Logo da empresa Backbone Entertainment
Backbone Entertainment - Divulgação
Fundação:2003
SedeEmeryville e Vancouver
FundadorDigital Eclipse e ImaginEngine
Atuais donosEmpresa extinta
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvimento de games

A Backbone Entertainment foi uma desenvolvedora de jogos norte-americana/canadense, ativa no mercado entre 2003 e 2015. Durante esse período, a empresa foi responsável por produzir alguns jogos de destaque, como Age of Empires: The Age of Kings, The Spiderwick Chronicles, Phantasy Star II e Dogz.

Nesse artigo, vamos justamente conhecer um pouco mais da Backbone Entertainment, desde seu processo de fundação até sua extinção. Além disso, conheceremos mais a fundo os títulos desenvolvidos pela marca. Acompanhe!

Quando a Backbone Entertainment foi fundada?

A empresa foi fundada no ano de 2003, em Emeryville, Califórnia, Estados Unidos da América.

Quem são os fundadores da Backbone Entertainment?

A Backbone Entertainment nasceu através de um processo de fusão de outros dois estúdios de desenvolvimento: a Digital Eclipse e a ImaginEngine.

Continue depois da publicidade

Quem são os atuais proprietários da Backbone Entertainment?

Atualmente, a Backbone Entertainment é uma empresa extinta. A dissolução da marca aconteceu no ano de 2015.

O que a Backbone Entertainment oferece?

Como mencionado, a Backbone Entertainment foi uma empresa de desenvolvimento de jogos. Nesse caso, ela chegou a criar alguns títulos conhecidos do público, como Death Jr., Charlotte’s Web, Age of Empires: The Age of Kings, World Poker Tour, Phantasy Star II, Dogz, The Spiderwick Chronicles, Monster Lab e Rayman: Hoodlum’s Revenge.

Os jogos foram lançados para diversas plataformas e consoles, como o Microsoft Windows, GameBoy Advance, NGage, Playstation Portable (PSP), Nintendo DS, XBLA, iPod, Wii, PSN, XBL, Xbox 360, Playstation 3, dentre outros.

Um pouco da história da empresa

Como mencionado, o início da história da Backbone Entertainment se dá no começo dos anos 2000. Mas, nesse caso, a construção do novo estúdio ocorreu através da fusão de outras duas desenvolvedoras já existentes, ambas norte-americanas também.

Continue depois da publicidade

A Digital Eclipse, era uma marca especializada em emulações de jogos arcade, tendo sido fundada por Andrew Ayre em 1992. Já a ImaginEngine era uma desenvolvedora de jogos educativos.

Após esse processo, a ImaginEngine continuou sendo um estúdio independente, sediado na região de Framingham, Massachusetts. Por outro lado, os estúdios da Digital Eclipse acabaram sendo completamente absorvidos pela nova organização, tornando-se assim a Backbone Vancouver e a Backbone Emeryville.

Uma nova fusão

Com apenas dois anos de mercado, a Backbone Entertainment entrou em um novo processo de fusão, em 2005. Agora, a empresa se uniu a outra desenvolvedora, a The Collective, para formar assim a chamada Foundation 9 Entertainment.

O conglomerado da Foundation 9 Entertainment, que passou a ser a empresa mãe das demais empresas, continuou utilizando as marcas sob o seu comando. O nome Backbone Entertainment, por exemplo, permaneceu nos seus títulos originais; enquanto a Digital Eclipse serviu nas versões de arcades; e a ImaginEngine dentro dos títulos infantis.

Continue depois da publicidade

Período de expansão

Mesmo antes de se fundir a The Collective, a Backbone Entertainment já trilhava um caminho de expansão. Em 2004, por exemplo, a empresa havia aberto um escritório em Honolulu, no Havaí. De todo modo, foi com a criação da Foundation 9 Entertainment que o grupo cresceu de forma mais rápida em seus anos iniciais.

No ano de 2005, a organização adquiriu a Pipeworks Studios, que era uma desenvolvedora baseada em Eugene, Oregon. Nesse mesmo período, adquiriu ações da Circle of Confusion.

Em 2006, o grupo conseguiu um financiamento de  US$ 150 milhões, para ter distribuição ao longo dos anos seguintes, da Francisco Partners. Com isso, adquiriu a Shiny Entertainment, a Amaze Entertainment e a Sumo Digital, três estúdios de jogos.

Também em 2006 a marca abriu um escritório na região de Backbone Charlottetown, em Charlottetown, Prince Edward Island, Canadá. No ano seguinte, o novo escritório acabou se desmembrando da empresa-mãe, tornando-se um estúdio independente, o Other Ocean Interactive, que contou com a ação de alguns ex-funcionários da Digital Eclipse.

