Logo da empresa HeroCraft
HeroCraft - Divulgação
Fundação:2002, Kaliningrado, Rússia
SedeSão Petersburgo, Rússia
FundadorAndrey Petrov
Atuais donosAndrey Petrov
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvimento e publicação de jogos

A HeroCraft é uma desenvolvedora e editora de jogos de videogame originária da Rússia, mas atualmente sediada em Nicósia, no Chipre. A empresa já possui mais de duas décadas de atuação no mercado gamer, e conseguiu alcance internacional graças a franquias de jogos como Warhammer 40,000: Space Wolf e Strategy & Tactics.

Neste artigo, vamos justamente mergulhar na história e desenvolvimento da HeroCraft, descobrindo mais sobre seus fundadores, proprietários atuais e como a marca evoluiu ao longo dos anos.

Além disso, mergulharemos em alguns dos principais jogos que compõem o extenso catálogo da empresa, revelando as histórias, a jogabilidade e o impacto desses títulos no mundo dos videogames. Prepare-se para embarcar em uma jornada através da história da HeroCraft e suas contribuições significativas para a indústria de jogos.

Quando a HeroCraft foi fundada?

A empresa foi fundada no ano de 2002, em Kaliningrado, cidade localizada na região de Oblast de Kaliningrado, Rússia.

Continue depois da publicidade

Quem são os fundadores da HeroCraft?

O grande nome por trás da fundação da empresa é Andrey Petrov, russo que também é o fundador da Hexplay.

Quem são os atuais proprietários da HeroCraft?

Atualmente, a HeroCraft continua sendo uma empresa independente, e de propriedade de seu fundador.

O que a HeroCraft oferece?

Sendo uma empresa independente, mas completa, a HeroCraft trabalha tanto com o desenvolvimento quanto com a editoração de jogos. Assim, cria seus próprios títulos e publica não apenas suas obras originais, mas também de alguns parceiros.

A empresa não possui um foco restrito, e elabora jogos para as mais variadas plataformas e consoles, com um destaque especial para versões mobile, sejam jogos para Android, iOS ou Windows Phone.

Continue depois da publicidade

O sistema operacional da Microsoft Windows e as próprias redes sociais também são outros canais que recebem bastante atenção da HeroCraft. Um ponto importante é que a distribuição dos títulos acontece em todo o mundo, abrangendo cerca de 15 idiomas.

Como mencionado, nos últimos anos, a empresa conquistou a atenção internacional por meio de franquias de jogos notáveis, como “Warhammer 40,000: Space Wolf” e “Strategy & Tactics”, que atraíram uma base de fãs leais e demonstraram a capacidade da marca de criar experiências de jogos envolventes e cativantes.

Um pouco da história da empresa

A HeroCraft surge nos anos iniciais do século XXI, em um período de grande crescimento do setor gamer, e quando diversas empresas estavam despontando e/ou se consolidando no mercado.

Inicialmente, a empresa foi sediada em território russo, mais especificamente na cidade de Kaliningrado. No entanto, acabou alterando o local de sua matriz alguns anos depois.

Continue depois da publicidade

Atualmente, a HeroCraft tem sua sede principal na cidade de Nicósia, capital e cidade mais populosa do Chipre. De todo modo, com sua expansão ao longo dos anos, conseguiu também abrir escritórios em diversos outros locais dentro da Rússia, como em São Petersburgo, Novokuznetsk e na própria Kaliningrado.

Formação da equipe

Sendo uma marca muito atuante no mercado, a HeroCraft não demorou a crescer. Tanto que, hoje em dia, sua equipe é formada por cerca de 160 profissionais, que estão unidos dentro da empresa pela sua independência e produtividade.

Desenvolvimento e publicação dos jogos

Mesmo sendo independente, a HeroCraft, além de prezar pela qualidade de suas obras, também busca criar projetos variados. Dessa forma, a empresa conseguiu um catálogo extenso de jogos ao longo dos seus mais de 20 anos de história.

Um dos seus primeiros títulos foi Gagarin’s Mission, um jogo lançado ainda em 2002, e desenvolvido pelo estúdio. Esse é um game com temática espacial, onde o jogador tem a função de assumir o papel de um astronauta e completar várias missões no espaço.

Continue depois da publicidade

Após isso, criou diversos outros jogos, como Stolen in 60 Seconds (2007), Farm Frenzy (2007), Musaic Box (2008), The Treasures of Montezuma 2 (2009), Snail Bob (2010), Majesty: The Fantasy Kingdom Sim (2011), Boulder Dash-XL (2011), FootLOL: Epic Fail League (2013), entre outros.

No entanto, uma das suas principais franquias chegou realmente apenas em 2014, com o jogo Warhammer 40,000: Space Wolf, o pontapé inicial de uma de suas sagas de maior sucesso.

