Cabeça de John Romero - Doom II
Cabeça de John Romero - Doom II Easter Egg

A indústria de vídeo games tem uma história fascinante repleta de curiosidades e inovações. Um dos aspectos mais interessantes são os Easter Eggs (“ovos de páscoa” em tradução literal), que são segredos ocultos nos jogos. Hoje, vamos em busca dos “ovos e pascoa” por trás desses segredos, como eles surgiram e como se tornaram uma tradição amada pelos jogadores.

A Origem dos Easter Eggs

Desde os primórdios da indústria dos video games, as empresas geralmente adotavam uma política de não dar crédito aos desenvolvedores individuais, atribuindo todo o mérito ao sucesso dos jogos à própria empresa. Essa abordagem deixava muitos talentosos programadores e designers frustrados, pois seus nomes e contribuições eram desconhecidos pelo público. No entanto, essa política da Atari, em particular, desencadeou uma reação inesperada e levou ao surgimento dos primeiros segredos ocultos nos jogos.

Na década de 1970, Warren Robinett, um programador brilhante da Atari, estava trabalhando no desenvolvimento de um jogo chamado “Adventure” para o console Atari 2600. Sentindo-se desvalorizado e desejando deixar sua marca no jogo, Robinett teve uma ideia ousada e inovadora. Ele decidiu criar uma sala oculta secreta dentro do jogo, onde seu nome brilharia em cores vibrantes na tela. Esse gesto era uma forma de afirmar sua presença como criador do jogo, mesmo que a empresa não reconhecesse oficialmente sua contribuição.

Adventure - O Primeiro Easter Egg
Sala Secreta de Warren Robinett em Adventure (1980)

O termo “Easter Egg” foi usado inclusive pela primeira vez pelo próprio Robinett. Ele escolheu esse termo para descrever o segredo oculto em seu jogo, inspirado na tradição de esconder ovos durante a Páscoa.

A escolha do nome, segundo Robinett, fazia referência à natureza secreta e surpreendente desses elementos ocultos nos jogos, assim como a descoberta de um ovo escondido durante uma caça aos ovos de Páscoa. Essa analogia capturou a ideia de algo especial, um tipo de surpresa escondida, que os jogadores poderiam encontrar durante sua jornada no jogo.

Meses após o lançamento de “Adventure”, um jogador curioso chamado James Harris vasculhou o código do jogo e descobriu a sala secreta de Robinett. A notícia se espalhou rapidamente, dando início à era dos Easter Eggs nos jogos de video game.

A Popularização dos Easter Eggs

Com a descoberta do primeiro Easter Egg em “Adventure” de Warren Robinett, a comunidade de jogadores ficou fascinada com a ideia de segredos ocultos nos jogos. O boca-a-boca se espalhou e os jogadores passaram a procurar ansiosamente por essas surpresas escondidas em seus jogos favoritos. As empresas de desenvolvimento de jogos perceberam o potencial dessa prática e começaram a incorporar Easter Eggs em seus títulos, impulsionando ainda mais a popularização desses segredos ocultos.

Com a evolução tecnológica dos consoles e computadores, os Easter Eggs ganharam cada vez mais complexidade e diversidade. Os desenvolvedores exploraram diferentes formas de esconder esses segredos, desde combinações específicas de botões até sequências de eventos elaboradas dentro do jogo. Os jogadores se sentiam desafiados a descobrir esses segredos e compartilhá-los com a comunidade, criando uma sensação de camaradagem e colaboração entre os fãs de jogos.

Além disso, os Easter Eggs começaram a servir como uma forma de homenagear a cultura pop e fazer referências a outros jogos, filmes, séries de TV e até mesmo eventos históricos. Essas referências adicionavam um elemento de nostalgia e conexão emocional para os jogadores, que se sentiam parte de algo maior do que apenas um jogo isolado.

Desafios Adicionais e Conteúdo Extra

Com a evolução da tecnologia, houve um momento em que os Easter Eggs se tornaram elementos obrigatórios nos jogos. Os desenvolvedores passaram a incluir desafios extras, personagens especiais e conteúdo adicional que só poderiam ser descobertos por meio da exploração minuciosa dos jogos.

Em muitos casos, os Easter Eggs são mantidos em segredo pelos desenvolvedores, esperando que a comunidade de jogadores os descubra e compartilhe suas descobertas. Isso cria uma atmosfera de colaboração e compartilhamento de conhecimento entre os jogadores, alimentando a curiosidade e a empolgação em desvendar os segredos escondidos nos jogos.

