O primeiro volume da 4º temporada da série Stranger Things chegou ao catálogo da Netflix no dia 27 de maio. A obra trouxe consigo, o que eu acredito ser a melhor temporada já feita até o presente momento. Além disso, um novo vilão o aterrorizante, impiedoso e grotesco o Vecna, parece ser o demônio mais ameaçador até agora. Depois do Demogorgon e o Devorador de Mentes, os irmãos Duffer, criadores da série, buscaram inspiração no jogo Dungeons & Dragons para a criação de Vecna.
Assista “Stranger Things” na Netflix →
Leia também:
- Série de Percy Jackson inicia gravações e revela novos nomes no elenco
- Wednesday, série de Tim Burton sobre Wandinha Addams, ganha teaser
Os personagens de Stranger Things possuem em seu reportório uma boa quantidade de monstros que já enfrentaram. Contudo, mais uma terrível ameaça vai infernizar a vida dos morados da cidade de Hawkins. Principalmente da nossa protagonista, Eleven (Millie Bobby Brown) e seus melhores amigos. A turma já enfrentou o Demogorgon e o Devorador de Mentes, mas, Vecna, é um vilão muito mais humanizado e supremo, bem diferente do que já vimos até agora.
Vecna é capaz de se entender os traumas dos habitantes da cidade e se infiltrar em seus maiores pesadelos. Até o presente momento, ele já matou três adolescentes da cidade. Sem falar dos assassinados da Família Creel nos anos 50, sendo Alice Creel (Livi Burch) e Virginia (Tyner Rushing) suas primeiras vítimas. Bem como ele também é o culpado pala morte das crianças do laboratório de Hawkins. Agora o personagem está perseguindo perseguindo Max (Sadie Sink) e Nancy (Natalia Dyer).
A princípio, o vilão é baseado no RPG Dungeons & Dragons. O jogo apareceu ainda na primeira temporada da série, sendo o divertimento dos personagens Mike (Finn Wolfhard), Will (Noah Schnapp), Lucas (Caleb McLaughlin) e Dustin (Gaten Matarazzo). Contudo, os meninos nunca abandonam sua paixão pela atividade, e nessa temporada eles se unem ao Hellfire Club. Durante uma partida épica contra Eddie (Joseph Quinn), o grupo menciona o grande vilão do jogo. No caso, Vecna, descrito como um monstro de pele engelhada e esturricada. E é assim que o personagem esquelético e de voz grave da temporada é apelidado.
A quarta temporada de Stranger Things foi dividida em dois volumes. O segundo chega à Netflix no dia 1º de julho, além disso, a 5º temporada já foi dada como a última. Ao total a produção terá mais de 13 horas de duração. O último episódio do primeiro volume, teve incríveis 1h40 de duração. Enquanto isso, o segundo volume terá apenas dois episódios, o que somará quase 4 ao todo.
Assim como seus antecessores, Vecna busca implacavelmente sua própria vingança contra Eleven. Contudo, a história do vilão acaba de começar, mas também parece bem longe do fim. Afinal no sétimo episódio uma reviravolta de tirar o fôlego acontece, sacodindo toda a história e a trajetória dos personagens. A revelação fez os fãs entrarem em colapso, com muitas respostas dadas, mas muitas ainda a serem feitas. No caso, mostrando detalhes que foram descritos desde a primeira temporada.
Cuidado: O conteúdo abaixo contém muitos spoilers da 4ª temporada de Stranger Things!
Vecna de Dungeons & Dragons
Como todos os outros vilões de de Stranger Things, Vecna não é um nome criado para a série. Nesse caso, os antagonistas sempre são batizados de acordo com os personagens de RPG de mesa Dungeons & Dragons. O personagem foi criado para “Advanced Dungeons & Dragons” na segunda edição do jogo.
Nesse contexto, dentro da mitologia do jogo, Vecna é um poderoso mago. O vilão foi destruído em uma batalha, deixando para trás uma de suas mãos e um olho. Depois ele se tornou rei, e mais tarde, começou a praticar necromancia para desafiar a morte. Assim, mesmo após ser derrotado, ressurgiu como um ser divino e maligno. Nesse caso, sua mão e olho se tornam relíquias dentro do jogo. Tais relíquias são preciosas para os jogadores, afinal, eles podem invoca-las ao cortar o próprio braço ou arrancar suas próprias cabeças.
Assim como em Stranger Things, o Vecna dos jogos foi um humano que desenvolveu obsessão pelo poder e perdeu sua humanidade. A princípio se alinhando com Lich (tornando-se um poderoso mago ou dragão preservado como um morto-vivo através de um poderoso ritual) antes de ascender à divindade.
Durante o primeiro episódio da primeira temporada, nos jogos do Clube Hellfire, Eddie Munson (Joseph Quinn) faz uma referência ao personagem. Contudo, há muito pouca informação sobre o personagem dentro do game. Mas um detalhe bem importante é que o monstro de D&D também acredita que os segredos são a verdadeira fonte de poder. Ao descobrir os segredos dos personagens, ele ganha poder sobre tais. Muito semelhante à maneira do vilão de Stranger Things de se alimentar do trauma das pessoas.
Chris Perkins arquiteto de jogos e designer de D&D descreve Vecna como um ser frio e calculista. Durante uma entrevista a revista Time, ele diz: “Acho que nunca nos aprofundamos nas camadas da psique que revelariam algo além disso”. “Ele sempre é deliberadamente escalado como uma figura enigmática ou sombria ou misteriosa cujos verdadeiros motivos tendem a ser inescrutáveis, mas acho que sempre que ele apareceu, ele foi frio e calculista”, afirma Perkins. Em mais um comentário, ele esclarece: “Ele era um mortal, mas está sempre procurando a próxima grande coisa, a divindade foi sua busca por muito, muito tempo”.
A Origem de Vecna em Stranger Things
A criatura que vive no Mundo Invertido é um ser humanoide que possui corpo e rosto putrificados, em volto de uma estranha pele. Suas mãos têm garras afiadas, e o ser contém tentáculos, que se projetam por todo seu corpo e também se espalham por toda dimensão. Na história, ele consegue alcançar a psique humana, como o Devorador de Mentes fez com Will.
A princípio, Vecna aparece em Hawkins assassinando adolescentes de uma forma horrível. No ato ele quebra todos os seus ossos, além de arrancar os olhos da vítima. Isso, através de conexões mentais que são verdadeiramente aterrorizantes.
Então quando os assassinatos começam a acontecer, Nancy consegue uma pista com o tio de Eddie. Depois, através de uma pesquisa na biblioteca, ela descobre que o monstro surgiu pela primeira vez nos anos 50 tendo como alvo a família de Victor Creel. Na história, após Victor voltar da guerra, ele recebe a herança de uma antiga parente e compra uma casa em Hawkins. Contudo, a família passa a ser assombrada por visões, pesadelos além de animais mortos aparecendo na casa. Por fim, a família morre e apenas Victor sobrevive, e todos da cidade o acusam do assassinato.
Contudo, Nancy e Robin vão visitar o homem em um asilo mental, onde ele diz ser inocente. E garante que e os assassinatos foram obras de um demônio que estava na casa. Victor também afirma ter sido quase foi morto, mas por algum motivo, isso não aconteceu.
Por fim, a temporada na verdade mostra que esse demônio era Henry Creel, filho de Victor. O menino passou a desenvolver os poderes ainda criança e começou a atormentar toda a família. A criança mostrava exatamente o que a família não queria ver. Era Henry que fazia os pais e irmã terem alucinações, além de matar os animais.
O motivo era porque o jovem conseguia ver através das pessoas, e entendia que ninguém era feliz como parecia se portar. Henry não entendia os seres humanos “normais” e sua implicância em viver através do tempo e das horas. Com o tempo, ele manifestou todo o seu desgosto por sua família, e começou a testar os seus limites e habilidades. No caso, causando alucinações que os faziam confrontar horrores e traumas do passado.
Então em determinado dia, após sua mãe descobrir que algo estava errado com ele e leva-lo ao médico, o menino comete uma uma chacina. Assim, Henry mata sua mãe e sua irmã na sala de jantar. Contudo, por seu corpo ainda ser muito fraco, ao tentar matar seu pai ele desmaia. Também foi dito que Victor consegue se desvencilhar com uma música.
Victor conta a Nancy e Robin que o filho passou uma semana em coma e faleceu no hospital. Então ele tenta se matar na cadeia, mas não consegue. Mais tarde descobrimos que Henry sobreviveu após o coma, mas foi dado como morto. Afinal ele se tornou Peter, o objeto de estudo do Doutor Martin Brenner (Matthew Modine). O médico fez o garoto ser cobaia do projeto MKUltra no laboratório de Hawkins. Isso, ainda no ano de 1959, dando origem a todos os seus outros irmão. Por fim, Peter se torna o experimento número 001, a origem dos poderes de Eleven.
Contudo, conforme Peter crescia, seus poderes foram ficando poderosos de mais para controlar. Logo, passa a usar uma chip especial, que controla seus poderes. Como resultado, Peter passa a ser um dos cuidadores do Laboratório de Hawkins.
Nesse meio tempo, ele começa a nutrir o ódio de Eleven contra Brenner. Dando dicas para que a garota fuja, mas não antes que ela retire seu dispositivo de inibição. Contudo, Peter comete outra chacina, e mata todos os experimentos do laboratório. Assim, quando Eleven percebe o erro que cometeu, usa o que aprendeu com o próprio Peter, para derrota-lo.
Então Eleven usa todos os seus podres, contra seu irmão e abre um portal para o Mundo Invertido. Ao ser banido para a dimensão hostil, Peter é atingido por um raio, que o desfigura e o corrompe. Assim, se transformando no que mais tarde iria ser Vecna.
Em algum momento ele passa a ressurgir em Hawkins no ano de 1986. Por fim, no final do Volume 1, é dado um close de sua tatuagem 001. Confirmando que de fato Henry Creel, também conhecido como Número Um e Peter, se tornou Vecna. Entretanto, mais detalhes de como ele conseguiu se reerguer serão respondidos no volume 2 ou até mesmo na 5º temporada, acredito eu.
Existe uma grande analogia, entre o Vecna dos jogos de D&D e do universo de Stranger Things. Ambos compartilham um passado com sua mãe. Henry Creel, começa a nutrir um ódio por Virginia, que consegue ver sua natureza perturbada. Enquanto isso, em D&D, a mãe de Vecna é vista como uma mulher má que sacrificava animais. Isso ao se alinhar com seres monstruosos, portanto sua personalidade moldou o filho.
Os Poderes e as Maldições de Vecna
Vecna, como o número 001 é origem de todos os poderes, sendo uma versão mais poderosa de Eleven. Desde pequeno, ele é capaz de invadir mentes e ver os segredos mais obscuros das pessoas. Além de ser mestre de telecinese, é capaz e manipular qualquer objeto, pessoas ou grandes estruturas.
Na mente dos seus alvos, ele provoca alucinações e faz com que eles tenham visões que conflitam com o mundo real, revivendo momentos traumáticos. Desse modo, o personagem se torna um assassino silencioso capaz de matar qualquer um através e dentro dessas alucinações.
Enquanto isso, no mundo dos sonhos (Mindscape), Vecna faz com que suas vítimas sejam retorcidas, quebrando todos os seus ossos através de suas garras. Depois, ele explode os olhos das pessoas, como se os arrancassem. Seus tentáculos imobilizam, capturam e perfuram as vítimas. Ele ainda se sobrepõem pelo Mundo Invertido conseguindo informar sobre invasores do mundo real. Ao que parece, Vecna também consegue drenar a energia das vítimas, aumentando seus poderes.
Para o vilão, todo ser humano guarda um segredo, que pode ser manipulado e usado contra ele. Assim, consegue ganhar o domínio sobre todos. Como nos jogos onde Vecna acredita que manter segredos seja uma fonte de poder. Em Dungeons & Dragons, assim como em Hawkins, ele consegue paralisar suas vítimas com apenas um toque e controlar suas mentes.
Por enquanto, o vilão fez três demonstrações de seus poderes como Vecna, nos adolescentes da cidade. Durante o primeiro episódio, sua primeira vítima é Chrissy (Grace Van Dien) que sofre um distúrbio alimentar. Além disso, a garota possui um relacionamento destrutivo com sua mãe abusiva.
Desse modo, Vecna passa a persegui-la transformando sua dor em um estopim. Durante esse tempo, a vítima começa a ter dores de cabeça, náuseas, pesadelos e por fim alucinações com seus traumas. E tudo acaba apenas 24 horas após o início das visões. Assim, após um transe, ele mata Chrissy, quando a levita, quebrando seus ossos e arrancando seus olhos.