Quais são os principais jogos das HeroCraft

Depois de mergulhar na história da empresa, nada melhor do que aproveitar para conferir também algumas das produções mais conhecidas da marca.

Felizmente, a HeroCraft possui um extenso catálogo de jogos em diferentes gêneros e para várias plataformas. Mas alguns dos principais jogos desenvolvidos e/ou publicados pela empresa incluem:

Continue depois da publicidade

Warhammer 40,000: Space Wolf

Warhammer 40,000: Space Wolf é um jogo de cartas de estratégia free-to-play, que baseia-se em esquadrões. O título foi desenvolvido e publicado pela HeroCraft, sendo licenciado pela Games Workshop.

Nesse caso, a Games Workshop é justamente a empresa responsável por criar a obra original, em sua versão como um jogo de guerra em miniatura. Assim, a HeroCraft digitalizou e ampliou o game.

Warhammer 40,000: Space Wolf foi lançado originalmente em 2014, e tem como base o próprio Warhammer 40,000, que é um dos jogos de guerra em miniatura mais famosos do planeta, com um destaque especial dentro do solo britânico.

Lançado inicialmente como uma versão mobile para iOS e Android, o título rapidamente ganhou expansões e continuações. Assim, atualmente já está disponível também para o Windows, PlayStation, Nintendo Switch, Xbox, dentre outros. Tudo isso, graças a títulos como:

Continue depois da publicidade
  • Warhammer 40,000: Space Wolf – Exceptional Card Pack (2017),
  • Warhammer 40,000: Space Wolf – Saga of the Great Awakening (2017),
  • Warhammer 40,000: Space Wolf – Fall of Kanak (2018),
  • Warhammer 40,000: Space Wolf – Sentry Gun Pack (2018),
  • Warhammer 40,000: Space Wolf – Sigurd Ironside (2018),
  • Warhammer 40,000: Space Wolf – Wrath of the Damned (2018),
  • Warhammer 40,000: Space Wolf – Drenn Redblade (2019),
  • Warhammer 40,000: Space Wolf – Armour of the Deathwatch (2019),
  • Warhammer 40,000: Space Wolf (2020), e
  • Warhammer 40,000: Space Wolf – Complete Edition (2021).

Em seu enredo e jogabilidade clássica, Warhammer 40,000: Space Wolf trata-se de um jogo de cartas colecionáveis, onde os jogadores assumem o papel de Fuzileiros Navais Espaciais do Capítulo dos Lobos Espaciais. O Imperium envia esses fuzileiros para o planeta Kanak, que está sendo invadido pelas forças do Caos.

Majesty: The Fantasy Kingdom Sim

Majesty: The Fantasy Kingdom Sim trata-se de um jogo eletrônico de estratégia em tempo real que foi desenvolvido pela Cyberlore Studios. O título foi publicado pela Hasbro Interactive para o Windows ainda no ano de 2000.

Nesse caso, a HeroCraft foi a marca responsável por criar a versão mobile do jogo, que foi lançada em 2011, chegando para os sistemas operacionais Android, iOS, BlackBerry e Windows Phone.

O jogo mergulha os jogadores em um reino de fantasia chamado Ardania, um lugar repleto de desafios e perigos, incluindo esgotos infestados de ratos gigantes, paisagens repletas de antigos castelos malignos e inimigos que são uma ameaça para os soldados.

Continue depois da publicidade

No entanto, neste reino, você não assume o papel dos heróis diretamente; em vez disso, você se torna o Soberano, o governante do reino, e seu desafio é liderar de forma indireta.

No papel do Soberano, sua principal tarefa é contratar bandos de heróis errantes para enfrentar ameaças e realizar missões perigosas em nome do reino. Você não tem controle direto sobre esses heróis, mas pode incentivá-los com recompensas em dinheiro.

A grande reviravolta em “Majesty” é que os heróis se motivam principalmente pela ganância e ambição pessoal. Eles não seguirão ordens cegamente, mas, em vez disso, agirão em busca de recompensas financeiras. Portanto, você deve usar seu ouro com sabedoria para atrair heróis para executar tarefas vitais, como eliminar monstros, explorar masmorras e defender o reino.

Strategy & Tactics

Outra entre as séries mais conhecidas da HeroCraft é Strategy & Tactics, que são jogos de estratégia baseados em turnos que abrangem diferentes períodos históricos. A guerra, nesse caso, é o ponto principal dessas obras.

Continue depois da publicidade

A franquia conta com títulos como Strategy & Tactics: Medieval Wars, que é um jogo que se passa na Europa medieval. Ele possui quatro campanhas históricas, tendo 25 missões ao todo, incluindo 11 cenários históricos a serem explorados.

