Logo da desenvolvedora Black Matter
Black Matter - Divulgação
Fundação:2015
SedeSydney, Australia
FundadorMaximiliano Rea
Atuais donosTeam17
Países que operaAtuação global
O que ofereceDesenvolvedora de games

A Black Matter é um jovem estúdio australiano, que conseguiu chegar aos holofotes do universo gamer graças a sua grande jóia: Hell Let Loose. O jogo de tiros na primeira pessoa é extremamente realista, e retrata as batalhas da Segunda Guerra Mundial, com duelos abertos para mais de 100 jogadores.

Conseguindo abranger em um mesmo mapa: tanques, infantaria, artilharia e uma frente de batalha incrivelmente dinâmica, o título tornou-se um dos queridinhos dos gamers, e tem alcançado cada vez mais um público expressivo.

Sendo o grande nome por trás do desenvolvimento do jogo, a Black Matter também obteve o seu merecido destaque. E nesse artigo, você irá acompanhar um pouco mais sobre a história e evolução do estúdio. Confira!

Quando a Black Matter foi fundada?

A Black Matter é um estúdio australiano fundado no ano de 2015, mais precisamente em Sydney, capital do estado de Nova Gales do Sul.

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Quem são os fundadores da Black Matter?

O grande nome por trás da fundação da Black Matter é Maximiliano Rea. Além disso, outros nomes importantes para a criação da empresa são os de Kramar Romano e Rick Echler.

Quem são os atuais donos da Black Matter?

Atualmente, a Black Matter atua como um tipo de subsidiária da Team17, uma desenvolvedora e publicadora inglesa, e que detém os direitos sobre Hell Let Loose. De toda forma, ainda mantém seu status de estúdio independente e sua sede em Sydney, que é a cidade mais populosa da Austrália e de toda a Oceania.

Maximiliano Rea, aliás, que é o principal fundador, ainda comanda a direção da empresa, como CEO.

O que a Black Matter oferece?

A Black Matter é um estúdio de desenvolvimento de jogos, e que atualmente tem sua atenção inteiramente voltada para a franquia Hell Let Loose. Esse foi o título pela qual a marca surgiu, e onde ainda mantém seu foco de produção.

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Um pouco da história da empresa

A história da Black Matter se confunde com a própria história do desenvolvimento de Hell Let Loose. Isso porque o estúdio foi criado justamente para apoiar o processo de criação do título.

Desde sua fundação, a empresa é composta por uma equipe internacional, que une programadores e artistas. São eles que buscam gerar a identidade da marca.

Processo de criação e lançamento inicial de Hell Let Loose

Capa do game Hell let Loose
Hell Let Loose – Divulgação

Vale lembrar que Hell Let Loose é um jogo eletrônico tático multiplayer, e de tiro em primeira pessoa. O jogo começou a ser desenvolvido já em 2015, mas teve seu primeiro lançamento inicial somente em 2019, sendo publicado pela própria Team17. No game, os jogadores devem lutar em batalhas famosas das Frentes Oriental e Ocidental, bem como da Segunda 2ª Guerra Mundial.

Para a produção do título, a Black Matter contou com uma campanha dentro do Kickstarter, isso em 2017. Esse é o maior site de financiamento coletivo do planeta, e que busca justamente apoiar projetos inovadores, como o do estúdio.

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Através do site, a empresa pode arrecadar mais de US$ 220.000, sendo esse um valor indispensável para a continuidade do desenvolvimento do jogo.

Em 2019, Hell Let Loose teve o seu lançamento antecipado, chegando inicialmente para o Microsoft Windows. Foi somente em 2021 que o jogo teve seu lançamento completo, chegando no mesmo ano aos consoles de mesa principais do mercado: PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

Compra de Hell Let Loose pela Team17

Banner do estúdio team 17
Team 17 – Divulgação

O processo de subsidiação da Black Matter se iniciou com a venda do jogo Hell Let Loose para a Team17. Após a parceria inicial de desenvolvimento e publicação, e o grande sucesso do título, a marca inglesa desembolsou US$ 42 milhões pela aquisição do IP do multiplayer do game.

A compra aconteceu no início de 2022, logo após o lançamento completo de Hell Let Loose. Um ponto interessante é que através dos ganhos potenciais, esse valor pode subir para cerca de US$ 60 milhões.

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A venda do jogo, no entanto, não retirou da Black Matter o papel de desenvolvedor oficial do título. Assim, o estúdio segue com a parceria, apesar de não ser mais a detentora da obra.

Tudo sobre o principal jogo da Black Matter

Quantidade não é sinônimo de qualidade, e a Black Matter mostra muito isso com seu foco no jogo Hell Let Loose. Como mencionado, o título explora as batalhas da Segunda Grande Guerra, tendo como motor de desenvolvimento o Unreal Engine 4, famoso motor da Epic Games, que foi criado ainda em 1998 para o jogo Unreal.

Ambientação de Hell Let Loose

No título, todos os mapas jogáveis buscam uma projeção baseada nos teatros da guerra. Assim, combinam arquivos fotográficos, imagens dos satélites, etc. para recriar os locais com a maior semelhança possível. Esse processo garante maior realidade durante as batalhas, uma vez que há esse fator de imersão histórica.

Jogabilidade

Em Hell Let Loose, as partidas reúnem 100 jogadores de uma só vez, uma vez que as batalhas unem duas equipes de 50 integrantes cada. Nesse caso, é possível escolher entre o lado americano, alemão ou soviético. Um ponto interessante sobre o jogo é que há uma divisão do mapa em setores menores, que torna mais simples a captura e controle da área.

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As equipes são compostas por esquadrões, sejam de reconhecimento, blindados ou soldados com rifles. E são eles quem realmente fazem as disputas acontecer em ambos os modos de jogo: Warfare ou Ofensive.

No modo Warfare o objetivo é controlar todos os setores ou ao menos a maioria deles, a depender da escolha de tempo. Já no modo Ofensive há as ações de uma equipe que atua na defensiva, buscando evitar o controle pelo lado adversário.

Vale lembrar que no jogo cada uma das equipes possui o seu comandante, que é realmente o responsável pelas ações de comando, não apenas dos esquadrões, mas dos próprios desdobramentos aéreos, tanques, etc.

Comunicação

Um dos pontos fundamentais de Hell Let Loose é a comunicação entre as equipes, e que a Black Matter soube desenvolver muito bem. Isso porque cada uma das unidades possui um oficial único, que consegue se comunicar com os demais oficiais através de um canal de voz. De modo similar, há os canais de voz destinados às unidades específicas.

Outra opção viável fica por conta do chat, ao qual os jogadores possuem acesso, e podem estabelecer uma comunicação ativa com seu time ou com sua unidade em si.

Considerações finais sobre a Black Matter

Como foi possível observar, a Black Matter conseguiu realmente um destaque estrondoso, mesmo em poucos anos de atividade. E apenas com um único jogo publicado, o estúdio já alcançou marcas expressivas, ligadas diretamente à venda do seu título.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

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