Ao mesmo tempo ele começa a perseguir Fred (Logan Riley Bruner), o repórter do jornal da escola. O garoto se envolveu em um acidente de carro, onde parece não ter socorrido a vítima, por fim Vecna o mata na estrada próxima a floresta. Depois seu alvo é um atleta de basquete da escola, que sofre abuso físico do seu pai, o vilão o ataca quando ele está no lago.
Por fim, Max começa a sentir culpa pela morte de Billy (Dacre Montgomery), e passa a ter os mesmos sintomas. Mas felizmente Nancy descobre através de Creel, que uma música quebrou sua conexão com Vecna, em uma espécie de musicoterapia.
Então, prestes a morrer, Max consegue sobreviver através da mísica “Running Up That Hill” de Kate Bush. No momento, sua música favorita, trás lembranças felizes e um portal é aberto em seu pesadelo. Contudo, quando Nancy esta no Mundo Invertido, ela também começa a estar na mira de Vecna. Isso, após desenterrar sua culpa pela morte da amiga Barb (Shannon Purser). Mas esse arco acaba por ai, e só veremos a continuação da história no Volume 2.
Um detalhe muito importante e primordial é que toda vez que Vecna mata uma pessoa, ele abre um portal para o Mundo Invertido, exatamente no local que a vítima morreu. Desse modo, agravando e muito a barreira entre a divisão no mundo real e a do Mundo Invertido. A medida que isso continua, provavelmente Hawkins terá dezenas de aberturas, que podem quebrar a qualquer momento e espalhar o caos pela cidade.
Jamie Campbell Bower
O sétimo capítulo trouxe algumas informações importantes sobre o passado de Vecna, antes de ser enviado ao Mundo Invertido por Eleven. O vilão é interpretado pelo ator inglês Jamie Campbell Bower, tanto quanto era Peter, funcionário do laboratório, número 1, ou como o monstro Vecna.
O ator que tem um rosto bastante caricato, já interpretou vários papéis importes e alguns violões. Na saga Crepúsculo: Lua Nova (2009) foi o vampiro Caius, dos Volturi. Enquanto isso, em Animais Fantásticos, ele interpretou o jovem Grindelwald. Todavia, o nome do ator não apareceu nos créditos de Stranger Things, para não entregar a surpresa.
Em sua versão monstruosa, Campbell passou por uma maquiagem que levava 7 horas para ser finalizada, começando as 3 horas da madrugada. Além disso, as gravações levavam de 10 a 12 horas. Um outro detalhe importante é que o ator se trancava durante trinta minutos em uma sala escura para entrar no papel do vilão. Ele também disse que a revista Variety, que 90% do seu visual era composto por efeitos plásticos.
A criação do personagem foi feita pela BGFX, liderada por Barrie Gower. O artista já venceu três Emmys por seu trabalho em Game of Thrones ao desenvolver a caracterização do personagem Rei da Noite. Em 2019 os irmãos Duffer procuraram Gaower, justamente porque queriam que Vecna fosse inspirado no personagem. Já o ilustrador Michael Maher Jr., finalizou o design do vilão.
Inspirações do Personagem
Claramente, toda a quarta temporada de Stranger Things é inspirada no filme A Hora do Pesadelo. A franquia que se iniciou no ano de 1984 e trouxe o maníaco Freddy Krueger. O monstro invade os sonhos de um grupo de jovens e passa a atormenta-los durante os pesadelos, mas para escapar, eles precisam acordar.
Assim, como Krueger que matou diversas crianças, Vecna é capaz de criar alucinações que se baseiam em traumas das pessoas, e ele só se revela para a vítima durante os pesadelos. Além disso, um detalhe muito legal e interessante é que o ator Robert Englund que dá vida a Freddy Krueger, encarnou o assombrado Victor Creel, pai do garoto que no futuro iria se tornar Vecna.
Uma outra semelhança com Freddy Krueger é que ambos foram humanos em determinado momento, mas se tornaram monstros. Mas na verdade, sempre foram pessoas más. Outra coisa é que eles tiveram os corpos queimados. A série também dá referências ao filme a Hora do Pesadelo.
Os irmãos Duffer, criadores do programa, também pediram para que o ator Jamie Campbell Bower se inspirasse em dois filmes. Um deles era As Duas Faces de um Crime (1996), um drama que acompanha um arcebispo (Stanley Anderson) que foi assassinado por 78 facadas. Tudo indica que o rapaz 19 anos (Edward Norton) foi o assassino, nesse contexto o assassino finge ter dupla personalidade.
Já o outro filme era Hellraiser – Renascido do Inferno (1987) que trás o clássico personagem de terror Pinhead, uma criatura sádica de outra dimensão. Ele tem uma aparência estranha devido a mutilações. Ambos os filmes são claramente grandes influências para o Número 1 e Vecna.
Por fim, em termos estruturais, como foi dito anteriormente, o personagem foi baseado na aparência de o Rei na Noite, o grande vilão de Game of Thrones.
O Futuro de Vecna
O Número 1 passou um bom tempo junto com Eleven, sendo companheiro da menina durante seus anos no laboratório. Assim, garantindo palavras de consolo durante os experimentos da garota. Nesse sentido, ao ver as semelhanças dos poderes da menina com os dele, ele acredita na ideia de ajudar o mundo. Para em fim eliminar os humanos ao ser um “predador para sempre” o jovem acredita que a menina também possa ser uma predadora.
Afinal, ele oferece liberdade a ela para remodelarem o futuro, mas quando Eleven recusa e o expulsa, isso faz com que ele não só a veja como uma inimiga mas sim uma ameaça dos seus planos. É bem provável que o vilão tenha esperado a garota sair da cidade e perder seus poderes para em fim começar sua missão maligna Hawkins. E lógico, que uma batalha épica acontecerá entre os dois, quando ela voltar para a cidade com seus poderes recarregados.
O Volume 2 da quarta temporada, também trás Vecna como a principal força e motivo de tudo acontecer. Nos episódios que vemos através do breve teaser revelado após a primeira temporada, Eleven já está com todos os seus poderes recuperados, e provavelmente muito mais acentuados. Enquanto isso, a menina provavelmente encontrará Mike, Will, Jonathan (Charlie Heaton) e Suzie (Gabriella Pizzolo) que descobrem o endereço do Bunker. Lugar que está sendo realizando o Projeto Nina, em Nevada, onde Dr. Owens (Paul Reiser) e Brenner estão mantendo a garota.
Contudo, pelo teaser parece que a polícia dos Estados Unidos que está perseguindo nossa heroina acaba explodindo. Por fim, vamos acompanhar Nancy provavelmente sendo salva da Maldição Vecna pela gangue de Hawkins.
Ainda no teaser podemos ouvir a voz Vecna dizendo “Acabou, Onze. Você me libertou. Você não pode parar com isso agora”. O episódio 8, intitulado “Papa”, terá 1 hora e 25 minutos de duração, e o episódio 9, “The Piggyback”, 2 horas e 30 minutos onde acontecera o embate de Eleven e Vecna. Contudo, Vecna parece estar se tornando cada vez mais poderoso, e não dará chance a ninguém.
Uma teoria boa feita por Dustin é que Devorador de Mentes é o cérebro, o Demogordon o soldado e o Vecna o general do mundo invertido. Contudo, Vecna se prova muito poderoso por si só, garantindo muitas mortes sem ser facilmente derrotado. Além disso é possível que não tenhamos visto de fato seus maiores poderes, já que ele ainda está coletando energia das vítimas.
Será que de fato Vecna é só um general? Será que o Devorador de Mentes é o verdadeiro cérebro do Mundo Invertido? E o Dr. Martin Brenner? Talvez ele esteja por trás de tudo isso. Bem, essas informações só serão reveladas com o tempo. Mas por enquanto, não deixei de assistir o 1º Volume da quarta temporada de Stranger Things na Netflix.
Texto com vários erros de português, algumas palavras repetidas e outras faltando. Precisa de uma revisada, mas ignorando isso, as informações são muito legais.
Bom Dia Fernanda tudo bem com você? Agradeço pelas dicas e sugestões, corrigi alguns tópicos necessários. Espero que acompanhe mais do nosso conteúdo e continue dando o seu feedback. Afinal, isso é muito importante para nós.