Logo da empresa Interplay Entertainment
Interplay Entertainment - Divulgação
Fundação:1983, em Irvine, Califórnia, Estados Unidos da América.
SedeLos Angeles, Califórnia, EUA
FundadorBrian Fargo, Troy Worrell, Jay Patel e Rebecca Heineman
Atuais donosEmpresa de capital aberto
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvimento de games

Embora não produza mais ativamente nos dias atuais, a Interplay Entertainment é uma importante desenvolvedora e publicadora de jogos eletrônicos. Nesse caso, a empresa marcou seu nome na história graças a franquias como Fallout, Baldur’s Gate e Descent.

Neste artigo, vamos mergulhar na história e evolução da empresa, conhecendo seus fundadores, função atual no mercado, principais títulos e muito mais. Acompanhe!

Quando a Interplay Entertainment foi fundada?

A empresa foi fundada no ano de 1983, em Irvine, Califórnia, Estados Unidos da América.

Quem fundou a Interplay Entertainment?

A Interplay Entertainment tem cinco nomes principais por trás do seu processo de fundação: Brian Fargo, Troy Worrell, Jay Patel e Rebecca Heineman – desenvolvedores e ex-funcionários da Boone Corporation -; e Chris Wells, o investidor que apoiou os desenvolvedores.

Dentre os fundadores, vale a referência a mais conhecida entre eles: Rebecca Heineman (ou Bill Heineman). Ela é designer e programadora de jogos, veterana na indústria, e trabalhou na criação de diversas outras marcas do universo gamer, como a Contraband Entertainment, Logicware e a Olde Sküül, onde é a diretora executiva desde 2013.

Quem são os atuais proprietários da Interplay Entertainment?

Atualmente, juridicamente falando, a Interplay Entertainment é uma empresa de capital aberto, mas suas ações são negociadas apenas no mercado de balcão. Já como pessoas chaves, temos Herve Caen (CEO) e Eric Caen (Presidente).

O que a Interplay Entertainment oferece?

Como mencionado, a Interplay Entertainment é uma empresa atuante dentro do mercado de games eletrônicos. Nesse caso, durante seu período de efetiva atividade, ela tanto desenvolvia quanto publicava games.

Nos dias atuais, porém, ela existe somente como uma marca de licenciamento de suas propriedades intelectuais, embora seus planos sejam de retornar de vez para o cenário no futuro.

Um pouco da história da empresa

A Interplay Entertainment tem seu início quando a Boone Corporation, desenvolvedora de jogos californiana, acabou se desintegrando. Foi então que 4 dos seus funcionários se reuniram com um investidor local a fim de criar uma nova marca que pudesse inclusive superar a empresa na qual trabalhavam anteriormente. Assim surgiu a então Interplay Productions, em outubro de 1983.

Primeiros projetos

Os anos iniciais da empresa não foram tão produtivos. E seus primeiros projetos, por exemplo, não eram obras originais. Eles consistiam em algumas conversões de software para outras marcas, e inclusive a realização de trabalhos militares, principalmente para a Loral Corporation, uma empresa de defesa da Nova Iorque.

Dentre as marcas de jogos que a Interplay Entertainment obteve contratos de colaboração, vale a pena citar nomes como a própria Activision e a Electronic Arts.

O desenvolvimento de jogos

Com o aprofundamento de suas colaborações, a Interplay se viu desenvolvendo seus jogos, e começou a ganhar reconhecimento, principalmente a partir de 1985. Nesse período, surgiram obras de RPG, como The Bard’s Tale, Wasteland e Dragon Wars, todos publicados pela EA.

Publicando seus próprios jogos

Foi a partir do ano de 1988 que a empresa decidiu se expandir no mercado, começando então a publicar seus próprios títulos. Os estreantes nesse cenário foram Battle Chess e Neuromancer.

Nos anos posteriores, já com mais tempo de mercado, eles começaram também a publicar jogos de outras desenvolvedoras. Um exemplo importante é Descent, que foi desenvolvido pela Parallax Software. De toda forma, mantiveram o foco ainda em seus títulos originais.

Estado de falência e abertura de capital

Mesmo trabalhando ativamente, e dando início a projetos conhecidos, como o jogo Fallout em 1997, a Interplay Productions não estava bem financeiramente. As complicações se deram através de uma série de fatores, como problemas judiciais e disputas legais com outros colaboradores, e também uma dificuldade em se adequar às novas tecnologias (consoles), bem como competir com os estúdios que estavam surgindo no período.

A solução encontrada, nesse caso, foi a abertura de capital, que aconteceu no ano de 1998. É assim que nasce a Interplay Entertainment, agora uma empresa pública, conseguindo levantar fundos para permanecer viva por mais algum tempo.

Aquisição pela Titus Interactive

Dentre as empresas que começaram a colaborar com a Interplay, um dos nomes de destaque é a Titus Interactive, uma editora de jogos francesa. Responsável por injetar algumas dezenas de milhões de dólares dentro da organização, a Titus tornou-se a acionista majoritária da marca em 2001.

Brian Fargo, um dos fundadores, era o CEO da Interplay Entertainment no período, mas acabou deixando a empresa em 2002. Fora do grupo, Fargo acabou fundando um novo estúdio, o inXile Entertainment, neste mesmo ano.

Fechamento e retorno ao mercado

Mesmo tornando-se pública e sendo adquirida pela Titus, a Interplay Entertainment não conseguiu migrar efetivamente para o mercado de consoles. Superada pelas rivais, a empresa acabou sendo fechada em 2004.

Em 2005 foi a vez da própria Titus Interactive entrar em falência, o que acabou fazendo com que a Interplay ressurgisse das cinzas, tornando-se novamente uma marca independente em 2006. Como mencionado, atualmente ela existe mais como uma empresa de licenciamento de propriedade intelectual.

Principais jogos da Interplay Entertainment

Embora não desenvolva ou publique um novo título desde 2004, a Interplay Entertainment conta com uma boa biblioteca de jogos criados ao longo de sua história. Veja os destaques:

Fallout

Fallout é uma franquia de RPG que desempenha um papel de destaque na história da Interplay. Lançado em 1997 e criado por Tim Cain, o jogo cativou os jogadores com seu cenário pós-apocalíptico singular.

Desenvolvido e publicado pela própria Interplay Entertainment, Fallout se passa no século XXII após uma devastadora guerra nuclear que mudou radicalmente o mundo.

O jogo combina elementos de exploração, combate tático e narrativa rica, permitindo aos jogadores mergulharem em uma jornada emocionante pela Terra Desolada.

Com um sistema de escolhas que afetam o curso da história, o jogo oferece um alto nível de reatividade e liberdade para os jogadores moldarem seu destino. Ao longo dos anos, a franquia Fallout cresceu e evoluiu, solidificando seu lugar como uma das mais influentes e amadas séries de RPG, ao mesmo tempo em que demonstra o impacto duradouro da Interplay Entertainment no mundo dos jogos eletrônicos.

Vale lembrar que em 2006, infelizmente, a empresa teve que vender os direitos autorais sobre a obra, a fim de arrecadar fundos e dar um novo gás em sua trajetória. Atualmente, além do mundo dos jogos, o enredo também é explorado no cenário do cinema e do streaming.

Baldur’s Gate

Baldur’s Gate, um renomado RPG, destaca-se como um dos maiores triunfos comerciais da Interplay Entertainment. Lançado em 1998, o primeiro título da série, desenvolvido pela BioWare e publicado pela Interplay, foi um marco na história dos jogos.

Ambientado no universo da campanha Forgotten Realms Dungeons & Dragons, Baldur’s Gate oferece uma imersão profunda em um cenário rico e envolvente. Em seu enredo, temos o mundo fictício de Ed Greenwood, durante uma grande escassez de ferro.

O coração do enredo é Ala, um personagem órfão acolhido pelo mago Gorion. A narrativa deslancha quando Ala embarca em uma jornada determinada para descobrir o assassino de seu pai adotivo, desencadeando uma série de eventos que o envolvem nas tensões intrincadas da crise do ferro na região.

Descent

Descent, um título do gênero tiro em primeira pessoa, emerge como um marco de destaque na coleção da Interplay Entertainment. Lançado em 1995, este jogo inovador, desenvolvido pela Parallax Software e publicado pela Interplay, projetou os jogadores para um futuro distante, o ano de 2169.

No centro da trama, os jogadores se posicionam como uma espécie de mercenário convocado pelo chamado da PTMC. A missão? Erradicar uma ameaça singular: um enigmático vírus de computador alienígena que se alastra entre os robôs de mineração espalhados pelo cosmos.

Assumindo o papel do protagonista, os jogadores exploram o vasto Sistema Solar a bordo de sua nave, imersos em uma busca desafiadora para localizar e aniquilar o reator de energia da mina, enquanto escapam da iminente autodestruição da mesma.

À medida que enfrentam o risco crescente e os inimigos robóticos, Descent destaca-se por sua jogabilidade única em ambientes 3D verdadeiros, permitindo a liberdade de movimento completa em todas as direções. Essa característica inovadora adiciona profundidade à experiência, enquanto os jogadores navegam pelos labirintos das minas e confrontam os inimigos.

Wasteland

Wasteland, um clássico dos games, emerge como uma joia preciosa no catálogo da Interplay Entertainment. Lançado em 1988 e cuidadosamente desenvolvido pela Interplay, este jogo icônico foi trazido ao mundo pela Electronic Arts, sua publicadora.