Em alguns casos, quando uma empresa conhecida por incluir muitos Easter Eggs em seus jogos lança um novo título, uma verdadeira corrida se inicia entre os jogadores. Um exemplo notável é a Rockstar Games, famosa por sua série Grand Theft Auto e outros jogos populares. Assim que um novo título da Rockstar Games é lançado, a comunidade de jogadores entra em uma busca frenética por segredos ocultos, referências e oportunidades únicas de serem os descobridores de tal segredo.

GTA San Andreas - Não tem Easter Eggs aqui, vá embora
GTA San Andreas – Não tem Easter Eggs aqui, vá embora

Essa caça aos Easter Eggs é impulsionada pela reputação da Rockstar Games de incluir uma infinidade de detalhes e elementos surpreendentes em seus jogos. A cada novo lançamento, os jogadores sabem que há uma alta probabilidade de descobrirem segredos ocultos e referências inteligentes que a equipe de desenvolvimento inseriu de forma astuta.

Os fóruns de jogos e comunidades online tornam-se o epicentro dessa busca frenética. Os membros compartilham dicas, teorias e descobertas, alimentando a excitação e a curiosidade em torno dos Easter Eggs. Cada novo segredo revelado é discutido avidamente, e a satisfação de descobrir algo especial impulsiona os jogadores a explorarem ainda mais os detalhes minuciosos dos jogos, incluindo até engenharia reversa e revisão do código e arquivos.

Easter Eggs no Marketing

Os Easter Eggs não são apenas uma diversão para os jogadores, mas também podem ser uma estratégia inteligente de marketing para as empresas de desenvolvimento de jogos. Em muitos casos, os Easter Eggs são usados como uma carta na manga para revigorar o interesse e impulsionar as vendas de um título já lançado. Por exemplo, algum tempo após o lançamento de um jogo, os desenvolvedores podem “vazar” um segredo oculto que ninguém jamais descobriu. Essa revelação surpresa cria um buzz na comunidade de jogadores e traz a obra de volta para os holofotes, como uma espécie de ressurgimento.

Para que essa estratégia seja eficaz, o segredo revelado deve ser interessante e cativante o suficiente para capturar a atenção dos jogadores. Pode ser um nível secreto, um personagem adicional, uma reviravolta inesperada na trama ou qualquer outro elemento surpreendente que deixe os jogadores ávidos por experimentar a novidade.

Um possível reaquecimento nas vendas é impulsionado pelo entusiasmo gerado em torno do Easter Eggs recém-descoberto. Os jogadores que já possuíam o jogo podem ficar motivados a revisitá-lo e desvendar o segredo, enquanto aqueles que ainda não o tinham adquirido podem ser atraídos pela curiosidade e promessa de uma experiência única e exclusiva.

Essa estratégia também gera uma sensação de urgência nos jogadores. Afinal, eles desejam fazer parte da comunidade que está explorando os Easter Eggs recém-revelado e não querem ficar de fora das conversas e discussões online. Isso cria um impulso para adquirir o jogo e vivenciar a emoção do segredo oculto.

Exemplos Famosos

Alguns jogos famosos são conhecidos por seus Easter Eggs, como o icônico “Mortal Kombat”, que apresentava personagens secretos e movimentos especiais desbloqueáveis por combinações de botões específicas. Esses segredos aumentavam a diversão e a longevidade dos jogos.

Outro exemplo famoso é o jogo “Doom” lançado em 1993, que apresentava um Easter Eggs escondido na forma de um nível secreto chamado “E1M9”. Esse nível foi uma homenagem ao jogo anterior da Id Software, “Commander Keen”, e mostrava como as referências cruzadas entre jogos poderiam gerar entusiasmo e excitação para os jogadores.

A popularização dos Easter Eggs também se estendeu para outras formas de mídia além dos jogos de video game. Filmes, programas de TV e até mesmo sites na internet começaram a esconder segredos e surpresas para os fãs mais atentos descobrirem. Isso ampliou a sensação de comunidade e de compartilhamento de experiências entre diferentes formas de entretenimento.

Um bom exemplo de Easter Eggs além dos video games é no terceiro episódio da série Justiceiro da Netflix, em que vemos o personagem Billy “Retalho” Russo lendo uma cópia do livro “O Retrato de Dorian Gray” de Oscar Wilde. O ator Ben Barnes que interpreta Billy, em outro momento de sua carreira, também interpretou o personagem Dorian Gray na adaptação homônima da obra de Wilde para o cinema. Vale mencionar ainda que, assim como o personagem Dorian Gray, Billy Rosso também é obcecado pela própria aparência. Simplesmente genial!

Punisher Dorian Gray Easter Egg
Billy Rosso lendo “O Retrato de Dorian Gray” na Serie O Justiceiro – Netflix

O Caso do Easter Eggs não intencional em GTA San Andreas

O caso do mini game de sexo Hot Coffee em GTA San Andreas é um exemplo emblemático (e controverso) de como um Easter Eggs não intencional pode causar problemas significativos para uma empresa. Durante o desenvolvimento do jogo, a Rockstar Games ocultou um conteúdo sexual explícito que não deveria ser acessível pelos jogadores. No entanto, por meio de modificações não autorizadas, os jogadores descobriram e reativaram o mini game, gerando uma controvérsia intensa.

O Hot Coffee era uma sequência de jogo que envolvia interações sexuais entre o protagonista, CJ, e personagens não jogáveis. Embora tenha sido removido da versão final do jogo antes do lançamento, o código para esse conteúdo permaneceu no jogo. Os jogadores que utilizaram modificações para desbloquear o Hot Coffee puderam acessá-lo.

GTA SA - Hot Coffee Easter Egg
GTA SA – Hot Coffee Easter Egg – Imagem MixMods.com.br

Quando o escândalo veio à tona, a Rockstar Games foi duramente criticada por permitir um conteúdo adulto em um jogo amplamente jogado por adolescentes. A classificação etária original do jogo era para maiores de 17 anos, mas o incidente levantou preocupações sobre a possibilidade de crianças e adolescentes serem expostos a conteúdo inapropriado.

Como resultado, houve uma grande repercussão midiática, com investigações legais e exigências de que o jogo fosse retirado das prateleiras. A Rockstar Games enfrentou ações judiciais e teve que lançar uma versão censurada do jogo para substituir a versão original além de ser brigada a recolher as cópias físicas remanescentes nos estoques das lojas.

Esse incidente serviu de alerta para a indústria de jogos e resultou em um aumento da regulamentação e do controle de conteúdo nos jogos. As empresas passaram a adotar medidas mais rigorosas para garantir que os Easter Eggs não intencionais, especialmente aqueles de natureza inapropriada, não sejam acessíveis pelos jogadores.

Desde então, a Rockstar Games e outras empresas de desenvolvimento de jogos têm sido mais cautelosas em relação aos conteúdos ocultos em seus jogos. Procedimentos de revisão e testes mais rigorosos foram implementados para evitar a inclusão acidental de Easter Eggs não intencionais que possam gerar problemas legais ou prejudicar a reputação da empresa.

A Rockstar Games enfrentou controvérsias e consequências legais devido à presença desse conteúdo oculto, o que resultou na revisão de suas políticas em relação a comunidade modder. Se em um primeiro momento a Rockstar Games encorajava a comunidade a explorar e modificar seus games, a partir desse período ela passou a proibir.

Esse caso é contado com mais detalhes no livro “O Grande Fora da Lei” de David Kushner, publicado no Brasil pela editora Darkside Books. Uma leitura super recomendada, inclusive!

Nosso Top 10 Easter Eggs na Indústria dos Videogames

Os Easter Eggs têm sido sem dúvida uma parte intrigante e emocionante da indústria dos videogames ao longo dos anos. Existem centenas de milhares de exemplo fantásticos e resolvemos criar uma lista nossa. Aqui vai então um Top 10 Easter Eggs memoráveis e icônicos na indústria dos videogames:

  •    “Kilroy Was Here” (Wolfenstein 3D): Esse Easter Eggs surgiu em Wolfenstein 3D, um dos primeiros jogos de tiro em primeira pessoa. Nele, o jogador pode encontrar grafites com a inscrição “Kilroy Was Here” em várias partes do jogo, referenciando um meme popular da Segunda Guerra Mundial. Considerado por muitos o primeiro meme do mundo, inclusive.
  •     John Romero – Nível Secreto (DOOM II): O mapa 30 é o último mapa do Doom II, e o ultimo chefão (às vezes conhecido como Icon of Sin devido ao nível em que aparece) precisa ser atingido na cabeça com um lança foguetes para habilitar o Easter Egg. Daí então, o jogador precisar o código secreto “idclip” que possibilitará atravessar direta a parede logo a frente e dar de cara com a cabeça decapitada e empalada de John Romero em um corredor estreito.
  •     O Jogo de Atari Enterrado (E.T. the Extra-Terrestrial): Em 1982, a Atari lançou um jogo de E.T. para o console Atari 2600, que foi um enorme fracasso comercial. Em resposta, milhares de cópias não vendidas do jogo foram enterradas em um aterro sanitário no Novo México – “O lixo que virou lixo”, segundo alguns entusiastas e historiados. Anos depois, essa história se tornou lendária e o local foi escavado, revelando a existência do Easter Eggs mais famoso da indústria dos videogames, só que, dessa vez, na vida real.
  •     A Sala Secreta de Warren Robinett (Adventure): Como mencionado anteriormente, Warren Robinett, criador do jogo Adventure para o Atari 2600, incluiu uma sala secreta onde seu nome brilhava em cores de arco-íris. Esse foi um dos primeiros Easter Eggs da história dos videogames.
  •     Scarface Room (Grand Theft Auto: Vice City): Em Grand Theft Auto: Vice City, os jogadores descobriram um quarto de motel onde é possível encontrado uma motosserra e paredes sujas de sangue. Esse local faz referência ao filme ScarFace (1983) na cena em que, durante uma negociação traiçoeira num quarto de motel, um dos gangsters surge com uma motosserra e mata o parceiro do protagonista Tony Montana (Al Pacino). É uma cena muito icônica do cinema e GTA Vice City com certeza se inspira bastante no filme.
  •     A Cabana Solitária (Red Dead Redemption): Red Dead Redemption apresentava uma cabana solitária no meio de uma área remota, onde os jogadores encontravam pistas misteriosas e um suposto tesouro escondido. Esse Easter Egg gerou muitas teorias e buscas por parte da comunidade de jogadores.
  •     A Cidade Fantasma (Fallout: New Vegas): Em Fallout: New Vegas, os jogadores podem encontrar uma cidade completamente vazia chamada “Nipton”. A cidade foi tomada por um evento catastrófico, deixando pistas e segredos para os jogadores descobrirem.
  •     A Primeira Namorada do CJ (Grand Theft Auto V): Em Grand Theft Auto V, Denise Clinton, em alguns diálogos deixa sinais de que ela foi a primeira namorada de CJ em GTA San Andreas. O jogo não deixa exatamente claro, mas lingado os pontos fica evidente que as peças se encaixam perfeitamente.
  •     Little Rocket Man (Half-Life 2): Em Half-Life 2- Episode Two, no epitulo “Dark Energy”, os jogadores podem encontrar um simpático gnomo de jardim no prédio de comunicações abaixo de uma estrutura de madeira. Se o jogador conseguir leva-lo consigo até o final onde é possível coloca-o a bordo de um foguete que será lançado, será então desbloqueada uma conquista secreta chamada “Little Rocket Man” assim que o foguete partir levando seu companheiro gnomo para o espaço.
  •     O Fantasma de Mount Gordo (Grand Theft Auto V): Em Grand Theft Auto V, os jogadores podem encontrar o fantasma de uma mulher chamada Jolene Cranley-Evans no Monte Gordo durante a noite entre 23:00 e 0:00. Esse Easter Egg trouxe um elemento sobrenatural ao jogo e despertou a curiosidade dos jogadores.

Esses foram apenas alguns exemplos selecionados por nos e existem muitos outros Easter Eggs que a indústria dos videogames tem inserido em suas obras ao longo dos anos.

Easter Eggs Além dos Videogames

Embora os Easter Eggs sejam mais comumente associados à indústria dos videogames, já que foi nela onde surgiram os primeiros, eles também podem ser encontrados em outras formas de mídia e até mesmo no mundo real, como citamos anteriormente no caso do jogo ET.

Muitos filmes populares apresentam Easter Eggs mais sutis ou referências ocultas, como foi o caso da série Justiceiro que falamos um logo acima. Para dar mais exemplos, nos filmes da Pixar, é comum encontrar referências a outros filmes da produtora ou personagens icônicos aparecendo em segundo plano. Os fãs adoram descobrir esses pequenos detalhes que conectam diferentes filmes em um universo compartilhado e, em algumas oportunidades, o estúdio nos deixa detalhes sutis que sugerem suas próximas obras. Quando alguém percebe e se dá conta, gera um enorme hype na fanbase.

Os artistas musicais também gostam de incluir Easter Eggs em suas músicas. Alguns músicos escondem mensagens secretas, trechos de outras músicas ou referências a eventos pessoais em suas letras. Esses detalhes muitas vezes passam despercebidos, mas quando descobertos pelos fãs, adicionam uma camada extra de significado à música.

Escritores renomados não ficam de fora e também incluem Easter Eggs em seus livros para desafiar e envolver os leitores. Isso pode incluir pistas ocultas, personagens recorrentes ou referências a outros trabalhos do autor ou de outros autores, além de fatos históricos e coisas do tipo.

Como podemos ver, os Easter Eggs vão muito além dos videogames e são uma maneira de os criadores adicionarem um toque pessoal, referências a outros trabalhos ou desafios para os fãs. Eles criam uma experiência interativa e envolvente, recompensando os mais atentos com a satisfação de descobrir algo especial. Esses segredos ocultos transcendem a indústria dos videogames, adicionando um elemento lúdico e intrigante a diferentes formas de mídia e até mesmo ao mundo ao nosso redor.

E ai?! Quantos desses Easter Eggs você já conhecia? Conta pra gente aqui nos comentários!

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