Logo da empresa Rockstar North
Rockstar North - Divulgação
Fundação:1984 – DMA Design em Dundee, Escócia.
SedeEdinburgh, Escócia.
FundadorDavid Jones
Atuais donosA Rockstar North é uma subsidiária da Rockstar Games, que, por sua vez, é uma subsidiária da Take-Two Interactive.
Países que operaPresença global
O que ofereceDesenvolvedora de games

A Rockstar North (antiga DMA Design) é uma das principais subsidiárias da Rockstar Games, e responsável por desenvolver a franquia de jogos Grand Theft Auto (GTA) uma das mais importantes e bem sucedidas séries de toda a história gamer.

Neste artigo, você vai acompanhar mais a fundo a história do estúdio, sua transformação até chegar ao grupo Rockstar, principais jogos e muito mais. Acompanhe!

Quando a Rockstar North foi fundada?

A base da Rockstar North é a DMA Design, mas tudo começa ainda com a criação da Acme Software, em Dundee, Escócia, isso em 1984.

Quem são os fundadores da Rockstar North?

O grande nome por trás da criação do estúdio é David Jones. No entanto, a fundação também é creditada a Steve Hammond, Russell Kay e Michael Dailly, ex-colegas seus que estiveram presentes desde os primeiros estágios da empresa.

Quem são os atuais proprietários da Rockstar North?

Atualmente, é claro, o estúdio é uma subsidiária direta da Rockstar Games, que é dona da marca desde os anos finais da década de 90.

O que a Rockstar North oferece?

A Rockstar North, desde quando ainda DMA Design, é um estúdio de desenvolvimento de jogos. Ela é famosa, como já mencionado, por ter criado a icônica franquia GTA, além de possuir outros trabalhos no setor.

Um pouco da história do estúdio

Atuação sob a Acme Software

No ano de 1984, David Jones, Steve Hammond, Russell Kay e Michael Dailly costumavam frequentar a Kingsway Amateur Computer Club, em Dundee, a quarta maior cidade escocesa. Foi nesse período que surgiu o nome Acme Software, não registrado, mas que foi a base para a empresa do grupo de colegas.

Juntos, eles desenvolviam/colaboraram em diversos jogos pequenos – mais como uma forma de treinamento (a exemplo de Moonshadow, Freek Out e The Game With No Name). Posteriormente, quando Jones entrou para o Dundee Institute of Technology, ele e seus colegas iniciaram um trabalho mais profissional, criando o então intitulado “CopperCon1”, atuando sob o nome Acme Software.

A fundação da DMA Design

Infelizmente, quando tentou registar o nome Acme, Jones verificou que ele já estava sendo utilizado por uma outra empresa de design. Assim, teve que criar uma nova nomenclatura, escolhendo “DMA Design”, em alusão “Direct Memory Access” do manual de programação da família de computadores Amiga. A fundação oficial ocorreu em 1987.

Focado realmente no Amiga, que era o computador mais popular em toda a Europa no período, o estúdio juntou-se à editora inglesa Psygnosis em seus trabalhos iniciais. “CopperCon1” foi transformado em “Draconia”, que juntamente com “Blood Money” – ambos jogos de tiro e ficção espacial – conseguiram bastante sucesso com a crítica e com o público. Os bons números logo levaram os títulos a alcançarem novas plataformas, como o Atari, Commodore 64 e o DOS.

Primeiro grande sucesso

Os jogos de estreia foram realmente muito bem no mercado, e ajudaram a DMA a se fortalecer, aumentar um pouco seu número de funcionários – nada demais, ainda – e pensar em novas obras.

O que estava bom melhorou incontáveis vezes mais em 1991, com o lançamento de “Lemmings” que, embora simples, alcançou números altíssimos de vendas, na casa dos 20 milhões de cópias. Aliás, ele chegou em mais de 20 plataformas/sistemas distintos, incluindo os mais populares da época, a exemplo dos consoles da Nintendo e Sega. Apesar de também criar novos títulos, o jogo, suas continuações e versões foi o foco da empresa até 1994.

Sai Psygnosis e entra a Nintendo

Em 1993, a Psygnosis acabou sendo adquirida pela Sony – grande desenvolvedora da linha Playstation -, marcando o fim da sua parceria com a DMA Design. No seu lugar, quem assumiu o papel de editoramento/publicação das obras foi a gigante japonesa Nintendo.

O primeiro jogo que nasceu dessa nova parceria foi “Unirally” (ou Uniracers, em solo norte-americano). Ele marcou também a estreia do estúdio em lançamentos fora do Amiga, já que o título chegou originalmente para o Super Nintendo. Unirally foi muito bem no mercado, sendo seguido por “Body Harvest”, que seria exclusivo do Nintendo 64 (quem realmente o lançou foi a Midway, em 1998).

A chegada do GTA

No mesmo período em que estava desenvolvendo jogos para a editora japonesa, a DMA Design também trabalhava em outros projetos. O mais importante deles chegou no ano de 1997, o título original de “Grand Theft Auto”, que abriu de vez as portas do estúdio para o mundo.

O GTA, lançado inicialmente para o Playstation e PC, foi desenvolvido pelo estúdio e publicado pela então BMG Interactive (predecessora da Rockstar Games). Aliás, ele utilizava um esquema similar a Body Harvest e, como todos sabem, foi apenas o início de uma das franquias mais importantes da história gamer.

Novas proprietárias: Gremlin→Infogrames→Take-Two→Rockstar

Com os holofotes sobre o estúdio, ainda em 1997, a DMA acabou sendo adquirida pela Gremlin Interactive, uma editora britânica, pelo montante de £ 4,2 milhões (Libra Esterlina). Jones assumiu o posto de diretor de criação em ambas as empresas.

Dois anos mais tarde, em 1999, a própria Gremlin foi comprada pela distribuidora de jogos francesa Infogrames Entertainment. A negociação ficou na casa dos £ 24 milhões – equivalente a US$ 40 milhões, na época.

Aqui, o renascimento da DMA como Rockstar North estava bem mais próximo, com outras movimentações no mercado ocorrendo em paralelo a isso. Em 1998, por exemplo, a Take-Two Interactive adquiriu a BMG Interactive – foi daí que nasceu a Rockstar Games, sucedendo a editora dentro desse novo grupo. Lembrando que a BMG era a então proprietária dos direitos de distribuição de GTA, sendo ela a editora do título original.

Esse é um ponto de compreensão fundamental, porque ainda no mesmo ano em que a Infogrames passou a ter o comando da Gremlin, ela aceitou vender a parte relacionada a DMA Design para a Take-Two, que desembolsou US$ 11 milhões pelo estúdio.

Continuando seus desenvolvimentos, a DMA foi integrada dentro da Rockstar Games em março de 2002, sendo renomeada para Rockstar North em maio do mesmo ano. Desse ponto em diante, seu grande foco tornou-se a franquia GTA, com raros trabalhos fora da série.

Principais jogos desenvolvidos pela Rockstar North

Depois de conhecer mais sobre a história da empresa, e de toda sua evolução entre DMA e Rockstar North, vale a pena mergulhar mais nos principais jogos desenvolvidos pelo estúdio ao longo dos seus 40 anos de história.

Franquia Grand Theft Auto

Como mencionado, a franquia GTA foi inaugurada em 1997 e já começou com o pé direito no mercado, ampliando seu sucesso nos anos posteriores. Aqui, vale o destaque para os diferenciais da obra que, desde o início, teve a exploração de um mundo aberto e também seu foco no público adulto.

Atualmente, são 7 jogos principais dentro da franquia (há mais 4 pacotes de expansão) e um número que já supera os 400 milhões de cópias vendidas – simplesmente uma das 5 franquias de jogos mais populares da história. Para 2025, a previsão é que Grand Theft Auto VI seja lançado.

Grand Theft Auto III

Grand Theft Auto III foi lançado em 2001, já quando a Rockstar North estava dentro do grupo Take-Two/Rockstar. Apesar dos ótimos números conquistados até então, o título foi uma nova virada de chave dentro da franquia, introduzindo inovações como a perspectiva em terceira pessoa e novas tecnologias 3D. A obra narra a história do protagonista Claude, dentro do mundo aberto de Liberty City.

Grand Theft Auto: San Andreas

Um dos títulos mais atemporais da franquia, por isso está entre esses destaques, é Grand Theft Auto: San Andreas, lançado em 2004. Ele chegou originalmente para o Playstation 2, mas logo seguiu para outras plataformas, conquistando números expressivos de vendas desde a primeira semana.

Tudo ocorre dentro de um estado norte-americano fictício, San Andreas. O protagonista é Carl Johnson (CJ), com quem o jogador deve enfrentar os diversos conflitos do jogo, seja com as gangues, polícia, etc. Mesmo após duas décadas do seu lançamento, San Andreas continua sendo um título bastante apreciado pelos fãs de GTA.