Outro destaque fica por conta de Strategy & Tactics: Dark Ages, um jogo que se passa em um mundo alternativo da Idade Média. Ele apresenta batalhas bem diferenciadas, como os exércitos vikings contra elefantes de guerra, os mosqueteiros contra a cavalaria mongol, as legiões antigas contra as tropas das cruzadas e muito mais.

Já Strategy & Tactics: WW2 é um jogo ambientado na Segunda Guerra Mundial, permitindo que os jogadores liderem os exércitos da Alemanha, da URSS ou dos Aliados, assumindo o papel de um verdadeiro general.

No título, a utilização do poder vai muito além das tropas em si, expandindo-se para as esferas econômicas, da ciência e diplomáticas, dando variações ainda mais interessantes ao conflito.

Continue depois da publicidade

Superfarmes

Um dos jogos mais recentes da HeroCraft é o Superfarmes, onde os jogadores podem ajudar os super-heróis a salvarem o mundo, simplesmente completando suas ordens. No jogo, é possível construir a Super Fazenda dos seus sonhos e participar das emocionantes aventuras, digna de verdadeiros super-heróis!

Outras ações comuns são a entrega de produtos por água, terra e ar; criação de um quartel general para os heróis; missões de exploração, com a descoberta de novos continentes; dentre outras. Para isso, é possível contar com um caminhão de propulsão a jato, capaz de fazer as entregas de pedidos em qualquer lugar do planeta.  O charme do jogo é que, secretamente, os super-heróis são os próprios animais da fazenda.

Farm Frenzy

Assim como Majesty, Farm Frenzy não é uma franquia original da HeroCraft, e sim da Alawar Entertainment, outra empresa gamer russa. A desenvolvedora, nesse caso, foi a responsável por criar algumas de suas versões, seja para PC, iOS ou Android.

A franquia teve início no ano de 2007, e desde esse período a HeroCraft já trabalha como parceira. Nesse ano em específico, houve o lançamento do título de estreia: Farm Frenzy. E não demorou muito para que uma nova versão chegasse ao mercado, com Farm Frenzy 2 (2008), que foi rapidamente aprimorado em Farm Frenzy 3 (2009).

Continue depois da publicidade

Vale lembrar que esse é um dos jogos casuais mais conhecidos da Alawar, e que tem em suas versões mobiles o seu grande destaque, onde conseguiram alcançar grande parte do seu sucesso.

Possuindo uma jogabilidade e um enredo simples, Farm Frenzy oferece um modelo arcade point-and-click. Assim, o jogador é capaz de gerenciar todos os processos de produção na fazenda.

Com o sucesso, a franquia tornou-se realmente uma das mais conhecidas da dupla de desenvolvedoras russa, ganhando diversos outros títulos nos anos seguintes, destacando-se:

  • Farm Frenzy 3: American Pie (2010),
  • Farm Frenzy Pack (2010),
  • Farm Frenzy: Russian Roulette (2010),
  • Farm Frenzy: Ancient Rome (2011),
  • Farm Frenzy: Pizza Party (2011),
  • Farm Frenzy Teil 1-3 (2012),
  • Farm Frenzy 4 (2014),
  • Farm Frenzy: Hurricane Season (2015),
  • Farm Frenzy: Heave Ho (2015), e
  • Farm Frenzy: Refreshed (2021).

Considerações finais

Como foi possível observar, a HeroCraft é uma notável desenvolvedora e editora de jogos com mais de duas décadas de história no mercado gamer. Com sua trajetória desde a fundação em Kaliningrado até sua atual sede em Nicósia, a empresa demonstrou sua capacidade de adaptação e crescimento contínuo.

Continue depois da publicidade

O sucesso da HeroCraft pode ser atribuído à sua independência e à diversidade de jogos que cria e publica. Sua presença abrangente em várias plataformas, dado o devido destaque a jogos mobile, para Windows e redes sociais, é um testemunho do alcance global da empresa.

Além disso, suas franquias notáveis, como Warhammer 40,000: Space Wolf e Strategy & Tactics, conquistaram uma base de fãs leais e destacaram a habilidade da HeroCraft em criar experiências de jogos únicos. E somado a esse catálogo extenso, nomes como Superfarmes e Farm Frenzy agregam ainda mais qualidade.

Com uma equipe talentosa e um catálogo diversificado, a HeroCraft continua a moldar a indústria de jogos e oferecer entretenimento de qualidade para jogadores de todo o mundo.

Gostou do conteúdo? Aqui no nosso site você encontra a descrição de diversas outras empresas do cenário gamer, passando desde desenvolvedoras independentes até grandes editoras. Saiba mais!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui