programadores Andy Brownbill e Ed Zolnieryk, e também os Greg Bick e Ray Larabie.
Assim, a aquisição pela editora estadunidense, que tinha Bruce Lowry como presidente e CEO, foi um passo importante para o estúdio, bem como mais uma ampliação no mercado para a GameTek, com ambas as marcas somando suas habilidades.
Aquisição pela Take-Two
Ainda no ano de 1997, a Take-Two Interactive acabou comprando diversos ativos pertencentes a GameTek, e isso incluía a Alternative Reality Technologies, outras filiais e direitos sobre jogos. Ou seja, a antiga Imagexcel, agora GameTek Canada, passou a pertencer a gigante do setor gamer.
Transformação na Rockstar Canada
Em 1999, a Take-Two resolveu transferir a equipe da Alternative Reality Technologies para a Rockstar Games. Assim, o estúdio foi transformado inicialmente na Rockstar Canada, representando a empresa no país.
Sob essa nova marca, surgiram os títulos “Grand Theft Auto: London 1969” e “Grand Theft Auto: London 1961”, ambas expansões lançadas em 1999; e às portabilidades para o Playstation 2 dos jogos “Oni” e “Max Payne”, ambos de 2001.
Transformação na Rockstar Toronto
A transformação definitiva na Rockstar Toronto ocorreu somente no ano de 2002, devido a uma outra aquisição do grupo. Nessa época, a Rockstar Games (a Take-Two, na verdade) acabou comprando o estúdio Barking Dog Studios, fundado em 1998 e localizado em Vancouver, no Canadá.
A partir desse ponto, sua empresa-mãe passou a ter dois estúdios de desenvolvimento no país, o que poderia levar a confusões. Para evitar isso, a Barking Dog Studios foi renomeada para Rockstar Vancouver, enquanto a Rockstar Canada, enfim, se transformou na Rockstar Toronto.
Seu primeiro trabalho lançado com esse nome foi “The Warriors”, que chegou em 2005. Em 2007, o estúdio também desenvolveu a versão para Wii de “Manhunt 2″, assim como a versão de “Bully: Scholarship Edition”, para o mesmo console, em 2008.
No mesmo ano, a Rockstar Toronto desenvolveu as versões Windows de “Grand Theft Auto IV”, seguido por “Grand Theft Auto: Episodes from Liberty City”, em 2010, e “Max Payne 3”, em 2012.
Absorvendo a Rockstar Vancouver
Outro ponto importante na história do estúdio ocorreu no ano de 2012. Nessa época, a Rockstar decidiu fundir a Rockstar Vancouver a Rockstar Toronto, que passou a ser a única subsidiária canadense da empresa.
O processo ocorreu em meio a mudança da sede do estúdio para a região de Oakville, Ontário, Canadá, conseguindo escritórios maiores e mais modernos. Os desenvolvedores pertencentes a Vancouver foram transferidos à marca sobrevivente.
Posteriormente a isso, além da versão Windows de “Grand Theft Auto V”, lançada em 2015, a Rockstar Toronto também co-desenvolveu, em 2018, a versão de “Red Dead Redemption 2” para as plataformas PlayStation 4, Windows, Stadia e Xbox One.
Principais jogos da Rockstar Toronto
Techno Cop (1988)
Techno Cop é um jogo de ação que chegou para diversas plataformas, como Amiga, Apple II, Amstrad CPC, Atari ST, MS-DOS, Commodore 64, Sega Genesis e ZX Spectrum.
O título foi co-desenvolvido com a Gray Matter, outro estúdio canadense, e contou com a publicação da Gremlin Graphics, da U.S. Gold e da RazorSoft, cada uma o levando a plataformas diferentes.
Sua jogabilidade combina a condução de veículos com a ação de rolagem lateral. O jogador controla o personagem principal da trama, um policial de uma cidade urbana futurista, que percorre os níveis, hora dirigindo, hora se movendo a pé, lutando contra o crime na área.
Além da violência, o jogo acabou recebendo algumas críticas negativas quanto aos seus gráficos simplistas, com poucas mudanças de cenário ao decorrer dos níveis. Mas críticas positivas também foram dadas, principalmente quanto aos períodos de condução.
Quarantine (1994)
Sendo um jogo de corrida e tiro em primeira pessoa, Quarantine foi publicado pela GameTek e alcançou plataformas como 3DO Interactive Multiplayer, PlayStation, MS-DOS e Sega Saturn.
No título, o jogador é responsável por dirigir um táxi em meio a uma cidade pós-apocalíptica. Assim, além de pegar os clientes, é preciso matar os inimigos em meio ao trabalho.
Em 1996, o estúdio desenvolveu uma sequência para o jogo, Quarantine II: Road Warrior, mantendo bastante da jogabilidade original, mas introduzindo diversos novos elementos ligados à missão e história.
Dark Colony (1997)
Dark Colony é um jogo de estratégia em tempo real e contou com a publicação da Strategic Simulations, chegando em plataformas como o Mac OS e Windows. O título se passa em uma colônia marciana, no ano de 2137.
Os humanos acabam descobrindo uma fonte de energia notável planeta vermelho e começam a terraformá-lo. Tudo vai bem, até que a raça alienígena Taar aparece e inicia uma luta pelo domínio de Marte.
Um ponto interessante é que, dentro desse enredo, os jogadores podem optar por jogador tanto pelo lado dos humanos quanto pelo lado da raça alienígena, criando duas formas diferentes de interagir com a obra.
Grand Theft Auto: London 1969 (1999)
Já enquanto Rockstar Canada, a Rockstar Toronto desenvolveu o jogo Grand Theft Auto: London 1969, que chegou tanto para PC quanto para o Playstation. Trata-se do segundo título GTA, sendo um pacote expansivo da obra original, mas de uma forma independente, passando-se em Londres.
Sid Vacan é o personagem principal, e os jogadores assumem o papel desse criminoso, trabalhando em diversos sindicatos do crime da cidade. Assim como os demais títulos da saga, o mundo aberto permite uma exploração avançada do mapa, com diversas ações paralelas podendo ser realizadas.
Oni (2001)
Oni é um jogo de ação em terceira pessoa cujo desenvolvimento original ocorreu pelas mãos da Bungie West. A Rockstar Toronto, no entanto, fez a portabilidade do jogo para o Playstation 2.
A obra une a jogabilidade de tiro com os combates corpo a corpo, e se passa em uma Terra distópica nos anos de 2032, onde o Governo da Coalizão Mundial busca lidar com as crises econômicas internacionais instauradas.
The Warriors (2005)
The Warriors é um jogo de ação que se baseia diretamente no filme norte-americano de mesmo nome, lançado em 1979, do diretor Walter Hill. O filme, por sua vez, baseia-se em um livro homônimo de Sol Yurick.
A obra, nesse caso, retrata o sistema de gangues existentes nos anos 1970, com o jogo recriando o ambiente e indo além do mostrado no filme, já que traz alguns detalhes de como a gangue se originou.
São diversas fases, com uma jogabilidade focada em combates, onde o jogador controla em cada um dos níveis um membro diferente. Assim como outros títulos da Rockstar, a liberdade de exploração do mapa é um ponto notável. Lembrando que ele chegou para o PlayStation 2, para o PlayStation Portable e o Xbox.
Manhunt 2 (2007)
Manhunt 2 contou com o trabalho de diversos estúdios da Rockstar Games. A Rockstar London, por exemplo, foi a responsável por criar as versões Windows e PlayStation 2. Por sua vez, a Rockstar Toronto ficou com o desenvolvimento da versão do Wii.
O jogo dá sequência a Manhunt, de 2003, e segue Daniel Lamb, um paciente que sofre de amnésia e tenta descobrir qual sua verdadeira identidade; e Leo Kasper, que é uma assassino, mas busca guiar Daniel em sua jornada.
Grand Theft Auto IV (2008)
Tendo o desenvolvimento original da Rockstar North, o 6º título dentro da série principal GTA teve sua versão Windows criada pela Rockstar Toronto. O jogo se passa em Liberty City, e segue a história de Niko Bellic, que tenta fugir do seu passado, mesmo estando sob frequente pressão de criminosos, agiotas, etc.
A jogabilidade é em terceira pessoa e o mundo é aberto, com o jogador podendo explorar tranquilamente o mapa do jogo. Para progredir na história, é claro, é preciso completar as missões.
Grand Theft Auto V (2015)
No 7º título principal da franquia GTA, Grand Theft Auto V, a Rockstar Toronto também foi a responsável por desenvolver a versão Windows. Tudo se passa dentro do estado de San Andreas, com o foco da trama girando ao redor de três criminosos (Michael De Santa, Trevor Philip e Franklin Clinton) que tem suas histórias entrelaçadas.
A jogabilidade segue o mesmo padrão da franquia, mas com novos elementos que ajudaram a consolidar de vez a obra. Afinal, tornou-se simplesmente um dos três jogos mais vendidos de todos os tempos.
Red Dead Redemption 2 (2018)
Em Red Dead Redemption 2, a Rockstar Toronto trabalhou como parte da Rockstar Games, que foi efetivamente a grande responsável por desenvolver o jogo, somando os esforços de suas subsidiárias.
O título, embora seja o terceiro da saga, cronologicamente falando, é uma de Red Dead Redemption, e narra a história de Arthur Morgan, que tem que lidar com um Velho Oeste em declínio, no ano de 1899.
Considerações finais
Como foi possível observar, a Rockstar Toronto é um estúdio relevante do grupo Rockstar Games, e que representa a marca dentro do solo canadense, seja criando títulos principais ou auxiliando dentro dos projetos de destaque da empresa.