Situado em uma visão sombria e pós-apocalíptica da América futurista, no ano de 2087, Wasteland tece uma narrativa complexa após um cataclismo nuclear. Neste cenário desolado, emerge o grupo Desert Rangers, um remanescente do exército americano que assume o papel crucial de protetor da paz. Encarregados de salvaguardar os sobreviventes do sudoeste do país, os Rangers se encontram envolvidos em uma trama épica.

Durante uma missão de investigação, o grupo desvenda uma ameaça assombrosa: uma inteligência artificial sinistra está tramando a criação de um exército de humanóides com a intenção de substituir a população sobrevivente. Essa IA implacável procura eliminar a suposta “imperfeição” genética e estabelecer uma ordem nova e supostamente pura.

O jogo vale lembrar, é a grande base para Fallout. Isso porque após voltar sua atenção para a publicação de jogos, a Interplay Entertainment não conseguiu os direitos, junto a EA, do título. Assim, decidiu criar seu próprio jogo com cenário pós-apocalíptico.

The Bard’s Tale

The Bard’s Tale, outra franquia de RPG, surge como um marco incontestável na história dos jogos eletrônicos. Criada originalmente pela Interplay Entertainment e publicada originalmente pela Electronic Arts, a série fez sua estreia em 1985 com o título “Tales of the Unknown: The Bard’s Tale”.

Transportando os jogadores para um mundo enraizado na era em que a magia governava, a narrativa inaugural apresenta a cidade de Skara Brae, envolta em um eterno inverno conjurado pelo mago Mangar the Dark.

À medida que os defensores da cidade são derrotados, um grupo improvável de heróis emergem como última esperança: jovens guerreiros, magos em treinamento, ladrões desempregados e um casal jovem de bardos. Nessa trama épica, os jogadores assumem o papel do líder do grupo, confrontando-se com a missão de derrotar as forças sombrias que assolam a região.

The Bard’s Tale traz uma experiência de RPG profundamente envolvente, com mecânicas inovadoras e um enredo imersivo. Os jogadores exploram ambientes variados e batalham contra inimigos formidáveis.

Um ponto interessante, aliás, é que desde 2004, o estúdio responsável por desenvolver os jogos atuais da franquia é a inXile Entertainment, do Brian Fargo.

Neuromancer

Neuromancer, uma obra-prima da Interplay Entertainment, é um importante título no cenário de jogos de aventura. Lançado em 1988, o jogo mergulha os jogadores em uma narrativa complexa e futurista, com raízes inspiradas no renomado romance de William Gibson, “Neuromancer”.

Situado em um cenário vívido no Japão de 2058, o enredo gira em torno de uma busca incessante pela verdade que espreita por trás do desaparecimento enigmático de amigos próximos do protagonista. Assim, o jogador embarca em uma jornada emocionante e cheia de reviravoltas para desvendar os segredos obscuros que permeiam o cenário da obra.

Neuromancer oferece uma experiência imersiva de jogo de aventura, onde os jogadores exploram cenários detalhados, interagem com outros personagens e enfrentam desafios intelectuais e éticos.

Battle Chess

Por fim, vale a pena citar também Battle Chess, jogo que foi desenvolvido e publicado pela Interplay Entertainment, e que destaca-se como uma interpretação única e cativante do clássico xadrez. Lançado também em 1988, o título apresenta uma abordagem imaginativa ao jogo, elevando-o a um nível totalmente novo.

A principal característica que diferencia Battle Chess é sua representação visual inovadora. Adotando gráficos 2,5D, o tabuleiro ganha vida à medida que as peças se movem, desencadeando animações elaboradas de batalhas à medida que uma peça conquista outra. Essa abordagem única transforma o jogo em um espetáculo visual, acrescentando uma camada de entretenimento e imersão ao clássico de estratégia.

As peças tradicionais de xadrez ganham vida de maneira surpreendente nas animações, cada uma com um estilo próprio de combate. Os jogadores podem testemunhar as interações entre as peças, tornando cada partida uma experiência emocionante e divertida.

Considerações finais

Como foi possível observar, a Interplay Entertainment conseguiu deixar seu nome no mercado de jogos, tudo depois de uma intensa atividade nas décadas finais do século XX. Nesse período, desenvolveu e publicou títulos e franquias importantes, dando o devido destaque aos RPGs.

Infelizmente, após não conseguir migrar de forma satisfatória para as tecnologias que chegaram com o passar do tempo, com a ascensão dos consoles, a empresa perdeu espaço, mas ainda se mantém viva.

Futuramente, como mencionado, a ideia é que ela possa novamente retornar às atividades. Resta apenas esperar por novidades.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

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