Continue depois da publicidade

Crise e extinção da empresa

Mesmo conquistando um crescimento espantoso dentro de 3 anos de atuação, a Backbone Entertainment (então Foundation 9 Entertainment) começou a decair a partir de 2008.

O motivo é bem simples: a enorme concorrência do mercado e também a evolução dos consoles e plataformas de jogo, exigindo uma rápida adaptação das empresas. Para se ter uma ideia, foi nesse período que surgiram os smartphones, a exemplo do iPhone, da Apple, mudando para sempre a indústria de jogos.

Buscando permanecer um estúdio forte e lucrativo, a Foundation 9 Entertainment teve que fundir e comercializar alguns dos seus estúdios. Mas, mesmo assim, sucumbiu ao mercado não muito tempo depois. O fim da empresa aconteceu no ano de 2015, quando ela finalmente se dissolveu.

Quais são os principais jogos da Backbone Entertainment?

Depois de entender um pouco da história da empresa, é importante conhecer mais sobre os jogos desenvolvidos pela marca. Afinal, descobrir os produtos é a forma mais simples de compreender as características e diferenciais de sua produtora. Acompanhe os destaques!

Continue depois da publicidade

Age of Empires: The Age of Kings

Age of Empires: The Age of Kings é um jogo de estratégia por turnos que se destaca como uma contribuição significativa da Backbone Entertainment, em parceria com a Majesco Entertainment, ao mundo dos videogames. Lançado em 2006, este título teve exclusividade para o console portátil Nintendo DS, proporcionando aos jogadores uma experiência de estratégia mais dinâmica.

O jogo mergulha os jogadores em uma rica narrativa histórica, permitindo-lhes comandar uma das cinco civilizações históricas disponíveis: francos, britânicos, mongóis, japoneses e sarracenos. Cada civilização apresenta características únicas, unidades e tecnologias, o que torna a experiência de jogo variada e estrategicamente desafiadora.

Uma das características mais relevantes do Age of Empires: The Age of Kings é a sua jogabilidade por turnos. Isso significa que os jogadores têm tempo para planejar suas estratégias com cuidado, tomando decisões importantes que afetarão o curso do jogo. Desde a gestão de recursos até a construção de cidades e a condução de exércitos em batalhas épicas, cada escolha tem consequências, o que acrescenta uma camada adicional de profundidade ao jogo.

O título também incorpora elementos familiares da franquia Age of Empires, como a pesquisa de tecnologias, a construção de edifícios e a expansão territorial. Essa continuidade com a série Age of Empires atraiu os fãs de longa data e introduziu novos jogadores ao gênero de estratégia.

Continue depois da publicidade

Phantasy Star II

Phantasy Star II é um RPG de fantasia científica que fez história no mundo dos videogames. Desenvolvido e publicado originalmente pela Sega em 1989 para o console Sega Genesis, este jogo cativou os jogadores com sua narrativa envolvente e jogabilidade inovadora.

Mais tarde, em 2009, a Backbone Entertainment desempenhou um papel crucial ao adaptar o jogo para a plataforma Xbox 360, mantendo viva a nostalgia para os fãs e apresentando a experiência a uma nova geração de jogadores.

A história de Phantasy Star II se desenrola cerca de 1.000 anos após os eventos do jogo anterior da série, Phantasy Star. Os jogadores assumem o papel de Rolf, um agente do governo em um futuro distante, que se vê envolvido em uma missão crítica.

A inteligência artificial responsável pela proteção do planeta Mota, conhecida como Mãe Cérebro, começa a funcionar mal, ameaçando a estabilidade do mundo. Rolf embarca em uma jornada épica ao lado de um elenco de personagens carismáticos, cada um com suas próprias habilidades e histórias, para desvendar o mistério por trás dos problemas da Mãe Cérebro e salvar seu planeta natal.

Continue depois da publicidade

A adaptação da Backbone Entertainment para o Xbox 360 trouxe gráficos atualizados e uma experiência de jogo mais suave, mantendo a essência do jogo original.

Charlotte’s Web

Charlotte’s Web é um jogo de aventura que teve lançamento em 2006, baseado em um filme de mesmo nome. O título teve desenvolvimento pela Backbone Entertainment e publicado pela Sega, disponibilizado para várias plataformas, incluindo o Nintendo DS, Game Boy Advance e Microsoft Windows.

O jogo segue de perto a trama do filme e do livro original, permitindo aos jogadores experimentar a jornada emocionante da jovem fazendeira Fern e seu amigo incomum, Wilbur, um porco que pode falar graças à aranha Charlotte.

A história se desenrola na fazenda de Fern e gira em torno dos esforços de Charlotte para salvar Wilbur de ser sacrificado. Os jogadores interagem com uma variedade de personagens, incluindo animais da fazenda e outros personagens do livro/filme, enquanto embarcam em missões para ajudar Wilbur e Charlotte a alcançar seu objetivo.

Continue depois da publicidade

A jogabilidade de Charlotte’s Web se adequa para jogadores de todas as idades, com quebra-cabeças, desafios e atividades que incentivam a resolução criativa de problemas.

Monster Lab

Monster Lab é um jogo com desenvolvimento pela Backbone Entertainment e com publicação pela Eidos em 2008. Este título de aventura e criação de monstros oferece uma experiência única aos jogadores, disponível em várias plataformas, incluindo PlayStation 2, Wii e Nintendo DS.

No mundo de Monster Lab, os jogadores assumem o papel de um cientista em treinamento que se aventura em um laboratório sinistro para criar seu próprio monstro humanoide. E para essa missão, o cientista tem auxílio de outros três professores.

A característica mais marcante do jogo é o sistema de criação de monstros. Os jogadores têm à disposição um vasto conjunto de 150 partes diferentes e cerca de 300 itens que podem servir para personalizar seus próprios monstros.

Continue depois da publicidade

Essas escolhas afetam diretamente as habilidades e atributos da criatura, tornando a criação uma experiência estratégica. Por exemplo, adicionar asas a um monstro pode conceder a capacidade de voar, enquanto equipar garras afiadas aumenta sua capacidade de combate.

Death Jr.

Death Jr. é um jogo que surgiu no cenário de jogos portáteis quando foi lançado em 2005, exclusivamente para o PlayStation Portable (PSP). Foi um dos primeiros projetos lançados após a fusão da Backbone Entertainment para formar a Foundation 9 Entertainment, e foi desenvolvido pela própria Backbone Entertainment, com publicação pela Konami. O jogo ofereceu aos jogadores uma experiência única e repleta de aventuras em um mundo sombrio e peculiar.

A história de Death Jr. gira em torno do personagem-título, Death Jr., que é o filho adolescente da Morte, personagem icônico da mitologia. O enredo é centrado na vida escolar de DJ, que tem um histórico de causar caos em todas as escolas por onde passa.

Seu pai, a Morte, está determinado a evitar que ele continue com seu comportamento rebelde. A última chance de DJ é evitar o envio para uma escola militar, mas isso significa que ele deve se comportar e evitar criar mais confusão.

Continue depois da publicidade

O jogo apresenta uma jogabilidade de ação e aventura, onde os jogadores controlam Death Jr. enquanto exploram um mundo sombrio e enfrentam inimigos desafiadores. DJ é acompanhado por Pandora, sua amiga e aliada, que possui habilidades especiais que complementam as suas habilidades.

O jogo conseguiu bastante sucesso, e obteve duas sequências: Death Jr. II: Root of Evil (2006), lançado para o PlayStation Portable e o Wii; e Death Jr. and the Science Fair of Doom (2007), lançado para o Nintendo DS, ambos desenvolvidos pela Backbone Entertainment.

Sonic Rivals

Sonic Rivals é um jogo de ação e corrida que faz parte da renomada franquia Sonic the Hedgehog. Com desenvolvimento pela Backbone Entertainment em colaboração com a Sega Studio USA e publicado pela Sega, o jogo teve lançamento em 2006, exclusivamente para o PlayStation Portable (PSP). Com seu rápido ritmo e personagens icônicos, Sonic Rivals oferece aos fãs do ouriço azul uma experiência emocionante e competitiva.

A trama de Sonic Rivals gira em torno de uma ameaça sinistra do Doutor Eggman Nega, o antagonista da série. Ele planeja transformar todos e o mundo inteiro em cartas, ameaçando a existência dos heróis do jogo. Os jogadores assumem o controle de personagens familiares da série Sonic, como Sonic, Knuckles, Shadow e Silver, que se unem para impedir os planos malignos de Eggman Nega.

Continue depois da publicidade

A jogabilidade de Sonic Rivals se baseia em corridas de alta velocidade e ação. Os jogadores competem contra outros personagens da série em uma variedade de estágios, com o objetivo de chegar à linha de chegada antes de seus oponentes.

Considerações finais

Como foi possível observar, a Backbone Entertainment foi uma desenvolvedora importante dentro do universo gamer, e que obteve uma rápida expansão nos anos iniciais do século XXI.

No entanto, frente a uma concorrência esmagadora e a constante evolução do mercado, não conseguiu se manter ativa por tanto tempo. Mesmo assim, enquanto atuante, entregou um catálogo de jogos interessante, deixando seu nome marcado dentro da indústria.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui