Dirigido por Emerald Fennell, Saltburn é um novo filme britânico de suspense psicológico que tem dado o que falar.
Sejam as fangirls de Jacob Elordi, os críticos, os cinéfilos e os que se traumatizaram com o longa, todo mundo está falando sobre.
E se você se encaixa em algumas destas categorias, ou mesmo que só esteja curioso, hoje vamos te contar mais sobre o polêmico filme.
Mas fique tranquilo, pois essa é uma área livre de spoilers, então pode continuar com a gente e ler até o final.
A história de Saltburn
O enredo de Saltburn acompanha Oliver Quick (Barry Keoghan) que é um estudante de Oxford que tem dificuldades para se encaixar na elite acadêmica.
Assim, ele se sente atraído pelo mundo de luxo e glamour de Felix Catton (Jacob Elordi), um colega de classe.
Depois de um encontro inesperado, Felix descobre que Oliver está passando por um momento difícil pois seus pais faleceram.
Ao saber disso, ele o convida para passar o verão na casa de sua família em Saltburn, uma mansão no campo.
Lá, Oliver conhece os pais de Felix, Lady Catton (Rosamund Pike) e Sir Catton (Richard E. Grant), e a irmã dele, Venetia (Alison Oliver).
No entanto, ele também se depara com os segredos e as intrigas que envolvem a família Catton, que tem uma reputação duvidosa na sociedade.
Aos poucos, Oliver se torna obcecado por Felix e por seu estilo de vida e por sua família excêntrica.
Dessa forma, ele está disposto a fazer de tudo para se aproximar deles, mesmo que isso signifique mentir, manipular e até matar.
Durante o filme, a natureza das intenções de Oliver ficam cada vez mais intrigantes e enigmáticas, nos fazendo questionar se ele realmente é quem diz ser.
Apesar de parecer um spoiler, garantimos que o que foi dito acima não chega nem perto da magnitude das reviravoltas do filme.
A direção
Emerald Fennell é uma cineasta, roteirista e atriz britânica que ganhou fama por seu trabalho em Bela Vingança (2020), um filme que aborda a violência sexual e a vingança feminina com humor negro e ironia.
Ela também é conhecida por sua atuação em The Crown (2016-), onde interpretou Camilla Parker Bowles, e por seu roteiro em Killing Eve (2018-), uma série de espionagem e comédia.
Dessa forma, em Saltburn, Fennell mantém sua marca registrada de misturar gêneros e subverter expectativas.
Criando assim um filme que é ao mesmo tempo uma sátira social, um thriller psicológico e uma comédia de humor ácido.
Ela também aborda questões como privilégio, desejo, identidade e alpinismo social, mostrando as contradições e as hipocrisias da elite britânica.
A direção de Saltburn certamente o fez chegar aonde está, mas o elenco talentoso também tem sua grande parcela de “culpa”, e é sobre eles que vamos falar agora.
O elenco de Saltburn agradou ao público e a crítica
O filme conta com um elenco de peso, formado por atores e atrizes consagrados e novos talentos.
Barry Keoghan, que interpreta Oliver, é um ator irlandês que já participou de filmes como Dunkirk (2017), O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017) e Os Eternos (2021).
Jacob Elordi, que interpreta Felix, é um ator australiano que ficou famoso por sua atuação em A Barraca do Beijo (2018-2021), uma trilogia de comédia romântica da Netflix.
A saber, Jacob está conquistado cada vez mais espaço na indústria, visto que iniciou a carreira com filmes adolescentes, mas conquistou papéis grandes como Nate Jacobs em Euphoria e Elvis Presley em Priscilla.
Já Rosamund Pike, que interpreta Lady Catton, é uma atriz britânica que foi indicada ao Oscar por seu papel em Garota Exemplar (2014), um filme de suspense baseado no livro de Gillian Flynn.
As polêmicas geradas por Saltburn
Saltburn é um filme que não tem medo de chocar e provocar o público, seja pela sua violência, pela sua nudez ou pelo seu humor.
Como já dito, todo mundo está falando sobre o filme, mas nem todos estão focados na mesma coisa.
Sem dúvidas o assunto principal são as cenas chocantes do longa, que pegaram muitos desprevenidos, mas também incentivaram outros a assistir.
Assim, o filme contém cenas explícitas de sexo e de assassinato, que podem ser consideradas gratuitas ou desnecessárias por alguns espectadores.
Portanto, fica o aviso para quem é sensível a estes temas, e também para aqueles que queriam assistir Saltburn junto da família.
O filme também faz uma crítica à sociedade britânica, expondo seus preconceitos, suas injustiças e suas falsidades.
E como se não bastasse, o filme brinca com os clichês e as convenções do gênero de suspense, surpreendendo e desafiando o público com suas reviravoltas e seus finais.
É um filme muito completo, que usa violência, humor negro, sedução e suspense para contar uma história nada convencional.
Outro aspecto do filme que também chamou a atenção foi a fotografia, que é de tirar o fôlego, gostando ou não do longa, é impossível discordar da beleza dos cenários.
E por falar em não gostar do filme, pode ser que aconteça já que Saltburn é um filme que divide opiniões e que pode gerar debates acalorados entre os fãs e os críticos de cinema.
Mas, para todos os efeitos, não dá para negar que o longa é bastante inteligente, além de surpreendente.
A repercussão
Saltburn é um filme que vem recebendo elogios e críticas da imprensa e do público. No site Rotten Tomatoes, o filme tem uma nota de 71% de aprovação dos críticos e 79% de aprovação dos espectadores.
O filme também foi indicado ao Globo de Ouro 2024 nas categorias de Melhor Filme – Comédia ou Musical, Melhor Diretor, Melhor Ator – Comédia ou Musical (Barry Keoghan) e Melhor Atriz Coadjuvante (Rosamund Pike).
Saltburn também está sendo cotado para o Oscar 2024, podendo concorrer em várias categorias.
Entre elas: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Fotografia.
Portanto, se você quiser conferir agora com seus próprios olhos do que se trata toda essa repercussão, saiba que o longa está disponível no Amazon Prime Video.
E se você gostou de se informar sobre Saltburn, então não se esqueça de comentar aqui e nos contar o que você achou do filme. Inovador ou sem sentido? Deixe sua opinião nos comentários!