Fundação: | 8 de fevereiro do ano de 1991 |
Sede | Irvine, Califórnia, EUA |
Fundador | Michael Morhaime, Allen Adham e Frank Pearce |
Atuais donos | Microsoft |
Países que opera | Atuação Global |
O que oferece | Desenvolvimento de games |
Com mais de 30 anos de existência, a Blizzard Entertainment é mundialmente reconhecida pela qualidade dos seus jogos. Embora tenha transitado por diversos consoles, uma das metas da empresa sempre foi oferecer aos clientes experiências cada vez mais profundas e divertidas. Por esse motivo, ela é detentora de alguns dos melhores títulos já criados.
Neste artigo, você poderá acompanhar informações importantes sobre a empresa, como sua fundação, história e jogos lançados. Continue a leitura e descubra tudo sobre a Blizzard, uma das marcas mais respeitadas do universo gamer.
Quando a Blizzard Entertainment foi fundada?
A Blizzard Entertainment surgiu no mercado no dia 8 de fevereiro do ano de 1991, em Irvine, na Califórnia, Estados Unidos.
Quem são os fundadores da Blizzard Entertainment?
Na época do seu lançamento, Blizzard recebeu o nome de Silicon & Synapse, sendo fundada por Michael Morhaime, Allen Adham e Frank Pearce. No começo, a marca era a responsável pela criação de jogos para outros estúdios. Porém, logo ela também criou um software próprio. A partir daí, os fundadores se empenharam em popularizar os produtos da marca nos anos seguintes.
Quem são os atuais proprietários da Blizzard Entertainment?
Ela anunciou oficialmente sua fusão com a Activision no ano de 2008, criando uma gigante do setor de jogos, a Activision Blizzard. Por fim, a Microsoft deu início a um processo de compra dessa empresa mãe em janeiro de 2022, que só foi finalizado nos meses finais de 2023. Em outras palavras, a grande proprietária da marca atualmente é a própria Microsoft.
O que a Blizzard Entertainment oferece?
A princípio, a Blizzard Entertainment era uma empresa focada no desenvolvimento e distribuição de jogos de outras organizações. Os fundadores eram empreendedores muito ativos no segmento de jogos. Percebendo o potencial da empresa, o trio passou a se concentrar na criação de um software próprio.
Como resultado, ao longo das décadas seguintes, ela produziu muitas franquias campeãs de vendas. Por exemplo, a série Diablo, os dois jogos da franquia Overwatch, Starcraft e a famosa Warcraft. Durante muitos anos, a Blizzard liderou os jogos do tipo MMORPG, a exemplo do World of Warcraft.
Uma curiosidade interessante é que ela surgiu no mercado como um estúdio de jogos independentes. Entretanto, a Davidson & Associates comprou a Blizzard Entertainment por US$ 6,75 milhões no ano de 1994, dando início a esse processo de ampliação.
Um pouco da história da empresa
A história da Blizzard começa no início da década de 1990. Na época, o estúdio era um concorrente independente no mercado de jogos para computador. Durante os anos de 1991 até 1993, a marca se chamava “Silicon & Synapse”, mudando para Chaos Studios em 1993 até adotar em definitivo o nome Blizzard Entertainment.
A Davidson & Associates percebeu o potencial do empreendimento logo em seus primeiros anos. Por esse motivo, ela realizou sua compra, transformando o estúdio independente em uma das maiores marcas de jogos na indústria. Com a aquisição, a Blizzard Entertainment cresceu ainda mais, sendo líder na área de jogos MMORPG por anos.
No ano de 1996, marca passou por uma troca de gestão, após uma nova venda. A Vivendi adquiriu a empresa após comprar a Davidson & Associates e a Sierra On-line. O acordo de compra custou US$ 1,8 bilhão, número impressionante, considerando seus poucos anos de mercado.
Em 2008, 12 anos após essa negociação, a Vivendi se juntou a Activision, resultando na criação do selo Activision Blizzard. Dessa forma, o novo grupo conseguiu os direitos de gerenciar e controlar todos os jogos produzidos pelas duas empresas. Por exemplo, Call of Duty e Starcraft, sucessos de crítica e público com milhões de jogadores pelo mundo.
A Blizzard instalou na cidade de São Paulo o primeiro escritório no Brasil, uma ótima notícia para os brasileiros. Tudo porque, a partir daí, os jogos receberiam tanto legendas quanto traduções oficiais em português.
No fim de 2023, a Microsoft conseguiu comprar a Activision Blizzard, depois de uma longa negociação. A aquisição garantiu à gigante da internet o controle sobre a criação, lançamento e gerenciamento de produtos de ambas as marcas ligadas à empresa mãe.
Quais são os principais jogos que a Blizzard Entertainment produziu?
A Blizzard Entertainment é tão criativa quanto assertiva no desenvolvimento dos seus jogos. Tudo porque, desde a fundação, a marca registra quase 50 jogos em seu catálogo. Dentre eles, alguns são bastantes queridos pelos jogadores, como:
Diablo
Quando chegou ao mercado em 1997, o jogo Diablo atingiu o primeiro lugar nas vendas. Como resultado, ganhou o prêmio de Jogo do Ano, sendo mais um sucesso da Blizzard Entertainment.
O título se trata de um RPG e desafia o jogador a superar obstáculos difíceis para atravessar dimensões e derrotar o chefe. Também ganhou sequências bem recebidas pelo público.
Diablo II
O sucesso de Diablo não passou despercebido pela empresa. Por esse motivo, ela lançou Diablo II ainda em 2000. Com a promessa cumprida de expandir as ideias apresentadas no primeiro jogo, a sequência se tornou um dos títulos mais vendidos na época.
Por causa da ótima recepção, a Blizzard Entertainment lançou também uma extensão para a obra. Como resultado, os jogadores puderam aproveitar melhor as novas ideias apresentadas, assim como a jogabilidade e enredo.
StarCraft
Starcraft chegou ao catálogo da empresa em 1998. Também considerado um jogo de Estratégia de Tempo Real (RTS), a aventura mostra um cenário mais futurista. No game, o jogador se torna o comandante de uma das três raças, sendo elas Protoss, Terran e Zerg.
Com o intuito de atrair a atenção de mais jogadores, a Blizzard Entertainment incluiu uma diversidade maior entre as raças. A proposta deu certo, tanto que a empresa lançou pacotes de expansão com novidades para os fãs da série.
Um dos grandes diferenciais do Starcraft é que o jogo se trata de um multiplayer. Ou seja, vários jogadores enfrentam os mesmos desafios ao mesmo tempo. Esse aspecto facilitou a jogabilidade entre grupos de amigos, por exemplo. Além disso, os jogadores poderiam escolher entre cumprir as missões ou criarem desafios entre si, tornando a experiência mais divertida.
Por causa do aspecto multiplayer, o Starcraft ajudou a dar início a muitas competições online. A aventura é atração garantida em torneios mundiais, como o World Cyber Games.
O lançamento da Blizzard Entertainment foi um sucesso mundial e ajudou também a popularizar os esportes eletrônicos. A Coreia do Sul, um dos países que mais aderiram ao Starcraft, realiza transmissões para a final do jogo que chegam a mais de 100.000 espectadores. O sucesso é tão grande que esse lançamento conta com narrações, entrevistas e canais televisivos.
StarCraft II: Wings of Liberty
Assim como outros jogos lançados na época, a Blizzard Entertainment também lançou o Starcraft II dublado em português. Esse jogo manteve a popularidade da empresa no país, visto que conseguiu atrair o público familiarizado com o game e novos jogadores.
WarCraft: Orcs and Humans
O Warcraft: Orcs & Humans foi um dos primeiros jogos a serem lançados após a renomeação da marca em 1994. Sendo o primeiro jogo da série no estilo Estratégia de Tempo Real (Real Time Strategy, RTS), o título apresenta um mundo de fantasia complexo.
Os jogadores pode controlar orcs ou humanos e devem realizar uma série de tarefas para avançar no jogo. Por causa da ótima jogabilidade e riqueza do enredo, o Warcraft: Orcs & Humans conquistou diversos prêmios. Dentre eles, o Strategy Game of the Year runner-up e Innovations Award – Consumer Electronics Show.
WarCraft II: Tides of Darkness
O sucesso de Warcraft: Orcs & Humans garantiu a sequência chamada Tides of Darkness. Embora continuasse o mundo apresentado no primeiro jogo, a sequência o melhorou em muitos aspectos. Por exemplo, a jogabilidade, gráficos e o som, tornando ainda melhor a experiência dos jogadores durante as partidas.
A sequência de Warcraft incluiu novas unidades, permitindo aos jogadores trabalharem com mais estratégias. Tal como o jogo original, Warcraft: Tides of Darkness conquistou o Number-one selling entertainment CD-ROM e Innovations Award – Consumer Electronics Show, ambos de 1996.
WarCraft III: Reign of Chaos
O WarCraft III: Reign of Chaos chegou ao mercado de jogos em 2002. Um dos grandes diferenciais desse game é ser o primeiro jogo RST em 3D da Blizzard Entertainment. A expansão lançada no ano seguinte acrescentou possibilidades para os jogadores se divertirem por mais tempo.
World of Warcraft
O World of Warcraft trouxe um enorme feito para a Blizzard Entertainment: reunir mais de 12 milhões de jogadores. Dessa forma, a aventura lançada em 2004 se tornou o jogo MMORPG com a maior quantidade de inscritos em 2010.
A Blizzard Entertainment lançou uma extensão chamada “Cataclysm”. Mais uma vez mostrando a assertividade da empresa no mercado de jogos, a extensão vendeu quase 5 milhões de cópias em um mês. Segundo a empresa, esse é um recorde notável para um jogo de computador.
Os números conquistados pela Blizzard com essa extensão impressionam, visto que ela vendeu mais de 3 milhões de cópias em apenas um dia. Após instalar um escritório no Brasil, ela lançou ainda uma versão de World of Warcraft traduzido para o português local. Essa novidade foi celebrada, visto que permitiu a muitos jogadores mais acessibilidade para usar todos os recursos do game.
Battle.net
Além dos jogos, a empresa também criou servidores gratuitos para os jogadores. O mais famoso é Battle.net, onde os participantes podem organizar partidas com outros jogadores pela internet. Esse recurso ainda é bastante utilizado, pois muitos campeonatos acontecem no servidor.
Considerações finais sobre a Blizzard Entertainment
A Blizzard Entertainment se consolidou no mercado de jogos por causa do empenho em satisfazer as demandas do público. Ela não só antecipa problemas, mas também se empenha em garantir a melhor experiência para os seus clientes. Como resultado, é referência na qualidade dos jogos, softwares e condições de trabalho.