Logo da empresa Blockbuster LLC
Blockbuster LLC - Divulgação
Fundação:19 de outubro de 1985, Dallas, Texas, EUA
SedeEnglewood, Colorado, Estados Unidos
FundadorWayne Huizenga, David Cook
Atuais donosDish Network
Países que operaEstados Unidos
O que ofereceLocadora de filmes

Em um cenário de streaming, nem todo mundo se lembra da Blockbuster LLC. Durante os anos 90 e começo dos anos 2000, a empresa dominou o mercado de locação de vídeos. Seu sucesso era gigantesco ao ponto dela possuir uma franquia com milhares de lojas pelo mundo.

A marca acumulou feitos impressionantes em seu período de existência no mercado. Em virtude disso, é válido descobrir a sua trajetória e pontos importantes na sua história. Veja a seguir a sua origem, a quem a marca pertence e o que ela oferecia.

Quando o Blockbuster LLC foi lançado?

A Blockbuster LLC foi fundada em 19 de outubro do ano de 1985. Fundada em Dallas, no Texas, a sede da empresa foi transferida para Englewood, Colorado.

Quem são os criadores do Blockbuster LLC?

David P. Cook fundou a Blockbuster LLC. O fundador agenciava outra empresa antes, a Cook Data Services. Essa companhia tinha o intuito de oferecer serviços e produtos relacionados a software. Os principais clientes eram empresas texanas do ramo de petróleo e gás, mas o negócio faliu.

A esposa de David, Sandy Cook, planejava empreender no ramo de vídeo. Pensando nisso, David passou a analisar as possibilidades desse mercado. Usando o lucro ganho com sua antiga marca, David Cook comprou uma das lojas franqueadas da Video Works.

No entanto, a empresa não permitiu que David decorasse a loja da forma como ele queria. Por isso, o empreendedor saiu desse negócio para montar a Blockbuster Video. Com o grande potencial de ganho do mercado de vídeo, David P. Cook passou a franquear sua marca. A primeira loja da franquia surgiu no ano de 1985 no Texas. No começo, o negócio possuía mais de 8 mil fitas no estoque.

David tinha experiência como gerente de banco e usou seu conhecimento para gerenciar o novo empreendimento. A aposta deu certo e em pouco tempo ele construiu um depósito financeiro para manter o crescimento do negócio. Suas lojas eram conhecidas por personalizar o estoque de acordo com o número de habitantes e economia de uma cidade.

Quem são os atuais donos do Blockbuster LLC?

Em 2011, a companhia Dish Network comprou a Blockbuster LLC em um leilão. A empresa ainda gerencia a única loja restante da rede locadora.

O que a Blockbuster LLC oferece?

A Blockbuster LLC alugava fitas de filmes e jogos. Com milhares de filiais ao redor do planeta, a empresa dominava o setor de locação de mídia. No Brasil, a marca era gerenciava pelas Lojas Americanas.

Hoje, a marca ainda mantém uma loja de locação nos Estados Unidos. Segundo os gerentes, o local também serve de ponto turístico para os visitantes de todo o mundo.

História da empresa

Locadora de filmes Blockbuster LLC
Blockbuster LLC – Reprodução business Inside

No começo, a Blockbuster LLC era conhecida como Blockbuster Video. Fundada pelo empreendedor David P. Cook, o negócio surgiu em 1985, no Texas. Seu fundador gerenciou bem o empreendimento nos primeiros anos. Após tornar a marca pública, David P. Cook deixou Joe Mitchell no cargo de CEO da empresa.

Depois da chegada de Joe Mitchell, a Blockbuster LLC se tornou um sucesso gigantesco e bilionário. Nove anos após a fundação da Blockbuster LLC, a Viacom conseguiu comprar a empresa por US$ 8,4 bilhões. O crescimento contínuo permitiu a expansão da companhia e aquisição de rivais, como a Ritz Video.

No seu auge em 2004, a empresa anunciou novos negócios que não se concretizaram. Mesmo assim, manteve um valor de mercado impressionante, tal como outros números. Afinal, a marca possuía mais de 8 mil lojas em 26 países e milhões de associados. Contudo, a Blockbuster LLC passou a acumular perdas financeiras. Mais ainda em seus últimos anos de atividade.

Queda

No fim do ano de 2010, a Blockbuster LLC entrou com um pedido de falência. Meses depois, a Dish Network conseguiu comprar a empresa após pagar US$ 228 milhões no leilão. Além desse valor, a Dish também pagaria US$ 87 milhões nos passivos da marca. Não o bastante, a nova proprietária também assumiria outras responsabilidades pendentes da marca.

Aos poucos, as lojas físicas da Blockbuster LLC foram descontinuadas. Em 2013 restavam 300 filiais nos Estados Unidos e 12 delas continuaram a funcionar após a falência. No ano seguinte, a marca encerrou as atividades dessas lojas remanescentes.

Porém, existe uma loja da Blockbuster LLC localiza em Bend, no estado de Óregon. O local também serve como ponto turístico e recebe visitantes todos os dias. Segundo a gerência, a locadora recebe o incentivo da população ao redor que continua a alugar vídeos. O local permanecerá em funcionamento enquanto for possível pagar a remuneração dos funcionários.

A marca no Brasil

A Blockbuster LLC foi uma marca bastante famosa no Brasil. Sua primeira loja surgiu no bairro do Itaim Bibi na cidade de São Paulo em 1995. Com o sucesso contínuo, a marca se espalhou pelo país. O sucesso foi tão grande que a empresa conquistou o topo de maior rede locadora de filme no Brasil.

Pensando no público infantil, a marca inaugurou o programa “Turma do sofá”. Tratava-se de um programa de relacionamento que garantia aos assinantes mirins alguns benefícios. Por exemplo, o direito de alugar filmes sem pagar no dia 12 de cada mês. Além disso, a criança ganhava uma carteira de identificação com o desenho do personagem Sofazinho.

O programa Turma do sofá também concedia chaveiros, calendários, balões e outros brindes. Esse programa foi um sucesso e alcançou a marca de 120 mil jovens assinantes em 1 ano. Não o bastante, a filial da Blockbuster LLC no Brasil registrou um aumento expressivo na locação de filmes para criança. Ademais, o dia 12 sempre havia garantia de muito movimento nas lojas.

Americanas

O sucesso do negócio influenciou na iniciativa das Lojas Americanas de comprar os direitos da marca Blockbuster LLC. Em números, a Blockbuster LLC Brasil tinha mais de 300 mil clientes ativos e mais de 1 milhão de cadastros. Não o suficiente, a marca empregava mais de 1000 pessoas em todo país.

A princípio, as Americanas manteve o nome nos produtos locados. No entanto, a empresa renomeou o título de vendas para Americanas Express. Tempos depois, o nome Blockbuster LLC foi descontinuado à medida que o mercado de locação de mídia faliu.

A partir do ano de 2015 as Lojas Americanas passou a descontinuar as atividades da empresa. O processo durou 2 anos e encerrou cada loja Blockbuster LLC no país. As Lojas Americanas garante a venda de DVD e CD sem conexão com o selo Blockbuster.

Entretanto, as Lojas Americanas manteve o nome Blockbuster LLC para as máquinas de cinema. São máquina que realizam a locação de mídia por meio dos pontos Blockbuster. Tal como as lojas, as máquinas foram descontinuadas por causa de reclamações dos clientes.

Transição e adaptação de consumo

Fachada da loja Blockbuster LLC
Blockbuster LLC – Reprodução business Inside

Nos anos 90 e começo dos anos 2000 a Blockbuster LLC ditava o consumo caseiro de mídia. O modelo de negócio da empresa consolidou a maneira como as pessoas assistiam filmes em casa. No entanto, os consumidores mudaram seus hábitos e influenciaram na dinâmica do mercado de filmes.

A falência da Blockbuster LLC obrigou os proprietários a venderem a companhia. O pagamento de US$ 228 milhões veio da Dish Network, empresa que trabalha com TV por satélite. Apesar da perda, a Blockbuster LLC permanecia como um nome bastante conhecido no mercado.

Por isso, a Dish inaugurou em 2011 o Blockbuster Movie Pass. Trata-se de um serviço para os clientes locarem filmes e jogos à distância. Além disso, o serviço também oferece acesso a programas de televisão. Assim, os assinantes podem receber filmes e games pelo correio. É um produto que combina os serviços da antiga Blockbuster LLC com as ofertas da Dish Network.

O cliente que assinar essa oferta completa terá acesso a todo o conteúdo da empresa no site dishnetwork.com. Mesmo assim, o serviço sob demanda continua ativo para contratação. A biblioteca ou estoque do serviço possui uma divisão para melhor atender as pessoas. O usuário tem acesso a 4 mil títulos se assistir pelo computador. Caso assista pela televisão, encontrará mais de 3 mil opções de vídeo.

O grande diferencial do serviço é o aluguel de filmes via correio. Afinal, essa opção oferece mais de 100 mil filmes para assistir em casa. Não o bastante, o assinante tem total liberdade para trocar o filme escolhido nas lojas físicas. Segundo dados oficiais divulgados pela empresa, o filme mais alugado pelos clientes na história da companhia foi “O sexto sentido”.

Homenagem

A história da Blockbuster LLC e Netflix é antiga e poderia ter mudado os rumos do streaming atualmente. Contudo, a compra da Netflix pela Blockbuster LLC não aconteceu. Mesmo assim, anos depois, as empresas voltam a se relacionar com o lançamento da série “Blockbuster”.

A série é inspirada nos acontecimentos da rede Blockbuster LLC. Na trama, o dono de uma locadora descobre que a sua loja é a única da rede a permanecer em atividade. Ele fará de tudo para manter a locadora funcionando.

Timmy e Eliza estão juntos desde o colegial. Ele adora filmes e a locadora é um sonho de vida. Já Eliza enfrenta problemas cotidianos por causa da decisão de apoiar o marido. Apesar da loja ser conhecida, os hábitos de consumo mudaram a impactaram nos negócios.

O casal e amigos farão o possível para manter o aluguel de filmes funcionando. Enquanto isso, a dupla deverá lidar com problemas na relação se quiserem ser felizes juntos.

Marketing assertivo

A Blockbuster LLC sabia como se conectar com o público por meio das suas campanhas. Uma das mais famosas apresenta a dupla Ray e Carl, um porquinho da Índia e um coelho respectivamente. O porquinho da Índia resolve dançar a música “Maniac” para o tímido coelho. Para tanto, o bichinho utiliza os filmes que assiste na vitrine de uma Blockbuster LLC como referência.

Senso de humor

Muito após a falência e venda, a Blockbuster LLC permaneceu em baixa popularidade. No entanto, a marca se manifestou nas redes sociais após um anúncio da Netflix sobre taxação do streaming. A Netflix passará a cobrar taxas para quem compartilhar senhas.

A Blockbuster LLC brincou com a situação, alegando que o mais importante para ela era a devolução dos vídeos. Caso o cliente quisesse compartilhá-los com amigos, não teria problema. O comentário ainda ressaltou a nostalgia e facilidade para alugar vídeos sem cobranças extras.

Não houve uma resposta pública por parte da Netflix. Mesmo assim, internautas se divertiram e ironizaram o relacionamento das duas empresas.

Mudança no visual

Assim como marcas de sucesso com longo histórico no mercado, a Blockbuster LLC mudou seu logotipo. O primeiro modelo do logotipo tem a assinatura de Lee Dean.

Com o tempo, o nome da empresa passou por mudanças, sendo a primeira a retirada do nome “Video”. Em seguida, a marca adotou cores com efeito metálico e 3D.

Lembrança

Apesar do encerramento das franquias, a Blockbuster LLC ainda possui uma loja física. O local está localizado na cidade de Bend em Oregon, Estados Unidos. A cidade possui uma população inferior a 100 mil residentes.

A gerente da loja, Sandi Harding, não desanimou com a notícia. Harding afirma sentir tristeza ao imaginar que a loja fechará algum dia. Porém, ela afirma que é animador trabalhar na última loja da Blockbuster LLC.

Os funcionários estão empenhados na manutenção e decoração do ambiente. Eles utilizam pipocas artificiais e modelos antigos de computadores. Felizmente, Harding afirma que o negócio não possui problemas financeiros. Afinal, a loja consegue atrair uma média de 10 novos clientes todos os dias.

Sandi Harding afirma que os moradores da região são peças fundamentais para manter o negócio. Segundo ela, a população sempre ajuda na locação de filmes e jogos. O público conhece o dono e todos os membros do time há anos, gerando confiança e amizade. Além disso, o local funciona como um ponto de turismo na cidade.

Possibilidade de retorno

A Blockbuster LLC permaneceu inativa entre o público por muitos anos. Contudo, a empresa indicou que considera um retorno ao mercado. Segundo uma postagem, a marca considera seu retorno como um banco cuja moeda será DVDs e VHSs. A mensagem, certamente, tem um tom de brincadeira

Mesmo assim, a mensagem foi suficiente para animar os fãs da marca. Além disso, a Blockbuster LLC afirmou que desejava “rebobinar o filme” das pessoas. Os anúncios misteriosos não receberam explicações da empresa. Os consumidores acreditam que se trata de um lançamento ou retorno no futuro.

Possível renascimento

Após a falência e venda da marca, a Blockbuster LLC permaneceu inativa por muito tempo. Com o passar do tempo, a empresa viu o seu nome aumentar em popularidade novamente. Trata-se do projeto Web 3.0.

Uma entidade independente descentralizada manifestou interesse em comprar a Blockbuster LLC. Segundo um comunicado, o negócio tem o objetivo de levar a nostalgia para o meio digital. A empresa é uma DAO, também chamada de “Decentralized autonomous organization”. Trata-se de uma junção entre clubes e startups fundados por meio de tecnologia blockchain.

Um dos participantes mais notáveis desse empreendimento é Michelle Berrard. Ela é a filha de Steven Berrard que atuou como CEO da Blockbuster LLC por longos anos. Ainda não se sabe quem encabeça essa iniciativa de revitalizar a Blockbuster LLC.

O novo negócio é conhecido como BlockbusterDAO. A proposta é transformar a marca numa plataforma de streaming para filmes descentralizados. Para tanto, os envolvidos devem reunir US$ 5 milhões para comprar a marca da Dish Network. Se a venda for concluída, as decisões serão tomadas por meio de todos os colaboradores do novo empreendimento.

Mais detalhes

A ação já possui um mapa de negócio pré-definido. Em primeiro lugar, a nova empresa criará tokens de criptomoeda. Os tokens serão utilizados na aquisição de filmes. Além disso, o dinheiro será usado para a criação de um serviço de streaming e crianção de conteúdo midiático.

Em comunicado oficial, a equipe envolvida afirmou que se trata de uma grande oportunidade. Agora, o serviço dará a chance a uma equipe com diferentes experiências de oferecer um grande produto ao público. Dessa forma, será possível impactar positivamente a vida das pessoas. Além disso, servirá de incentivo para quem já trabalha com entretenimento e tecnologia.

O projeto BlockbusterDAO já possui mais de 8 mil apoiadores no Discord. Os participantes analisam uma série de ideias dos membros. Depois, são realizadas discussões ao vivo para considerar algumas dessas propostas.

Se essa proposta continuar será uma reviravolta para a marca Blockbuster LLC. Afinal, a empresa poderia ter a chance de utilizar tendências e a tecnologia para reentrar no mercado de filmes.

Considerações finais sobre a Blockbuster LLC

A Blockbuster LLC foi um dos locais mais importantes para diversas gerações. Tudo porque a rede de locadoras forneceu em primeira mão centenas de filmes para reprodução caseira. Os clientes tinham a experiência de locar pessoalmente suas atrações favoritas em VHS e DVD.

Os hábitos de consumo mudaram, mas milhares de pessoas guardam com carinho lembranças da época de locadora. Por isso, a Blockbuster LLC continua a dar pistas sobre um possível retorno no futuro. Importante aguardar como a marca fará a sua volta nos tempos do streaming de forma bem-sucedida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.