Fundação: | 2003 |
Sede | Emeryville e Vancouver |
Fundador | Digital Eclipse e ImaginEngine |
Atuais donos | Empresa extinta |
Países que opera | Atuação Global |
O que oferece | Desenvolvimento de games |
A Backbone Entertainment foi uma desenvolvedora de jogos norte-americana/canadense, ativa no mercado entre 2003 e 2015. Durante esse período, a empresa foi responsável por produzir alguns jogos de destaque, como Age of Empires: The Age of Kings, The Spiderwick Chronicles, Phantasy Star II e Dogz.
Nesse artigo, vamos justamente conhecer um pouco mais da Backbone Entertainment, desde seu processo de fundação até sua extinção. Além disso, conheceremos mais a fundo os títulos desenvolvidos pela marca. Acompanhe!
Quando a Backbone Entertainment foi fundada?
A empresa foi fundada no ano de 2003, em Emeryville, Califórnia, Estados Unidos da América.
Quem são os fundadores da Backbone Entertainment?
A Backbone Entertainment nasceu através de um processo de fusão de outros dois estúdios de desenvolvimento: a Digital Eclipse e a ImaginEngine.
Quem são os atuais proprietários da Backbone Entertainment?
Atualmente, a Backbone Entertainment é uma empresa extinta. A dissolução da marca aconteceu no ano de 2015.
O que a Backbone Entertainment oferece?
Como mencionado, a Backbone Entertainment foi uma empresa de desenvolvimento de jogos. Nesse caso, ela chegou a criar alguns títulos conhecidos do público, como Death Jr., Charlotte’s Web, Age of Empires: The Age of Kings, World Poker Tour, Phantasy Star II, Dogz, The Spiderwick Chronicles, Monster Lab e Rayman: Hoodlum’s Revenge.
Os jogos foram lançados para diversas plataformas e consoles, como o Microsoft Windows, GameBoy Advance, NGage, Playstation Portable (PSP), Nintendo DS, XBLA, iPod, Wii, PSN, XBL, Xbox 360, Playstation 3, dentre outros.
Um pouco da história da empresa
Como mencionado, o início da história da Backbone Entertainment se dá no começo dos anos 2000. Mas, nesse caso, a construção do novo estúdio ocorreu através da fusão de outras duas desenvolvedoras já existentes, ambas norte-americanas também.
A Digital Eclipse, era uma marca especializada em emulações de jogos arcade, tendo sido fundada por Andrew Ayre em 1992. Já a ImaginEngine era uma desenvolvedora de jogos educativos.
Após esse processo, a ImaginEngine continuou sendo um estúdio independente, sediado na região de Framingham, Massachusetts. Por outro lado, os estúdios da Digital Eclipse acabaram sendo completamente absorvidos pela nova organização, tornando-se assim a Backbone Vancouver e a Backbone Emeryville.
Uma nova fusão
Com apenas dois anos de mercado, a Backbone Entertainment entrou em um novo processo de fusão, em 2005. Agora, a empresa se uniu a outra desenvolvedora, a The Collective, para formar assim a chamada Foundation 9 Entertainment.
O conglomerado da Foundation 9 Entertainment, que passou a ser a empresa mãe das demais empresas, continuou utilizando as marcas sob o seu comando. O nome Backbone Entertainment, por exemplo, permaneceu nos seus títulos originais; enquanto a Digital Eclipse serviu nas versões de arcades; e a ImaginEngine dentro dos títulos infantis.
Período de expansão
Mesmo antes de se fundir a The Collective, a Backbone Entertainment já trilhava um caminho de expansão. Em 2004, por exemplo, a empresa havia aberto um escritório em Honolulu, no Havaí. De todo modo, foi com a criação da Foundation 9 Entertainment que o grupo cresceu de forma mais rápida em seus anos iniciais.
No ano de 2005, a organização adquiriu a Pipeworks Studios, que era uma desenvolvedora baseada em Eugene, Oregon. Nesse mesmo período, adquiriu ações da Circle of Confusion.
Em 2006, o grupo conseguiu um financiamento de US$ 150 milhões, para ter distribuição ao longo dos anos seguintes, da Francisco Partners. Com isso, adquiriu a Shiny Entertainment, a Amaze Entertainment e a Sumo Digital, três estúdios de jogos.
Também em 2006 a marca abriu um escritório na região de Backbone Charlottetown, em Charlottetown, Prince Edward Island, Canadá. No ano seguinte, o novo escritório acabou se desmembrando da empresa-mãe, tornando-se um estúdio independente, o Other Ocean Interactive, que contou com a ação de alguns ex-funcionários da Digital Eclipse.
Crise e extinção da empresa
Mesmo conquistando um crescimento espantoso dentro de 3 anos de atuação, a Backbone Entertainment (então Foundation 9 Entertainment) começou a decair a partir de 2008.
O motivo é bem simples: a enorme concorrência do mercado e também a evolução dos consoles e plataformas de jogo, exigindo uma rápida adaptação das empresas. Para se ter uma ideia, foi nesse período que surgiram os smartphones, a exemplo do iPhone, da Apple, mudando para sempre a indústria de jogos.
Buscando permanecer um estúdio forte e lucrativo, a Foundation 9 Entertainment teve que fundir e comercializar alguns dos seus estúdios. Mas, mesmo assim, sucumbiu ao mercado não muito tempo depois. O fim da empresa aconteceu no ano de 2015, quando ela finalmente se dissolveu.
Quais são os principais jogos da Backbone Entertainment?
Depois de entender um pouco da história da empresa, é importante conhecer mais sobre os jogos desenvolvidos pela marca. Afinal, descobrir os produtos é a forma mais simples de compreender as características e diferenciais de sua produtora. Acompanhe os destaques!
Age of Empires: The Age of Kings
Age of Empires: The Age of Kings é um jogo de estratégia por turnos que se destaca como uma contribuição significativa da Backbone Entertainment, em parceria com a Majesco Entertainment, ao mundo dos videogames. Lançado em 2006, este título teve exclusividade para o console portátil Nintendo DS, proporcionando aos jogadores uma experiência de estratégia mais dinâmica.
O jogo mergulha os jogadores em uma rica narrativa histórica, permitindo-lhes comandar uma das cinco civilizações históricas disponíveis: francos, britânicos, mongóis, japoneses e sarracenos. Cada civilização apresenta características únicas, unidades e tecnologias, o que torna a experiência de jogo variada e estrategicamente desafiadora.
Uma das características mais relevantes do Age of Empires: The Age of Kings é a sua jogabilidade por turnos. Isso significa que os jogadores têm tempo para planejar suas estratégias com cuidado, tomando decisões importantes que afetarão o curso do jogo. Desde a gestão de recursos até a construção de cidades e a condução de exércitos em batalhas épicas, cada escolha tem consequências, o que acrescenta uma camada adicional de profundidade ao jogo.
O título também incorpora elementos familiares da franquia Age of Empires, como a pesquisa de tecnologias, a construção de edifícios e a expansão territorial. Essa continuidade com a série Age of Empires atraiu os fãs de longa data e introduziu novos jogadores ao gênero de estratégia.
Phantasy Star II
Phantasy Star II é um RPG de fantasia científica que fez história no mundo dos videogames. Desenvolvido e publicado originalmente pela Sega em 1989 para o console Sega Genesis, este jogo cativou os jogadores com sua narrativa envolvente e jogabilidade inovadora.
Mais tarde, em 2009, a Backbone Entertainment desempenhou um papel crucial ao adaptar o jogo para a plataforma Xbox 360, mantendo viva a nostalgia para os fãs e apresentando a experiência a uma nova geração de jogadores.
A história de Phantasy Star II se desenrola cerca de 1.000 anos após os eventos do jogo anterior da série, Phantasy Star. Os jogadores assumem o papel de Rolf, um agente do governo em um futuro distante, que se vê envolvido em uma missão crítica.
A inteligência artificial responsável pela proteção do planeta Mota, conhecida como Mãe Cérebro, começa a funcionar mal, ameaçando a estabilidade do mundo. Rolf embarca em uma jornada épica ao lado de um elenco de personagens carismáticos, cada um com suas próprias habilidades e histórias, para desvendar o mistério por trás dos problemas da Mãe Cérebro e salvar seu planeta natal.
A adaptação da Backbone Entertainment para o Xbox 360 trouxe gráficos atualizados e uma experiência de jogo mais suave, mantendo a essência do jogo original.
Charlotte’s Web
Charlotte’s Web é um jogo de aventura que teve lançamento em 2006, baseado em um filme de mesmo nome. O título teve desenvolvimento pela Backbone Entertainment e publicado pela Sega, disponibilizado para várias plataformas, incluindo o Nintendo DS, Game Boy Advance e Microsoft Windows.
O jogo segue de perto a trama do filme e do livro original, permitindo aos jogadores experimentar a jornada emocionante da jovem fazendeira Fern e seu amigo incomum, Wilbur, um porco que pode falar graças à aranha Charlotte.
A história se desenrola na fazenda de Fern e gira em torno dos esforços de Charlotte para salvar Wilbur de ser sacrificado. Os jogadores interagem com uma variedade de personagens, incluindo animais da fazenda e outros personagens do livro/filme, enquanto embarcam em missões para ajudar Wilbur e Charlotte a alcançar seu objetivo.
A jogabilidade de Charlotte’s Web se adequa para jogadores de todas as idades, com quebra-cabeças, desafios e atividades que incentivam a resolução criativa de problemas.
Monster Lab
Monster Lab é um jogo com desenvolvimento pela Backbone Entertainment e com publicação pela Eidos em 2008. Este título de aventura e criação de monstros oferece uma experiência única aos jogadores, disponível em várias plataformas, incluindo PlayStation 2, Wii e Nintendo DS.
No mundo de Monster Lab, os jogadores assumem o papel de um cientista em treinamento que se aventura em um laboratório sinistro para criar seu próprio monstro humanoide. E para essa missão, o cientista tem auxílio de outros três professores.
A característica mais marcante do jogo é o sistema de criação de monstros. Os jogadores têm à disposição um vasto conjunto de 150 partes diferentes e cerca de 300 itens que podem servir para personalizar seus próprios monstros.
Essas escolhas afetam diretamente as habilidades e atributos da criatura, tornando a criação uma experiência estratégica. Por exemplo, adicionar asas a um monstro pode conceder a capacidade de voar, enquanto equipar garras afiadas aumenta sua capacidade de combate.
Death Jr.
Death Jr. é um jogo que surgiu no cenário de jogos portáteis quando foi lançado em 2005, exclusivamente para o PlayStation Portable (PSP). Foi um dos primeiros projetos lançados após a fusão da Backbone Entertainment para formar a Foundation 9 Entertainment, e foi desenvolvido pela própria Backbone Entertainment, com publicação pela Konami. O jogo ofereceu aos jogadores uma experiência única e repleta de aventuras em um mundo sombrio e peculiar.
A história de Death Jr. gira em torno do personagem-título, Death Jr., que é o filho adolescente da Morte, personagem icônico da mitologia. O enredo é centrado na vida escolar de DJ, que tem um histórico de causar caos em todas as escolas por onde passa.
Seu pai, a Morte, está determinado a evitar que ele continue com seu comportamento rebelde. A última chance de DJ é evitar o envio para uma escola militar, mas isso significa que ele deve se comportar e evitar criar mais confusão.
O jogo apresenta uma jogabilidade de ação e aventura, onde os jogadores controlam Death Jr. enquanto exploram um mundo sombrio e enfrentam inimigos desafiadores. DJ é acompanhado por Pandora, sua amiga e aliada, que possui habilidades especiais que complementam as suas habilidades.
O jogo conseguiu bastante sucesso, e obteve duas sequências: Death Jr. II: Root of Evil (2006), lançado para o PlayStation Portable e o Wii; e Death Jr. and the Science Fair of Doom (2007), lançado para o Nintendo DS, ambos desenvolvidos pela Backbone Entertainment.
Sonic Rivals
Sonic Rivals é um jogo de ação e corrida que faz parte da renomada franquia Sonic the Hedgehog. Com desenvolvimento pela Backbone Entertainment em colaboração com a Sega Studio USA e publicado pela Sega, o jogo teve lançamento em 2006, exclusivamente para o PlayStation Portable (PSP). Com seu rápido ritmo e personagens icônicos, Sonic Rivals oferece aos fãs do ouriço azul uma experiência emocionante e competitiva.
A trama de Sonic Rivals gira em torno de uma ameaça sinistra do Doutor Eggman Nega, o antagonista da série. Ele planeja transformar todos e o mundo inteiro em cartas, ameaçando a existência dos heróis do jogo. Os jogadores assumem o controle de personagens familiares da série Sonic, como Sonic, Knuckles, Shadow e Silver, que se unem para impedir os planos malignos de Eggman Nega.
A jogabilidade de Sonic Rivals se baseia em corridas de alta velocidade e ação. Os jogadores competem contra outros personagens da série em uma variedade de estágios, com o objetivo de chegar à linha de chegada antes de seus oponentes.
Considerações finais
Como foi possível observar, a Backbone Entertainment foi uma desenvolvedora importante dentro do universo gamer, e que obteve uma rápida expansão nos anos iniciais do século XXI.
No entanto, frente a uma concorrência esmagadora e a constante evolução do mercado, não conseguiu se manter ativa por tanto tempo. Mesmo assim, enquanto atuante, entregou um catálogo de jogos interessante, deixando seu nome marcado dentro da indústria.