Grand Theft Auto IV

O título melhor avaliado da série é Grand Theft Auto IV, que chegou ao mercado em 2008. Ele é novamente ambientado em Liberty City, com o foco sobre Niko Bellic, que é um ex-militar tentando uma vida nova em solo americano. Depois de atuar na guerra da Sérvia, ele decide que é hora de deixar seu passado de lado e buscar algo novo.

Grand Theft Auto V

Por fim, mas não menos importante, vale a referência também a Grand Theft Auto V, lançado em 2013. Trata-se do sétimo título principal da franquia (e o último lançado), sendo o mais bem sucedido entre eles.

Desde que chegou ao mercado, o GTA 5 já conseguiu vender um número superior a 190 milhões de cópias. Isso o qualifica como simplesmente um dos três jogos mais vendidos em toda a história, juntamente com Tetris e Minecraft.

Dessa vez, o foco do jogo está em três protagonistas – Michael, Franklin e Trevor – que tem suas histórias entrelaçadas no decorrer da obra. Tudo ocorre dentro de San Andreas.

Lemmings

Desenvolvido em 1991 pela Rockstar North, enquanto ainda DMA Design, Lemmings é um jogo de de puzzle-plataforma. Ele foi publicado pela Psygnosis originalmente para o Amiga, mas ganhou diversas outras versões posteriores, a exemplo do Nintendo NES, Super Nintendo, FM Towns, PC, Commodore 64 e PlayStation Portable.

A figura central do jogo são versões caricatas dos lemingues, roedores de pequeno porte naturais dos países escandinavos. Assim, o jogador tem como objetivo principal levar um grupo desses animais até a saída do nível, vencendo todos os obstáculos encontrados no caminho. A ideia é utilizar as habilidades limitadas dos Lemmings para conseguir alcançar essa meta.

Entre 1991 e 1994, a obra foi um foco importante do estúdio, que lançou também Lemmings 2: The Tribes (1993) e outros especiais, como Oh No! More Lemmings (1991), Christmas Lemmings 1993, All New World of Lemmings (1994) e Christmas Lemmings 1994.

Unirally (Uniracers)

Unirally, lançado nos Estados Unidos como Uniracers, chegou ao mercado em 1994, fruto da parceria entre a Rockstar North – ainda DMA – e a Nintendo. Trata-se de um jogo de corrida do Super Nintendo que, ao invés de carros ou motos, envolve monociclos sem pilotos.

O jogo conta com gráficos 2D e possui um foco principal nas acrobacias realizadas durante as voltas, já que elas davam mais velocidade ao veículo. As pistas fogem bastante do padrão convencional, já que são “cordas”.

Manhunt

Apesar de não ter continuado no comando da franquia nos anos seguintes, devido seu foco na série GTA, foi a Rockstar North quem desenvolveu o primeiro jogo de Manhunt, em 2003.

O título de entrada chegou originalmente para o PlayStation 2, seguindo posteriormente para o Microsoft Windows e o Xbox. Dono de um tom sombrio, Manhunt é ambientado dentro da fictícia Carcer City, e segue a história de James Earl Cash. Ele é um prisioneiro no corredor da morte, obrigado a participar de uma série de filmes onde assassina membros de gangues que o caçam diante das câmeras.

Dentro da série, Manhunt 2 chegou em 2007, mas já com o desenvolvimento principal da Rockstar London, e apoio da Rockstar Leeds e  Rockstar Toronto, em suas portabilidades.

Red Dead Redemption 2

Red Dead, assim como GTA, é outra grande franquia da Rockstar, e a Rockstar North, embora não seja sua desenvolvedora principal, co-desenvolveu o título Red Dead Redemption 2 (2018), juntamente com outras subsidiárias da Rockstar Games.

Sendo uma prequela de Red Dead Redemption (2010), a história se passa no ano de 1899, acompanhando a vida de Arthur Morgan, um fora da lei que tem que lidar com o fim do Velho Oeste.

Considerações finais

Como foi possível observar, a Rockstar North é um dos grandes estúdios de desenvolvimento de jogos do planeta. A partir da base como DMA, cresceu exponencialmente ao integrar o grupo Rockstar, dando continuidade e aumentando a relevância de sua série mais importante: GTA.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui