Logo da empresa Beamdog
Beamdog - Divulgação
Fundação:2009
SedeEdmonton, Alberta
FundadorTrent Oster
Atuais donosAspyr Media, Inc
Países que operaDesenvolvedora e distribuidora de jogos
O que ofereceAtuação Global

A Beamdog é uma desenvolvedora e distribuidora de jogos canadense que conseguiu ganhar destaque em todo o mundo graças aos seus remakes, como os da série Baldur’s Gate.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais da história do estúdio, conhecer seus fundadores, proprietários atuais, ideias de futuro e também os principais jogos do seu catálogo. Acompanhe!

Quando a Beamdog foi fundada?

A empresa foi fundada no ano de 2009, em Edmonton, no Canadá.

Quem são os fundadores da Beamdog?

A desenvolvedora foi criada por Trent Oster, conhecido por ter co-fundado a BioWare, e Cameron Tofer, um ex-programador da BioWare.

Continue depois da publicidade

Quem são os atuais proprietários da Beamdog?

Atualmente, a Beamdog é uma subsidiária direta da Aspyr Media, Inc., uma desenvolvedora e publicadora de jogos norte-americana. A aquisição ocorreu em 2022, por meio da controladora da Aspyr, a Embracer Group, uma holding sueca que atua no setor de jogos e mídia.

Explicando melhor essa hierarquia, a Beamdog é subsidiária da Aspyr, que é uma subsidiária da Saber Interactive Inc., que, por sua vez, é uma subsidiária da Embracer Group, a proprietária final do estúdio.

Ainda sediada em Edmonton, Trent Oster e Cameron Tofer continuam a exercer suas funções executivas dentro da empresa, que agora não atua mais de forma independente, mas sim respondendo a sua empresa-mãe.

O que a Beamdog oferece?

A Beamdog atua tanto no desenvolvimento quanto na distribuição de jogos eletrônicos. Nesse caso, ela ficou internacionalmente conhecida por seus trabalhos de remasterizações, como no caso dos remakes dos títulos originais de Baldur’s Gate.

Continue depois da publicidade

Como distribuidora, a empresa costuma trabalhar também em seus próprios jogos, às vezes desenvolvidos pela sua divisão Overhaul Games. Já atualmente, a empresa começa a migrar para um setor de produções originais, já tendo estreado nesse mercado em 2023.

Um pouco da história da empresa

Trent Oster, que havia co-fundado a BioWare em 1995, ainda permaneceu como Diretor de Tecnologia da empresa até 2009, mesmo depois da marca ser vendida para a Electronic Arts em 2007.

Ele deixou a BioWare justamente para fundar seu estúdio, a Beamdog, e dar continuidade em seus trabalhos, agora de forma mais independente. Para isso, é claro, juntou-se a um antigo colaborador, Cameron Tofer, erguendo juntos o novo empreendimento.

O foco inicial era no campo de desenvolvimento de jogos, mas, já em 2010, eles lançaram também um serviço de distribuição similar ao Steam, que recebeu o nome de Beamdog. Também em sua primeira fase de evolução, a empresa criou uma divisão para focar inteiramente nos trabalhos como desenvolvedor, a Overhaul Games.

Continue depois da publicidade

O estúdio nasce em um período de bastante evolução do mercado tecnológico, onde os smartphones despontavam, abrindo um segmento completamente novo para o universo de jogos, e grandes empresas e franquias se consolidavam dentro da indústria.

A chegada dos primeiros títulos

Um ponto bem interessante a considerar é que mesmo depois de deixarem a BioWare, os fundadores da Beamdog continuaram a ter uma boa relação com sua antiga empresa.

Uma mostra disso é que os primeiros trabalhos do estúdio foram justamente portabilidades de alguns jogos criados pela desenvolvedora, o que deixa perfeitamente claro essa parceria entre ambas as marcas.

A estreia, nesse caso, aconteceu com o port MDK2 Wii, que foi lançado em 2011, sendo desenvolvido pela pela Beamdog e publicado pela próprio Interplay Entertainment, editora das versões originais, que chegaram para o Dreamcast, Windows e o PlayStation 2. O estúdio, por meio da divisão Overhaul Games, também criou a versão remasterizada MDK2 HD, para Windows, que chegou em 2012.

Continue depois da publicidade

Atuação como publicadora

A partir do ano de 2012, a parceria com a BioWare continuou bastante ativa. Nesse período, a elaboração de jogos também ganhou uma organização mais fixa, com a divisão Overhaul Games sendo responsável direta pelo desenvolvimento dos títulos e a Beamdog em si colaborando, mas com um foco dividido com a parte de publicação dessas obras.

O estúdio trabalhou em port e remasterizações de jogos tanto da BioWare quanto da Black Isle Studios, que era uma divisão da produtora Interplay Entertainment, chegando com títulos como: Baldur’s Gate: Enhanced Edition (2012), Icewind Dale: Enhanced Edition (2014) e Neverwinter Nights: Enhanced Edition (2018).

Venda para a Embracer Group

Depois de mais de 12 anos no mercado, atuando como um estúdio independente, os fundadores da Beamdog acabaram optando por vender a empresa. A negociação ocorreu com a Embracer Group, em 2022, em um período de ampla expansão da holding sueca, que adquiriu, nesse mesmo ano, diversas outras desenvolvedoras, editoras de jogos e ativos, a fim de ampliar sua presença na indústria gamer.

Para se ter uma ideia, atualmente, o grupo é dono de 12 grupos operacionais, que são suas subsidiárias diretas: Amplifier Game Invest, CDE Entertainment, Asmodee, Coffee Stain Holding, DECA Games, Dark Horse Media, Easybrain, Gearbox Entertainment, Embracer Freemode, Plaion, THQ nórdico e a Saber Interactive.

Continue depois da publicidade

Cada um desses grupos, aliás, conta com suas próprias subsidiárias e estúdios. Como já mencionado, a Beamdog tem como empresa-mãe direta a Aspyr, que pertence à Saber Interactive.

Quanto aos valores da negociação, eles não foram divulgados. Mas a Beamdog manteve sua estrutura própria, inclusive, com sua sede em Edmonton, Canadá. E os fundadores do estúdio também continuaram na liderança da marca. Atualmente, Trent Oster é o CEO, enquanto Cameron Tofer é o CTO.

Uma nova era

Sob o novo comando, a Beamdog tem experimentado algo bem diferente dos seus anos anteriores. Famosa por seus trabalhos de remasterizações, o estúdio agora inicia projetos mais “originais”.

Esse é o caso do primeiro lançamento da empresa após o processo de aquisição: Mythforce, que faz referência a antigos desenhos da TV. Esse é um jogo roguelike (subgênero do RPG) que chegou ao mercado em 2023, sendo desenvolvido pela Beamdog e publicado pela própria Aspyr.

Continue depois da publicidade

Quais são os principais jogos da Beamdog?

Depois de acompanhar um pouco da história da empresa, é hora de conferir com mais detalhes os principais jogos desenvolvidos/distribuídos por ela ao longo desses anos. Veja!

MDK2 Wii (2011)

MDK2 Wii trata-se de um port de MDK2, da BioWare, que teve lançamento originalmente no ano 2000. Em sua versão principal, esse jogo de tiro em terceira pessoa chegou para o Windows, Dreamcast e PlayStation 2, mas a Beamdog relançou a obra no Wii, via WiiWare. A versão do estúdio se caracteriza por apresentar gráficos mais brilhantes, com o jogo sendo otimizado para controle Wii Remote e Wii Nunchuk.

O enredo do título começa pouco depois dos acontecimentos mostrados em MDK (1997). Assim, acreditando terem derrotado os invasores alien, Kurt Hectic, Dr. Hawkins e Max chocam-se ao darem de cara com um Minecrawler restante.

Em sua tentativa de eliminá-lo, eles acabam encontrando um outro alienígena gigantesco, o Shwang Shwing, que revela que a invasão realizada à Terra ainda está muito longe de terminar.

Continue depois da publicidade

Posteriormente, o estúdio também trabalhou em outro projeto de remasterização da franquia, o já mencionado MDK2 HD, que era uma versão com novos modelos 3D, melhorias nas ilustrações, etc. voltada para a plataforma Windows. Um ponto interessante é que muitos dos programadores originais da obra tiveram alguma contribuição nesse desenvolvimento, o que ajudou bastante para a boa qualidade final do jogo.

Tanto a versão MDK2 Wii quanto a MDK2 HD tiveram anuncio no ano de 2010, com a Interplay Entertainment dando início a sua parceria com o estúdio.

Baldur’s Gate: Enhanced Edition (2012)

Baldur’s Gate: Enhanced Edition, como o próprio nome permite entender, trata-se de uma edição aprimorada de Baldur’s Gate, ou seja, um remake dessa obra, que foi originalmente lançada em 1998.

Sua versão inicial contou com o desenvolvimento da BioWare e publicação da Interplay Entertainment, e a Beamdog (Overhaul Games) ficou responsável por reviver esse RPG clássico, atualizando todo o jogo.

Continue depois da publicidade

Baldur’s Gate é o primeiro jogo da série de mesmo nome, e acompanha o jogador em seu crescimento ao decorrer dos eventos de Times of Troubles (Forgotten Realms). A ênfase, nesse caso, é dada ao próprio crescimento do personagem, por meio de suas batalhas e diálogos, que levam a recompensas entregues de acordo com as escolhas morais de cada um.

O remake desenvolvido pelo estúdio, que também trabalhou em sua publicação, juntamente com a Atari e a Skybound Games, chegou inicialmente para o Windows. Posteriormente, o jogo também saiu para iPad, Android, OS X, Linux, Xbox One, Nintendo Switch e PlayStation 4.

Baldur’s Gate: Enhanced Edition chama atenção por combinar o jogo original com a expansão Baldur’s Gate: Tales of the Sword Coast, mas manter muito da própria originalidade da obra, principalmente em relação a história, personagens, jogabilidade, etc. Mesmo assim, trouxe adições e melhorias significativas, como a The Black Pits, uma aventura de arena separada.

Nos anos seguintes, a Beamdog esteve à frente de outros projetos envolvendo a franquia, como é o caso de Baldur’s Gate II: Enhanced Edition (2013) e Baldur’s Gate: Siege of Dragonspear (2016).

Continue depois da publicidade

Icewind Dale: Enhanced Edition (2014)

Do mesmo modo que em Baldur’s Gate, a Beamdog também chegou com um remake de Icewind Dale, na versão aprimorada Icewind Dale: Enhanced Edition. O RPG original teve desenvolvimento pela Black Isle Studios, sendo publicado pela Interplay Entertainment ainda no ano de 2000, inicialmente no Windows.

Ele é ambientado na fictícia região de Icewind Dale, uma área gélida que fica nas montanhas do cenário de Forgotten Realms (universo de Dungeons & Dragons). Assim, permite que o jogador possa explorar essa região, tendo o controle de um grupo de personagens que enfrentam batalhas contra yetis, goblins, orcs, ladrões, gigantes, trolls e diversos outros inimigos.

O jogo se caracteriza por focar-se bastante em seus combates e também nos elementos gameplay, deixando a história em si e o desenvolvimentos dos personagens em um segundo plano. Por isso, entrega bastante ação em sua jogabilidade.

O remake criado pela Beamdog considerou, além da versão original, as expansões Icewind Dale: Heart of Winter e Trials of the Luremaster, dando à obra final um resultado ainda mais atrativo.

Continue depois da publicidade

Buscando pegar todos de surpresa, seu desenvolvimento foi anunciado já em agosto de 2014, com o lançamento ocorrendo em outubro desse mesmo ano. A primeira versão chegou para Windows, Mac OS X, iOS, Linux e Android (com publicação da Atari com a própria Beamdog). E nos anos seguintes, novas versões chegaram para outras plataformas e consoles, como para o Nintendo Switch, Xbox One e o PlayStation 4.

Planescape: Torment: Enhanced Edition (2017)

Planescape: Torment: Enhanced Edition é mais um remake da Beamdog, agora da obra original. O desenvolvimento se deu pela Black Isle Studios e publicada pela Interplay Entertainment.

O jogo trata-se de um RPG que explora o universo Planescape, e tem seu enredo como foco principal. Ou seja, ao contrário de Icewind Dale ou outros títulos do gênero na época, aqui, os combates têm uma relevância muito melhor.

Planescape: Torment é protagonizado por um ser imortal que já teve a oportunidade de viver muitas vidas, mas acabou esquecendo-se de tudo isso, inclusive do seu próprio nome. É por isso que ele acaba sendo chamado de Nameless One (aquele que não possui nome).

Continue depois da publicidade

No jogo, Nameless One viaja para a região de Sygil a fim de recuperar as suas memórias. E essa aventura diversos amigos seus do passado acabam se unindo a ele.

Embora não tenha atingido um grande sucesso comercial, Planescape: Torment foi muito bem avaliado pela crítica na época, tendo um status de jogo cult, sendo citado, inclusive, como um dos maiores jogos da história gamer. Assim, o remake buscou reviver o jogo, aprimorando-o para as plataformas modernas.

A versão da Beamdog saiu inicialmente para o Windows, Linux, Android, macOS e iOS, mas chegou, posteriormente, ao Nintendo Switch, PlayStation 4 e ao Xbox One.

Neverwinter Nights: Enhanced Edition (2018)

Neverwinter Nights: Enhanced Edition também entra na lista de edições aprimoradas de jogos desenvolvidos pela Beamdog. Nesse caso, ele revitaliza o título Neverwinter Nights, um RPG para computador em terceira pessoa. Seu desenvolvimento se deu pela BioWare e lançamento pela Infogrames Entertainment em 2002.

Continue depois da publicidade

Sua editora originalmente definida era a própria Interplay Entertainment, mas como a empresa passava por dificuldades financeiras, houve uma mudança nesse núcleo de lançamento.

O jogo se passa na cidade de Neverwinter, localizada no fictício mundo de Toril, que acabou sendo abalada por uma devastadora praga. Tanto que nem mesmo todos os clérigos locais, através do uso do poder divino, foram capazes de curar a doença.

A chama da Morte Uivante chegou inicialmente à área mais pobre da cidade, mas não encontrou barreiras para se alastrar pelos demais bairros. É então que a Lady Aribeth de Tylmarande realiza um chamado para que heróis possam iniciar uma busca pela origem e pela cura desse mal. É aí que a aventura começa.

Anunciado em 2017, o remake chegou somente em 2018, trazendo correções, melhorias gráficas, etc. ao jogo. O lançamento inicial ocorreu na Steam e também no Google Play. Mas, através do trabalho da Skybound Games, a remasterização também chegou ao Nintendo Switch, Xbox One e ao PlayStation 4, no ano seguinte.

Continue depois da publicidade

Axis & Allies 1942 Online (2021)

Axis & Allies trata-se de uma série de jogos de tabuleiro e estratégia que narram eventos da Segunda Guerra Mundial. O foco, nesse caso, está diretamente nos conflitos entre os países do Eixo contra os países Aliados. Sua versão original teve lançamento ainda no ano de 1981, sendo seguida pela segunda edição, no ano de 1984, que deram início a franquia.

O papel da Beamdog foi justamente trazer esse clássico do tabuleiro para o universo online, lançando o jogo Axis & Allies 1942 Online na Steam em 2021. O estúdio, vale lembrar, tanto desenvolveu quanto publicou o título.

Mythforce (2023)

Mythforce se caracteriza por fazer referência a antigos desenhos da TV, como é o caso de He-Man, She-Ra, Thundercats e Caverna do Dragão, quatro verdadeiros clássicos. Assim, os jogadores têm acesso a algumas de suas armas lendárias, e também a nostálgicos poderes mágicos, enquanto enfrentam as hordas de inimigos.

A jogabilidade considera uma perspectiva em primeira pessoa. E como em praticamente todos os jogos roguelike modernos, os jogadores conseguem manter uma certa progressão após perderem.

Continue depois da publicidade

Vale lembrar que o jogo eletrônico saiu em diversas plataformas já em sua chegada inicial, como Windows, PlayStation 4 e PlayStation  5, Xbox One e Xbox X/S, e o Nintendo Switch.

Considerações finais

Como foi possível observar, a trajetória da Beamdog desde sua fundação em 2009 até os dias atuais reflete uma história marcada por parcerias, inovações e transições significativas.

O estúdio inicialmente se destacou por seu envolvimento com remasterizações, notavelmente nos remakes dos títulos originais de Baldur’s Gate, dentre outros. Para isso, a relação contínua com a BioWare e com a Interplay Entertainment desempenhou um papel crucial em seus primeiros passos.

A aquisição pela Aspyr Media, Inc., em 2022, através da controladora Embracer Group, marcou um ponto de virada na história da Beamdog. A integração na hierarquia da holding trouxe uma nova dinâmica ao estúdio.

Sob a nova gestão, a Beamdog embarcou em uma fase de transição, expandindo seu portfólio para incluir projetos mais originais. O lançamento de Mythforce em 2023, sinaliza a entrada da marca em novos territórios criativos.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui